11.30.2013

Empadão de atum com arroz

Como já é hábito, as receitas de Sábado são bem práticas e rápidas! Este empadão de atum com arroz faz uma refeição muito saborosa, económica e prática para não perder muito tempo de volta dos tacho, num dia em que, cá por casa e na maioria das casas, há sempre tanto para fazer.



Ingredientes 
2 latas de atum em azeite
3 chávenas de arroz cozido
2 tomates maduros
1 cebola
1 dente de alho
sal
oregãos secos
1 colher de café de canela
pimenta
1 fio de azeie
2 fatias de bacon
1 gema de ovo para pincelar
 
Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Eu usei arroz que sobrou de outra refeição, mas, se não tiver sobras, coza o arroz em água com sal. 
Bimby:
Coloque a cebola, o tomate e o dente de alho no copo e programe 15 segundos, velocidade 5. Deite um fio de azeite e programe 5 minutos, velocidade 2, varoma. Acrescente o bacon cortado em fatias, algumas azeitonas picadas, o atum e tempere com o sal, pimenta, oregãos e a canela. Programe 5 minutos, velocidade 2, varoma.

Tradicional:
Num tacho com um fio de azeite, deite a cebola picada, o alho esmagado e o tomate também picado e deixe refogar uns minutos. Adicione o bacon cortado em fatias, algumas azeitonas picadas, o atum e tempere com sal, pimenta, oregãos e a canela. Deixe cozinhar por uns minutos. 

Num tabuleiro ou pirex, coloque uma camada de arroz cozido, o refogado de atum e termine com uma camada de arroz. Enfeite com algumas azeitonas cortadas em fatias e pincele com uma gema de ovo batida. Leve ao forno por 15 minutos.  




Bom apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Atum; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

11.29.2013

Piza de cogumelos e farinheira

Mais uma piza caseira! Alterei um pouco a massa e fiz sem azeite, para ficar mais fina e crocante. Quanto ao recheio, desta vez, foi ditado por uma metade de farinheira que estava a precisar ser usada. Ficou uma piza diferente mas deliciosa!



Ingredientes
Para a massa:
240ml de água

1 colher de chá de sal
400g de farinha de trigo
meia saqueta de femento seco
Recheio:
4 colheres de sopa de molho de tomate
200g chávena de queijo mozarela ralado
1/2 farinheira
2 cogumelos portubelo fatiados
Sal, pimenta e azeite q.b.
folhas de manjericão fresco q.b.

Confeção
Bimby:
Coloque no copo a água e o sal e programe 1 minuto, 37ºC, Vel 1.
Junte a farinha e o fermento  e programe 15 segundos, Vel 6 e depois 2 minutos, velocidade Espiga.

Tradicional:
Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture. Vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. 
Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.

Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.

Divida a massa em 2 (pizas médias). Estique a massa em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho, depois o queijo e restantes ingredientes, exceto o manjericão.Tempere com 1 fio de azeite e sal e pimenta.
Leve ao forno a 160º cerca de 20m. Sirva salpicado com folhinhas de manjericão fresco.



Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinheira, queijo;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza

11.28.2013

Almofadinhas de marmelo


Este mês, o desafio "A escolha do Ingrediente" foi escolhido pela querida Lena, do maravilhoso Sabores Leves, um blog recheado de delicias com poucas calorias, que escolheu o marmelo como ingrediente. Um fruto desta época, que, num destes dias, acabou numas almofadinhas rápidas para adoçar o jantar.


 
Ingredientes 
2 marmelos
Sumo de 1/2 limão
2 folhas de massa filo
2 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de canela
Manteiga derretida para pincelar
Açúcar para salpicar

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa taça que possa ir ao microondas, coloque o marmelo descascado e fatiado em fatias finas e envolva com o sumo de limão. Junte o açúcar, a canela, a farinha e a manteiga, misture bem e leve ao microondas na potência máxima por 2 minutos.
Abra uma folha de massa filo, pincele com manteiga derretida e coloque outra folha por cima. Corte em 4. No centro de cada quadrado, coloque algumas fatias de marmelo. Feche as almofadas, pincele com manteiga derretida e salpique com açúcar. Leve ao forno até dourar (cerca de 10 minutos)


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Marmelos; N.º de porções: 4; Prato: sobremesa

11.27.2013

Frango assado de Domingo

Na semana passada, numa das minhas idas ao supermercado, trouxe o livro Poupe com o Jamie... adoro o programa Poupe com Jamie do 24 Kitchen e não resisti em ter todas as receitas na minha prateleira! O livro está dividido em capítulos e, no capítulo do frango, começa com este frango assado de Domingo. Simples, tradicional e tão, tão bom!

Ingredientes 
1 frango inteiro
400g de batata
Azeite q.b.
2 cenouras
1 cebola
2 hastes de alecrim
Sal
Pimenta
1 dente de alho
1/2 chávena de vinho branco
1 colher rasa de sopa de farinha
1 limão

Confeção 
Num almofariz, esmague o alecrim com um pouco de sal. Unte o frango inteiro com azeite e tempere, por fora e por dentro, com sal, pimenta e alecrim. Reserve um pouco para as batatas. Descasque as cenouras e corte-as em cubos. Corte a cebola em gomos. Num tabuleiro untado com azeite, coloque no centro a cebola e as cascas da cenoura e ponha o frango em cima. Coloque os cubos de cenouras à volta do frango.
Pré-aqueça o forno a 170º.
Lave e corte as batatas em metades ou quartos, conforme o tamanho. Pode descascar, cá em casa, preferimos com casca! Leve as batatas a cozer por cerca de 8 minutos, com água e sal e com o limão inteiro. Escorra, reserve as batatas e perfure o limão, para o colocar dentro do frango. Feche as pernas do frango com um pouco de papel alumínio ou com fio de cozinha e leve ao forno a 170º por 1h30. 
Num tabuleiro separado, coloque as batatas, esprema o dente de alho, tempere com sal, pimenta e o resto do alecrim, envolva com um fio de azeite e leve ao forno. Vire o frango e cozinhe ambos os tabuleiros mais 1h. 

Para fazer o molho: 
Retire o frango e a maioria das cenouras para uma travessa. Retire o limão e, com a ajuda de uma pinça, esprema-o. Coloque todo o molho que se formou, com os pedaços de legumes caramelizados no liquidificador. Acrescente 1 colher de farinha e o vinho branco e bata tudo. Leve ao lume 3 minutos para engrossar um pouco. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 2h30 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 4-5; Prato: prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...