1.31.2013

Bifes de Atum com batatas em molho de natas

Tinha uns bifes de atum a precisarem de serem consumidos, mas nenhuma vontade de os fazer de cebolada... Entre a inspiração do momento e o que  havia disponível em casa, saiu esta receita. E que bom que ficou...




Ingredientes
Bifes de atum fresco
2 colheres de sopa de vinagre
6 dentes de alho esmagados
sal e pimenta
1 copo de vinho branco
1  colher de chá de cominhos em pó
2 folhas de louro
2 tomates maduros
1 pacote de natas (usei de soja)
Batatas cozidas
6 camarões cozidos
Coentros para guarnecer

Confeção
Numa taça, coloque os bifes temperados com sal e pimenta, os alhos esmagados, o louro, o vinagre e o vinho. Deixe marinar durante cerca de 1h.
Coza as batatas em água com sal.

Aqueça uma frigideira com azeite, retire os bifes da marinada (reserve a marinada) e frite-os cerca de 2 minutos de cada lado. Tire os bifes e reserve. Junte o  tomate picado e a marinada e deixe cozer e apurar. Volte a colocar os bifes na frigideira com o camarão cozido e descascado, junte as natas e deixe engrossar o molho. 

Sirva com as batatas cozidas com coentros picados por cima.

Bom apetite!

1.30.2013

Cupcakes de chocolate

Esta receita é para amantes de chocolate declarados! :)
Tem cacau em pó na massa, pedacinhos de chocolate para surpreender a  cada dentada e cobertura de nutella de chocolate, com granulado de...  chocolate! Ora, 4 tipos de chocolate num bolinho tão pequenino só pode significar uma coisa: é bolinho para desaparecer a uma velocidade atómica! 



Rende cerca de 15 cupcakes

Ingredientes
2 chávenas de farinha
1 chávena de leite
1 chávena de açúcar
1 chávena de chocolate partido em pedaços pequenos (ou pepitas de chocolate)
1/3 chávena de óleo
2 colheres  de sopa de cacau
1 ovo grande
1 colher de café de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Nutella para cobrir e chocolate granulado

Confeção
Misture o ovo com o óleo e o leite. À parte, junte todos os ingredientes secos e misture-os. Junte os secos à  mistura de  ovo e bata só com a  colher de pau, para misturar (não é preciso bater a massa, não se pretende que a massa ganhe ar). No final, misture o  chocolate partido envolto numa colher de sopa de farinha (a farinha é para que os  pedacinhos de  chocolate não vão  ao fundo). 

Deite em formas de queque com forminhas de papel, encha apenas a 2 terços e leve ao  forno pré-aquecido por cerca de 15 a 20 minutos.

Retire os cupcakes do forno, deixe arrefecer e barre com um pouco de nutella  à temperatura ambiente. Enfeite com granulado de chocolate.

Bom apetite!

1.29.2013

Arroz de Frango

O que  fazer a  sobras de frango assado?
Cá em casa, ninguém gosta de comida "requentada" e eu não gosto de desperdiçar comida... resultado: reciclagem, até na cozinha! Para além de tudo isto, para mim, este arroz de frango é uma daquelas comidas que lembram a infância. 




Ingredientes
2 chávenas de  sobras de frango assado, desfiado
1 pedaço de bacon
algumas fatias de chouriço
1 chávena e meia de arroz (usei arroz arbóreo)
1 litro de caldo de galinha (usei caseiro)
1 cebola
1/2 chávena de vinho branco
azeite

Confeção
Num tacho, refogue a cebola picada.  Adicione o bacon cortado aos pedacinhos e o arroz. Junte o vinho e mexa até evaporar. Junte então o caldo de galinha e  deixe cozer o arroz "al dente". Deite metade do arroz, ainda com algum  caldo, espalhe o frango e finalize com o restante arroz. Coloque o chouriço por cima e leve ao forno a 180º apenas para secar e gratinar.

Sirva com uma salada verde.

Bom apetite!

1.28.2013

Suspiros de ❤ mole

Já tinha  referido que costumo congelar as claras quando não são usadas em alguma receita. Os suspiros são perfeitos para aproveitar as claras e, sim,  são um montinho de açúcar, mas também não se comem todos os dias... 






Ingredientes
4 claras
400g de açúcar branco
1 pitada de sal

Confeção
Aqueça o forno a 120º.
Bata as claras com a pitada de  sal em castelo bem firme. Sem deixar de bater, adicione o açúcar aos poucos, continue a bater por mais 2 minutos quando terminar o açúcar. 
Coloque em forminhas de papel de queques e leve ao forno durante cerca de  1h. 

Sugestão
Se quiser uma sobremesa surpreendente,  bata natas em  chantili, corte uns morangos ou outros frutos vermelhos, tire a "tampa" dos  suspiros (como na foto) e recheie com natas e fruta. Delicie-se...

Bom apetite!

1.27.2013

Bifes de peru com molho de açafrão

Esta refeição foi pedida pelo meu filho um destes dias, passou a ser recorrente cá em casa e "aconteceu" a primeira vez num dia em que tinha tirado uns bifes de peru do congelador para fazer ao jantar, mas não me apetecia fazê-los simples.



Ingredientes
Bifes de peru
sal e pimenta
1 cebola pequena
1 colher de chá de açafrão
2 colheres de chá de mel
1 pernada de alecrim picado
1/2 chávena de vinho branco
1/2 chávena de leite
sumo de limão
raspa de limão

Confeção
Tempere os bifes de sal e pimenta e sumo de limão. Coloque azeite numa frigideira e frite os bifes. Retire os bifes e reserve. Junte ao azeite a cebola picada e o açafrão e deixe cozinhar. Adicione o alecrim, raspa de limão e o vinho e deixe evaporar. Entretanto, deite, em fio, o mel, nos bifes. Junte o leite ao molho, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe engrossar um pouco. Volte a colocar os bifes na frigideira. Sirva de imediato, com massa  ou arroz branco.

Bom apetite!

1.26.2013

Mac N'Cheese

Quando se tem adolescentes, às vezes os jantares são assim: à base de hidratos de carbono e queijo. E os adultos, queixam-se? Cá em casa, não! Juntamos-lhe uma salada, para "equilibrar" e deliciamo-nos! 


Ingredientes
(para 4 pessoas ou mais)
500g massa curta (usei penne riscado)
colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha
2 chávenas e meia de leite
1 chávena de queijo Cheddar ralado 
sal, pimenta e noz moscada 
2 colheres de queijo ralado para gratinar

Confeção
Cozer a massa numa panela com água e sal. Deixar "al dente". 
Fazer um molho branco - Bechamel (modo de fazer, aqui)

Acrescentar o queijo ao molho e apagar o lume, mexendo para derreter o queijo. 
Num tabuleiro de forno, colocar a massa e cobrir com o molho. Salpicar queijo ralado por cima e levar ao forno a 180º para gratinar. 

Bom apetite!

1.25.2013

Iogurtes Caseiros aromatizados com chá branco

A receita de iogurtes naturais caseiros, sem iogurteira, é comum em muitos blogs, basta uma simples pesquisa online e vão encontrar várias! Normalmente, faço os iogurtes simples, sem aromas. Mas desta vez, apeteceu-me inovar... 
O chá branco tem um sabor floral muito suave que eu adoro e estava precisamente a preparar um chá quando comecei a fazer os iogurtes. Foi assim um género de 1+1=2! :) Ficaram muito bons, com um sabor suave que combina com fruta, cereais ou o que melhor vos apetecer!



Ingredientes
1 litro de leite meio-gordo
1 iogurte natural
2 colheres de sopa de leite em pó
3 colheres de sopa de açúcar amarelo 
2 saquinhos de chá branco

Opcional: servir com doce de fruta a gosto (o das fotos é de abóbora).

Confeção
Leve o leite ao lume com os saquinhos de chá, deixe levantar fervura e apague. Retire os saquinhos de chá e deixe arrefecer até suportar a temperatura na mão. Junte numa taça o iogurte natural, o leite em pó e o açúcar amarelo. Juntar ao leite e misturar bem. 

Deitar em frasquinhos de iogurte, colocar os frascos numa panela grande aquecida, tapar com um pano e manter em local aquecido (eu aqueço o forno, apago-o e deixo a panela lá dentro), durante 8h. Tapar os iogurtes com papel de alumínio e conservar no frigorífico (duram cerca de 10 dias).

Bom apetite!



1.24.2013

Bolo de Abóbora e coco

Este bolo é um daqueles bolinhos perfeitos para comer com um chá numa tarde de chuva... Um bolo de inverno muito docinho e fofo. 

Receita adaptada destadisponibilizada pela Clara de Sousa.


Ingredientes
4 ovos
70g de margarina
400g de açúcar
600g abóbora (Depois de cozida e escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350g)
240g farinha 
75g coco ralado seco
1 colher de sopa de fermento em pó

Confeção
Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Escorra bem a abóbora  e esmague com uma colher de pau, num passadr, para perder toda a água. Deve ficar com cerca de 300g de puré de abóbora. Deixe arrefecer.

Bata as gemas com a margarina amolecida até ficar cremoso. 
Acrescente um a um os outros ingredientes - abóbora, açúcar, farinha, coco ralado e fermento em pó. Bata as claras em castelo e envolva na massa. 
Unte e enfarinhe uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 a 45 minutos.


Bom apetite!


1.23.2013

Risoto de camarão e chouriço

Há dias assim, de chuva, vento e com outras ventanias em que apetece uma comida de conforto, mas não muito demorada. Um risoto, para mim, é dessas comidas... não sei se é por ser uma receita que requer a atenção constante enquanto se faz, não sei se é do queijo derretido ou do arroz "al dente" mas cremoso... provavelmente é por isso tudo! 

Desta vez, decidi juntar chouriço picante ao mais conhecido risoto de gambas e o resultado foi delicioso! Uma receita a repetir...





Ingredientes
1 cebola picada
2 chávenas de arroz arbório
4 chávenas de  Caldo de Galinha (usei caseiro, mas pode fazer-se diluindo um cubo de concentrado em 4 chávenas de água) 
1 chávena de vinho branco
1 embalagem de miolo de Camarão
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
manjericão fresco picado 
1/2 colher de sopa de margarina
1 colheres de sopa de sumo de limão
1 pedaço de chouriço de carne picante
sal, pimenta e azeite q.b.

Manjericão fresco picado e queijo parmesão ralado para servir.

Confeção

Comece com as gambas e chouriço: 
Numa frigideira, coloque um pouco de azeite (só 1 colher de sopa), e o chouriço e deixe fritar. Vai soltar bastante gordura, se for em excesso, escorra alguma. Junte os dentes de alho picados e o camarão, tempere de sal (pouco, depende do sabor do chouriço) e pimenta e deixe cozinhar. Regue o sumo de limão e reserve. 

Nota: o Risoto deve ser cozinhado em lume médio, levando um total de 20m a cozer desde que se coloca o arroz no tacho. Deve ser paciente, estar sempre a mexer delicadamente a cada adição de líquido.

Num tacho largo, refoque a cebola em azeite, sem caramelizar. Acrescente o arroz e deixe absorver o azeite, mexendo sempre. Junte o vinho branco e deixe evaporar. A partir daqui é ir adicionado 1 concha de caldo de cada vez, mexendo sempre até estar a secar. No final do caldo, verifique a cozedura do arroz e, se necessário acrescente um pouco mais de liquido.  Junte os camarões e chouriço e o liquido que se formou e deixe evaporar. Apagar o lume, adicionar o queijo, o manjericão e a margarina, envolver e servir de imediato, guardecido com manjericão e mais queijo ralado.

Bom apetite!

1.22.2013

Esparguete à Bolonhesa (Receita original)

Toda a gente sabe fazer Esparguete à bolonhesa! É daquelas receitas que fazem parte do "reportório" de qualquer cozinha... cá em casa não é exceção - fiz muitas versões da bolonhesa até descobrir uma que se diz a receita original. Nunca mais fiz outra!

Receita adaptada daqui



Ingredientes
azeite
3 dentes alho
1 cebola
1 talo de aipo
150 g bacon
500 g de carne de vaca picada
pimenta preta moída na altura
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela
200 ml de leite 
sal
manjericão
500 g massa esparguete cozida al dente

Finalização no Prato:
Lascas de parmesão
manjericão

Confeção
Coza a massa esparguete al dente.
Num tacho, fritar o bacon num pouco de azeite. Juntar os alhos picados, a cebola e o aipo picados. Deixar amolecer e juntar a carne. Temperar com sal e pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixar fritar a carne até ficar soltinha. Nessa altura, juntar o tomate pelado picado com o molho da lata, umas folhas de manjericão picado e o concentrado de tomate e deixar ferver em lume médio durante 3m. Nessa altura, junta-se o vinho e o leite - esta mistura inicialmente vai talhar, mas depois, continuando a mexer, engrossa, formando um molho delicioso. 

Sirva a massa com o molho, guarnecida com manjericão picado e lascas de parmesão. 

Bom apetite!

1.21.2013

Frango assado com Legumes

Neste dia frio, a cozinha encheu-se de tachos e forno ligado. Gosto do conforto de um assado de Domingo num dia de Inverno... E não há melhor do que um frango assado para confortar a alma. Melhor ainda, se acompanhado de legumes e batatinhas crocantes e saborosas...



Ingredientes
1 frango e meio cortado 6
Batatas cortadas em 4
1 cebola
1 pedaço de abóbora cortado em cubos
1 chávena e meia de  cenouras "baby" (usei congeladas)
Floretes de bróculos
2 colheres de mostarda
Sumo de 1 limão
4 dentes de alho
Sal
Pimenta
Azeite
Ervas de provence

Confeção
Num saco, colocar o frango e os temperos: azeite, sumo de  limão, os alhos esmagados, a mostarda, as ervas de provence, sal e pimenta. Mexer bem e deixar a tomar gosto, pelo menos 1 hora. 
Num tabuleiro, colocar a cebola cortada em fatias, as batatas e as cenouras. Temperar com  sal, pimenta e um fio de azeite. Colocar o frango por cima com o suco da marinada. Tapar com papel alumínio e levar ao forno a 180º, passado este tempo, juntar a abóbora e os bróculos e levar de novo ao forno, agora destapado, mais 30m ou até estar dourado. 

Bom apetite!

1.20.2013

Chocolate- chip Cookies

Um sábado de temporal e trabalho para fazer pediam qualquer coisa para alegrar o dia... qualquer coisa doce, claro e, mais claro ainda, se é para animar TEM de ter chocolate! 

Está feita a história destas bolachinhas... 



Ingredientes
250g de margarina
200g de açúcar
400 g de farinha
1/2 chávena de chocolate partido em pedaços pequenos ou pepitas de chocolate

Confeção
Bata o açúcar com a margarina até obter um creme, Acrescente a farinha e amasse até obter uma massa lisa, junte o chocolate. Se a massa estiver demasiado mole, trabalhe-a na bancada acrescentando aos poucos mais farinha. Forme 1 rolo, envolva em papel aderente e leve ao frigorífico pelo menos 30m.
Notas:1 - Nesta fase, pode congelar a massa. Pode também manter no frigorífico por 3 meses (sim, dura assim tanto, uma vez que não leva ovos!).
2- Pode substituir o chocolate por frutos secos, ou alterar o sabor das bolachas, juntando limão ralado à massa-base, canela ou outro sabor da sua preferência... 
Retire a massa do frigorífico e corte fatias de cerca de meio centímetro. Vai precisar de "ajeitar" as bolachas para que fiquem redondas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180º até dourarem. 

Retire e deixe arrefecer antes de lhes mexer. As bolachas quentes ficam muito moles (parece mesmo que não estão cozinhadas o suficiente). Depois de frias, guarde numa lata ou caixa hermética para que se mantenham crocantes.

Bom apetite!

1.19.2013

Polvo Confitado com Arroz do Mesmo

Andava para experimentar o polvo confitado há tempos, mas, convenhamos, nem sempre há tempo para esta técnica de cozinhar. O sabor não difere muito do polvo à lagareiro, embora seja mais suave e delicado. Já quanto à textura, fica bem mais tenro! É uma receita para dias com tempo...

Receita, muito alterada, mas inspirada nesta




Ingredientes
Para o Polvo
1,5kg de polvo
1 cebola
4 dentes de alho
louro
2 hastes de alecrim
1,5dl de azeite

Para o Arroz
1/2 cebola picada
1 pedaço de chouriço ou bacon
1 chávena vinho branco
Arroz
Água de cozer o polvo
Pedaços de polvo (usei as cabeças)

Confeção
Coza o polvo numa panela com água aromatizada com 1 cebola, 1 dente de alho e louro, durante 45m. Não junte sal, o polvo é de si mesmo salgado o suficienet. Retire e coloque num tabuleiro que possa ir ao forno com 3 dentes de alho esmagados e o alecrim. Leve ao forno a 120º durante 2 horas.

Para o arroz, faça um refogado com azeite, 1/2 cebola e o chouriço cortado em pedaços pequenos. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Em lume médio, junte o vinho branco e deixe evaporar. Acrescente a água de cozer o polvo e deixe cozer o arroz.

Bom apetite!

1.18.2013

Esparguete com Camarão, espinafre e feta

Há semanas assim, em que o tempo é curto, há muito trabalho para fazer e pouco tempo para ir ao supermercado e para a cozinha. E nestas alturas, às vezes surgem receitas rápidas, com ingredientes comuns e muito saborosas... este esparguete é disso um exemplo: uma refeição para os dias corridos, mas com muito sabor!



Ingredientes
Esparguete para 3 pessoas
300g de miolo de camarão grande
2 tomates pelados de lata (sem o sumo)
100g de espinafres
200g de queijo feta
1 caldo de camarão (usei 2 cubos caldo de camarão caseiro como descrevo aqui)
1 chávena de vinho branco
3 dentes de alho
Manjericão fresco
Sal e pimenta

Confeção
Leve uma panela com água a ferver com 1/2 caldo (ou 1 cubo, se for caseiro) de camarão, 1 dente de alho e um pouco de sal e coza o esparguete. 
Pique os 2 dentes de alho e deite-os numa frigideira grande com um pouco de azeite. Acrescente o camarão e deixe ganhar cor. Acrescente agora o tomate cortado em pedaços e os espinafres e deite cozinhar um pouco em lume brando. Aumente o lume e junte o vinho e a outra metade do caldo (ou mais 1 cubo, se usar caseiro). Retifique os temperos com sal e pimenta.  

Escorra o esparguete e junte ao preparado, envolvendo bem. Junte 2 cochas da água de cozer a massa, para ajudar. Corte o queijo aos cubos e misture, salpicando com manjericão fresco picado. Sirva de imediato.

Bom apetite!

1.17.2013

Frango Cremoso com Mostarda

Quando temos pouco tempo para fazer o jantar, nada melhor do que recorrer ao frenético e genial Jamie Oliver com as suas refeições em 30 minutos! Esta receita foi tirada de um dos episódios de "30 minutes meals" que passava na SIC mulher.




Ingredientes
3 peitos de frango abertos em borboleta
2 dentes de alho
1/2 talo de alho francês
1/2 chávena de vinho branco
1/2 chávena de natas (usei creme de soja)
1 colher de chá de mostarda em pó
2 ramos de alecrim desfolhados e picados
azeite
1 colher de chá de mostarda antiga
sal e pimenta

Confeção
Tempere o frango esfregando com azeite e depois o alecrim, a mostarda em pó, o sal e a pimenta. Numa frigideira com azeite, coloque o frango e deixe dourar de um dos lados. Entretanto, corte o alho francês ao meio e depois em fatias bem fininhas. Coloque num dos cantos da frigideira, juntamente com os dentes de alho esmagados. Vire o frango e deixe dourar do outro lado. Assim que estiver dourado, acrescente o vinho branco, uma colher de mostrada antiga e baixe o lume. Agite a frigideira e raspe com uma colher de pau o fundo, para que todos os elementos se juntem. Deixe cozinhar um lume brando cerca de 5m, até o vinho evaporar, nessa altura, junte as natas, retifique os temperos de sal e pimenta e apague o lume, deixando tapado com uma tampa ou com papel de alumínio até servir.

Bom apetite!



1.16.2013

Bolo de laranja inteira com cobertura de chocolate

Quando a vida me dá laranjas (neste caso, é mais quando a minha irmã me dá laranjas), raramente faço laranjada... é pouco apreciada cá em casa. Este bolo é uma receita recorrente. É fácil de fazer, húmido e muito saboroso!

A receita original vem daqui, adptada ao gosto cá de casa.





Ingredientes
1 laranja grande ou duas pequenas (cerca de 200gr), inteiras, com casca e tudo, cortadas em quartos
3 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
4 ovos
2 chávenas de farinha com fermento

100g de Chocolate 
3 colheres de leite


Confeção
Num liquidificador, colocam-se todos os ingredientes, exceto a farinha e bate-se bem. Deita-se numa taça e mistura-se a farinha. Levar ao forno num tabuleiro retangular a 180º, cerca de 20m. Deixar arrefecer.

Entretanto, derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas, com o leite. Deitar sobre o bolo já frio e deixar arrefecer. 

Cortar em quadrados depois de frio.
 
Bom apetite!

1.15.2013

Noodles com molho de amendoim

De outra "diva" da cozinha, veio a inspiração para estes Noodles. A receita original é daqui, fiz uma versão sem vegetais, só com o molho, coentros e sementes de sésamo, para servir de acompanhamento.



Ingredientes
Noodles
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho sweet chilli
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 dente de alho ralado
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim

Para guarnecer: Sementes de sésamo torradas e coentros.

Confeção
Coza os Noodles com sal, conforme descrito na embalagem. Entretanto, junte todos os restantes ingredientes numa tigela e mexa. Escorra a massa e coloque na tigela, envolvendo o molho. Guarneça com as sementes de sésamo e os coentros picados e sirva de imediato.

Bom apetite!


1.14.2013

Salmão Asiático

Mais uma receita inspirada na Ina Garten aprovada! Para quem gosta de sabores exóticos e de salmão (cá em casa, confirmam-se as duas hipóteses), uma receita rápida para um jantar durante a semana.
Receita adaptada daqui.


Ingredientes
3 postas de salmão
80ml molho de soja
80ml de óleo
2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
2 colheres de chá de alho
1/2 malagueta picada sem as sementes
sumo de 1 limão
1/2 cebola pequena, picada finamente
1/2 chávena de bolachas de água e sal raladas

Confeção
Colocar as postas de salmão num tabuleiro forrado com papel alumínio. Numa taça, juntar todos os ingredientes, exceto as bolachas raladas e misturar. Deitar metade da mistura sobre o salmão, cobrir com as bolachas raladas e a restante marinada por cima. Deixar a ganhar gosto por 15m.
Levar ao forno a 180º cerca de 20m.

Bom apetite!

1.12.2013

Piza caseira

Muitas vezes, a 6.ª feira é noite de Piza caseira, para delícia dos meus homens (e minha, vá...)

A massa é a receita da Clara de Sousa, do fantástico livro "A minha cozinha", faço metade da massa, que dá para 2 pizas médias.

O recheio é ao sabor do que há no frigorífico. Estas levaram um restinho do molho pesto de tomate em vez de molho de tomate e ficaram ótimas!


Ingredientes
Massa:
250g de farinha sem fermento
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de azeite
1/2 pacote de fermento de padeiro em pó (usei vahiné)
água morna

Recheio
Uma das pizas levou: 
Molho pesto de tomate (pode usar molho de tomate)
Queijo da Ilha ralado
Queijo Emmental ralado
Queijo mozzarela ralado
Queijo Roquefort 
Manjericão picado

A segunda piza:
Molho pesto de tomate (pode usar molho de tomate)
Bacon fatiado
Queijo mozzarela ralado
Manjericão picado

Confeção
Coloque todos os ingredientes secos numa tigela ou no robot de cozinha com a peça para bater massas e misture. Junte o azeite e vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos. Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.

Divida a massa em 2. Estique a massa numa forma redonda e recheie, primeiro com o molho, depois os queijos e restantes ingredientes. Finalize com o manjericão picado.

Leve ao forno a 160º cerca de 15m.

Bom apetite!

1.11.2013

Embrulhos de Queijo de Cabra com mel

Estes embrulhinhos de queijo de cabra com mel são daquelas entradas / petiscos que têm um aspeto e sabor refinado, sem dar trabalho nenhum. Descobri-os no meu Blog de receitas preferido - As minhas Receitas - há anos e faço-os com frequência, pela rapidez com que se preparam e porque são os preferidos do meu filho!





Cerca de 8 embrulhinhos

Ingredientes
4 folhas de massa filo
2 queijos tipo chévre
azeite para pincelar a massa
2 colheres de sobremesa de mel
sementes de sésamo torradas qb

Confeção
Pincelar uma folha de filo com azeite e sobrepor outra folha. Cortar em 4 tiras.      Colocar 2 fatias de queijo em cada tira, enrolar e fechar bem as pontas com azeite. Repetir para todos os embrulhos. Levar ao forno a 180º até dourarem.

Servir numa "cama" de rúcula com um fio de mel por cima e um pouco de sementes de sésamo torradas. 

Bom apetite!

1.09.2013

Esparguete com Conquilhas e Gambas

Nem sei se isto é bem uma receita... foi uma invenção de Verão, para comer após um dia de praia em que apanhámos umas conquilhas à beira-mar, a acompanhar uma cerveja bem gelada. Ah, que saudades do Verão! Só por isso, merecia destaque aqui. 


Ingredientes
Massa esparguete ou linguini
2 chávenas de caldo de galinha (ou 1 cubo de caldo de galinha)
Conquilhas (podem usar-se ameijoas)
200g miolo de camarão congelado
Coentros
Azeite
Sumo de 1/2 limão

Confeção
Cozer a massa "al dente" com água e o caldo de galinha (normalmente tenho caldo de galinha caseiro congelado que aproveito fazer quando cozo galinha, mas podem usar 1 caldo em cubo industrializado). Acrescentar sal, se necessário.

Numa frigideira grande ou Wook, colocar
azeite a cobrir o fundo e alho picado. Juntar as conquilhas, tapar e deixar abrir. Acrescentar o miolo de camarão congelado. Adicionar 2 conchas da àgua da massa e o sumo de  limão. Juntar a massa e envolver bem.  Servir imediatamente com coentros picados.
Bom apetite!
 

1.08.2013

Pesto de Tomate

Fica tudo melhor com um molho Pesto... Eu adoro molho pesto e, tendo já experimentado vários (de rúcula, espinafres, agrião e o melhor de todos...de manjericão), ainda não houve nenhum de que não tenha gostado! Este foi comido com massa esparguete, mas tem tantas utilizações... porque, na verdade, tudo fica melhor com um molho Pesto! 



Ingredientes
2 tomates
1 mão cheia de tomate seco hidratado em água morna por 10m (ou tomate seco em azeite)
1 dente de alho
1/2 chávena de queijo parmesão ralado
1/2 chávena de pinhões
azeite

Preparação
No liquidificador, colocar o tomate seco, os tomates frescos cortados em pedaços, e os restantes ingredientes, exceto o azeite. Pulsar até desfazer os ingredientes, ir juntando azeite para obter uma consistência de molho pesto. 

Usar em frio, em massas, brusquetas, etc...

Bom apetite! 

1.07.2013

Nuggets Saudáveis

A receita de hoje é conhecida cá em casa como Nuggets saudáveis.  Tem inspiração numa receita da Nigella Lawson do programa que passava na SIC Mulher e foi adaptada ao nosso gosto. A Nigella usava Leiteilho em vez de iogurte e bolachas tipo Cream Crackers, mas deixo-vos a versão que mais gostamos cá por casa. 


Ingredientes
2 peitos de frango
1 iogurte natural
1/2 chávena de queijo parmesão ralado (em pó)
2 chávenas de pão do dia anterior ralado (na 123)

Confeção
Pré aquecer o forno a 180º.
Cortar os peitos de frango em pedaços. Temperar com um pouco de sal e deitar numa taça com o iogurte a envolver bem todos os pedaçinhos de frango. Deixar marinar entre 15 a 30 minutos.
Juntar o pão com o queijo, preparar um tabuleiro com papel vegetal para ir ao forno.
Passar cada pedaço de frango pelo pão com queijo e colocar no tabuleiro. Levar ao forno durante cerca de 20m ou até dourar.

Bom apetite!

1.06.2013

Bolo Rainha

Em dia de Reis, não podia faltar! Como não somos fãs de frutas cristalizadas, fiz a versão feminina do dito.
Receita da Clara de Sousa, adaptada porque não tenho robot de cozinha, publicada aqui

Aconselho vivamente! A massa é fofíssima, delicioso...




Ingredientes

70g de açúcar
casca de 1 laranja
casca de 1 limão
130ml de leite
70g de manteiga ou margarina
3 gemas + 1 gema para pincelar
10g fermento de padeiro seco (usei 2 saquetas da Vahiné)
25ml de sumo de laranja
40ml de vinho do Porto
420g de farinha
1 pitada de sal
100g de pinhões
100g de amêndoa sem pele
100g de noz

Confeção

Comece por levar derreter a margarina com o leite no micro-ondas numa taça grande. Misture o açúcar e as rapas dos citrinos e mexa com a varinha. Sempre com a varinha a mexer junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture por mais alguns segundos. 

Logo a seguir, junte a farinha a pouco e pouco e finalmente a pitada de sal. (A metade da farinha adicionada, passei a usar uma colher de pau e, depois, a  mão, mesmo!). Verifique se a massa não cola às paredes da taça; se sim, junte um pouco mais de farinha até que ela descole. Retire da taça e bata a massa durante uns bons 10m!

Faça uma bola, coloque novamente na taça, tape com película aderente e deixe a massa levedar para o dobro.

Logo que isto aconteça, volte a batê-la durante 5 minuto. No final, junte os frutos secos cortados em pequenos pedaços - Reserve alguns inteiros para decoração. 

Dê-lhe uma forma de rosca com uma boa abertura no meio - com a levedura e cozedura ela vai fechar bastante. Eu coloquei um copo no centro enquanto levedou para nãofechar.

Coloque-a sobre um tapete de silicone ou sobre papel vegetal untado, pincele com a gema de ovo, decore com mais frutos secos e faça montinhos de açúcar a gosto.

Deixe que a massa dobre mais uma vez de volume - aqui eu aqueci um pouco o forno, depois desliguei e deixei a massa lá dentro até crescer para o dobro.

Coza a 180º durante 20 minutos.

Retire o bolo e ainda em quente pincele-o com geleia de marmelo, ou mel, para dar brilho.

Bom apetite!

1.05.2013

Brownies

Não era suposto fazer um bolo hoje... amanhã é dia de Reis e quero fazer bolo Rainha. Mas cheguei a casa, apeteceu-me acender o forno (está frio, é no que dá) e pronto! Na verdade, não são precisas muitas desculpas para fazer brownies... Nem para os comer!! 


Ingredientes
200g chocolate
150g margarina
4 ovos
300g açúcar
100gr farinha + 1 colher sopa

Confeção
aquecer o forno a 180º. 
Derreter 170g de chocolate com a margarina. Entretanto, bater os ovos inteiros com o açúcar. Juntar a mistura de chocolate e misturar. De seguida, juntar a farinha e envolver. Partir o restante chocolate em pedacinhos pequenos (podem usar-se gotas de chocolate, mas é muito caro, costumo fazer assim e resulta lindamente!). Envolver o chocolate partido em 2 colheres de sopa de farinha, para que não vão ao fundo e juntar à massa do bolo. 

Há quem junte nozes e fica ótimo, mas o meu filho não gosta de nada que o distraia do chocolate, de modo que não coloco. 

Colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Parece que fica uma camada pequena, mas é mesmo assim! A massa cresce e o brownie não é um bolo alto! Levar ao forno cerca de 20m. 

Para quem não conhece, os brownies têm uma textura molhada e compacta, porque levam pouca farinha e muito chocolate. Deliciosos...

Bom apetite!
 

Arroz "étnico"

Um destes jantares, experimentei uns lombos de bacalhau fresco com azeitonas em papelotes, mas a experiência não mereceu presença aqui. Para acompanhar, saiu um arroz "meio indiano, meio árabe" que foi uma agradável surpresa! Quem disse que os acompanhamentos não podem ser a estrela da refeição? ;)

Tem a vantagem de poder ser feito para aproveitar arroz branco que tenha sobrado e ao qual se queira dar "cara nova".

Ingredientes
Arroz branco cozido (eu cozi na altura,só com sal)
1 cebola pequena
1/4 chávena de amêndoas laminadas
1/4 chávena de sultanas
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de açafrão
1/2 colher de chá de cominhos
Raspa de 1 limão
Azeite qb e margarina (2 colheres de sopa)

Confeção
Fazer um refogado com o azeite e a cebola bem picada, sem lourar a cebola. Adicionar as especiarias e a raspa de limão e, de seguida, as amêndoas e sultanas. Adicionar a margarina e, se necessário, um pouco de vinho branco. Deixar apurar. Envolver este refogado no arroz quente. 

Bom apetite! 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...