3.31.2013

Bombons de Caramelo

Para "compor" as ofertas de Páscoa, para além das amêndoas que mostrei aqui, fiz estes bombons. Deliciosos! Para quem gosta da combinação chocolate / caramelo (quem não gosta??) é o bombom perfeito!



Ingredientes
2 pacotes de natas gordas (33% de gordura)
140g manteiga com sal
4 chávenas de açúcar
1 chávena de água
1 tablete de chocolate negro

Confeção
Numa panela alta, deitar a água com o açúcar e deixar levantar fervura até derreter todo o açúcar. Baixar o lume e deixar fervilhar até ganhar uma cor âmbar, de caramelo. Não mexer nunca, para não criar cristais de açúcar. Retirar do lume. Entretanto, aquecem-se as natas no micro-ondas. Deitar as natas no caramelo aos poucos, mexendo vigorosamente. Vai borbulhar bastante, por isso se deve usar uma panela alta. Juntar a manteiga, continuando a mexer. Leva-se de novo a panela ao lume brando, mexendo sempre, até  começar a engrossar (cerca de 8m). Não deixe muito tempo, vamos querer o caramelo ainda um pouco mole. 

Deitar num tabuleiro untado com óleo, por forma a ficar com uma camada com cerca de 1,5cm.  Deixar arrefecer e cortar em quadrados pequenos.

Derreter o chocolate no micro-ondas e deixar ficar apenas morno. Com a ajuda de 2 garfos, mergulhar os pedaços de caramelo no chocolate e colocar num tabuleiro. Levar ao frio para endurecer. 

Embrulhe em papel vegetal ou coloque em forminhas de brigadeiro.


Não resisto a mostrar os cestinhos que a minha irmã me fez para pôr  as guloseimas pascais... não são lindos?!!



Bom apetite!


3.30.2013

Bolo de Caramelo com ninho de chocolate

O bolo pedido pela minha irmã, que é louca por caramelo, para esta Páscoa foi este. Já tinha postado a receita deste bolo inspirado nesta receita da Leonor Bastos, aqui, mas, como a minha irmã anda a precisar (e merece) mimos, eu fiz-lhe a vontade, 2 vezes, já que a família é grande! Para lhe dar um "ar" de Páscoa, fiz-lhe um ninho com chocolate com uns ovos de chocolate. 




Ingredientes
Bolo de Caramelo:
300 g de açúcar mascavado claro 
200 g de manteiga amolecida
300 g de farinha com fermento
2 colheres de chá de fermento químico
4 gemas
6 claras
Uma pitada de sal
½ da receita de caramelo

Cobertura toffee:
4 pacotes de natas
8 chávenas de açúcar
2 chávenas de água
100g de margarina

Para o ninho de chocolate
1 tablete de chocolate negro
Águardente (ou vodka) 
Ovos de chocolate para enfeitar

Confeção
Comece por fazer o caramelo:
Ferver as natas numa panela ou no micro-ondas.
Pôr o açúcar com a água num tacho, em lume brando, até que derreta completamente, sem mexer, até atingir uma cor âmbar. Retirar do lume. Verter a nata aos poucos, mexendo bem até que fique um creme homogéneo. Adicionar 50gr manteiga com sal. Deixar arrefecer completamente e, na metade para cobrir o bolo, bater até criar um creme mais espesso.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar a forma de manteiga e farinha.
Bater a manteiga com o açúcar até que fique clara e cremosa. Juntar as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição. Adicionar o caramelo enquanto bate.
Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até ligar todos os ingredientes.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e incorporar na massa.
Colocar a massa na forma e cozer por 20-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.

Para fazer o ninho de chocolate:
Derreta o chocolate no micro-ondas. Entretanto, numa taça do tamanho que quer o ninho, coloque a aguardente bem gelada (2 horas no congelador). Corte a ponta do saco e faça fios, em movimentos circulares, para dentro da taça. O chocolate endurece logo e forma o ninho. Retire e deixe secar. 

Bom apetite!



3.29.2013

Polvo à Lagareiro com batatas a murro

Porque hoje é sexta-feira santa e, diz a tradição, não se come carne, deixo-vos uma sugestão muito tradicional para o almoço ou jantar. As batatas, faço-as com um "atalho" que faz com que este prato seja bem mais rápido: cozinham no micro-ondas só com sal e só depois do murro vão ao forno com o polvo.



Ingredientes
1 polvo
1 cebola
3 dentes de alho
3dl de azeite
10 batatas pequenas
sal
coentros para guarnecer

Confeção
Colocar o polvo na panela de pressão com 1 cebola inteira com casca. Deixar levantar fervura e cozinhar por 20m. Vai ficar no ponto, tenro e com sal! 
Entretanto, lave bem as batatas corte as maiores em metades, se necessário). Pique-as com um garfo e coloque num recipiente que vá ao micro-ondas, com sal. Leve ao micro-ondas em potência máxima por 12 a 15 minutos (depende da potência do micro-ondas). 

Retire as batatas, dê um murro em cada uma e coloque na travessa de forno. Disponha também na travessa, o polvo com os tentáculos separados. Corte o alho em lâminas e coloque por cima e regue com o azeite. Leve ao forno cerca de 15m para tostar um pouco. Guarneça com coentros picados antes de servir.

Bom Apetite!

3.28.2013

Amêndoas com canela

Cá em casa começaram os preparativos para a Páscoa! E uma das primeiras coisas a fazer foram as Ofertas para os Pais, irmãos e padrinhos, que, à semelhança do Natal, são feitas na minha cozinha. Este ano, optei pelas tradicionais amêndoas e tinha guardado esta receita já há uns meses, do programa do FoodNetwork - Kelsey's Essentials. Não usei o extrato de baunilha, porque algumas das pessoas a quem vou oferecer não gostam. Ficam ótimas, crocantes e leves e são bem mais fáceis de fazer do que as  tradicionais amêndoas caramelizadas!



Ingredientes
500g de amêndoas com casca
1 clara de ovo
3/4 de chávena de açúcar 
1 colher de café de sal
1/2 colher de chá de canela

Confeção
Bata a clara em castelo. Junte o açúcar, a canela e o sal e envolva as amêndoas com este preparado. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, deite as amêndoas, sem as amontoar. Leve ao forno a 200º por 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e separe as amêndoas.

Bom apetite!

3.26.2013

Entrecôte com molho de ervas

Este prato é o favorito do meu filho... Apesar das carnes vermelhas não serem muito habituais cá por casa, de vez em quando, lá saem uns bifes ou hamburgers, normalmente apenas grelhados. Mas este Domingo, havendo mais tempo, resolvi deixar a família feliz com o Entrecôte com molho de ervas. 

O entrecôte não é mais do que um corte de vazia - peçam um bife grande e bem alto no talho, no caso, foram 2 (cerca de 800g), grelhado. Nesta receita, sirvo com um molho de ervas e batatas fritas em palha. Aconselho a servir numa travessa aquecida, de preferência com um suporte com vela, para manter a temperatura.


Ingredientes
2 bifes da vazia grandes e com uma altura de cerca de 2,5 dedos
Sal
Pimenta
3 gemas
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de ervas de provence
150g de manteiga

Confeção
Comece por fazer o molho:
Coloque um tacho em banho maria. Numa taça pequena, misture as gemas com o sumo de limão e as ervas de provence. Coloque em banho maria e, sempre a mexer, vá adicionando a manteiga em pedaços. Se vir que está a coalhar, retire do lume e bata com uma vara de arames. 

Entretanto, coloque a grelha ao lume e tempere os bifes de sal e pimenta preta. Pincele os bifes com um pouco de azeite e grelhe cerca de 2m de cada lado. Retire e reserve, tapados com papel alumínio, deixando descansar 5m. 

Fatie os bifes e coloque numa travessa aquecida, com o molho por cima. Sirva com o restante molho à parte e batatas fritas em palha.

Bom apetite!

3.25.2013

Bruschettas de cogumelos e mozarela


Mais uma segunda feira sem carne. Desta vez, houve um jantar com sopa de legumes, salada, ovos mexidos com tomate e bruschetas de cogumelos e mozarela, ou, como o meu filho gosta de lhe chamar: jantar de "coisas". 

Ingredientes
6 fatias de pão (usei pão de Rio Maior)
2 dente2 de alho
Azeite
1 bola grande de mozarela ou 2 pequenas
oregão 
2 chávenas de cogumelos frescos laminados
1 cálice de vinho do porto
Confeção
Torre o pão ligeiramente na torradeira. Pré-aqueça o forno a 180º.

Entretanto, aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e 1 alho esmagado e Junte os cogumelos. Tempere com sal e pimenta, junte o cálice de vinho e deixe evaporar todo o liquido. Reserve.
Num tabuleiro com papel vegetal, disponha as fatias torradas, pincele com azeite e esfregue um dente de alho de um dos lados para aromatizar. Disponha alguns cogumelos em cima de cada fatia de pão e a mozarela cortada em fatias. Leve ao forno para derreter o queijo. Antes de servir, salpique um pouco de oregãos secos. 

Bom apetite!

3.24.2013

Brioche super fofo

Pois é. Traga-vos mais uma receita da Clara de  Sousa! A culpa desta constante presença pelo meu blog é da própria, que partilha na sua página do Facebook receitas infalíveis! Quando a Clara  diz que é bom, é porque é ótimo! Confesso que já experimentei algumas receitas de Brioche, mas esta foi a primeira que cumpriu a promessa feita: são, de facto, super fofos!

Eu esqueci-me de pincelar com manteiga antes de cozer, por isso, ficaram um pouco mais escuros por cima, mas deixo-vos a receita com esse passo! De qualquer forma, estão deliciosos!



Ingredientes

120ml de leite
2 pacotes 4,6g de fermento seco de padeiro
3 ovos
100g de açúcar
500g farinha de trigo sem fermento
90g de margarina amolecida
1 colher de café de sal
2 colheres de chá de fécula de batata (ou uma batata pequena cozida e bem esmagada)
manteiga ou óleo para untar q.b.

Confeção
Amorne o leite e junte o fermento para dissolver. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar. Quando ficar em espuma, junte a farinha a pouco e pouco sempre batendo a velocidade média/baixa para envolver. Adicione a mistura de leite com fermento, a margarina amolecida, o sal e a fécula de batata (ou a batata cozida bem esmagada). Continue a bater a baixa velocidade durante cerca de um minuto.

Raspe as laterais da taça para que a massa fique toda junta no fundo, unte as laterais da taça com óleo, cubra bem com película e deixe levedar para o triplo ou mais (cerca de 3 horas). 
Retire a massa levedada para uma bancada enfarinhada, dê-lhe uma amassadela à mão para retirar todo o ar e divida em 12 partes iguais.

Faça pequenas bolas com a massa, coloque-as sobre papel vegetal untado num tabuleiro, pincele a massa com margarina e polvilhe com açúcar. Deixe levedar para o dobro (cerca de 1 hora). 

Cozinhe em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 a 25 minutos.

Bom apetite!

3.23.2013

Quesadillas

Eu sei que a chuva insiste em prolongar o Inverno... eu sei que o frio ainda pede pratos reconfortantes e fumegantes, mas, na minha cozinha entrámos em modo de Primavera, com refeições mais leves, saladas e frutas. É a minha forma de chamar  o calor!

Estas  quesadillas podem ser feitas com tortillas de trigo pré-feitas, que se encontram em qualquer supermercado. Eu fiz as minhas tortillas. A receita dá para cerca de 14 unidades, podem congelar as que sobrarem, separadas com papel vegetal e ficam prontas a usar!



Ingredientes
Para as Tortillas:
3 chávena e meia de farinha com fermento
1 colher de chá de sal
1 chávena de água bem quente
1/2 chávena de óleo

Para rechear:
queijo feta
presunto
fiambre
queijo cheddar
alface

Confeção
Numa taça, misture a farinha com o sal. Abra uma cova no centro e deite a água e o óleo. Misture, passe para a bancada e amasse durante cerca de 3 minutos. Forme uma bola e deixe a massa repousar, tapada, por 15 minutos. Didida a massa em 14 bolinhas e abra cada uma com o rolo da massa, bem finas. 
Aqueça uma frigideira e coloque a tortilla, sem mais gordura. Quando estiver cozinhada de um lado, vire-a. Proceda de forma igual para as restantes. Nesta fase, pode guardar as que não vai usar separadas entre si com papel vegetal e congelar.

Pode fazer wraps simples, enrolados, com recheios variados. Neste caso, coloquei numas feta, fiambre de peru e alface, e outras com cheddar e presunto, cobri com outra tortilla e levei novamente ao fogo para derreter os queijos. 

Bom apetite!


3.22.2013

Espetadas orientais com pão Naan

O destino do jantar era uns bifes rápidos de peru, mas quando cheguei a casa com algum tempo, coisa inédita nos dias que se têm passado, apeteceu-me "por a mão na massa"!

Os bifes passaram a espetadas e o acompanhamento foi o fofíssimo pão Naan, do maravilhoso livro "A minha  cozinha" da Clara de Sousa, com uma salada com manga e coentros. É mais uma sugestão light para nos prepararmos para o Verão sem perder o sabor. O pão naan não é assim tão light... podem dispensá-lo, se conseguirem! ;) 


Ingredientes
Para as  espetadas:
4 bifes grandes de perú
1 iogurte natural
1 colher de chá de caril
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de gengibre fresco
1 dente de alho
coentros picados

Para  o pão Naan
1 colher de sobremesa de fermento seco
1 colher de sobremesa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de água morna
200g farinha
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de iogurte
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de óleo

Confeção
As espetadas: Corte os bifes em tiras de 2 dedos de largura. Misture o iogurte com as especiarias e o sal, o gengibre ralado, os coentros e o alho esmagado numa taça e envolva as tiras de peru. Deixe marinar pelo menos 30 minutos. Entretanto, deixe os espetos mergulhados em água para não queimarem quando forem ao forno e pré-aqueça o forno a 180º. Faça as espetadas colocando as tiras de peru "onduladas" nos espetos. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por cerca de 20-30 minutos, até dourar.

O pão Naan: uma tacinha, misture o fermento seco com o açúcar e a água morna. Deixe  fermentar uns 5 minutos. Numa taça, junte a farinha, o sal e o fermento em pó e misture. No centro, deite os ingredientes molhados e a mistura que ficou a fermentar. Bata a massa, se necessário, juntando um pouco de água ou de farinha. Deixe a massa descansar durante 20 minutos. Divida a massa em 4, forme os pães achatados e leve ao forno 12 minutos, até dourarem. 

Sirva  com uma salada de  folhas verdes, manga e coentros, temperada com azeite e limão.

Bom apetite!

3.21.2013

Bolachas Americanas - Chocolate Chunk Cookies

Estas são as Bolachas preferidas do marido, por isso, no Dia do Pai, houve bolachinhas feitas com a ajuda do filho para serem oferecidas como lembrança deste dia!
A receita é da massa que dá para Bolachas ou Blondies da Ina Garten, visto num episódio do FoodNetwork, podem conferir aqui:
Blondies
Cookies




Ingredientes
200g de margarina a temperatura ambiente
1 Chávena de açúcar mascavado
1/2 Chávena de açúcar refinado
2 ovos 
2 Chávenas de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1/2 Chávena de pedaços de chocolate meio amargo


Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata a manteiga e os açúcares até obter um creme claro. Adicione os ovos, um de cada vez, e misture bem. Misture a farinha, o bicarbonato, o sal e adicione à manteiga com a batedeira em velocidade baixa, misturando apenas até tudo estar combinado. Junte os pedaços de chocolate, envolvendo.

O ideal é deixar a massa no frigorífico entre 1h a 1 dia. Como estava com pressa, coloquei no congelador 30 minutos.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal, deite bolinhas feitas com a ajuda de uma colher de gelado, bem afastadas, porque as bolachas espalham-se bastante! Leve ao forno por 12 a 15 minutos, até começarem a dourar nas bordas. As bolachas estarão moles e vão parecer mal cozidas, mas é mesmo assim, quando ficarem frias, elas ficam com a textura certa - crocantes por fora e macias por dentro!

Bom apetite!

3.20.2013

Frango cipriota

Mais uma receita do Jamie Oliver, das refeições em 30 minutos, mais uma refeição rápida e muito saborosa. Podem ver a receita em vídeo aqui



Ingredientes
(para 3 pessoas)
3 peito de frango
6 tomates secos
2 dentes de alho
8 folhas de manjericão
8 pés de salsa
raspa de 1 limão
100g de queijo feta
sal e pimenta
1 haste de alecrim
3 colheres de sopa de leite

Confeção
Pique os alhos, tomates, o manjericão e a salsa finamente. Misture o queijo feta esfarelado e a raspa de limão e misture tudo. Abra uma bolsa nos peitos de frango e recheie com esta mistura. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite tempere o frango com sal e pimenta e coloque-o na frigideira em lume médio, salpicando as folhas de alecrim por cima. Amarrote e humedeça uma folha de papel vegetal e tape o frango. Cozinhe cerca de 7m de cada lado. Retire o frango, acrescente o leite, raspe os resíduos da carne e deixe reduzir.

Sirva os peitos de frango cortados com o molho.

Bom apetite!

3.19.2013

Gambas com laranja e coco em cama de risoto

Um destes dias comi um saboroso prato de Gambas ao maracujá com arroz de salmão no restaurante Os Prazeres da Carne, na Casa da Guia em Cascais que foi a inspiração para este prato. Usei laranja em vez de maracujá e fiz um risoto simples de laranja para servir de "cama". Delicioso e com um "ar" sofisticado, mas, na verdade, de execução bem simples!


Ingredientes
1 cebola
2 chávenas de arroz arbóreo
1 chávena de vinho branco
sumo de 2 laranjas
1 l de caldo de galinha
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
800g de miolo de camarão (grande)
1 dente de alho
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de pimentão doce
azeite
1 colher de sopa de coco ralado

Confeção
Pique a cebola finamente e refogue num pouco de azeite. Junte o arroz e o vinho e deixe evaporar. Junte o sumo de uma das laranjas e mexa até começar a secar. Vá  juntando o caldo de galinha previamente aquecido aos poucos (cerca de 2 conchas de cada vez), mexendo sempre delicadamente e deixando o liquido evaporar antes de juntar mais. No final, já com o lume apagado, junte a margarina e o queijo.
Entretanto, numa frigideira grande, aqueça o azeite e deite o alho e o miolo de camarão descongelado e bem escorrido. Tempere com sal, pimenta, o alho em pó e o pimentão doce e deixe cozinhar cerca de 3 minutos de cada lado. Junte o sumo da outra laranja e deixe ferver um pouco. Polvilhe com o coco ralado.

Para servir, deite duas colheres de arroz com as gambas por cima e um pouco do molho de laranja em volta. Polvilhe com mais um pouco de coco.

Bom apetite!

3.18.2013

Penne cremoso de cogumelos



Aderimos ao movimento 2.ªs sem Carne! Segundo a descrição na página da organização, trata-se de encorajar a não utilização de carne (ou peixe) um dia por semana, a nível global, pela nossa saúde e pela saúde do planeta.  

Teremos, então, a partir desta semana, uma proposta de prato principal sem carne ou peixe, para vos inspirar a aderir ao movimento.



Ingredientes
300g de Massa penne
3 chávenas de cogumelos frescos, laminados
1 cebola pequena
1 cálice de vinho do porto
1 chávena de queijo creme light (tipo philadelphia)
sal
pimenta
Queijo parmesão ralado para servir

Confeção
Coza a massa em água e sal, al dente.
Numa frigideira, refogue a cebola picada finamente e acrescente os cogumelos. Deixe cozinhar um pouco, junte o vinho do porto, tempere de sal e pimenta e deixe evaporar o liquido. Junte o queijo creme. Se necessário, acrescente um pouco da água de cozer a massa para diluir (usei cerca de 1 concha). 
Escorra a massa e junte ao molho de cogumelos. Sirva com queijo parmesão ralado por cima.

Bom apetite!





3.17.2013

Bolo Formigueiro

E por mais que tente, o chocolate volta aos meus bolos... Desta vez, voltou aos pedacinhos, levemente, como pequenas formigas que invadiram a massa! Na verdade, não tentei tanto assim! Afinal, para mim, há poucas coisas melhores que o sabor e o aroma do chocolate.
O bolo formigueiro tem este nome graças ao efeito salpicado que o granulado lhe confere. Usei a receita do fantástico blog da Leonor Bastos, aqui, com algumas adaptações.




Ingredientes
250 g de açúcar
200 g de manteiga
240 ml de buttermilk (ver receita aqui)
70 g de coco ralado desidratado
5 ovos
250 g de farinha
2 colheres de chá de fermento
100 g de chocolate granulado


Cobertura
100 g de chocolate de culinária
3 colheres de sopa de leite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare uma forma sem buraco, untando com margarina e farinha (usei óleo em spray)
Comece separar as gemas e as claras e bater as claras em castelo bem firme e reserve. Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e adicione as gemas uma a uma. De seguida, junte o coco e o buttermilk. Junte a farinha e o fermento e, de seguida, envolva as claras em castelo, sem bater. Por fim, junte o granulado e envolva bem. Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 40m.

Retire do forno e deixe arrefecer.

Para a cobertura, leve o leite e o chocolate partido em pedaços ao micro-ondas, em potência máxima, por 1 minuto. Retire e mexa até derreter todo o chocolate. Deite em cima do bolo desenformado e frio, no centro, deixando escorrer pelas beiradas do bolo.

Bom apetite!

3.16.2013

Espetadas de Fruta com chocolate

Ultimamente o trabalho tem sido muito e a inspiração para cozinhar tem dias... Assim, têm saído pratos mais simples da minha cozinha! Vi esta ideia numa fotografia na net, sem receita, e, em bom rigor, nem será bem uma receita, mas antes uma proposta de apresentação... Mas é uma sobremesa leve, fresca e deliciosa, por isso, fica a partilha!



Ingredientes
(para cerca de 6 espetadas)
250g de morangos
3 bananas
100g de chocolate negro
2 colheres de sopa de leite
Espetos para espetadas

Preparação
Lave e prepare os morangos. Os que forem demasiado grandes, corte em meio. Descasque as bananas e corte-as em rodelas com cerca de 2cm. Faça espetadas alternando a banana e morango. Disponha as espetadas numa travessa.
Leve ao micro-ondas o leite e o chocolate partido em pedaços por 1 minuto na potência máxima. Retire e mexa até o chocolate derreter. Deite em fio, sobre as espetadas e leve ao frio para solidificar.

Bom apetite!

3.15.2013

Kebabs com molho de iogurte

Ultimamente tenho andado em busca de receitas menos calóricas, mas que sejam saborosas. Para mim, uma das melhores formas de atingir este resultado é com especiarias e ervas aromáticas. Estes Kebabs são um exemplo disso mesmo.   Uma refeição que satisfaz, sem culpas!


Ingredientes

800g de carne de vaca magra picada
1 cebola 
1 ovo
2 colheres de sopa de farelo de aveia
Coentros (cerca de 6 ramos)
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de sopa de azeite
Espetos para espetadas

Para o molho de iogurte
1 iogurte magro natural
1 colher de sopa de azeite
sal
pimenta
1 dente de alho
1 colher de chá de mostarda
coentros picados

Confeção
Começe por deixar de molho os espetos, para que não queimem no forno. Aqueça o forno a 180º.
Na picadora, pique a cebola e os coentros. deite numa tigela, juntamente com a carne, temperos e especiarias, o ovo e o farelo de aveia e misture muito bem. Faça bolinhas com esta mistura e coloque no espeto, dando a forma pretendida. Pincele um tabuleiro forrado com papel vegetal com um pouco de azeite e coloque os Kebabs. Pincele o restante azeite por cima dos kebabs e leve ao forno cerca de 15-20m.

Entretanto, faça o molho de iogurte: Pique finamente o alho e os coentros e misture todos os ingredientes. 

Sirva os kebabs com o molho, arroz basmati e uma salada.

Bom apetite!

3.14.2013

Crepes de Camarão

Eu adoro crepes! A minha história com os crepes começou há anos (há umas décadas, já) quando, andava na faculdade, descobri com uma amiga uma pequena "creperie" em frente ao antigo cinema Quarteto em Lisboa. Foi das primeiras casas do género, pelo menos que eu conhecesse e rendi-me à massa fina que envolvia deliciosos cremes doces e salgados...

Estes crepes podem ser feitos mais pequenos, servindo de entrada ou, como fiz neste caso, maiorzinhos, acompanhados de uma salada para um jantar mais leve.



Ingredientes
Para os crepes:
100g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de flor de sal
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
250ml de leite
azeite, para cozinhar
Para o recheio
400g de camarão
1/2l de leite
sal
pimenta
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha
Salsa

Confeção
Coloque a farinha, sal, fermento, ovos, e leite numa taça e bata ate estar completamente misturado e com uma consistência que se assemelhe a natas Aqueça bem uma frigideira media, pincele com suficiente azeite e deite 3 a 4 colheres de sopa da massa, rodando a frigideira imediatamente de maneira a cobrir a totalidade da base. Quando as pontas começarem a ficar douradas e a levantar, use uma espátula para virar o crepe. Cozinhe por 30 segundos, repita o processo até a massa acabar. 

Nota: os crepes que sobrarem pode congelar, separados com uma folha de papel vegetal, num saco de congelação ou numa caixa.

Para o recheio, coza o camarão no leite com sal e pimenta. Retire assim que o camarão ficar rosado, descasque e volte a colocar as cabeças no leite. Passe as cabeças com a trituradora. Passe o leite por um passador e reserve.
Num tachinho, derreta a margarina e junte a farinha, deixando cozinhar um pouco. Junte o leite a pouco e pouco, mexendo com uma vara de arames até terminar o leite. Retifique o sal. Junte os camarões cortados e a salsa picada.

Recheie os crepes com este creme e disponha-os numa travessa, reservando um pouco para diluir com um pouco de leite colocar por cima. 

Bom apetite!

3.13.2013

Salada com feta, pesunto e manga

Estes dias de chuva não passam e as saudades de ambientes solarengos e alegres chegam também à mesa... há vontade de comidas leves e frescas, próprias de dias que terminam mais tarde. Cá em casa andamos com saudades do calor e, já que não conseguimos controlar o tempo, pelo menos no prato, houve salada a saber a Verão!



Ingredientes
Folhas de salada verde a gosto (usei uma embalagem de salada de 2 alfaces e rúcula)
80g de queijo feta
1 manga
5 fatias de presunto
vinagre balsâmico 
azeite

Preparação
Disponha as folhas de salada lavadas e bem escorridas numa travessa. Corte a manga em fatias finas e junte à salada. Adicione o queijo feta cortado em cubos e as fatias de presunto cortadas em pedaços. 
Esprema o caroço da manga para retirar algum sumo para uma pequena taça. Junte azeite e vinagre balsâmico e mexa, formando uma vinagreta. Tempere a salada com este molho e sirva.

Bom apetite!

3.12.2013

Peito de frango com laranja e mostarda

O frango é, decididamente, a carne eleita cá por casa... é versátil, saborosa, saudável e rápida de confecionar. Quando se juntam todos estes atributos à necessidade de gastar laranjas trazidas pela mana, aconteceu mais uma forma de cozinhar frango. 

Inspirei-me nesta receita, com muitas alterações...




Ingredientes
3 peitos de frango sem pele
4 laranjas
1,5 col. chá de amido de milho
2 col. sopa de mostarda tipo antiga 
sal
pimenta preta 
1 colher de sopa de folhas de Alecrim
azeite

Confeção
Barram-se os peitos de frango com a mostarda, regam-se com sumo de 2 laranjas e deixa-se a marinar 20m. Aquecer uma frigideira, retirar o frango e temperar com sal e pimenta preta, deitar um pouco de azeite na frigideira e "selar" os peitos de frango cerca de 5m de cada lado. Retirar os peitos de frango para uma travessa de forno.

Diluir o amido de milho num pouco de sumo de laranja. Na frigideira onde se cozinhou o frango, junta-se o restante sumo de laranja (da marinada e as outras 2 laranjas), raspas de 1 laranja,  o amido de milho dissolvido e o alecrim. Deixar ferver, raspando o fundo da frigideira e mexendo sempre até começar a engrossar. Deitar por cima do frango e levar ao forno a 180º por mais 5 minutos até que fique tostado.

Sirva os peitos de frango fatiados com o molho.

Bom apetite!

3.11.2013

Lasanha de Atum

Esta lasanha estava de-li-ci-o-sa!! Até o meu filho, que não é grande fã de atum, repetiu. Foi mais uma receita feita com a maravilhosa lasanha de espinafres da Muita Pasta e, de facto, nota-se a diferença da massa fresca e caseira. Eu uso o molho branco juntamente com o molho de tomate a cada 2 camadas, porque gosto da lasanha menos seca. O lado mau é que depois, ao cortar, fica com as camadas menos definidas, mas compensa largamente em sabor!


Ingredientes
(para 3/4 pessoas)
200g de folhas de lasanha de espinafres
2 embalagens de 175g de atum
1 lata de tomate pelado
1/2 chávena de vinho branco
1 cebola
sal
pimenta
azeite
1 colher de chá de canela
1 colher de sobremesa de oregãos 
1/2L leite
2 colheres de margarina
3 colheres de farinha
queijo ralado para gratinar

Confeção
Comece por fazer o molho branco: num tachinho, derreta a margarina e junte a farinha, deixando cozinhar um pouco, sem queimar. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Noutro tacho, refogue a cebola picada em azeite. Junte o tomate pelado e o vinho branco e deixe cozinhar durante cerca de 10m. Junte o atum escorrido, sal, pimenta, a canela e os oregãos. Deixe apurar.

Escalde as folhas de lasanha em àgua com sal e um fio de azeite durante cerca de 2m e comece a "montar" a lasanha. Coloque um pouco de molho branco no fundo de um tabuleiro, 1 camada de lasanha, o molho de tomate com atum, lasanha, molho branco, molho de tomate, lasanha, molho de tomate, lasanha... repita as camadas até terminar os molhos, reservando um pouco de molho branco para cobrir a última camada de lasanha. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 180º durante cerca de 30-40 minutos.

Bom apetite!



3.10.2013

Bolachas de Nutela e manteiga de amendoim

Tinha esta receita "rabiscada" num papel, já não me lembro de onde a tirei, mas foi a solução para acabar com dois meios frascos de nutela e manteiga de amendoim que estavam a precisar ser usados!


Ingredientes

½ chávena de manteiga
½ chávena de manteiga de amendoim
½ chávena de Nutela
½ chávena de açúcar
½ chávena de açúcar mascavado
1 ovo
chávena e meia de farinha
uma pitada de sal

Confeção
Bata a manteiga, manteiga de amendoim, Nutela, açúcar, açúcar mascavado e o ovo. De seguida, misture a farinha e o sal. Forme bolas e achate com um garfo. Leve ao forno a 180° num tabuleiro forrado com papel vegetal, por 10 a 12 minutos. 

Bom apetite!

3.09.2013

Risoto de Açafrão

Adoro risoto! Gosto de o comer, mas também de o fazer... é daquelas comidas fáceis e não muito demoradas (em 20 minutos fica pronto) mas que exige atenção e carinho.

Este risoto acompanhou os filetes com crosta de chouriço que mostrei aqui e fez tanto ou mais sucesso lá em casa quanto o elemento principal da refeição... a provar que, às vezes, os papéis  secundários também ganham o Óscar! ;)


Ingredientes
2 chávenas de arroz tipo risoto
1l de caldo de galinha ou legumes
1/2 chávena de vinho branco
1 cebola
azeite
1 colher de café de açafrão
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de cebolinho picado

Confeção
Ferva o caldo de galinha ou legumes e mantenha-o quente. 
Numa panela, refogue a cebola picada  no azeite, sem dourar. Em lume médio, junte o açafrão e deixe a especiaria frigir um pouco. Acrescente o arroz e envolva. Junte o vinho e deixe o liquido evaporar, mexendo sempre delicadamente. Continue a mexer e vá acrescentando o caldo aos poucos- cerca de 2 conchas a cada vez, deixando sempre o liquido evaporar antes de acrescentar outra dose. No final, apague o lume e misture a manteiga, o queijo e o cebolinho picado. Envolva e sirva de imediato.

Bom apetite!

3.08.2013

Esparguete a Carbonara

Trago-vos hoje uma receita bem simples... um esparguete à carbonara, sem natas. Mas, apesar de simples, não é por isso menos saboroso! 
As receitas mais conhecidas de carborara levam natas e  ovo para formar o molho. Eu prefiro esta: uma mistura de ovo e queijo parmesão em pó (normalmente ralo o queijo parmesão na hora, em fios, mas aqui prefiro o queijo ralado em pó) formam um molho mais leve, mas delicioso.



Ingredientes
(para 3 pessoas)
300g de esparguete
100g de bacon 
sal
pimenta
3 colheres de sopa de queijo tipo parmesão em pó
Queijo parmesão para ralar para guarnecer
2 ovos

Confeção
Coza o esparguete em água com sal, al dente. 
Numa frigideira sem gordura, coloque o bacon cortado em cubos e deixe fritar. Escorra a gordura e reserve. Entretanto, bata os ovos com o queijo e tempere com um pouco de pimenta. Dilua com um pouco da água de cozer a massa (cerca de 3 colheres de sopa). Escorra o esparguete e volte a  colocar na panela. Fora do lume, envolva bem o ovo batido. Com o calor residual da massa, o ovo vai engrossar e formar um molho cremoso. Junte os pedacinhos de bacon e sirva salpicado com queijo ralado.

Bom apetite!

3.07.2013

Mini loafs recheados

Para um destes jantares, tinha tirado carne picada para fazer rolo de carne, mas acabei por chegar mais tarde do que o previsto a casa. A solução foi fazer mini rolinhos para encurtar o tempo de forno. Ficaram tão bons que acho que vou passar a usar esta versão mais vezes!



Ingredientes
700g carne de vaca picada 
1 cebola
azeite
1 fatia grande de pão ralada (usei alentejano)
1 colher de sobremesa de sal 
pimenta qb
2 ovos
100g queijo feta
folhas de manjericão
2 colheres de queijo parmesão

Confeção
Pré-aquecer o forno a 180º.
Numa frigideira, refogue a cebola picada finamente, sem dourar.
Junte a carne, o sal, a pimenta, os ovos, o pão ralado e a cebola refogada e misturar. Formar pequenos retângulos espalmados de  carne, colocar o queijo feta e as folhas de manjericão no centro e fechar como uma torta, fechando bem o recheio no centro, formando "loafs" individuais. 

Num tabuleiro forrado com papel vegetal, colocam-se os mini "loafs", cobre-se com  com o queijo parmesão ralado, regar um fio de azeite e levar ao forno por cerca de 20 minutos.   

Bom apetite!



3.06.2013

Trifle de Chocolate

Recebi para experimentar um "Pack" delicioso dos novos bolinhos e bolachas da Milka. Para além de ter experimentado com a família, apeteceu-me logo fazer uma receita! Com tantas delicias, a dificuldade foi escolher o que usar! Mas como o filho me andava a  pedir mousse de chocolate, decidi-me por um trifle com mousse e natas, com os bolinhos Cake & Choc da Milka.

Aviso já que é uma sobremesa nada light!



Ingredientes
1 pacote de Cake & Choc
Mousse:
6 ovos
150g de chocolate
1 colher de margarina
100g acúcar

Chantilli:
1 pacote de natas
3 colheres de açúcar

Calda:
2 colheres de chocolate em pó
1dl água

Confeção
Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo bem firme. Noutra taça, bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. 
Derreta o chocolate com a margarina no micro-ondas e junte ao creme de gemas, misturando bem. Envolva de seguida as claras, sem bater e leve ao frio.

Para a calda, junte o chocolate em pó à agua e leve ao lume até ferver. Deixe arrefecer. Entretanto, bata as natas com o açúcar em chantilli. 

Corte os bolinhos Cake & Choc em fatias finas. 

Em taças individuais, faça a montagem do trifle: camada de bolo, mousse, natas. Repita as camadas até terminar os cremes (eu fiz 5 taças individuais grandinhas com 2 camadas de cada).

Termine com 1 colher de calda em cada taça e migalhas de bolo por cima para guarnecer.

Leve ao frio por, pelo menos, 2h.

Bom apetite!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...