6.30.2013

Tender shortcakes

Mais um desafio do grupo Dorie às 6.ªs... esta quinzena, foram estes deliciosos tender shortcakes! São uns bolinhos pouco doces, tipo scones, perfeitos para comer mais simples, só com doce, ou assim, recheados com gelado e frutas ou caramelo! Troquei as natas pedidas na receita por iogurte e ficaram ótimos!


Ingredientes

4 chávenas de farinha de trigo
2 colheres de sopa fermento
¾ colher de chá sal
6 colheres de sopa açúcar
170g de manteiga sem sal, fria, cortada em pedaços pequenos
1 ½ chávenas de natas frias (usei iogurte)

Para rechear usei:
Gelado de nata
morangos
coulis de morango
caramelo

Confeção
Pré-aquecer o forno a 230º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Numa tigela grande, misturar a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Adicionar a manteiga e, usando os dedos, misturar a farinha. Rapidamente, trabalhando com a ponta dos dedos, apertar e esfregar a manteiga nos ingredientes secos até que a mistura fique arenosa. Alguns pedaços de manteiga vão parecer-se com ervilhas, enquanto outros mais parecidos com flocos de aveia.
Despejar as natas sobre os ingredientes secos e envolver com um garfo até ter uma massa muito macia. Se restar alguma farinha no fundo, envolver com a mão ou com uma espátula. Evitar amassar demais: a massa deve ficar macia e pegajosa.
Cortar a massa em 10 porções mais ou menos iguais (eu fiz 16, mais pequenos) e colocar no tabuleiro, deixando cerca de 3 centímetros de espaço entre eles. Espalmar cada porção até que tenha cerca de 1 centímetro de altura. 
[Os shortcakes podem ser feitas até este ponto, embrulhado em filme e levar ao congelador. Assam sem descongelar, basta adicionar + 5 minutos ao tempo de cozimento]
Assar por 15 a 18 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Servir os shortcakes ligeiramente quentes ou à temperatura ambiente. Para servir, usar uma faca serrilhada para cortar delicadamente cada bolo ao meio na horizontal. (São frágeis!) 

Para os de morango:
Colocar as metades inferiores em pratos, colocar o gelado e a fruta, deitar um fio de coulis de morango e depois tampar com a parte de cima.






Para os de caramelo:
Colocar as metades inferiores em pratos, colocar o gelado, deitar um fio de caramelo e depois tampar com a parte de cima.







Bom apetite!


6.29.2013

Lombos de pescada com molho de maracujá

Quando vi o desafio deste mês do Desafio da Tertúlia da Susy - A Escolha do Ingrediente - desta vez, no Blog delicioso da Joana - Entre Tachos e Sabores -   com o maracujá como ingrediente escolhido, soube logo que ia fazer esta receita! Infelizmente, não consegui antes e, já mesmo próximo do fim do prazo, não arranjei maracujás frescos e tive de fazer a receita com concentrado de maracujá. 


Ingredientes
(Para 3 pessoas)
6 lombos de pescada
sal
pimenta
azeite
2 colheres de sopa de farinha
2 maracujás + 1 colher de sobremesa de mel ou 1/2 chávena de concentrado de maracujá
1 cálice de vinho do Porto
Salsa picada para servir

Confeção
Tempere os lombos de pescada com sal e pimenta e e deixe tomar gosto. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Passe os lombos por farinha e leve a dourar e cozinhar em lume médio (cerca de 5 minutos de cada lado). Retire o peixe para uma travessa, deite a polpa e sumo dos maracujás misturado com o mel e o vinho do Porto ou o concentrado misturado com o vinho do Porto. Deixe apurar um pouco e evaporar o vinho, temperando com sal e pimenta. Deite o molho sobre os lombos de peixe e salpique com salsa picada.

Sirva com arroz simples (servi com arroz selvagem) e salada.

Bom apetite!

6.28.2013

Bifes de frango com molho agridoce de Mostarda de manga

Com a minha participação neste passatempo, com esta receita, ganhei um pequeno prémio com 3 deliciosas iguarias da Santa Gula! A Mostarda de manga foi logo usada para um molhinho agri-doce nestes bifinhos de frango que ficaram uma delícia! Esta mostarda é muito especial... é forte e tem um sabor adocicado da manga, com uma cor e aroma fantásticos!

Fez uma refeição deliciosa, com um sabor diferente e exótico e bem rápida e prática de preparar. 


Ingredientes
2 peitos grandes de frango cortados em bifes
Sal
Pimenta
Azeite
1 cebola roxa
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sopa de Mostarda de manga Santa Gula
1 chávena de vinho branco

Confeção
Tempere os bifes com sal e pimenta. Numa frigideira com um fio de azeite, doure os bifes dos 2 lados, retire-os e reserve. Na mesma frigideira (se necessário deite outro fio de azeite), refogue a chalota picada. Enquanto isso, misture, numa tacinha, o mel, o vinagre e a mostarda. Junte o preparado à frigideira e adicione o vinho. Deixei tomar gosto e reduzir um pouco, acrescente os bifes com o molho que estes tenham largado, deixe mais 1 minuto ao lume e apague. 

Sirva com arroz branco e legumes.

Bom apetite!
 

6.27.2013

Salada fresca

Quero agradecer as mensagens carinhosas depois do post de ontem. A minha falta de tempo é consequência de passar os fins de tarde no Hospital, com a minha avó, que teve um enfarte. Entristece-me ver a pessoa forte que conheci presa dentro de si mesma, embora hajam alturas em que a reconheço...

Com este cenário, até eu, que sou uma pessoa positiva, quando finalmente chego a casa, não tenho ânimo para cozinhar, nem para comentar os vossos espaços (desculpem, mais uma vez)... Numa destas noites, o jantar foi frango assado e eu preparei esta salada fresca de frango, feta e melancia para levar para o trabalho que ficou muito saborosa e fresca!

Ingredientes
Sobras de frango assado, desfiado
1 fatia de melancia 
1 fiatia de queijo feta
Salada de alface
1 colher de sobremesa de sementes de papoila
azeite
vinagre balsâmico

Confeção
Coloque a alface e por cima, o frango desfiado, a melancia sem sementes e cortada em pedaços e o queijo feta esfarelado. Polvilhe com as sementes de papoila e tempere com azeite e vinagre balsâmico na hora de servir. 

Bom apetite!

6.26.2013

Esparguete com legumes e fiambre

Estes dias têm andado muito complicados. O trabalho tem sido muito e outros problemas têm feito com que não haja nem muito tempo nem muita paciência para receitas elaboradas. Também não tenho tido o tempo habitual para visitar os blogs que sigo e quero pedir desculpa por isso... Pensei mesmo em pôr o blog em pausa, mas o lema do blog é mesmo "receitas para todos os dias" e, como a falta de tempo não é apanágio meu, decidi manter-me por aqui, para já e dentro do possível, com publicações diárias, com as receitinhas mais rápidas que têm sido servidas cá por casa.

Este esparguete é um bom exemplo disso: uma refeição rápida e, assim mesmo, deliciosa!


Ingredientes
(para 3 pessoas)
300g de massa esparguete
1 curgete
150g de fiambre de peru em cubos
1 chalota
8 espargos
1 cálice de vinho do Porto
Azeite
Sal
Pimenta
1 colher de sopa de queijo creme 
1 chávena da água de cozer a massa
Lascas de parmesão para servir

Confeção
Coza a massa com água  sal e um fio de azeite, pelo tempo indicado nas instruções da embalagem.
Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a chalota e adicione os espargos arranjados e cortados em pedaços. Deixe cozinhar um pouco enquanto arranja a curgete, laminando-a com o descascador de legumes. Adicione à frigideira a curgete e o fiambre e deixe cozinhar mais 1 minuto. Junte agora o vinho do Porto e cozinhe até evaporar. Junte o queijo creme, a água de cozer a massa e a massa e misture tudo. 
Sirva com lascas de parmesão.

Bom apetite!

6.25.2013

Granola

Finalmente experimentei fazer Granola caseira... fiquei rendida! É uma verdadeira delícia! Passou a ser o meu pequeno almoço: um iogurte com 2 colheres de granola! 
Fiz uma receita básica, só com frutos secos e aveia, mas já estou a imaginar outras misturas. ;)



Ingredientes
400g de aveia
150g de frutos secos a gosto (usei amêndoas e nozes)
10 colheres de sopa de sementes de abóbora
8 colheres de sopa de azeite
10 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de água
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture bem todos os ingredientes e deite num tabuleiro grande forrado com papel vegetal, numa só camada. Leve ao forno a tostar, mexendo de vez em quando, até ficar dourado. Deixar arrefecer e colocar em frascos. 








Bom apetite!  

6.22.2013

Lasanha de peru com legumes

Esta lasanha estava pensada num dia em que o meu forno resolveu ter um piripaque... lá ficou a massa fresca guardada... até este dia em que se cumpriu o destino! :) 
Fiz umas alterações à receita original de lasanha bolonhesa. Dizem os homens cá de casa (que a minha dieta não permite estes abusos) que estava excelente! 


Ingredientes
1 embalagem de massa fresca de lasanha
500g de carne de peru picada
1 alho francês
1 cenoura
1 curgete
2 tomates maduros
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 chávena de vinho branco
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de pimentão doce
1/2 colher de noz moscada
Sal
Pimenta
1 fio de azeite
Queijo ralado para gratinar

Para o molho branco: 
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha
2 chávenas e meia de leite
sal, pimenta e noz moscada
 

Confeção
Começe ou dourar a carne picada: num tacho com 1 fio de azeite, refogue o alho francês em fatias finas. Acrescente a carne picada, tempere com sal, pimenta e as especiarias e deixe cozinhar uns minutos. Rale a cenoura e a curgete, pele e corte em pedaços o tomate e junte então os legumes à carne. Deixe cozinhar um pouco, adicione a pasta de tomate e o vinho, salpique com oregãos e deixe apurar em lume brando.

Faça agora o molho branco: num tacho, derreta a margarina e acrescente a farinha. Em lume médio, mexa para tirar o gosto de cru da farinha, sem deixar queimar. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para incorporar na farinha e não criar grumos. Use uma vara de arames, se necessário. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.

Ligue o forno a 180º e monte a lasanha: numa travessa, coloque uma colherada de molho branco no fundo e uma folha de massa (ou mais, de acordo com o tamanho da travessa). Cubra com a mistura de peru e legumes e um pouco de molho branco por cima. Cubra com outra camada de massa e repita pelo menos por 3 camadas. Termine com uma camada de massa, deite o molho branco que restou por cima e salpique com queijo ralado. 

Leve ao forno por 30 minutos. 

Bom apetite!


 
 

6.21.2013

Tiramissu - Sobremesas do Mundo da Nestlé

Para lançar as novas sobremesas instantâneas, a Nestlé juntou-se aos Embaixadores para dar a provar a gama Sobremesas do Mundo NESTLÉ®
São 3 variedades: Tiramissu, Panna Cotta e Creme Caramelo. 

Como é dito na página dos Embaixadores, devemos dar a nossa opinião honesta... Apesar de ter alguns aspetos positivos, listados em baixo e de ter tido algumas (a maioria, diria mesmo) opiniões muito positivas das amostras que distribui, devo confessar que estas sobremesas não me convenceram... Para o gosto cá de casa, têm um sabor demasiado artificial, a "pó", especialmente os molhos que acompanham as sobremesas. 

Este Tiramissu foi a preferida, ainda assim. 

Aspetos positivos:
É bastante agradável e suave de sabor. 

Em todas as sobremesas e apesar do indicado na embalagem, o rendimento é mais mais do que quatro doses! Considerando o preço a que está a ser vendido (entre 0,80€ a 1,50€), sendo que, neste caso, temos de juntar 1 pacote de natas, 2 colheres de café solúvel e os palitos la reine, pareceu-me ser um aspeto positivo. 

Por último, a facilidade de execução, obviamente!





Tarteletes com frutos vermelhos e iogurte

Mais uma experiência com massa para doces e salgados que usei aqui, desta vez, doce, mas light! É uma solução rápida para uma sobremesa quase instantânea e muito saborosa. Fiz mesmo só 3 para a sobremesa de uma refeição porque a massa, com o iogurte, amolece.


























Ingredientes
(para 3 tarteletes)
3 folhas de massa fina para doces e salgados
1 chávena de iogurte grego natural adoçado com mel (usei caseiro, receita aqui
1 colher de sopa de mel
1 chávena de frutos vermelhos

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Forre 6 formas de talteletes com as folhas de massa, sem tirar o papel vegetal e leve ao forno 15m, até dourar. Deixe arrefecer. Na hora de servir, colocar cerca de 2 colheres de sopa de iogurte, frutas e termine com um fio de mel por cima. 


Bom apetite! 

6.20.2013

Endívias recheadas com Salada de atum e vinagrete de gengibre

Uma salada simples que ganhou destaque com uma experiência de vinagreta de gengibre. Foi o meu jantar solitário num dia em que a refeição foi demasiado calórica para a minha dieta e foi na minha lancheira para o trabalho no dia seguinte!
 


Ingredientes
(para 2 pessoas)
Alface
2 latas de atum
8 azeitonas cortadas ao meio
1 ovo cozido
1 cebola roxa pequena 

Para o vinagrete:
1 colher de chá de mel
1 colher de sopa de vinagre balsámico
1 colher de chá de gengibre ralado
3 colheres de sopa de azeite

Confeção
Escorra o atum, desfaça em lascas e reserve. Corte as folhas de alface em juliana e pique o ovo e a cebola. Arranje 4 folhas de endívias. Misture a alface, atum, ovo, cebola e o ovo e recheie os "barquinhos" de endívia com esta salada. 
Para a vinagreta, dissolva o mel com o vinagre e o gengibre ralado. Incorpore o azeite, para criar uma emulsão.













Bom apetite!

6.19.2013

Lombinho de porco com leite

Esta receita estava na minha lista para fazer desde que a vi na página do Facebook da Clara de Sousa. Fica com um sabor excelente, um molhinho cremoso, sem grandes gorduras e a carne muito macia. Até o marido, que não gosta muito de carne de porco, gostou e repetiu! Mais uma excelente partilha da Clara. :)

Ingredientes

1 Lombinho de porco (cerca de 1kg)
1 alho francês, só a parte branca
2 dentes de alho
1 cebola
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de farinha
450 ml de leite
1 atado de aromáticas - usei cebolinho+louro+alecrim
sal e pimenta q.b.

Confeção
Limpe bem a peça de carne dos tendões e gordura em excesso e tempere com sal e pimenta. Aqueça um tacho largo com o azeite e a margarina e doure a peça de carne de todos os lados, por cerca de 6 minutos. Durante este tempo, pique finamente todos os vegetais e o alho. Retire a carne e deite os vegetais e o alho no tacho e refogue em lume brando, até caramelizar. Junte então a farinha e deixe cozinhar mais um minuto. Adicione o leite e o atado de aromáticas e deixe levantar fervura, volte a colocar a peça de carne e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 1hora, virando a carne de vez em quando. Retire a carne e passe o molho com a varinha. Corte a carne em fatias e sirva com o molho por cima.

Bom apetite!

6.18.2013

Cheesecake Cookies

Mais um mês de desafio "Vamos fazer Bolachas" do Blog da Manuela - Cravo e Canela.

Este mês, o desafio era fazer bolachas para as crianças da família. Eu não tenho crianças, mas tenho o meu adolescente que é conhecido entre os amigos como o Monstro das Bolachas, imagine-se! Escolhemos a receita juntos e foram feitas a dois, a seguir a um dia de praia.  

Perfeito! Tão perfeito quanto as ditas bolachas, uma receita adaptada da revista n.º 217 "Saberes e Sabores" aprovadíssima!


Ingredientes
150g de margarina
150g de açúcar
125g de açúcar mascavado
200g de queijo em creme para barrar (usei light)
raspa de 1 limão
60g de passas 
1 ovo
260g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicabornato de sódio

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Bata em creme a margarina à temperatura ambiente. Junte os açúcares e bata. Junte o queijo creme e a raspa de limão e volte a bater para misturar, incorporando o ovo no final. 
Noutra taça, misture a farinha, as passas, o fermento e o bicabornato. Retire da batedeira, adicione a mistura de farinha e misture com uma espátula. Deite colheradas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno até dourar. 


Bom apetite!

6.17.2013

Tarteletes de cogumelos com roquefort

Depois de ver as maravilhosas tulipas com massa de empanadas da nossa Mamã aventureira (se não conhecem o blog, aconselho vivamente... é uma delícia atrás de outra!), fui procurar uma massa semelhante, pré-feita, no nosso mercado. Descobri uma massa da Buitoni, comgelada - Massa fina para doces e salgados, que, ainda por cima, tem só 60 calorias cada porção! Não é igual, mas a massa é deliciosa... crocante, estaladiça e prática, fiquei fã! 

Serviu de refeição sem carne para mais uma segunda feira vegetariana, com uma salada de folhas verdes, maçã e nozes e vinagreta de mel, que já conhecem daqui.


Ingredientes
(para 6 tarteletes)
6 folhas de massa fina para doces e salgados
3 cogumelos portobelo
3 colheres de sopa de queijo creme para barrar light
2 colheres de mozarella light ralado
1 colher de sopa de queijo roquefort
1 chalota
1 fio de azeite
1/2 cálice de vinho do Porto
sal e pimenta

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Forre 6 formas de talteletes com as folhas de massa, sem tirar o papel vegetal e leve ao forno 10m para cozer um pouco a massa. Entretanto, leve uma frigideira ao lume com 1 fio de azeite e refogue a chalota picada. Junte os cogumelos laminados, tempere de sal e pimenta e deite o vinho. Deixe cozinhar até evaporar. Desligue e deixe arrefecer. Numa tacinha, misture os queijos e junte os cogumelos. Deite uma colher do recheio em cada tartelete e leve ao forno a gratinar e cozinhar (mais cerca de 10m). 

Bom apetite!

6.16.2013

Bolo de Aniversário

Gosto de fazer bolos de aniversário para as pessoas que amo. Gosto de os fazer em camadas, demorados, com cremes e recheios para serem uma surpresa também por dentro. Para a minha mãe, que é pouco gulosa e gosta de sabores mais frescos, escolhi chocolate branco e (muitos) frutos vermelhos, com doce de ovos entre camadas. Usei 2 bolos, cortados a meio: bolo de claras (para usar as claras que sobraram do doce de ovos) e bolo de chocolate branco (receita daqui)

Ficou delicioso! Não consegui tirar uma fotografia do interior, já na festa... mas estava bonitinho também por dentro!


Ingredientes
100g de cada de mirtilhos, amoras e framboesas
250g de morangos
2 caixas de palitos com chocolate branco 
Bolo de Claras  8 claras
200g de açúcar
200g de farinha trigo com fermento
1 colher chá de fermento em pó
100g de margarina

Bolo de chocolate branco
90 g de margarina amolecida
135 g de açúcar
3 ovos
100 ml de leite (75 ml + 25 ml)
135 g de farinha
1 colher chá de fermento em pó
1 piatada de sal
100 g de chocolate branco, picado


Doce de ovos
8 gemas
250g de açúcar
250ml de água

Creme de mascarpone e chocolate branco
1 embalagem de mascarpone
100ml de natas 
150g de chocolate branco
3 colheres de sopa de açúcar em pó


Confeção

Bolo de Claras 
Pré-aqueça o forno a 180º
Bata as claras até começarem a ficar em espume e vá adicionando o açúcar aos poucos para obter um merengue firme. Junte a farinha e o fermento e bata mais um pouco. No fim, envolva a margarina derretida e arrefecida. Unte uma forma com manteiga e polvilhada com farinha e leve a cozer por cerca de 30m.

Bolo de chocolate branco
Bata as claras em castelo com 1 pitada de sal. Reserve.

Bata a margarina com o açúcar até obter um creme leve e esbranquiçado. Junte as gemas, uma de cada vez, batendo bem entre cada adição. Junte agora os 75 ml de leite e bata novamente. Finalmente, adicione a farinha e o fermento e bata. Derreta o chocolate com restante leite no micro-ondas. Envolva, com uma espátula, as claras em castelo na massa e finalmente o chocolate. Leve ao forno durante cerca de 30m.


Doce de ovos
Num tacho, leve ao lume a água com o açúcar e ferva até obter ponto de pérola (Quando levanta a colher de pau, forma uma gota tipo pérola). Apague o lume. Bata as gemas numa tacinha e junte algumas colheres do ponto de açúcar, para aquecer as gemas. Sempre a bater, junte lentamente as gemas ao ponto e leve ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar.
 
Creme de mascarpone com chocolate branco
Derreta o chocolate com as natas no micro-ondas e mexa. Deixe arrefecer. Bata o mascarpone com o açúcar e misture o chocolate.

Montagem do bolo
Corte cada bolo ao meio, ficando com 4 camadas. Lave e arranje as frutas. Num prato de servir, coloque uma das camadas do bolo de claras, recheie com doce de ovos e algumas frutas. Coloque uma camada do bolo de chocolate e recheie com doce de ovos e frutas. Repita o processo, ficando com 4 camadas. Cubra todo o bolo com o creme de mascarpone. Rodeie o bolo com os palitos e prenda com uma fita. Termine com frutas inteiras por cima.

Bom apetite!

6.15.2013

Gambas ao alhinho

Um fim de semana com bom tempo pede mesmo uns petiscos para serem saboreados ao ar livre... estas gambas são, pelo menos para mim, um "clássico" dos petiscos de Verão. E, para além de tudo, super rápidas, para aproveitar o tempo para disfrutar da família e amigos! 

A acompanhar com pão torrado e uma cerveja bem gelada! 


Ingredientes
400g de miolo de camarão gigante
2 dentes de alho
1 malagueta picada
1 colher de chá de pimentão doce
sal
azeite 

Confeção
Aqueça uma frigideira com azeite. Pique os alhos e leve a fritar, sem deixar ganhar cor. Junte a malagueta picada (se gostar menos de picante, retire as sementes) e o pimentão doce. Junte o miolo de camarão, tempere de sal e deixe cozinhar cerca de 3 minutos. Sirva de imediato.

Bom apetite!

6.14.2013

Penne com frango e azeitonas

Massinha de frango é daquelas comidas que o filhote adora! E eu faço-lhe a vontade... vou modificando aqui e ali e, desta vez, a receita ganhou mais uns "pozinhos" e azeitonas. Já no final, resolvi trocar-lhe a massa. Foi aprovadíssima com um "Mãe, esta versão também é muita boa!" :)


Ingredientes
(para 3 pessoas)
300g de massa penne riscado
3 peitos de frango
1 cebola roxa
2 tomates maduros
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 chávena de vinho branco
1/2 chávena de azeitonas verdes descaroçadas
1 litro de caldo de galinha
Azeite
Sal
Pimenta
1 colher de chá de pimentão doce em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
Cebolinho fresco para salpicar 

Confeção
Corte o frango em pedaços e tempere  com sal e pimenta. Num tacho, deite azeite e refogue a cebola roxa picada. Junte as especiarias e deixe amolecer a cebola. Adicione então os tomates pelados e cortados em cubos, o concentrado de tomate e o vinho branco, deixe levantar fervura e junte o frango e as azeitonas. Tape e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 20m. Vá vigiando para não secar, se isso acontecer, junte água. 
Quando a carne estiver cozinhada, adicione cerca de 1 litro de caldo de galinha pré-aquecido (usei caseiro que tenho congelado e aqueci no micro-ondas). Deixe levantar fervura, adicione a massa e deixe cozinhar. Se necessário, acrescente mais água durante a cozedura da massa. Sirva salpicado com cebolinho fresco picado.

Bom apetite!

6.13.2013

Mini fritattas com fiambre e espargos

Esta é daquelas receitas que faço com frequência, com ingredientes variados. É perfeita para levar na marmita para o emprego, é leve e rápida e muito saborosa! Deixo-vos uma versão que fiz com fiambre e que ficou tão bonitinha que decidi partilhar.



Ingredientes
(para 6 mini fritattas)
A receita base é:
3 ovos
1 colher de sopa de queijo creme para barrar light
1 colher de sopa de queijo ralado (usei mozzarella light)
Ervas a gosto picadas (usei cebolinho)
Sal
Pimenta
Depois, é juntar outros sabores a gosto, legumes, atum, sobras de frango, chouriço... Neste caso, levou:
1 fio de azeite
1 chalota pequena
2 espargos 
6 fatias de fiambre para a base + 1 colher de fiambre em cubinhos
1/2 colher de sopa de queijo parmesão para salpicar 


Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Forre as formas de queque com as fatias de fiambre. Se forem de silicone não é preciso, mas se forem de alumínio, pincele antes com azeite. 
Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a chalota picada e adicione os espargos cortados em pedacinhos. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até os espargos estarem tenros. Deixe arrefecer um pouco. Entretanto, numa taça, bata os ovos até fazerem espuma com sal e pimenta. Junte o queijo creme e bata, depois, o queijo mozzarella ralado e o fiambre em cubos e envolva. Junte o refogado dos espargos. Coloque a mistura de ovos nas formas forradas, termine com cebolinho picado e o parmesão por cima. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até alourar. Sirva com uma salada.








 









Bom apetite!

6.12.2013

Tiras de peru com iogurte

Uma versão do strogonoff tão, mas tão alterada, que nem tive coragem para usar esse nome! :D 
Esta semana tivemos uns dias a 2 (eu e o filho), já que o marido andou em viagem, portanto, houve dificuldade em coordenar comidas que dêem para a minha dieta e para alimentar um adolescente! A maioria das refeições foram mesmo para o adolescente e eu comi uma salada rápida, mas esta deu para os dois! Para mim, com ervilhas tortas (adooooro), para ele com arroz!


Ingredientes
(para 2 pessoas)
3 bifes de peru
Sal
Pimenta
Azeite
1 chalota
3 cogumelos portobello 
1/2 cálice de vinho do porto
1 colher de chá de paprika 
1 colher de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de iogurte grego
leite q.b.

Confeção
Corte os bifes em tiras e tempere com sal e pimenta. Corte os cogumelos em lâminas. Pique a chalota. Numa frigideira com um fio de azeite, frite a chalota até amolecer. Junte os cogumelos e deixe "suar" um pouco. Tempere com sal e pimenta. Junte as tirinhas de peru e sele a carne, adicione o vinho e deixe cozinhar até evaporar. Numa taça, misture o iogurte, a paprika, o ketchup e um pouco de leite para diluir o iogurte. Junte o molho à carne e mexa até levantar fervura. 

Sirva com arroz branco ou legumes a gosto cozidos a vapor.

Bom apetite!

6.11.2013

Iogurte grego caseiro

Já faço iogurtes, sem iogurteira, há algum tempo, como podem ver aqui. O leite que sempre usei era meio gordo, leite corrente. Há dias disseram-me para usar leite fresco, tipo Ucal e gordo para ficar com um iogurte "tipo" grego. Fica uma delícia! O sabor é tal e qual o do iogurte grego e, para ficar com a mesma textura cremosa, é deixá-lo escorrer o soro. Aprovadíssimo!


Ingredientes
1 litro de leite fresco (usei da Ucal) gordo
1 iogurte natural 
3 colheres de açúcar

Confeção 
Ferva o leite e apague. Deixe arrefecer até suportar a temperatura na mão. Junte numa taça 1 iogurte natural e 3 colheres de sopa de açúcar. Junte ao leite aquecido e misture bem. Deite numa taça de vidro ou loiça, coloque a taça numa panela grande aquecida, tape com um pano e mantenha em local aquecido (eu aqueço o forno, apago-o e deixo a panela lá dentro), durante 8h.

No final deste tempo, prepare um passador com um pano limpo e deite o iogurte. Coloque o passador numa taça, de forma a que não esteja apoiado no fundo e deixe escorrer o soro, no frigorífico, por uns 30 minutos. Encha potes de iogurte ou um frasco com tampa. Mantenha no frigorífico até 10 dias. 

Bom apetite!
 

6.09.2013

Summer fruit galette

Foi mais um desafio do grupo Dorie às 6.ªs! A melhor descrição que posso dar desta galette é: experimentem. A sério... é obrigatório! 
:D

Servi ainda morna, com gelado de nata.


Ingredientes
  • Para a massa
    • 1 1/2 chávenas de farinha
    • 2 colheres de sopa de açúcar
    • 3/4 colher de chá de sal
    • 150g de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos pequenos
    • 1/4 chávena de água gelada
  • Para o recheio
    • 2-3 colheres sopa de doce de frutos vermelhos
    • 2 colheres sopa de bolacha triturada
    • 250g de morangos
    • açúcar granulado para polvilhar
  • Para o creme
    • 3 colheres sopa de manteiga sem sal, derretida e fria
    • 1/3 medida de açúcar
    • 1 ovo grande
    • 1/4 colher chá de extracto de baunilha
    • açúcar em pó para polvilhar


            Confeção
            Comece por fazer a massa: Misture os secos. Junte a manteiga bem fria (eu deixei umas 2 horas no congelador) cortada em cubinhos e incorpore, sem mexer demais (ficam umas "bolsas" de manteiga). Vá acrescentando a água aos poucos até ficar moldável. Estenda a massa num círculo  sobre papel vegetal e leve ao frio 30 minutos. 

            Pré-aqueça o forno a 200º.
            Sem tirar o papel vegetal, recheie a galette: Lave os morangos e corte-os ao meio se forem grandes. No centro da massa, espalhe o doce e a bolacha triturada e coloque os morangos em cima. Dobre a massa sobre os morangos, pincele com àgua e polvilhe o açúcar na massa. Leve ao forno por 25 minutos. 

            Entretanro, faça o creme com um batedor de varas, bata a manteiga derretida, o açúcar, o ovo e a baunilha numa tigela. Reserve.

            Retire o tabuleiro do forno (deixando-o ligado) e cuidadosamente verta o creme sobre a fruta. Dependendo da quantidade de sumo que tiver acumulado e do espaço que houver, pode não conseguir usar todo o creme. Não se preocupe, mesmo 2 colheres de sopa já conseguem o efeito pretendido. Deite o máximo de creme que conseguir e leve o tabuleiro novamente ao forno.

            Asse por mais 12-15 minutos ou até que o creme solidifique - se abanar levemente o tabuleiro, o creme não deve tremer.

            Cuidadosamente, transfira a galette do tabuleiro para uma grade para arrefecer completamente. Pode servi-la morna ou à temperatura ambiente. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir.

            Bom apetite!


            6.07.2013

            Recheio de sapateira

            Que me perdoem os fãs do tempo frio, mas não há nada como dias quentes! Os dias prolongam-se pela noite dentro, o sol torna tudo mais bonito e as pessoas andam mais leves... Cá por casa, gostamos muito dos petiscos de  verão e hoje trago-vos mais um petisco para saborear de preferência no quintal - ou no terraço, ou mesmo na varanda! Completámos com umas gambas cozida, para uma mariscada caseira.

            Uma sugestão para este fim de semana longo!



            Ingredientes
            1 Sapateira com cerca de  800g  (usei congelada, já cozida)
            4 colheres de sopa cerveja preta
            1 colher de sobremesa de mostarda
             
            1 colher de sopa de maionese
            2 ovos cozidos
            1 colher  de sopa de pickles

            1 colher de sopa de pão ralado
            1 colher de sobremesa de molho Inglês 


            ConfeçãoAbra a sapateira e retire todo o conteúdo da carcaça. Deite fora todas as partes não comestíveis e reserve as ovas e o conteúdo da carcaça. Eu adiciono também a carne das pernas, deixo apenas as pinças. Pique os pickles e os ovos cozidos finamente. Adicione os restantes ingredientes e misture tudo. deite o  preparado na carcaça da  sapateira e leve ao frigorífico pelo menos por 30 minutos. 

            Sirva  com tostas e pão torrado.

            Bom apetite!

            6.06.2013

            Bifes de peru com molho de ervas, alho e limão

            Uns bifes de peru que eram para  ser servidos grelhados, só com salada (dieta clássica!), mas "ganharam" um molho tipo pesto de ervas, limão e alho e ficaram tão bons, que tive de partilhar! Simples,  rápido e muito saboroso!


            Ingredientes
            Bifes de peru
            Sal
            Pimenta
            Sumo de 1/2 limão

            Para o molho:
            Raspa de 1 limão
            2 colheres de sopa de ervas frescas (usei uma mistura de manjericão, salsa e cebolinho)
            1 dente de alho
            5 amêndoas
            2 colheres de sopa de azeite
            sal
            pimenta

            Confeção 
            Tempere os bifes com sal, pimenta e sumo de limão. Grelhe os bifes na chapa, cerca de 3 minutos de cada lado. Reserve. 
            Num liquidificador, deite todos os ingredientes do molho e triture. Sirva os bifes com uma colher de  molho em cima de  cada um e uma salada temperada com azeite e limão. 

            Bom apetite!

            6.05.2013

            Arroz de polvo à marinheira e o sabor a Verão

            Há pratos que associamos a uma altura da vida... este  arroz de polvo tem este nome porque era assim chamado num restaurante de praia em Santa Cruz, onde costumava ir. Há uns anos, voltei lá e o restaurante (acho que se chamava o Max) tinha fechado e, com ele, lá se foi o  arroz à marinheira, que era delicioso. Esta receita é uma tentativa de reproduzir um prato que, para mim, será sempre sinónimo de Verão.

            E com esta receita participo no desafio do blog Salpicos Doces, que, para  comemorar  o seu 2.º aniversário, nos desafiou a fazer um prato com arroz Bom Sucesso que nos transporte para uma estação do ano.


            Ingredientes
            1 polvo com cerca de 800g
            louro
            1 cebola
            1 embalagem de miolo de camarão gigante
            2 chávenas e meia de arroz agulha Bom Sucesso
            2 tomates
            1 cebola
            Azeite
            1 litro de caldo de camarão (usei caseiro)
            1 litro da água de  cozer o polvo
            1 ramo de salsa picada
            sal
            Pimenta
            1 malagueta secas picadas

            Confeção
            Encha uma panela com água, 1 cebola inteira por descascar e umas folhas de louro e faça levantar fervura. Coloque o polvo e deixe cozer por cerca de 20 minutos. Retire o polvo, corte em pedaços e reserve. Reserve também 1 litro da água. 
            Num tacho, deite um fio de azeite e  faça um refogado com a cebola picada, o tomate pelado e partido em pedaços e a malagueta picadas. Adicione o arroz e o vinho branco e deixe evaporar, mexendo sempre. Junte o caldo de camarão e metade da água de cozer o polvo, sal e pimenta e deixe cozinhar o arroz, acrescentando o resto da água conforme necessário e se gostar do arroz mais ou menos malandrinho. Quando o arroz estiver  quase cozido, junte o camarão. Salpique a salsa picada assim que apagar o lume.

            Bom apetite!

            6.03.2013

            Tarte de Cogumelos e Gruyere

            Esta tarte é simples e deliciosa! Pode ser servida como entrada ou servir de refeição mais leve, como foi o caso. Foi servida com este chutney e uma salada. 

            Esta, vou levar ao lanchinho da nossa querida Margarida, do Blog Tachos Vs Panelas, que comemora 2 anos de blog, 2 anos a saudar-nos como "gente mais linda do mundo e arredores!!", a semear boa disposição. 



            Ingredientes
            1 placa  de massa folhada fresca
            1 embalagem de cogumelos portobello
            1 chávena de queijo Gruyere ralado
            1 chalota
            azeite
            1 cálice de vinho do Porto
            1 colher de sopa de tomilho
            sal
            pimenta

            Confeção
            Pré-aqueça o forno a 180º. Estenda a massa folhada e faça um corte superficial na massa, à volta, criando uma borda com cerca de 2 cm (o objetivo é marcar a massa, sem cortar completamente). No centro, pique a massa com um garfo. Leve ao forno até começar a dourar. 
            Entretanto, numa frigideira, deite um fio de azeite  e a chalota picada. Adicione os cogumelos fatiados e deixe cozinhar, tempere com sal e pimenta. Adicione o vinho e cozinhe até evaporar. 
            Coloque os cogumelos e o queijo ralado, sapique com as folhas de tomilho e leve ao forno novamente a gratinar.

            Bom apetite!


            Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...