10.31.2013

Frango "Piccata"

Tenho tido tão pouco tempo para ver os programas de culinária que gravo, que, qualquer dia, fico sem espaço na box para gravações! Ainda assim, lá consegui, um destes serões, ver alguns programas da "Barefoot Contessa" do Food Network da Ina Garten. E lá fiquei com esta receita rabiscada no caderninho, que não demorei nada para passar ao prato! Simples, rápida e deliciosa!



Ingredientes
3 peitos de frango
Sal e pimenta q.b.
2 fatias de pão torrado
1 dente de alho
3 colheres de sopa de salsa picada
1 ovo 
1/2 chávena de farinha
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
sumo de 1 limão
1/2 chávena de vinho branco
Confeção
Coloque os peitos de frango entre duas folhas de papel vegetal e bata-os até ficarem com cerca de 2 cm de altura. Tempere com sal e pimenta. 
Num processador de cozinha ou picadora, pique o pão torrado com o dente de alho e alguns ramos de salsa.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Bata o ovo num prato e prepare mais 2 pratos: 1 com o pão ralado e outro com a farinha. Passe os peitos de frango por farinha, depois pelo ovo e finalmente pelo pão ralado e frite cerca de 2 minutos de cada lado, na frigideira. 
Coloque numa travessa e leve ao forno aquecido a 140º. 

Limpe a frigideira de resíduos de pão e leve novamente ao lume com a manteiga. Quando esta derreter, junte o sumo de limão e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe reduzir (cerca de 2 minutos). Apague o lume e salpique com salsa picada. Regue o frango com este molho e sirva.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

10.30.2013

Pão de soja com nozes

Tenho tentado sempre participar no desafio mensal da Tertúlia da Susy - A Escolha do Ingrediente e, desta vez, num blog maravilhoso, com receitas originais e textos que são um prazer ler - Limited Edition, com a soja como ingrediente. 
Como cá por casa os homens não gostam de soja (e sim, já experimentei várias receitas), decidi-me por um pão de soja. Bem simples, com preparado pronto para pão de soja e enriquecido com farelo de trigo e nozes. Ficou delicioso! 


Ingredientes
300ml de água
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite
1/2 chávena de nozes 
3 colheres de sopa de farelo de trigo
500g de farinha para pão de soja (usei da marca branca do continente)

Confeção
Bimby:
Colocar no copo a água, o sal e o azeite e programar 37º, 2 minutos, velocidade 2. Juntar a farinha, as nozes partidas e o farelo e programar 3 minutos, velocidade espiga.

Tradicional:
Numa taça, colocar a farinha, o farelo e as nozes, abrir um buraco no centro e adicionar o azeite e a água morna aos poucos, mexendo sempre até obter uma massa que se começa a desprender na taça. Amassar a massa durante 2 minutos.

Formar uma bola e deixar levedar em local aquecido até dobrar de volume. Colocar numa forma de bolo inglês e levar ao forno pré-aquecido a 180º, com um recipiente com água ao lado, durante cerca de 20 minutos.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Farinha de soja; Prato: Pão

10.29.2013

Comfort Food Bom Petisco - Atum com natas

Mais uma receita Com os produtos enviados pela Bom Petisco! 
Cá por casa, porque o meu filho não gosta de bacalhau, raramente faço um prato com bacalhau, como bacalhau com natas. Resolvi fazer a receita com atum e o resultado foi excelente! Reconfortante e saboroso, perfeito para um jantar de Outono.




Ingredientes
Para o pão ralado:
1 fatia de pão de véspera
coentros q.b.
1 dente de alho

Para o refogado de atum:
1 cebola
2 dentes de alho
50g azeite

3 colheres de molho de tomate
300 g atum em azeite
300 g batata palha
 

Para o Béchamel:
500g leite
50g farinha
25g manteiga
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
100 ml natas


Confeção
Bimby:
Coloque no copo o pão, coentros e o dente de alho e programe 15 segundos, velocidade 6. Retire e reserve.
Coloque a cebola, os dentes de alho e o azeite e pique 5 segundos, velocidade 5. Junte o azeite e refogue 5 minutos, varoma, velocidade 1. Junte o molho de tomate e o atum programe mais 5 minutos, varoma, velocidade 1. Retire e reserve
Faça o bechamel: sem lavar o copo, deite todos os ingredientes, esceto as natas e programe 8 minutos, 90º, velocidade 4. Adicione as natas e programe mais 2 minutos. 

Tradicional:
Comece por fazer o molho Bechamel- num tachinho, derreta a margarina e junte a farinha, deixando cozinhar um pouco, sem queimar. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre. Junte as natas e tempere com sal, noz moscada e pimenta.

Na picadora, pique o pão com os coentros e o alho.

Num tacho com 1 fio de azeite, refogue a cebola e os dentes de alho até ficarem translucidos. Adicione o molho de tomate e o atum escorrido e deixe apurar uns minutos em lume médio, mexendo sempre. 

Para montar a travessa: Deite o atum para uma travessa e misture com a batata palha. Cubra com o molho bechamel e por cima, espalhe o pão ralado aromatizado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos. 
 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

10.28.2013

Barrinhas de Aveia

Já nem sei há quanto tempo andava para experimentar fazer barrinhas de cereais em casa... Depois de ver várias receitas, inspirada nesta da Clara de Sousa, fiz algumas alterações para as tornar mais saudáveis e cá está a minha versão de barrinhas de aveia! Prontas para irem na lancheira comigo, para o trabalho.


Ingredientes
400g de flocos integrais de aveia
4 colheres de sementes de sésamo
100g de nozes
80g de margarina vegetal
100g de mel
60g de açúcar de frutose

Confeção
Bimby:
Coloque no copo da bimby a margarina, o mel e o açúcar de frutose e programe 10 minutos, temperatura 80, velocidade 2. Deite as nozes partidas, a aveia e as sementes e programe 1 minuto, velocidade colher. 

Tradicional:
Leve ao lume a margarina, o mel e o açúcar de frutose e deixe ferver em lume brando por cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Apague e misture as nozes, aveia e sementes.  

Deite o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal, cubra com outra folha de papel vegetal e, com uma pega de cozinha, calque bem. Leve ao forno pré-aquecido a 170º, com o papel vegetal por cima, por 20 minutos. Deixe arrefecer e corte as barrinhas quando estiver ainda morno. Embrulhe em papel vegetal.
 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Aveia; N.º de porções: 32; Prato: snacks

10.27.2013

Trança doce

Esta trança é do livro de receitas básicas da Bimby e, digo-vos, é uma maravilha! Já fiz a mesma massa no brioche salgado e nos caracóis de canela com chocolate da semana passada e agora trago-vos a versão original!


Ingredientes
250ml de leite
100g de margarina
100g de açúcar (na receita, indica 50g)
1 saqueta de fermento seco
2 ovos
700g de farinha
1 colher de chá de sal
1 gema de ovo para pincelar
1 colher de sopa de açúcar para salpicar por cima

Confeção
Bimby:
Coloque no copo o leite, o açúcar e a margarina e programe 2 minutos, 37º, velocidade 2. Junte o fermento e os 2 ovos e programe 10 segundos, velocidade 6. Adicione a farinha e o sal e programe 3 minutos, velocidade espiga. 

Tradicional:
Amorne o leite e derreta a margarina e bata-os com o açúcar. Junte o fermento e os ovos e misture. Adicione a farinha e o sal e bata com uma colher de pão até a massa começar e desprender-se das paredes da taça. Transfira para a bancada e trabalhe a massa durante uns 5 minutos.
 
Deixe levedar em local aquecido por cerca de 30 minutos. Na bancada enfarinhada, divida a massa em 3, forme 3 rolos e forme uma trança. Pincele com a gema batida com um pouco de água e salpique com açúcar. 

Ligue o forno a 50º e deixe a trança levedar lá dentro até dobrar de volume. Depois, aumente para 180º e coza por cerca de 25 minutos ou até dourar.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos, farinha; N.º de porções: 20; Prato: snacks
    


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...