8.31.2013

Brownies de oreo

O bolo chega mais cedo esta semana, amanhã é dia 1 e temos um novo projeto no Blog... stay tunned! ;)

Já tinha visto esta ideia do brownie de oreo em vários blogs e pareceu-me tão boa ideia! Quando o filhote foi passar uma semana fora do ninho, não tive dúvidas em escolhê-lo como o bolo para ele levar para comer com os amigos! 
Fiz a receita que já tinha mostrado aqui, mas em vez do caramelo, acrescentei apenas as bolachas oreo. 



Ingredientes
(rende 15 brownies)
200g chocolate
150g margarina
4 ovos
300g açúcar
100gr farinha
200g de bolachas oreo


Confeção
aquecer o forno a 180º. 
Derreter o chocolate com a margarina no micro-ondas. Entretanto, bater os ovos inteiros com o açúcar. Juntar a mistura de chocolate aos ovos e misturar. De seguida, juntar a farinha e envolver. Partir metade das bolachas oreo e juntar à massa do bolo, envolvendo bem
Colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deitar por cima as restantes bolachas, partidas grosseiramente e pressionar apenas para aderirem à massa. Levar ao forno cerca de 20m.  

 

Retirar do forno e deixar arrefecer. Cortar quadrados. 

Bom apetite!

8.30.2013

Panquecas de buttermilk

Perfeitas, estas panquecas! Para os pequenos almoços em família e sem pressas dos fins de semana fica a sugestão, porque hoje é sexta! Podem preparar a massa hoje à noite e amanhã é só fazer as panquecas... e deliciarem-se! :)




Ingredientes
2 chávenas de farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 ovo batido
2 colheres de sopa de margarina derretida
1 chávena buttermilk (veja como fazer, aqui)
1/4 de chávena de leite 

Confeção
Numa tigela misture os secos. Numa outra tigela misture bem o ovo, manteiga, buttermilk e leite. 
Adicione a mistura liquida à tigela com a farinha. Incorpore delicadamente. Se a mistura estiver muito grossa adicione mais umas gotas de leite até obter a consistência desejada.  Deixe a massa descansar pelo menos 30m no frigorífico.

Aqueça uma frigideira grande anti-aderente em lume médio. Unte com manteiga. Quando estiver quente coloque colheradas da massa de panquecas (4 a 5 de cada vez). Cozinhe, em lume brando, por cerca de 2 minutos de cada lado (vire a panqueca quando a massa começar a fazer bolhinhas), devem ficar douradas de ambos os lados.


Bom apetite!

8.29.2013

Salteado de peru, cogumelos, manjericão e feta

Hoje trago-vos uma sugestão bem simples e rápida, feita em 10m, num dia em que cheguei a casa atrasada para fazer o jantar e não me apeteceu fazer os bifes de peru que tinha tirado grelhados. 


Ingredientes
(para 3 pessoas)
3 bifes de peru cortados em tiras
1 chávena de cogumelos laminados
1 chalota
1 cálice de vinho do Porto
Sal
Pimenta
10 folhas de manjericão fresco
30g de queijo feta
1 fio de azeite

Confeção
Tempere as tiras de peru com sal e pimenta. Numa frigideira com um fio de azeite, aloure as tiras de peru. Retire e reserve. Deite a chalota na frigideira e, quando estiver translúcida, junte os cogumelos. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar. Adicione o vinho do Porto e cozinhe mais um pouco até evaporar. Junte as tiras de peru, envolva, adicione as folhas de manjericão picadas e apague o lume. Na altura de servir, esfarele o queijo feta por cima. 
Sirva com massa ou arroz e salada.

Bom apetite!

8.28.2013

Tacos de peixe crocante

Eu sei que o Verão está em fase decrescente... sente-se nos dias a ficarem mais curtos. Mas o calor ainda está em força, o céu, azul, o mar, convidativo e eu continuo com vontade de fazer refeições descontraídas e rápidas! Voltamos aos "tacos" ou tortillas, desta vez, com peixe crocante. 

 

 Ingredientes
(para 2 pessoas - 4 tacos)
4 tortillas de milho
folhas de alface

Para o peixe crocante:
2 filetes de peixe branco (usei pescada)
sal
1 colher de sobremesa de tempero sabores do mundo - México
1 ovo batido
1 chávena de pão ralado
1 fio de azeite

Para o molho de iogurte
1 iogurte natural
1 dente de alho esmagado
sal
pimenta
1 colher de azeite
1 colher de sumo de limão 

Confeção
Ligue o forno a 180º. Corte os filetes em palitos de cerca de 2cm e tempere com sal e um pouco do tempero de sabores do México. Bata o ovo. Passe cada palito de peixe no ovo e, de seguida, no pão ralado misturado com o restante tempero mexicano. Disponha os palitos de peixe num tabuleiro com papel vegetal, regue um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 20m ou até estarem dourados. 

Para fazer o molho de iogurte, basta misturar tudo muito bem. 

Sirva cada tortilla com alface, alguns palitos de peixe e 1 colher de molho de iogurte.

Bom apetite!

8.27.2013

Frango grelhado com Chimichurri

Já vos tinha mostrado a receita deste molho de origem Argentina, aqui. Para além de ser um molho excelente para usar em carnes ou peixes grelhados simples, também funciona muito bem como marinada. Neste caso, usei para marinar uns peitos de frango e ficou muito, muito saboroso!


Ingredientes
(4 pessoas)
3 peitos de frango
1 chávena de molho chimichurri (preparado conforme podem ver aqui
Sal
Fatias de ananás grelhado para servir

Confeção
Abra os peitos de frango ao meio e tempere com sal. Coloque num saco, deite 2 colheres de sopa de molho chimichurri e envolva bem todo o frango. Deixe marinar pelo menos 30m. Grelhe os peitos de frango na grelha ou numa frigideira antiaderente, cerca de 3 minutos de cada lado. 
Grelhe as fatias de ananás e sirva com o restante molho, para usar por cima da carne. 

Bom apetite! 

8.26.2013

Piza verde

Manter os meus homens fieis a um dia sem carne, requer alguma imaginação... em dias em que a imaginação não prolifera, a solução é uma piza! Esta foi feita com espinafres e muito queijo e foi devorada sem reclamações, antes pelo contrário! :)


Ingredientes
Massa:
250g de farinha sem fermento
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de azeite
1/2 pacote de fermento de padeiro em pó (usei vahiné)
água morna

Recheio
3 colheres de sopa de molho de tomate
1 chávena e meia de queijo mozzarela ralado
1 bola de queijo mozzarela fresco
1 chávena de espinafres cozidos
Sal
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de pinhões

Confeção
Para a massa: Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture. Junte o azeite e vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos. Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.

Coza os espinafres com sal, escorra-os bem e pique-os. Estique a massa e recheie, primeiro com o molho de tomate, depois espalhe o espinafre e deite um fio de azeite por cima. Coloque então o queijo ralado e finalize com fatias do queijo fresco. 

Leve ao forno a 160º cerca de 15m. Toste os pinhões numa frigideira e salpique-os na piza antes de servir. 

Bom apetite!

8.25.2013

Bolo de chocolate no micro-ondas

Continua a busca por receitas de bolos (que, cá em casa, não há forma de dispensar) que não "obriguem" a forno ligado durante muito tempo... e ainda não me tinha lembrado desta receita! Tenho esta receita rabiscada num papel há anos... não sei de onde a tirei, mas já fiz muitas vezes (embora ultimamente tivesse andado esquecida). É um bolo muito fofo, super rápido de fazer (misturar tudo junto e já está) e que fica com um sabor e textura fantásticos! 



Ingredientes
2 ovos inteiros
1 chávena de açúcar, 
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de óleo
1/2 chávena de chocolate em pó
chávena de farinha com fermento 
1 colher de sobremesa de café solúvel (opcional)
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha (opcional)
Açúcar em pó e granulado dourado para polvilhar (opcional)

Confeção
Misturar todos os ingredientes, com exceção dos que são para polvilhar e bater durante uns 2 minutos. Deitar numa forma de silicone ou num pirex untado e polvilhado com farinha. Leve ao micro-ondas em potência máxima por 5 - 6m. 

Desenforme e polvilhe com os açúcares ou, se quiser tornar o bolo ainda mais pecaminoso, cubra com chocolate derretido com 2 colheres de leite, no micro-ondas. 






Bom apetite!

8.24.2013

Mega hambúrguer especial

A carne vermelha não é muito usada cá por casa... No entanto, de vez em quando, os meus homens "reclamam" por ela e, normalmente, é feito um bife grelhado ou um bitoque, ou outra receita simples que nem chega a aparecer por aqui... Neste dia apeteceu-me inventar um bocadinho e fiz estes mega (são maiorzitos que o habitual) hambúrgueres especiais, que foram muito elogiados! 


Ingredientes
(para 2 mega hambúrguers)
400g de carne de vaca picada
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa de cebolinho
sal
pimenta
4 fatias de fiambre de peru
4 fatias de queijo (usei queijo da ilha em fatia)

Confeção
Pique muito finamente a cebola, o alho e o cebolinho e misture bem com a carne picada. Forme 2 hambúrguers grandes e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e, em lume médio, cozinhe os hambúrguers cerca de 3 minutos de um lado. Vire os hambúrguers e cozinhe mais 2 minutos do outro lado. Coloque 2 fatias de fiambre e 2 fatias de queijo em cima de cada hambúrguer, tape a frigideira com uma tampa ou papel almúnio e deixe mais 1 minuto, até o queijo derreter.

Sirva com acompanhamentos a gosto (estes foram servidos com arroz branco e salada mista).

Bom apetite!

8.23.2013

Chimichurri

Um dos meus passatempos é andar a pesquisar receitas... Dei com este tempero em várias receitas de blogs brasileiros e, logo eu, que adoro especiarias, fiquei cheia de curiosidade... Mais pesquisas, até que encontrei algumas receitas do Chimichurri (adoro o nome, by the way...). A que vos apresento é a versão "desidratada". 
Receita adaptada daqui


Ingredientes
4 colheres de sopa de alho e cebola secos
6 colheres de sopa de salsa seca
4 colheres de sopa de pimentão em pó
4 colheres de sopa de orégãos secos
4 colheres de sopa de louro em pó ou picado, seco
5 colheres de sopa de cebolinho seco
1 colher de sopa de pimenta em pó (uso uma mistura de pimenta rosa e preta)
Sal a gosto

Para hidratar:
(Para uma chávena de molho)
2 colheres de sopa da mistura seca
1 colher de sopa de Vinagre
1 colher de sopa de água morna
2 colheres de sopa de azeite

Confeção

Misturar todos os ingredientes secos e guardar em frasco. Quando quiser usar para uma receita, acrescenta os líquidos no dia anterior, para ter mais gosto, mas também fica bom só com 1h de antecedência!
É muito bom, até a barrar o pão...
Bom apetite!

8.22.2013

Paprenjaci

Quando a querida Manuela, do Blog Cravo e Canela lançou o desafio de agosto do Vamos fazer bolachas! - Bolachas do mundo, soube imediatamente que ia fazer estas bolachas típicas da Croácia - Paprenjaci ou bolachas de pimenta! A bolacha em si é ótima para o lanche, um biscoito levemente picante e aromático. Mas a beleza da Croácia, de Zagreb e as saudades das pessoas que conheci em 2 semanas lá passadas a fazer um curso foram as verdadeiras razões para vos trazer esta receita!

Não resisto a mostrar algumas fotografias desses dias.

Plitvice LakesVaraždin; Zadar

Zagreb
 
Vamos então às bolachas!

Ingredientes
3 chávenas e meia de farinha
1
chávena de manteiga
3/4
chávena de açúcar
1 e 2/3 chávenas de avelã moida
1 ovo
3 gemas
2 colheres de sopa de mel
1 e 1/2 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de cravinho em pó
3/4 colher de chá de noz-moscada
1 colher de chá de pimenta branca

Confeção
Corte a manteiga em cubos pequenos, junte a farinha e, usando as mãos, esfarele até obter migalhas. Em seguida, adicione o açúcar, as avelãs, o ovo e as gemas de ovo, o mel e todos os temperosMisture todos os ingredientes para formar uma massa. Envolva a massa em filme aderente e guarde-a no frigorífico por cerca de uma hora.
Pré-aqueça o forno a 200º. Prepare um tabuleiro com papel vegetal. Polvilhe farinha sobre uma superfície limpa e usando um rolo, abra a massa, até que tenha cerca de um centímetro de espessura. Corte as bolachas com um cortador da sua preferência. (Usei corações porque o coração é o simbolo de Zagreb).
Coza durante aproximadamente 10 minutos ou até que as bordas das paprenjaci estarem muito ligeiramente mais escuras.








Bom apetite!

8.21.2013

Quesadillas de atum e legumes

Os dias chamam à preguiça... e eu cedo, de bom grado, ao chamamento! Por isso, fazem-se refeiçõs ligeiras e descontraídas, refeições que, não sendo planeadas com mais tempo, são ao sabor do que há no frigorífico e na dispensa. E assim sairam estas quesadillas num destes dias de preguiça!


Ingredientes
(para 3 pessoas)
6 tortillas de milho
4 colheres de sopa de milho doce
1 cenoura grande, ralada
1/2 curgete, ralada
1/2 cebola roxa
sal
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de café de chili em pó
1 colher de chá de açafrão
2 latas de atum escorridas
9 fatias de queijo cheddar 
1 fio de azeite

Confeção
Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola, sem dourar. Adicione os restantes legumes e tempere com sal e as especiarias. Deixe estufar até os legumes estarem cozinhados e tenros. Adicione o atum e misture. 
Coloque uma tortilla noutra frigideira antiaderente, recheie com a mistura da atum e legumes e disponha 3 fatias de queijo cheddar. "Feche" com outra tortilla e leve ao lume até derreter o queijo, virando a quesadilla quando começar a dourar. Proceda da mesma forma com as restantes tortillas. 

Corte cada quesadilla em 4 e sirva com uma "salsa" de milho, cebola e tomate picados, temperados com sal, coentros e azeite.


Bom apetite!



8.20.2013

Salada de frango e abacate

Estamos no mês das saladas, no mês mais quente do ano, de férias (para a maioria das pessoas). São práticas, leves, fáceis de executar e bonitas - que os olhos também comem. Esta foi feita com sobras de frango assado, para um almoço leve antes de voltar para a praia! Gosto tanto do Verão...



Ingredientes
(para 2 pessoas)
Folhas verdes de salada a gosto (usei mistura de alfaces)
1 Chávena de salsa
1 chávena de frango assado desfiado
1 abacate
lascas de parmesão
3 colheres de amêndoa laminada
sal
pimenta
3 colheres de sopa de azeite
1 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel

Confeção
Numa travessa, coloque as folhas de salada lavadas bem secas, misturadas com a salsa picada grosseiramente. Disponha por cima, o frango desfiado, o abacate cortado em tiras, e as lascas de parmesão. Salpique com as amêndoas. Faça o vinagrete, misturando o mel com o vinagre, sal e pimenta e, de seguida, incorporando o azeite e deite sobre a salada antes de servir.

Bom apetite!  

8.19.2013

Galette de legumes e queijo

Desde que vi esta galette no Blog Salsa Verde, fiquei com vontade de experimentar uma galette salgada de legumes. Nada como uma 2ª feira sem carne para testar a receita, adaptada ao gosto cá de casa.

Aproveito, com esta receita, para participar do desafio deste mês da Tertúlia da Susy - A Escolha do Ingrediente - desta vez, no Blog Fornadas de Miminhos, que tem como ingrediente, a cenoura.


Ingredientes
Massa quebrada: 1 e 3/4 chávena de farinha sem fermento 1 colher de chá de sal 2 colheres de sopa de água fria 100g margarina fria cortada em cubos 1 ovo + 1 gema 

Recheio
1 embalagem de queijo ricota
1 chávena e meia de cenoura ralada
3 cogumelos grandes
1 curgete
sal
pimenta
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de queijo mozarela ralado
1 queijo de cabra

Confeção
Para a massa: Misture a farinha, o sal e a manteiga até obter a textura de migalhas. Junte a água e os ovos e amassae até ter uma massa lisa. Deixe repousar no frigorífico pelo menos 30m.
Estenda a massa numa base redonda, por cima de papel vegetal.

Para fazer o recheio: 
Pré-aqueça o forno a 180º. Misture a ricota com a cenoura ralada (reserve 2 colheres de sopa de cenoura para o final), tempere com sal e pimenta e espalhe na base de massa, deixando um rebordo de cerca de 4cm. Por cima, disponha a curgete em rodelas finas, a seguir, os cogumelos, também laminados, temperando cada camada com sal e pimenta. Na última "camada", coloque o queijo mozarela misturado com a cenoura ralada que reservou. Disponha fatias de queijo de cabra e feche as pontas da massa para cima do recheio. Transfira, com o papel vegetal, para um tabuleiro baixo e leve ao forno por cerca de 30m.









Bom apetite!







8.18.2013

Bolo de limão e sour cream

Este bolo é uma delícia! Faz-se num instante, é húmido, fortemente aromatizado com limão, com uma textura maravilhosa. Devia ter usado papel vegetal para ajudar a desenformar e devia ter esperado arrefecer, mas, apesar de ter pegado um pouco, partilho convosco porque o sabor compensa largamente as imperfeições... 
Adaptado desta receita de mais um blog maravilhoso!




Ingredientes
1 chávena de "sour cream" ou creme azedo (modo de fazer aqui)
50g de margarida
2 limões 
3 ovos
300g açúcar 
250g farinha 
1 colher de chá de fermento 

Confeção
Pré-aqueça o forno em 180º. Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal. 
Numa tigela grande misture a farinha e o fermento e reserve. Noutra tigela, bata em creme o sour cream, a margarina amolecida, o sumo e raspa dos limões (reserve um pouco da raspa para colocar por cima). Adicione os ovos e bata novamente. Junte o açúcar e bata por mais 3-4 minutos. Junte esta mistura à farinha e bata apenas para homogenizar.
Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos.
Deixe arrefecer antes de desenformar. Salpique com açúcar em pó e raspas de limão antes de servir.

Bom apetite!

8.17.2013

Bifanas com tempero mexicano

Mais um Sábado de agosto para aproveitar e, por isso, trago-vos uma sugestão bem rápida, mas que ficou muito saborosa! Umas bifanas simples, com uma mistura pronta de tempero "Sabores do México". Servidas com um arroz de coentros e salada, fez uma refeição perfeita para depois de mais um dia de praia!


Ingredientes
(para 2 pessoas)
4 bifanas pequenas
sal
1 dente de alho
1 folha de louro
tempero "Sabores do México"
1 fio de azeite

Confeção
Aqueça uma frigideira com um fio azeite, o dente de alho esmagado e o louro, para aromatizar o azeite. Tempere as bifanas com sal e o tempero mexicano e frite-as no azeite.
Sirva com arroz de coentros e salada a gosto.

Bom apetite!  

8.16.2013

Salmão e spaguetini com manjericão

O salmão é um dos peixes mais apreciados cá por casa. Desta vez, fiz com spaguetini, uma massa esparguete mais fina, e um molho de manjericão, alho e limão. Ficou bem aromático e saboroso!



Ingredientes
Filetes de salmão
Sumo e raspa de 1 limão
2 dentes de alho
1 chávena de manjericão fresco
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta
300g de spaguetini
Queijo feta para servir

Confeção
Faça primeiro o molho de manjericão: no liquidificador, coloque o manjericão, o alho, raspa e sumo de limão e o azeite e pulse. 
Deite uma colher de molho em cada filete, temperado com sal e pimenta e envolva. 
Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem, com sal. 
Numa frigideira quente, sem gordura, grelhe os filetes de salmão cerca de 1m de cada lado. 
Escorra a massa e envolva o molho restante na massa quente. Coloque a massa numa travessa com os filetes e esfarele um pouco de queijo feta por cima.

Bom apetite!

8.15.2013

Caril de frango com maçã

Esta receita estava marcada para experimentar desde que a Clara de Sousa a publicou e, por uma razão ou por outra, ainda não a tinha feito. Ainda bem, no entanto, que a fiz. É simples de fazer, um caril suave em termos de especiarias, levemente adocicado... delicioso este caril! Façam! A sério... 



Ingredientes
(Para 4 pessoas)
1 frango inteiro com pele, em pedaços
1 cebola
3 dentes de alho
1 maçã
1 dl de azeite
2 colheres de sopa de gengibre fresco 
1 dl de vinho branco
1 dl de sumo de maçã
2 colheres de sopa de pó de caril
1 pacote de natas (usei de soja)
sal e pimenta q.b.

Confeção
Tempere o frango com sal e pimenta e, numa frigideira com o azeite, doure os pedaços de frango. Retire para uma travessa de ir ao forno e reserve. Junte à frigideira a cebola, o alho e o gengibre picados e deixe refogar. Quando estiver refogado, adicione o vinho branco e o sumo de maçã. Deixe apurar e reduzir em lume brando. 
Entretanto, numa frigideira pequena, sem gordura, aqueça um pouco o caril para libertar os aromas e misture as natas. Adicione a maça descascada e cortada em fatias. Junte esta mistura ao refogado, verta sobre o frango e leve ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos.

Sirva com arroz basmati.
Bom apetite! 

8.14.2013

Massada de pescada e camarão com chouriço

Já vos falei aqui da predileção do meu filho por este prato. Esta versão foi feita com uns lombos de pescada e chouriço picante, que lhe deu um sabor ótimo!


Ingredientes
(para 2 pessoas) 
1 tomate maduro grande
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
2 lombos de pescada
100g de camarão
80 g de massa de cotovelinhos
½ colher de sopa de sal
8 rodelas de chouriço de carne picante
salsa picada para servir

Confeção
Faça um refogado com a cebola picada, tomate, o azeite, o alho picado e o louro. Quando a cebola estiver quase cozinhada, junte o chouriço e deixe suar um pouco.
Junte um pouco de água, quando começar a ferver adicione o peixe temperado  de sal que coze nesse caldo. Num tacho à parte, coze-se o camarão, retira-se e descasca-se, volta-se a colocar as cabeças do camarão na água, passa-se com a varinha e coa-se a água. 
Retire o peixe quando cozido, acrescente a água do camarão e coza a massa nesse caldo. Junte o peixe em lascas e sirva com a salsa picada por cima. 
  

Bom apetite!

8.13.2013

Bifes de frango saltimboca

Mais uma receita de frango! Estes bifes são uma adaptação de uma conhecida receita italiana e são tão deliciosos que saltam, por assim dizer, sozinhos para a boca, daí o nome: "salta para a boca". Fiz com base nesta versão de um blog que adoro. Aprovadíssimos!



Ingredientes
(para 5-6 pessoas)
4 peitos de frango abertos e cortados a meio
pimenta
12 folhas frescas de sálvia
16 fatias finas de presunto
1 fio de azeite
1/2 Chávena de vinho branco

sumo de 1 limão

Confeção
Tempere os bifes de frango com pimenta preta. Coloque cerca de 3 folhas de sálvia em cada bife, dependendo do tamanho e enrole 2 fatias de presunto em cada um. Numa frigideira com um fio de azeite, frite os bifes até ficarem dourados - cerca de 3 minutos de cada lado. Retire os bifes para uma travessa e mantenha-os quentes. 
Na frigideira, junte o vinho branco, raspe a frigideira para diluir os sabores da carne e deixe reduzir. Junte o sumo de limão e apague o lume. Deite o molho sobre os bifes.


 








Bom apetite!

8.12.2013

Granola de baunilha e amêndoas

Esta segunda não há prato vegetariano. Há mais uma granola!

Depois de fazer a minha primeira Granola fiquei rendida... eu diria mesmo que fiquei viciada. Gosto da granola bem tostada, com frutos secos e sementes variadas. Esta, fiz com extrato e sementes de baunilha e muitas amêndoas laminadas e ficou deliciosa! 

Ingredientes
300g de aveia
150g de amêndoas laminadas
10 colheres de sopa de sementes de abóbora
4 colheres de sopa de sementes de sesamo
8 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de água 
3 colheres de sopa de extrato de baunilha
Sementes de 2 vagem de baunilha

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture bem todos os ingredientes e deite num tabuleiro grande forrado com papel vegetal, numa só camada. Leve ao forno a tostar, mexendo de vez em quando, até ficar dourado. Deixe arrefecer e colocar em frascos. 

Bom apetite!

8.11.2013

Charniqueiras

Este Fim de semana não há bolo, está muito calor! 

E, por acaso, alguém resiste à cara de desilusão de um adolescente? Eu confesso que não consigo... então, fui para a cozinha procurar uma receita que levasse pouco tempo no forno. Encontrei as Charniqueiras no livro "A minha cozinha" da Clara de Sousa. E o meu adolescente adorou!


Ingredientes
  • 2 Ovos
  • 400 g de Açúcar
  • 100 g de Farinha de Trigo
  • 50 g de Manteiga
  • 0,5 l de leite
  • Açúcar e canela para polvilhar
  • Manteiga ou Óleo em Spray e farinha para untar e polvilhar as formas
Instruções
  1. Unte 24 forminhas de empadas com manteiga ou óleo em spray e polvilhe com farinha. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno.
  2. Derreta a manteiga no microondas, reserve.
  3. Misture o açúcar com a farinha, junte os ovos e bata até obter um creme fofo.
  4. Junte a manteiga derretida e o leite, batendo um pouco mais, para envolver bem. A massa obtida é uma massa bastante líquida.
  5. Enche cada forminha até +/- ¾ de capacidade.
  6. Leva a cozer em forno pré aquecido a 200ºC, até que apresentem uma cor douradinha.
  7. Retira o tabuleiro do forno e, ainda quentes, pegue em cada forma com um pano e com a ajuda de uma faca, desenforme as charniqueiras. Coloque-as em formas de papel frisado.
  8. Polvilhar com açúcar e canela é opcional, depende do gosto de cada um!
- See more at: http://www.paparoka.com/charniqueiras/#sthash.H5CXylGb.dpuf
Ingredientes
  • 2 Ovos
  • 400 g de Açúcar
  • 100 g de Farinha de Trigo
  • 50 g de Manteiga
  • 0,5 l de leite
  • Açúcar e canela para polvilhar
  • Manteiga ou Óleo em Spray e farinha para untar e polvilhar as formas
Instruções
  1. Unte 24 forminhas de empadas com manteiga ou óleo em spray e polvilhe com farinha. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno.
  2. Derreta a manteiga no microondas, reserve.
  3. Misture o açúcar com a farinha, junte os ovos e bata até obter um creme fofo.
  4. Junte a manteiga derretida e o leite, batendo um pouco mais, para envolver bem. A massa obtida é uma massa bastante líquida.
  5. Enche cada forminha até +/- ¾ de capacidade.
  6. Leva a cozer em forno pré aquecido a 200ºC, até que apresentem uma cor douradinha.
  7. Retira o tabuleiro do forno e, ainda quentes, pegue em cada forma com um pano e com a ajuda de uma faca, desenforme as charniqueiras. Coloque-as em formas de papel frisado.
  8. Polvilhar com açúcar e canela é opcional, depende do gosto de cada um!
- See more at: http://www.paparoka.com/charniqueiras/#sthash.H5CXylGb.dpuf

Receita do livro "A minha Cozinha" da Clara de Sousa, pág.156
 
Ingredientes
(faz cerca de 18 unidades)
100g farinha 400g açúcar (usei 200g de açúcar branco e 200g de açúcar mascavado)
2 ovos
50g de margarina derretida
500ml de leite


Confeção 
Pré aqueça o forno a 200º.
Numa taça, misture o açúcar e a farinha. Junte os ovos e bata até oter um creme. Adicione a margarina derretida e o leite e bata novamente.
Unte as formas com manteiga e farinha e encha-as a 3/4 com a mistura. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco, coloque em forminhas de papel e polvilhe com açúcar e canela em pó. 

Bom apetite!
Ingredientes
  • 2 Ovos
  • 400 g de Açúcar
  • 100 g de Farinha de Trigo
  • 50 g de Manteiga
  • 0,5 l de leite
  • Açúcar e canela para polvilhar
  • Manteiga ou Óleo em Spray e farinha para untar e polvilhar as formas
Instruções
  1. Unte 24 forminhas de empadas com manteiga ou óleo em spray e polvilhe com farinha. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno.
  2. Derreta a manteiga no microondas, reserve.
  3. Misture o açúcar com a farinha, junte os ovos e bata até obter um creme fofo.
  4. Junte a manteiga derretida e o leite, batendo um pouco mais, para envolver bem. A massa obtida é uma massa bastante líquida.
  5. Enche cada forminha até +/- ¾ de capacidade.
  6. Leva a cozer em forno pré aquecido a 200ºC, até que apresentem uma cor douradinha.
  7. Retira o tabuleiro do forno e, ainda quentes, pegue em cada forma com um pano e com a ajuda de uma faca, desenforme as charniqueiras. Coloque-as em formas de papel frisado.
  8. Polvilhar com açúcar e canela é opcional, depende do gosto de cada um!
- See more at: http://www.paparoka.com/charniqueiras/#sthash.H5CXylGb.dpuf

8.10.2013

Percebes ao natural

Este é o meu marisco preferido! Não é visualmente bonito, não é um prato que "encha o olho", mas é o mar no prato e já perceberam o quanto eu gosto do mar, não já? Para além disso, os percebes eram um amor partilhado com o meu pai... não há vez que os coma que não me lembre dele - à 6.ª feira Santa, fazíamos sempre um passeio pelas praias do Oeste e o meu pai comprava uns kg de percebes. Até ao almoço de Páscoa, nem eu, nem ele, comíamos mais nada! :D


Ingredientes
1kg de percebes
água com sal (ou, se conseguir, água do mar)
Opcional: deitar 1 dente de alho e folhas de louro na água

Confeção
Levar a água com sal ou do mar ao lume e deixar levantar fervura. Se optar por aromatizar a água, junte o alho e louro. Lavar muito bem os percebes, em água corrente, tentando retirar os pedaços de rocha e limos, mas sem danificar o invólucro. Quando levantar fervura, deitar os percebes no tacho e aguardar que comece novamente a ferver. Desligue, escorra e deixe arrefecer.

Sirva morno ou frio, com uma cerveja!

Bom apetite!

8.09.2013

Salada exótica de frango com pão Naan e molho e iogurte e chutney

Devo andar a ver demasiado o canal 24kitchen e as "Refeições em 15 minutos" do Jamie Oliver! Na hora de fazer as refeições, só me vêm à ideia estas refeições servidas na tábua, com vários elementos, rápidas, descontraídas... Num destes programas o Jamie fez uma salada com frango temperado com uma pasta indiana, cogumelos, pão Naan e um molho de iogurte e chutney. Não segui à risca a receita, mas serviu-me de inspiração para esta refeição deliciosa! O melhor de tudo: tirando o tempo do pão fermentar, demorei 20m a fazer tudo isto! 
Viva o Jamie! :D


Ingredientes
(para 3 pessoas)
Salada
2 peitos de frango sem pele
salada de alface variada, a gosto 
2 chávenas de cogumelos fatiados frescos
1 colher de sopa de mistura tandoori
1 colher de sobremesa de mistura de caril
1 colher de sopa de vinagre de cidra
1 colher de sopa de óleo vegetal 
sal

Pão Naan
1 colher de sobremesa de fermento seco
1 colher de sobremesa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de água morna
200g farinha
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de iogurte
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de óleo


Molho de iogurte e chutney
1 chávena de iogurte natural sem açúcar
1 colher de sopa de sumo de limão

1 colher de sopa de chutney (usei este)  
2 colheres de sopa de coentros picados 
sal

Confeção
Comece por preparar a massa do pão:
numa tacinha, misture o fermento seco com o açúcar e a água morna. Deixe fermentar uns 5 minutos. Numa taça, junte a farinha, o sal e o fermento em pó e misture. No centro, deite os ingredientes molhados e a mistura que ficou a fermentar. Bata a massa, se necessário, juntando um pouco de água ou de farinha. Deixe a massa descansar durante 30 minutos.

Prepare o frango e cogumelos:  
Abra os peitos de frango ao meio e tempere com sal. 
Numa tacinha, junte o caril, o tandoori, o vinagre e o óleo, formando uma pasta. Barre o frango com esta pasta. Aqueça uma frigideira grande pincelada com óleo e cozinhe o frango cerca de 3m de cada lado. Quando virar o frango, coloque os cogumelos na figideira, com uma pitada de sal para cozinharem ao mesmo tempo. Apague o lume e reserve na frigideira.

Faça o molho: coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture.Coloque numa tacinha para servir.

Divida a massa de pão em 4 e achate com a ajuda do rolo da massa. Aqueça o grelhador e grelhe cada pão, em lume médio, uns minutos de cada lado.

Corte o frango em tiras. Disponha a alface numa travessa grande, coloque o frango em pedaços e os cogumelos por cima. Sirva com o pão Naan e o molho.

Bom apetite!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...