2.28.2013

Esparguete com molho pesto

Devo dizer que este esparguete, para mim, bem pode ser o prato principal... um prato de massa aromático, com queijo ralado por cima, não é preciso mais nada para me deixar feliz! 


Ingredientes
300g de esparguete
Sal
1 molho de manjericão
1 dente de alho
80g de pinhões
1dl de azeite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Confeção
Coza a massa em água com sal, al dente.

Para o molho pesto: na picadora, coloque o manjericão, o alho e os pinhões e pique grosseiramente. Retire a mistura para uma taça e acrescente o azeite e o queijo ralado, formando um molho. 

Escorra a massa e misture imediatamente o molho pesto. Sirva com queijo parmesão ralado por cima.

Bom apetite!

2.27.2013

Filetes com crosta de pão e chouriço

Uma refeição rápida de preparar, saudável e cheia de sabor! Estes filetes eram para ser feitos panados, não fosse eu ter-me esquecido de os deixar temperados (e, cá por casa, gostam dos filetes a saber bem a limão...). E ainda bem que me esqueci! Esta versão saiu tão bem...



Ingredientes
(para 3 pessoas)
3 filetes de pescada ou outro peixe branco
sal
pimenta
azeite
2 fatias de pão do dia anterior
4 rodelas de chouriço
1 haste de alecrim
1 dente de alho

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Num tabuleiro com papel vegetal, coloque os filetes temperados de sal e pimenta, regue um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 10m. 
Entretanto, na picadora, coloque o pão, o alho, as folhas de alecrim e as rodelas de chouriço e pique tudo. Junte um pouco de azeite e misture
Retire o peixe do forno, cubra com a mistura de pão e leve novamente ao forno a dourar.

Sirva com um arroz (fiz risoto de açafrão, que também vai aparecer por aqui um destes dias) e uma salada.

Bom apetite! 

2.26.2013

Massinha de Frango

Esta é daquelas receitas que fazem recordar a infância e a comida da mãe, reconfortante... acredito que todas as famílias tenham uma simples receita de uma massinha de frango, mas não resisti a partilhar a minha. Porque as coisas simples, por vezes, são as melhores!





Ingredientes
1 frango partido em pedaços, sem pele
Sal
pimenta
azeite

1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates maduros pelados 
1 pedaço de chouriço em rodelas
1 chávena de vinho branco
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de chá de canela
0,5l de caldo de galinha
250g de massa esparguete
Salsa 

Confeção
Num tacho, faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados. Junte o chouriço em rodelas e deixe fritar um pouco. Acrescente os tomates em pedaços, a canela e o vinho branco. Junte o frango temperado com sal e pimenta e tape. Deixe cozinhar por cerca de 20m em lume médio, mexendo de vez em quando. Junte o caldo de galinha e o esparguete, destape e deixe cozinhar a massa (acrescente água se necessário). Polvilhe com salsa picada.

Bom apetite!





2.25.2013

Massa Gratinada com peixe e frutos do mar

Acontece-me com frequência deixar alguma coisa a descongelar para fazer para o jantar mas sem saber bem o que lhe fazer... nestes dias cinzentos, também acontece apetecer-me acender o forno. Há qualquer coisa de  reconfortante num prato feito no forno!

Esta massa gratinada foi o resultado de umas postas de corvina tiradas para o jantar e essa vontade de um prato reconfortante para compensar um dia cinzento.


Ingredientes
2 postas de corvina ou outro peixe branco
1/2 embalagem de lombinhos do mar
1 cebola
azeite
1 chávena de espinafres congelados
2 colheres de margarina
2 colheres de farinha
Massa "farfelle"
2 cubos de caldo de camarão caseiro (ou 1 industrializado)
400ml de leite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coza as postas de peixe em água com sal, retire e reserve. Coza a massa na água de cozer o peixe. 
Entretanto, num tacho, refogue a cebola com azeite. Junte os espinafres descongelados e escorridos, deixe cozinhar e retire. No mesmo tacho, derreta a margarina, junte a farinha e faça um molho branco com o leite e o caldo de camarão. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. 
Num tabuleiro, coloque a massa, os espinafres, o peixe em lascas e os lombinhos do mar desfiados, misturados. Cubra com o molho branco e leve ao forno a gratinar.

Sirva com uma salada verde.

Bom apetite!

2.24.2013

Bolo de Chocolate em pó

Este bolo foi feito para o meu sobrinho, que é escuteiro, levar para um acampamento. É um bolo que rende imenso, fica enoooorme! É mais uma receita do livro da Clara de Sousa "A minha cozinha", um bolo simples, perfeito para acompanhar com um chá.

A receita pede uma forma redonda, mas fiz em tabuleiro para facilitar o transporte e usei uma cobertura de chocolate com granulado de chocolate branco, simplesmente porque o chocolate nunca é demais...



Ingredientes
1dl de água
75g de chocolate em pó
1dl de óleo
250g de farinha
300g de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
6 ovos

cobertura: 
1 tablete de chocolate de culinária
1dl leite
granulado de chocolate branco q.b.

Confeção
pré-aqueça o forno a 180º.
Dilua o chocolate em pó na água quente e reserve. Numa taça, misture a farinha, o fermento e o açúcar. Abra uma cova no meio e deite a água com chocolate, as gemas de ovo e o óleo e misture bem. Bata as claras em castelo bem firme e envolva na massa, sem bater.

Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por cerca de 25m (faça o teste do palito). Deixe arrefecer.

Misture o chocolate partido em pedaços com o leite e leve ao micro-ondas por 2m em potência máxima. Retire, o leite vai ferver mas o chocolate não estará completamente derretido: mexa até que o chocolate esteja derretido. Cubra o bolo  e salpique com granulado de chocolate branco por cima. Sirva cortado em quadrados.

Bom apetite!


2.23.2013

Fundue de Chocolate com morangos

Chocolate e morangos são, para mim, assim uma espécie de casamento perfeito... Servido assim, em fundue, é ainda melhor: o contraste do fresco e ácido do fruto com o chocolate doce, denso e quente intensifica os sabores e o aroma. Para além de tudo isto, o ritual de um fundue é sempre tão agradável!


Ingredientes
Morangos lavados (se forem grandes, pode cortá-los ao meio)
1 tablete de chocolate negro de boa qualidade
1/2 chávena de leite
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de café solúvel (opcional, o café é apenas para intensificar o sabor do chocolate)

Confeção
Coloque os morangos numa taça. 
Num tacho, deite o leite, o açúcar e o café e deixe levantar fervura. Apague e adicione o chocolate partido em pedaços pequenos. Mexa até derreter todo o chocolate (se for necessário, pode levar novamente ao lume baixo, mas não deixe o chocolate ferver para não queimar).

Sirva os morangos com o chocolate num "set" de fundue para manter o chocolate quente. 

Bom apetite!



2.22.2013

Tagliateli com cogumelos e feta

Assim que conheci esta página, fiz uma encomenda de Muita Pasta! As massas caseiras, feitas pela JL são lindas e todo o processo mostrado revela um gosto enorme pelo que se faz, que só podia traduzir-se no sabor... Não me enganei! 

Este tagliateli rosa foi feito com um molho simples, para realçar o sabor da massa.



Ingredientes
(para 3 pessoas)
300g de tagliatele de Beterraba "Muita Pasta"
1 chávena de cogumelos frescos fatiados
Azeite
Sal e pimenta
1 pedaço de bacon
1 cebola
1 cálice de vinho da madeira
1 chávena de queijo feta
manjericão qb para guarnecer

Confeção
Cozer a massa em água e sal, "al dente". 
Numa frigideira grande, deitar o bacon cortado em cubos e deixar alourar. Retirar para um papel abservente. Acrescentar um pouco de azeite e deitar a cebola picada finamente, deixar refogar. Juntar os cogumelos e deixar cozinhar. Temperar com sal e pimenta. Juntar o vinho da madeira e deixar evaporar o liquido. Misturar a massa cozida e envolver, juntando um pouco da água de cozer a massa para criar o molho. 

Servir com o queijo partido em pedaços por cima e guarnecido com um pouco de manjericão fresco picado.

Bom apetite!



2.21.2013

Espargos com Parmesão

Mais uma receita simples e rápida da Ina Garten, que tanto pode ser servida como acompanhamento, como de entrada. Estes serviram de acompanhamento ao mini bife wellington já aqui publicado...



Ingredientes
1 molho de espargos verdes frescos
sal
pimenta
azeite
Queijo parmesão ralado

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Lave os espargos, seque-os e arranje-os: corte a parte fibrosa, retire as "pétalas" dos talos e, se forem mais fibrosos, descasque-os. Estes eram tenros, não foi necessário descascar. 

Num tabuleiro com papel vegetal, disponha os espagos. Tempere com sal e pimenta, regue com azeite e leve ao forno até estarem tenros (cerca de 10m). Retire, rale queijo parmesão por cima e leve mais 5m ao forno. 

Nota:
Veja este vídeo para aprender a arranjar espargos.

2.20.2013

Queijo de cabra com Mel e nozes

Adoro fazer entradas... gosto de petiscos, de ter tempo à mesa e das conversas às refeições. É por isso que a Televisão nunca entrou na minha cozinha. E é também por isso que gosto de prolongar as refeições com umas entradinhas, sempre que posso!

Este queijo assado é super simples e delicioso. Servido com umas tostinhas ou gressinos faz uma entrada perfeita para amantes de queijo...




Ingredientes
1 queijo de cabra (usei palhais com sal reduzido)
Nozes
1 colher de sobremesa de mel

Confeção
Numa tacinha pequena ou ramequim, coloque o queijo lavado e seco. Parta um punhado de nozes e acondicione por cima do queijo. Regue tudo com o mel e leve ao forno por cerca de 15m. 

Nota: este queijo não derrete, pode deixar arrefecer e servir fatiado. Se quiser um efeito "derretido" experimente a mesma receita com queijo Camambert! 


2.19.2013

Mini "Bife Wellington"

O verdadeiro Beef Wellington é daquelas receitas que me apetece experimentar, mas dá muuuuuito trabalho... para além disso, lembro-me sempre do Chef Ramsey a gritar com os cozinheiros no programa "Hell's Kitchen" porque ninguém conseguia acertar com o prato!

Por isso, quando vi a Lorraine Pascal, no programa que passa na SIC mulher, a fazer esta versão tão simples, de Bifes em vez do temível "Beef", ficou logo marcada para fazer!


Do livro Cozinhar em casa é fácil da Lorraine Pascal


Ingredientes
2 medalhões com 2 dedos de altura (cerca de 130g cada medalhão). Usei da vazia e, como a peça era muito grande, cortei ao meio. Se só gosta da carne bem passada, peça para cortar menos alto.
1 placa de massa folhada pronta
100g de margarina
1 ovo batido para pincelar
150g de cogumelos frescos
1 cálice e meio de vinho do porto
1 cebola
1 pacote de natas (usei de soja)

sal
pimenta

Confeção
Numa frigideira bem quente, coloque uma colher de margarina. Tempere os medalhões de carne na altura com sal e pimenta e leve a selar (cerca de 0,5 minuto  de cada lado). Retire a carne e reserve. Acrescente mais um pouco de margarina, baixe o lume e deite a cebola bem picada. Quando estiver cozinhada (sem queimar), deite os cogumelos picados grosseiramente. Acrescente o cálice de vinho do porto, sal e pimenta e deixe cozinhar até desaparecer o liquido. Acrescente a restante margarina, apague e deixe arrefecer.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 240º. Estenda a placa de massa folhada e corte 2 quadrados. Coloque 3 colheres de cogumelos no centro, o medalhão de carne em cima, pincele as pontas com ovo e feche a massa. Vire o Bife e, com uma faca bem afiada, faça 3 golpes na massa (como se vê na foto). Pincele com ovo e leve ao forno máximo, para que a massa cozinhe mas deixando a carne ainda rosada no centro. Cerca de 10m ou até dourar.

Para o molho:
Aqueça novamente a mistura de cogumelos que sobrou, acrescentando 1/2 cálice de vinho do porto. Misture as natas e deixe levantar fervura. 

Sirva o Bife com verduras (eu acompanhei com espargos) e o molho de cogumelos.

Bom apetite!


2.18.2013

Caril de Frango

Este caril foi feito para o jantar de sábado. Foi um dia passado em casa, um dia de levantar tarde, de preguiça, filmes a três, conversas e muito mimo. Só podia acabar com uma refeição de conforto, dessas que aquecem o corpo e a alma...

A receita é baseada no "Caril de Atum" do livro A minha Cozinha, da Clara de Sousa e não desilude! 



Ingredientes
(para 3 pessoas)
3 peitos de frango cortados em pedaços pequenos
1 colher de sopa bem cheia de mistura de caril indiano
1 colher de café de cominhos
1 colher de chá de açafrão
1 colher de café de coentros em pó
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
Vinagre de cidra Q.B.
2 tomates maduros
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 flor de anis
2 paus de canela
azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1 lata de leite de coco

Confeção
Tempere o frango com um pouco de sal.
Misture o caril, os cominhos, o açafrão, os coentros em pó e o gengibre com o vinagre em quantidade suficiente para fazer uma pasta espessa. Junte o tomate pelado e picado e o concentrado de tomate. Envolva os pedaços de frango nesta mistura e reserve. Num tacho largo, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Deite o frango, o anis e os paus de canela e deixe cozinhar em fogo médio durante uns 10m. Junte o leite de coco e deixe apurar mais uns minutos.

Sirva com arroz basmati.

Bom apetite!


2.17.2013

Bolo de limão

Hoje é dia de bolo aqui no Blog! E esta semana comprei umas sementes de papoila para experimentar fazer um bolo, que já tenho visto e fica lindo! Bati o bolo, pus no forno e... esqueci-me das sementes de papoila!! 

De qualquer forma, fica a receita do Bolo de limão. que era para ter sementes de papoila...


Ingredientes
4 ovos
200g de margarina
200g de açúcar
300g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
raspa e sumo de 1 limão
Curd de limão para pincelar (opcional, receita aqui)


Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata a margarina amolecida com o açúcar até obter um creme. Adicione os ovos, 1 a 1, com uma colher de açúcar a cada adição. Quando acabar de adicionar os ovos,  junte a restante farinha, o fermento, a raspa e o sumo do limão. Unte uma forma de bolo inglês com margarina e farinha e leve ao forno durante cerca de 30 minutos (faça o teste do palito).

Desenforme o bolo ainda morno e pincele com curd de limão.

Bom apetite!

2.16.2013

Sweet and Spicy Pork

Deixo-vos uma sugestão perfeita para o fim de semana... tem muito pouco tempo de preparação, o tempo e o trabalho é do forno. É um prato para refeições em família. 

Vi esta receita no Food Network, no programa Kelsey's Essencials (receita original aqui). Ela servia-o desfiado, mas eu optei por servir a peça de carne fatiada, com alguma dificuldade, já que é tão tenra que se desfaz! 
Acompanhei com um tabuleiro de duo de batatas - normais e doces - assadas só com azeite e alho.


Ingredientes
1 peça de pá de porco sem osso e com courato (a que usei tinha cerca de 3kg)
2 cebolas grandes
1/2 chávena de açúcar amarelo
4 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de cominhos em pó
1 colher de sopa de sal
1 e meia colheres de chá de pimenta de cayena 
2 chávenas de caldo de galinha (usei caseiro)
1 chávena de coca-cola

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º
Lave a peça de carne e faça uns golpes no courato com uma faca afiada. Tempere a peça de carne com sal e pimenta. 
Numa taça, misture o açúcar, os dentes de alho, o cominho, o sal e a pimenta de cayena. Esfregue generosamente a carne com esta mistura e reserve.

Num tabuleiro grande, faça uma camada com as cebolas cortadas em fatias grossas. Coloque a carne por cima, com o courato para cima. Deite o caldo de galinha e a coca-cola no tabuleiro e tape bem com papel alumínio. Baixe a temperatura do forno para 140º e deixe assar durante cerca de 5h. 

Se, como eu, quiser servir a carne com o courato tostado, 30m antes deste tempo, retire o papel de alumínio e deixe tostar. 

Sirva a carne com o molho à parte, que se passa e leva um pouco ao lume num tachinho para reduzir e engrossar.

Bom apetite!

2.15.2013

Curd de Limão

O curd (ou coalhada) de limão é um creme delicioso e intenso com infinitas possibilidades de utilização! A minha irmã adora este creme e, cada vez que faço, lá vai um frasquinho para a casa da mana. Cá por casa, vou usando em tortas, mousses e até nos iogurtes.

A receita de que mais gostei das experimentadas até agora é com base nesta da Ina Garten. Não leva farinha e não é, por isso mesmo, muito denso mas a utilização da raspa de limão intensifica o sabor e a cor!



Ingredientes
3 limões
1 chávena e meia de açúcar
100g de margarina
4 ovos XL (ou 5 médios)
1/2 chávena de sumo de limão

Confeção
Retire cuidadosamente a casca dos limões sem a parte branca. Coloque na picadora (1,2,3) com uma parte do açúcar e pique tudo muito bem. Bata a margarina com o açúcar e a raspa de limão até obter um creme. Junte os ovos, 1 de cada vez, continuando a bater. Por fim, misture o sumo de limão. Num tacho, deite a mistura e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar.

Coloque em frascos esterilizados ainda quente, virando os frascos de cabeça para baixo para criar vácuo.

Bom apetite! 

2.14.2013

Strogonof de peru

Voltamos às receitas de todos os dias, rápidas e saborosas. Os bifes de peru são muito versáteis, mas, convenhamos,  não têm muito sabor por si só! O strogonof é uma das receitas que transformam uns bifes de peru num prato muito guloso!



Ingredientes Para 3 pessoas
3 bifes de peru grandes
1 chávena de cogumelos laminados (usei congelados)
1 cebola 
Azeite
Sal
Pimenta
1 cálice de vinho do porto
1 pacote de natas (usei de soja)
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de sobremesa de mostarda

Confeção
Corte os bifes de peru em tiras e tempere com sal e pimenta. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue uma cebola pequena bem picada. Junte as tiras de peru e deixe cozinhar. Adicione o vinho e os cogumelos e deixe ferver até evaporar quase todo o liquido. Numa tigela, misture as natas com o ketchup e a mostarda e adicione à frigideira. Deixe levantar fervura, retifique os temperos e apague.

Sirva com arroz branco e uma salada verde.

Bom apetite!

2.13.2013

Talharim com Camarão, bacon e pesto # Dia dos namorados

O prato principal é muito simples, mas muito saboroso. A massa longa sempre me pareceu romântica - influências da animação "A Dama e o Vagabundo", suponho! 
Faz-se literalmente em 15 minutos, mas é cheia de sabor. Por estes motivos, é perfeita para um jantar a dois a meio da semana!


Ingredientes
Talharim
1 embalagem de miolo de Camarão gigante (cerca de 250g)
Azeite
1 pedaço de bacon fumado
Caldo de Camarão

Para o molho pesto:
1 Chávena de manjericão
1 colheres de sopa de pinhões
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 dente de alho
Azeite

Confeção
Comece por cozer a massa em água com sal, aromatizada com o caldo de camarão (usei caseiro).

Num liquidificador, coloque o manjericão, os pinhões, 1 dente de alho, o queijo ralado e azeite e pulse, de modo a criar o molho pesto. 

Numa frigideira, coloque o bacon em pedaços e deixe dourar. Junte os camarões e cozinhe cerca de 1m de cada lado. Junte o molho pesto. Junte a massa e alguma da água de cozedura para diluir um pouco o molho e envolva
Sirva imediatamente guarnecido com umas folhinhas de manjericão.

Bom apetite!

2.12.2013

Cogumelos Recheados # Dia dos namorados

Passamos então à entrada sugerida para o dia dos namorados: uns cogumelos portobelos, recheados com queijo, nozes e mel. Uma entrada rápida, simples e muito saborosa!


Ingredientes
4 cogumelos portobelo
1 embalagem de 100g de queijo roquefort
1/2 chávena de nozes
4 colheres de chá de mel


Confeção
Limpe bem os cogumelos e retire-lhes o pé. 
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, coloque os cogumelos virados. 
Entretanto, esmague o queijo roquefort com um garfo. Pique as nozes grosseiramente na picadora e junte, formando uma pasta. Se necessário, deite uma colher de sopa de azeite, para diluir um pouco a pasta e tempere com pimenta preta. Encha os cogumelos com esta pasta. Finalize com um fio de mel (cerca de 1 colher de chá em cada um).

Leve ao forno a 180º durante 20m.

Bom apetite!

2.11.2013

Pavlova # Dia dos namorados

Para o dia dos namorados, sugiro uma refeição completa com entrada, prato e sobremesa. Sendo um dia de semana, são pratos rápidos de confecionar ou que podem ser preparados no dia anterior. 

A ementa:
- Cogumelos recheados com roquefort e nozes
- Salada  verde
- Talharim rosa com Camarão, bacon e pesto
- Pavlova com mascarpone e morangos 

Começamos com a sobremesa que devem fazer de véspera, já que tem muito tempo de forno.  Podem preparar também o creme e, no dia, é só montar a sobremesa.

Esta sobremesa deliciosa ganhou este nome em honra da bailarina Pavlova e da sua saia. Para quem gosta de suspiros com "coração" mole, a Pavlova é um suspiro gigante... Uma sobremesa leve e  fácil de fazer, seguindo esta receita que vi, mais uma vez, na página da Clara de Sousa "A minha cozinha". Alterei a cobertura, porque prefiro creme de mascarpone às natas e optei por morangos frescos porque são a fruta preferida do marido... 



Ingredientes
4 claras
225g de açúcar
2 colheres de chá de farinha maisena
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco

Para a cobertura:
100ml de natas de bater
2 colheres de sopa de  açúcar
1 embalagem de queijo mascarpone 
300g de morangos

Confeção
Pré aqueça o forno a 160º. 
Bata as claras em castelo bem firme e  comece a adicionar lentamente o açúcar (cerca de 2 colheres de sopa de cada vez),  mexendo sempre. Quando tiver terminado o açúcar, bata durante mais 2 ou 3 minutos. As claras devem  estar bem firmes e muito brilhantes. Junte agora a farinha e o vinagre e envolva bem. 
Prepare um tabuleiro com papel vegetal e deite o  merengue, formando um círculo. Faça uma cavidade ligeira no centro,  para acomodar o creme. Leve ao forno, baixando para  120º, durante 1h30. Desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer dentro do forno. Não a  tire antes ou corre o risco de colapso! 

Entretanto, Bata as natas  em  chantili, adicione 3 colheres de sopa de açúcar e misture com o  queijo mascarpone. Sirva a pavlova com este creme e os morangos por cima.

Bom apetite!


2.10.2013

Pão de Banana com chocolate

Que fazer a umas bananas demasiado maduras na fruteiro? No Verão, costumo congelar e fazer gelado, mas com o frio, apetecia-me uma coisa mais quente... 
Inspirei-me neste "banana bread" da Martha Stewart e juntei-lhe chocolate em pedaços em vez das nozes picadas.

Só o cheiro que ficou em casa já valeria a pena! 



Ingredientes
1/2 chávena de margarina
1 chávena de açúcar amarelo
2 ovos grandes
1 chávena e meia de farinha
1/2 chávena de buttermilk (metade da receita que pode ver aqui)
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal
2 bananas maduras
1/2 chávena de chocolate partido em pedaços pequenos

Confeção
Aqueça o forno a 180º.
Esmague bem as bananas com um garfo e reserve.
Bata a margarina amolecida com o açúcar até ober um creme fofo e esbranquiçado.   Adicione os ovos e bata mais um pouco. Numa tigela, junte a farinha, o sal e o fermento, adicione ao creme de margarina e ovos e misture. Junte o buttermilk e as bananas. Envolva o chocolate numa colher de farinha e misture também na massa. 

Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal, deite a massa e leve ao forno por cerca de 40m.

Bom apetite!


2.09.2013

Frango e salsichas assados com chutney de pêssego

Eu gosto muito de frango assado, mas gosto de variar os sabores... Este frango assado ganhou um toque  exótico, por conta de usar o chutney de pêssego, cuja receita podem ver aqui. É uma experiência a  repetir, ficou  delicioso!
E é perfeito para uma refeição demorada de fim de semana... 



Ingredientes
1 frango partido em pedaços
4 salsichas frescas tipo brasileiras
1 limão
sal e pimenta
2 colheres de mostarda
1 cebola
1 colher de sopa de  ervas de provence
1 colher de sopa de molho inglês
Azeite
2 colheres de sopa de chutney de pêssego

Confeção
Num saco, deitar o frango, o sal, a cebola cortada em 4, o  sumo de limão e o próprio limão cortado  em  4 depois de espremido, as ervas,  a mostarda, o azeite  e o molho inglês. Misturar bem e deixar marinar pelo menos 1h. Passado esse tempo, aquecer o forno  a 180º. Deitar o conteúdo do saco num tabuleiro e juntar as salsichas ao tabuleiro, picando-as com um garfo para que soltem o suco.  Leve ao forno durante 30m. Nessa altura, retire o tabuleiro, esprema novamente o limão e descarte. Pincele as peças de frango com o chutney e vire-as, pincelando também do outro lado. Leve novamente ao forno para dourar (mais cerca de 10m). 

Bom apetite!



2.08.2013

Doce de Abóbora com Amêndoa

Cá por casa há sempre um pote de doce no frigorifico para ser comido fresco (é assim que o marido gosta!) com umas bolachinhas de água e sal. Adoro fazer doces e compotas, no entanto, para consumir em casa, não consigo variar muito, já que as eleitas são sempre a de tomate ou abóbora!
Desta vez, juntei amêndoa laminada ligeiramente torrada.




Ingredientes
1kg de abóbora descasada
1kg de açúcar
raspa e sumo de 1 limão
1 pau de canela
1 chávena de amêndoa laminada 

Confeção

Corte a abóbora em pedaços e pese-a. Se não tiver 1 kg, use sempre o mesmo peso da fruta em açúcar. Num tacho, coloque a abóbora, o açúcar, o sumo e raspa de limão e o pau de canela e deixe cozinhar em lume brando até os pedaços se começarem a desfazer e atingir o ponto estrada (colocando um pouco do doce num prato, ao passar a colher, forma uma estrada). Eu prefiro não passar a fruta, gosto de apanhar alguns pedaços inteiros, mas, se preferir, pode passar com a varinha mágica. 
Retire do lume e misture a amêndoa que torrou ligeiramente numa frigideira. Coloque imediatamente em frascos esterelizados, feche e deixe arrefecer os frascos de cabeça para baixo, para criar vácuo e o doce se conservar em perfeitas condições. 

Bom apetite!

2.07.2013

Salmão com crosta de rúcula e tomate seco

Cá em casa gostamos muito de salmão. Costumo comprar em posta, fresco (nada contra a maioria dos peixes congelados, mas o salmão não consigo gostar do congelado...). Mas, quando vejo na peixaria um lombo inteiro de salmão, não lhe resisto! 
Esta receita é muito prática, pouco trabalhosa e com um resultado final delicioso. 



Ingredientes
(3-4 pessoas)
1 lombo de salmão, com a pele, inteiro (cerca de 800g)
1 e meia bolinha de pão de mistura (ou outro) do dia anterior
1 chávena de rúcula
2 dentes de alho
6 tomates secos
sal e pimenta
azeite

Confeção
Aqueça o forno a 180º.
Lave cuidadosamente o lombo, coloque-o num tabuleiro de forno com a pele para baixo e tempere de sal e pimenta. Deite o um fio de azeite, tape com papel alumínio e leve ao forno durante cerca de 20m.
Na picadora, coloque o pão, a rúcula, os tomates secos e os dentes de alho e pique tudo. 
Passados os 20m, retire o papel alumínio, cubra o salmão com a mistura de pão, regue com mais um fio de azeite e leve de novo ao forno até dourar (mais 10m, sensivelmente).

Sirva com arroz branco e uma salada de folhas.

Bom apetite!


2.06.2013

Penne com frango "expresso"

Há dias assim, atribulados, em que chegamos a casa mais tarde do que o habitual, percebemos que não tirámos nada para o jantar e que se tem cerca de 20m para ter o jantar na mesa, porque há compromissos para logo a seguir. Nestes dias, fazer uma massa "expresso" é a solução!
É assim, a minha versão de Fast Food caseira... mais rápido, mais saudável e mais económico do que encomendar uma piza!




Ingredientes
2 peitos de frango
200g de massa penne
1l de caldo de galinha (usei caseiro)
1/2 Chávena de cogumelos congelados
1 Chávena de tomate cereja
2 dentes de alho picados
Azeite
Queijo parmesão em lascas e manjericão fresco picado para guarnecer

Confeção
Ferva numa panela água com o caldo de galinha e coza a massa penne al dente, com sal (adeqúe o sal ao caldo de galinha, que já tem sal). Escorra a massa, reservando 2 conchas da água de cozer a massa. 
Entretanto, corte os peitos de frango em pedaços pequenos e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira grande com azeite e deite o frango, cozinhando até dourar ligeiramente. Junte então o alho picado e os cogumelos e deixe evaporar a água libertada pelos cogumelos. Adicione os tomates e deixe cozinhar mais um pouco. Junte a massa, envolva e adicione a água reservada, para formar o molho. Sirva com lascas de parmesão e manjericão picado.

Bom apetite! 
  

2.05.2013

Mousse de limão com bolacha

Já referi que não gosto de desperdiçar comida... esta mousse surgiu da necessidade de usar um restinho de lemon curd. 
É uma sobremesa rápida e deliciosa e, se servida nuns copos altos, como na foto, fica muito elegante!



Ingredientes
1 pacote de natas para bater
4 colheres de sopa de lemon curd (podem encontrar uma receita aqui, assim que fizer lemon curd novamente, coloco aqui no blog!)
10 bolachas de aveia trituradas
raspa de 1 limão

Confeção
Bata as natas em chatilly sem açúcar. Junte o curd e a raspa de limão (reserve um pouco de curd e de raspa de limão para guarnecer) e bata mais um pouco, até obter a consistência de mousse.
Num copo alto, coloque 2 colheres de bolacha, 2 colheres de mousse e repita as camadas. Termine com uma colher de chá lemon curd e raspa de limão para  guarnecer.

Bom apetite!

2.04.2013

Tapas ou Petiscos de Improviso

De repente, olhamos para o relógio e a hora do lanche entrou pelo jantar adentro, sem notarmos... e queremos continuar a conversa à mesa. Nessas alturas, o ideal é abrir o frigorífico e a dispensa e improvisar uns petiscos de improviso, ao sabor do que temos disponível! 

Neste dia, a ementa foi:
Tortilha rústica com chouriço
Pastéis de queijo Feta com doce de tomate
Bruschettas de tomate cereja, mozarella e manjericão
Presunto




Tortilha rústica com chouriço
Ingredientes
6 ovos
2 colheres de sopa de leite
4 batatas médias
1 cebola
1/4 chouriço
Sal e pimenta
Azeite

Confeção
Lave bem as batatas e corte-as em rodelas (com a casca). Entretanto, aqueça uma frigideira com azeite, deite as batatas e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar, virando de vez em quando as batatas. Adicione a cebola em fatias finas e o chouriço também fatiado e deixe cozinhar. Bata os ovos com o leite com sal e pimenta e deite na frigideira, baixando o lume. Quando a tortilha estiver cozinhada, vire-a com a ajuda de um prato. Apague o lume e mantenha-a na frigideira até servir.

Pastéis de queijo Feta com doce de tomate
(para 8 pastéis)
Ingredientes
4 folhas de massa filo
2 colheres de sopa de leite
1 queijo feta 200g
Doce de tomate (ou outro que tenham disponível)

Confeção
Pincele 1 das folhas de massa filo com azeite e "cole" outra folha por cima. Repita o processo com as outras 2 folhas de massa. Corte cada conjunto de 2 folhas em 4. Corte o queijo em quadrados pequenos e distribua por cada quadradinho de massa. Coloque uma colher de chá de doce em cada um, por cima do queijo. Embrulhe as pontas para dentro, fechando com azeite. Leve ao forno a 180º num tabuleiro com papel vegetal até dourarem. 

Bruschettas de tomate cereja, mozarella e manjericão
Ingredientes
6 Fatias de pão ligeiramente torrado
2 colheres de sopa de azeite
1 queijo mozarela fresco
um punhado de tomates cereja
4 folhas de manjericão picado para guarnecer

Confeção
Coloque as fatias de pão torrado num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-as de azeite. Disponha o tomate cortado e o queijo mozarela em fatias por cima e leve ao forno a gratinar. Sirva com o manjericão picado por cima.

Bom apetite!

2.03.2013

Bolo "nuvem" de chocolate

Repeti este bolo 2 vezes esta semana: uma para levar para o trabalho para uma festinha com os colegas, a outra, para receber uma querida amiga cá em casa... e desaparece sempre rapidamente! (também, não é um bolo grande, justiça seja feita). É "daqueles" bolos leves, intensamente achocolatados e húmidos... É mais uma sobremesa do que um bolo!

Trata-se de uma das delícias da Nigella Lawson, adaptada, daqui



Ingredientes
Bolo:
250g de chocolate negro de culinária
125g de margarina
6 ovos: 2 inteiros, 4 separados
175g de açúcar: 100g para as claras + 75 para as gemas

Cobertura:
1 pacote de natas frescas para bater
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de cacau em pó para polvilhar

Confeção

Pré-aqueça o forno em 180º. Forre o fundo de uma forma de 23 cm com papel vegetal e reserve. 

Bata as 4 claras até começarem a prender, então junte aos poucos as 100 g de açúcar e bata até que as claras fiquem em castelo. Derreta o chocolate com a manteiga no microondas. Bata os 2 ovos inteiros e as 4 gemas com as 75 g de açúcar e junte a mistura de chocolate. Misture na mistura de chocolate 1 colher bem cheia das claras batidas e bata vigorosamente para aligeirar a mistura, depois, delicadamente, junte as restantes claras, envolvendo, sem bater.

Deite na forma e leve ao forno por 35-40 minutos

Entretanto, bata as natas com o açúcar em chantilly. 

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma. Ele vai baixar bastante no centro e formar rachas, mas é mesmo assim, visto que não tem farinha. Retire com cuidado da forma e preencha o centro do bolo com o chantilly. Finalize polvilhando o cacau em pó e delicie-se!

Bom apetite!

2.02.2013

Rolo de carne com sabores de itália

Mais um dia "daqueles  de chegar a casa sem saber o que fazer  para  jantar... tinha tirado carne picada e apetecia-me qualquer coisa com  sabores italianos, mas sem ser a habitual lasanha ou bolonhesa... é esta história de um rolo de carne com sabores italianos, com final feliz, como o sabor!




Ingredientes
500g de carne picada (usei de porco)
1 queijo mozarela fresco
1 tomate
1 dente de alho 
8 fatias de presunto
uma mão cheia de manjericão
miolo de 2 pães embebidos em leite
Sal  e pimenta
2 ovos

Confeção
Aqueça o  forno a 180º.
Embeba o miolo de pão em leite e desfaça-o. Escorra bem  e coloque numa taça com a carne, o manjericão picado, os ovos, o alho esmagado e o tomate pelado, sem sementes e picado. Tempere de sal e pimenta e misture tudo muito bem. 

Forre  uma forma de bolo inglês com fatias de presunto. Coloque 2/3 da mistura  de  carne, fatie o queijo e "enterre" os pedaços na carne no sentido horizontal. Complete de encher a forma com o  resto da  carne e leve ao forno por cerca de 45m.

Bom apetite!

2.01.2013

Cupcakes com chocolate branco

E para a venda na escola do filhote, para fazerem companhia a estes, saíram também  uns  cupcakes com pepitas e cobertura de chocolate branco. Esta base é feita muitas vezes  cá em casa, vou  variando alguns ingredientes (sumo e raspa  de limão; canela e maçã, nozes e mel... )  e sai sempre bem!



Ingredientes 
300g de farinha
150g de  açúcar
100g de margarina
1 ovo  grande
250ml leite
1 chávena de chocolate branco partido em pedacinhos
1 colher de café de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Chocolate branco derretido para a cobertura  e granulado de  chocolate  branco e colorido para enfeitar.

Confeção
Aqueça o forno a 180º
Derreta a  margarina  e junte o  leite e depois o ovo  e misture. À parte,  misture todos os ingredientes secos, junte os secos à mistura de  ovo e bata só com a  colher de pau, para misturar (não é preciso bater a massa, não se pretende que a massa ganhe ar). No final, misture o  chocolate partido envolto numa colher de sopa de farinha (a farinha é para que os pedacinhos de  chocolate não vão ao fundo). 

Deite em formas de queque com forminhas de papel, enchendo apenas a 2 terços e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 a 20 minutos.

Retire os cupcakes do forno, deixe arrefecer e barre com um pouco de chocolate branco derretido em banho maria. Enfeite com granulado.

Bom apetite!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...