08/06/13

Figos secos em calda

Tinha uns figos secos guardados que estavam já a ficar demasiado secos para  consumir... como detesto desperdiçar comida, lá fui procurar receitas para os usar. As escolhidas foram este  chutney que já vos mostrei e uns figos em calda, ambos  do blog da Joana Roque - As minhas receitas.

Estes  figos ficam com um sabor ótimo, perfeitos  para  substituir as ameixas de Elvas com requeijão ou  sericaia e são tão fáceis de fazer!

Receita original aqui.

Ingredientes
Para 1 frasco de cerca  de 200 ml
15 figos secos
300ml de água
1 colher de chá de canela em pó
2 fatias de limão
150ml de mel
1 colher de chá de erva doce
2 paus de canela

Confeção
Coloque todos os ingredientes num tacho e deixe ferver  em lume brando até o molho se transformar em calda (cerca de 30 minutos). Coloque num frasco ainda quente e deixe arrefecer com o frasco de cabeça para baixo para criar vácuo. 

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Deve ficar mesmo muito interessante usado com a sericaia! Gostei! :)

    Beijinhos*
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso também tenho alguns que me deram e como não como acho que testar a tua receita.
    Ficaram com um aspecto super delicioso.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro figos e do Algarve são deliciosos.
    Ficaram deliciosos estes são perfeitos para o meu queijo fresco:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É uma ideia super interessante, tenho de dar esta receita á minha mãe pois ela tem as fiqueiras que todos os anos ficam bem carregadas :)

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Que bela proposta !
    É que por acaso tenho ali alguns já super secos !
    Era uma boa idéia fazer esta conserva, chamemos assim... :)
    Ficaram com um excelente aspecto !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...