7.31.2013

Calamares rápidos com molho de iogurte e alho

No Verão é só disto que me apetece: petiscos, saladas, refeições descontraídas, para comer sem pressas e entre conversas... Estes calamares são adaptados do livro da Nigella Lawson - Na cozinha com Nigella. Acompanhei com molho de iogurte e alho e uma salada mista. 



Ingredientes
500g de lulas limpas
4 colheres de sopa de sêmola de milho
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de colorau
óleo para fritar

para o molho:
1 chávena de iogurte natural
2 colheres de sopa de salsa picada
sumo de 1/2 limão
sal
1 dente de alho esmagado

Confeção
Misture o sal, colorau, farinha e sêmola de milho num saco limpo de congelação. Corte o corpo das lulas em anéis de cerca de 1 cm e coloque os anéis e as cabeças das lulas no saco. Feche e sacuda o saco, envolvendo as lulas. Aqueça uma frigideira com o óleo e frite as lulas por cerca de 2m ou até ficarem douradas. Escorra em papel absorvente.

Para o molho de iogurte, misture todos os ingredientes.

Bom apetite!    

7.30.2013

Frango Tandoori com arroz aromático de coco e cardamomo

Durante as férias descobri a Tiger, uma loja com vários produtos para a casa e uma secção de especiarias muito variada e a preços fantásticos! Claro está que o meu cesto veio cheio de especiarias e misturas de chás e ervas! Esta versão mais prática da receita de forno clássica de tandoori, com a mistura da Tiger de Tandoori Massala, é rápida e muito, muito, aromática.


Ingredientes
2 peitos de frango grandes
sal
pimenta
sumo de 1 limão
1 iogurte natural
2 colheres de sopa de mistura de especiarias tandoori massala

Para o arroz:
1 lata de leite de coco light

1 medida da lata de água
1 medida da lata de arroz thai (ou basmati)
3 sementes de cardamomo
sal

Confeção
Abra os peitos de frango ao meio e tempere de sal. Misture o iogurte, o sumo de limão e a mistura de tandoori massala e envolva o frango nessa mistura. Deixe tomar gosto pelo menos 30m. 
Numa frigideira antiaderente, cozinhe os pedaços de frango cerca de 4m de cada lado. 

Para o arroz, leve ao lume os liquidos com sal e as sementes de cardamomo. Quando começar a ferver, deite o arroz e deixe cozinhar. 

Sirva o arroz com o frango cortado em fatias e coentros picados. 

Bom apetite!



 

7.29.2013

Tortelini com pesto vermelho

Voltar às rotinas é preciso! Ao trabalho, aos horários, largar o chinelo no pé, o cheiro do mar... Uma das rotinas cá de casa são estas refeições semanais vegetarianas, que mantivemos em férias! Neste prato, o grande heroi é o molho pesto vermelho. Delicioso! 


Ingredientes
300g de tortelini frescos recheados com espinafres e ricota
1 mão cheia de tomate seco hidratado em água morna por 10m (ou tomate seco em azeite)
1 chávena de manjericão 
1 dente de alho
1/2 chávena de queijo parmesão ralado + queijo para polvilhar
1/2 chávena de cajus
sal
pimenta
azeite

Preparação
Cozer a massa em água com sal, seguindo as instruções da embalagem.
No liquidificador, colocar o tomate seco e os restantes ingredientes, exceto o azeite. Pulsar até desfazer os ingredientes, ir juntando azeite para obter uma consistência de molho pesto. 
Envolver a massa quente no molho e servir polvilhado de queijo parmesão.

Bom apetite! 

7.28.2013

O melhor bolo de maçã do mundo?

Descobri esta receita há muito tempo, muito antes de ter blog, num dos blogs que gosto de seguir - o The Cookie Shop. Não sei se é, de facto, o melhor bolo de maçã do mundo, mas é muito, muito bom! Fica uma massa molhada, aromática, com uma crosta crocante. Delicioso! 


Ingredientes
1 chávena de óleo vegetal
3 chávenas de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2
chávenas de açúcar
3 ovos
3 a 4 maçãs (usei gala), descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos


Confeção
Pré-aqueça o forno a 180°. Forre com papel vegetal uma forma redonda de 25cm.
Peneira numa tigela grande a farinha, canela, bicarbonato e sal. Misture bem e reserve. Noutra tigela, junte o óleo, os ovos e o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme amarelo claro. Mude para velocidade média e vá acrescentando a mistura de secos gradualmente, reserve 2 colheres de sopa da farinha. Junte as maçãs em pedaços com as 2 colheres de sopa de farinha e envolva na massa, com uma espátula. Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca 50m.

Deixe arrefecer, desenforme e salpique açúcar em pó antes de servir.

Bom apetite!

7.27.2013

Piza enrolada de frango

Esta piza fica excelente!  Fica "gulosa" como a piza "normal", mas bem estaladiça. Esta foi feita com aproveitamento de sobras de frango assado, para mais um jantar rápido de férias! É fantástica para levar na lancheira para um passeio ou um dia na praia, como alternativa às sandes. 


Ingredientes
1 base de massa de piza fresca
1 e meia chávena de sobras de frango assado desfiado
2 colheres de sopa de molho de tomate
1 chávena de queijo mozarela ralado

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Abra a placa de massa, barre com o molho de tomate, coloque o queijo e o frango pela base, como para a piza normal. Com cuidado, enrole a piza, como uma torta. Sele as pontas com a massa e leve ao forno durante cerca de 15m ou até dourar. 

Bom apetite!      

Blog recomendado pelo 24Kitchen

Já repararam no "selo" que aparece aqui no Blog no canto superior esquerdo? Pois é... este meu cantinho é um blog recomendado pelo canal 24Kitchen Portugal! :)
Fiquei muito feliz por este canal que gosto tanto de ver ter considerado que o meu blog se enquadra no espírito deste projeto, ao lado de outros Blogs que tanto admiro! 


Para mais informações visitem 24kitchen.pt


7.26.2013

Petisco de Halloumi (Halloumi Bites)

O regresso de férias com um petisco da Nigella Lawson! Estes pedacinhos de queijo halloumi grelhados e temperados com azeite, lima e alho ficam ótimos! Perfeitos para os jantares mais demorados de Verão, fazem uma entrada leve e rápida, cheia de sabor.

Receita do livro Na Cozinha com Nigella



Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite azomatizado com alho (aqueça o azeite com um dente de alho esmagado e retire o alho)
1 colheres de sopa de sumo de lima
pimenta
2 colheres de sopa de salsa picada
1 queijo halloumi

Confeção
Misture o azeite, sumo, pimenta e salsa num prato grande raso. Corte o halloumi drenado em fatias de cerca de 5mm e, de seguida, corte cada fatia ao meio novamente. Aqueça uma frigideira com base pesada e grelhe as fatias de queijo, em lotes, até dourar de ambos os lados - cerca de um ou dois minutos. Coloque o halloumi no prato raso contendo os outros ingredientes e misture com delicadeza. Sirva morno ou frio.

Bom apetite!

7.13.2013

Cozinha em pausa para férias

Nas próximas 2 semanas estamos de férias, a aproveitar a família, o mar, o sol, a areia, os petiscos... 
Voltaremos de baterias carregadas, a partir de 26 de julho. :D

Sejam felizes!

7.12.2013

Salada de massa, frango e brócolos com molho pesto cremoso

Ia fazer uma massa com pesto e uns bifes de frango grelhados para o jantar, mas o calor e a vontade de comida fria ditou esta salada, com os mesmo ingredientes. E soube mesmo bem esta salada fresca de massa!
Com este prato, participo no desafio deste mês do Desafio da Tertúlia da Susy - A Escolha do Ingrediente - é uma receita com frango, ingrediente escolhido pelo Blog anfitrião de julho - Prazeres Saudáveis.



Ingredientes
300g de massa curta à escolha
2 peitos de frango
sal, pimenta
azeite
2 dentes de alho
sumo de 1/2 limão
8 floretes de brócolos
4 colheres de sopa de molho pesto (usei caseiro
1/2 chávena de iogurte natural

Confeção
Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem. Corte os floretes de brócolos em fatias finas e ferva-os por cerca de 2m, para ficarem al dente. Escorrer a massa, juntar os brócolos, passar por água fria e refrigerar. 
Entretanto, abra os peitos de frango em borboleta, para facilitar a cozedura, ou corte bifes. Tempere com sal, pimenta, sumo de limão e os alhos esmagados e leve a uma frigideira quente com um fio de azeite, cerca de 4m de cada lado. Retire, deixe arrefecer um pouco e corte em pedaços para juntar à massa. 
Para o molho é só misturar o iogurte e o molho pesto. Envolva a massa com o molho e refrigere um pouco. O ideal é fazer com antecedência para deixar cerca de 30m no frigorífico.

Bom apetite!

7.11.2013

Overnight Oats com baunilha e sementes chia

Já ouviram falar das "overnight oats"? Uma amiga e colega de trabalho enviou-me uns links com estas receitas e tive de experimentar! Uma tradução assim muito, muito livre será um género de aveia pernoitada. É, basicamente, um preparado rápido de aveia com leite, adoçada com mel e aromatizada com canela ou chocolate, se quisermos, que se deixa durante a noite no frigorífico e, no dia seguinte, temos o pequeno almoço pronto! Pode juntar-se nozes, frutas, iogurte... há uma imensidão de receitas pela internet com muitas (e lindas) sugestões. - Vejam, por exemplo, aqui.

Ingredientes
3 colheres de sopa de aveia
1/2 chávena de leite (podem substituir por leite de soja)
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de chá de mel


Confeção
Juntar todos os ingredientes e deixar no frigorífico durante a noite. De manhã, está pronto, fresco e delicioso!
Na altura de servir, juntei:
2 colheres de sopa de granola
3 colheres de sopa de iogurte natural
algumas cerejas (ou outra fruta a gosto)

Bom apetite!
 
 

7.10.2013

Arroz caribenho

Vi esta sugestão de relance no canal 24 kitchen, nem fixei o programa. Um arroz com manga? Com estes dias quentes, pareceu-me bem refrescante! Devo dizer que não foi consensual cá por casa: o filho e o marido gostaram muito do arroz, mas não da manga misturada, já eu, adorei! É, de qualquer forma, um prato leve, prático e muito saboroso, a repetir! 

Levo esta receita ao passatempo para celebrar os 1000 Gostos do Blog Cozinharsem lactose, que nos desafiou a fazer uma receita sem lactose e que usasse um ingrediente de forma inusitada. Se não conhecem o Blog, aconselho a visita, está recheado de receitas saudáveis, sem lactose e deliciosas!


Ingredientes
2 chávenas de arroz carolino
1/2 chouriço de carne
1 cebola roxa
1 dente de alho
1 chávena de vinho branco
1 litro de caldo de galinha
1 limão
1 chávena de milho doce
2 lombinhos de salmão
1 manga
Coentros
Azeite
Sal
Pimenta
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de cominhos em pó

Confeção
Ferva o caldo de galinha com 1 limão cortado em rodelas. 
Num tacho largo, deitar um fio de azeite e refogar a cebola roxa. Juntar o alho e o chouriço sem pele e cortado em rodelas, o pimentão e os cominhos e deixar cozinhar um pouco, para o chouriço libertar a gordura e o sabor. Adicionar o arroz e fritar um pouco. Junte o caldo aromatizado com o limão e temperar com sal e pimenta. Deixe cozinhar o arroz, al dente. Quando o arroz estiver no ponto, juntar o salmão cortado em cubos e o milho. Apagar o lume (o salmão vai cozinhar apenas com o calor residual). Na hora de servir, juntar a manga cortada em cubos não muito pequenos, para não se desfazer e coentros picados. Envolva e sirva com uma salada de folhas verdes.

Bom apetite!

7.09.2013

Salada de Verão

Esta salada ficou tão fresca e leve, que foi assim batizada: salada de Verão! 
Foi daquelas saladas em que fui juntando ingredientes à medida do que me ia apetecendo, sem planos e devo dizer que resultou muito, muito bem.


Ingredientes
(para 2 pessoas, como prato principal ou para 4, como entrada)
1 embalagem de salada de folhas verdes (usei mistura de alfaces e rúcula)
2 pêssegos paraguaios
1/2 chávena de queijo feta
6 fatias finas de presunto 
2 colheres de sopa de amêndoa laminada

Para o vinagrete:
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sopa de vinagre de cidra
3 colheres de sopa de azeite


Confeção
Num prato ou travessa, disponha as folhas. Coloque por cima o presunto, o queijo feta desfeito com as mãos, os pêssegos lavados e cortados em pedaços (pode tirar a casca, eu prefiro com) e salpique com as amêndoas laminadas previamente tostadas numa frigireira ao lume, sem gordura. 
Tempere com o vinagrete de mel: dissolva o mel com o vinagre e junte o azeite, mexendo bem.

Bom apetite!

7.08.2013

Pastelinhos de feta e doce de cebola

Mais uma segunda feira... prometo não me queixar das próximas 3 segundas feiras, mas esta, esta custa mesmo muito! Um calor insuportável e aquela sensação de cansaço que se intensifica nos últimos dias antes de irmos de férias, acrescido de uma semana que promete ser cheia de trabalho para deixar tudo em ordem... Para animar, deixo-vos uns pastelinhos que fizeram mais uma refeição leve cá por casa. Sem carne, rápidos e simples, porque é segunda feira!

 

Ingredientes
8 folhas de massa para doces e salgados congelada
1/2 queijo feta
8 colheres de chá de doce de cebola

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Descongele a massa e disponha umas fatias de queijo numa das metades da massa, com uma colher de doce de cebola. Feche a massa, pressionando bem, de forma a que os pastelinhos não se abram no forno. Leve ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, por cerca de 10 minutos. Sirva com uma salada mista. 

Bom apetite!

7.07.2013

Brownies com caramelo

Apesar de estar um calor imenso, cá em casa, acendeu-se o forno para fazer estes brownies para os lanches do fim de semana! E garanto-vos que merecem o esforço! Usei um resto deste caramelo que estava a precisar de ser usado e ficou uma verdadeira tentação!



Ingredientes
200g chocolate
150g margarina
4 ovos
300g açúcar
100gr farinha + 1 colher sopa
1 chávena de caramelo


Confeção
Pré-aquecer o forno a 180º. 
Derreter 170g de chocolate com a margarina. Entretanto, bater os ovos inteiros com o açúcar. Juntar a mistura de chocolate e misturar. De seguida, juntar a farinha e envolver. Partir o restante chocolate em pedacinhos pequenos. Envolver o chocolate partido em 2 colheres de sopa de farinha, para que não vão ao fundo e juntar à massa do bolo. 


Colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deitar o caramelo em fio por cima e misturar levemente na massa com um garfo. Levar ao forno cerca de 20m. 




Bom apetite!

7.06.2013

Kebabs à Grega com molho de iogurte

Continuam as refeições ao fresco, no terraço, com grelhados feitos com o grelhador na rua, para aquecer o menos possível a casa! Estes Kebabs são apetitosos, rápidos e muito saborosos! E, como cá em casa, ninguém quer comer de faca e garfo com este calor, servi com pão tipo pita, molho de iogurte e salada, para um petisco mais leve.
  

Ingredientes
(para 6 kebabs)
500g de carne de vaca picada
1/2 chávena de queijo feta esmigalhado
Coentros picados
1 pedaço de gengibre ralado
sal
pimenta
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de azeite
raspa de 1/2 limão 

Para o molho de iogurte
1 iogurte grego natural
Sumo de 1/2 limão
1 colher de azeite
raspa de 1/2 limão
sal
pimenta
coentros picados

Confeção  
Numa taça, junte todos os ingredientes para os kebabs e misture bem. Divida a mistura em 6 porções iguais e molde os kebabs nos espetos. Pincele os kebabs com azeite e leve ao grelhador por cerca de 15m, virando os espetos para cozinhar de todos os lados.

Para o molho de iogurte, misturar bem todos os ingredientes.

Bom apetite!

7.05.2013

Salada de Camarão e Abacate

Com este calor, só apetecem saladas, gelados e refrescos! Os jantares leves e frescos fazem-se no terraço e convidam à conversa , até o sol desaparecer... Gosto tanto do Verão! :)


Ingredientes
Para 2 pessoas
400g de camarão cozido e descascado
1 abacate
1/2 pacote de salada de folhas verdes
azeite
vinagre
Molho rosa:
1 iogurte grego natural
2 colheres de ketchup
1 colher de sopa de azeite
sal
pimenta
1 colher de sopa de limão

Confeção
Dispor as folhas de salada temperadas com um pouco de azeite e vinagre numa travessa. Arranjar o abacate - Cortar ao meio, retirar o caroço e a casca e cortar em fatias. Dispor as fatias por cima da salada, bem como os camarões cozidos e descascados. 
Para o iogurte, misturar bem todos os ingredientes.
Servir com o molho rosa de iogurte. 

Bom apetite! 

7.03.2013

Pataniscas de peixe e curgete com molho de iogurte

Cá em casa não se desperdiça comida... mas também há que contar que os meus dois homens não gostam muito de comida aquecida, o que "obriga" a um reaproveitamento com "reciclagem" dos alimentos! 
Estas pataniscas serviram para aproveitar sobras dos lombos de pescada com molho de maracujá.



Ingredientes
2 lombos de pescada cozinhada e desfeita em lascas
1 curgete ralada
1 chalota pequena picada finamente
2 ovos
3 colheres de sopa de farinha
sal
pimenta
salsa picada
1 fio de azeite

Para o molho de iogurte:
1 iogurte natural (usei caseiro)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de café de alho em pó
sal
pimenta
salsa picada

Confeção
Numa taça, junte a pescada  a curgete, a chalota picada e a salsa picada. Adicione 2 ovos ligeiramente batidos e a farinha e bata tudo, a formar uma massa com a consistência de panquecas. Se for necessário, adicione umas colheres de leite. Tempere a gosto com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e deite colheradas da massa de peixe. Deixe lourar de um lado e vire. Proceda do mesmo modo até acabar a massa. 

Para o molho, junte todos os ingredientes e mexa. 

Sirva com uma salada e arroz branco.

Bom apetite!

7.02.2013

Tacos de fajitas de peru com cogumelos

Vamos então à continuação das receitas desta refeição mexicana!
A seguir às Tortillas e guacamole, fiz estas fajitas de peru com cogumelos, para rechear os tacos, juntamente com o guacamole e queijo ralado. Foram um sucesso!

Ingredientes
(para 6 tacos)
6 tortillas
1 receita de guacamole
1/2 chávena de queijo ralado (usei gruyére)

fajitas de perú e cogumelos
2 bifes de peru cortados em tiras 
2 colheres de tempero mexicano
sal e pimenta
2 chávenas de cogumelos fatiados
1 cálice de vinho branco
2 dentes de alho
1 fio de azeite
salsa picada

Confeção
Tempere as tiras de peru com sal, pimenta e o tempero mexicano e deixe tomar gosto. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e doure as tiras de peru. Junte os dentes de alho esmagados e os cogumelos e deixe cozinhar um pouco. Adicione o vinho e deixe evaporar. 

Para fazer os tacos, no centro de cada tortilla, coloque uma colherada de guacamole, uma colher de queijo ralado, fajitas e enrole a tortilla. 

Bom apetite!
 






7.01.2013

Tortillas e guacamole

Esta segunda não houve receita vegetariana... acho que foi "daqueles" dias em que, depois de chegar do hospital, pedi ao marido para trazer jantar... 
No fim de semana tive, finalmente, mais tempo para a cozinha. No Sábado, fizemos um almoço descontraído de inspiração mexicana, com Tortillas, Guacamole e fajitas de peru com cogumelos (a receita vai aparecer amanhã).

Hoje, deixo-vos a receita do Guacamole e, novamente, porque já as tinha mostrado aqui, das tortillas caseiras!


Ingredientes
Para as Tortillas:
3 chávena e meia de farinha com fermento
1 colher de chá de sal
1 chávena de água bem quente
1/2 chávena de óleo

Para o Guacamole:
1 abacate
1 cebola pequena
1 tomate
sumo de 1 lima
sal
pimenta
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de salsa picada 


Confeção
As tortillas:
Numa taça, misture a farinha com o sal. Abra uma cova no centro e deite a água e o óleo. Misture, passe para a bancada e amasse durante cerca de 3 minutos. Forme uma bola e deixe a massa repousar, tapada, por 15 minutos. Didida a massa em 14 bolinhas e abra cada uma com o rolo da massa, bem finas. 
Aqueça uma frigideira e coloque a tortilla, sem mais gordura. Quando estiver cozinhada de um lado, vire-a. Proceda de forma igual para as restantes. Vá guardando as tortillas dentro de um saco, para que não sequem! Nesta fase, pode guardar as que não vai usar separadas entre si com papel vegetal e congelar.

O Guacamole:
Retire a polpa do abacate e, com um garfo, desfaça-o. Pode usar o processador elétrico, mas cá em casa gostamos de encontrar pedaços, portanto, prefiro o garfo. Junte o tomate cortado em pedaços pequenos, a cebola picada finamente e os temperos e misture tudo. Sirva bem fresco!

Bom apetite!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...