12.31.2013

Sugestões para a passagem de ano

Hoje não vos trago uma receita, trago-vos algumas sugestões para o jantar de ano novo desde as entradas aos doces, passando pelo prato principal, claro está... ;)
Um Ano Novo cheio de realizações e bons momentos!

Entradas

1 - Bolachas de parmesão e tomilho
2 - Tarteletes de Morcela e Maçã
3 - Tartes de ricota e espinafres
4 - Recheio de sapateira
5 - Crepes de Camarão
6 - Cogumelos Recheados
7 - Embrulhos de Queijo de Cabra com mel
8 - Espargos com Parmesão

Prato Principal
1 - Caril de camarão com banana com arroz de açafrão

2 - Gambas com laranja e coco em cama de risoto 

3 - Polvo panado com risoto do mesmo 

4 - Salmão braseado com risoto de limão e cebolinho 

5 - Garam masala de frango 

6 - Lombinho de porco com chutney de figos e cogumelos 

7 - Entrecôte com molho de ervas

8 - Mini "Bife Wellington"



Doces


















1 - Crumble de maçã e pêra com caramelo

2 - Baba de camelo no forno  

3 - Mousse de chocolate "à antiga" 

4 - Tarteletes com frutos vermelhos e iogurte  

5 - Summer fruit galette  

6 - Potes de chocolate 

7 - Arroz doce 

8 - Pavlova




Bom Apetite e Bom Ano!

12.30.2013

Bolachas de parmesão e tomilho

Estas bolachas salgadas foram feitas para o aniversário do filhote, servidas com queijos e chutney, mas digo-vos que são deliciosas por si só! Eu adoro bolachas salgadas e quando vi estas feitas pela Filipa Gomes, do programa "Prato do Dia" do 24 kitchen, fiquei com a receita na minha lista. Com algumas adaptações, aqui fica a receita!


Ingredientes
500 gr Farinha de Trigo sem fermento 

200 g Margarina
120 g Queijo Parmesão ralado
1 c. sobremesa de Tomilho fresco (só as folhas)
1 chávena de Iogurte Natural 


Confeção
Bimby: 
Coloque a farinha, o queijo e o tomilho no copo e triture 30 segundos, velocidade 7. Junte a margarina amolecida e o iogurte e programe 1 minuto, velocidade espiga. 

Tradicional:
Triture o queijo com o tomilho e a farinha num robot ou liquidificador e triture uns segundos. Junte a margarina amolecida e o iogurte e misture bem, formando uma massa.

Forme um rolo, embrulhe em plástico aderente e leve ao frigorifico por 30 minutos. 
Pré-aqueça o forno a 180º. Retire a massa do frigorifico e, com o rolo da massa, estenda a massa e corte com um cortador de bolachas. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por cerca de 10 minutos.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Parmesão; N.º de porções: 30; Prato: entrada, petiscos

12.29.2013

Bolo de amêndoa e caramelo

Este é um mês de vários aniversários dos que me são mais chegados. O meu filho, que fez dia 20, quis... bolo de chocolate (surpresa das surpresas, eheheh) e eu fiz-lhe esta receita. A minha irmã festeja no dia 24 e quando lhe perguntei que bolo queria, respondeu-me "qualquer coisa... desde que tenha caramelo!". Referia-se a este caramelo, que ela adora. Fiz a receita de bolo de amêndoa do Mundo de receitas bimby e o bolo saiu assim!
 

Ingredientes
Bolo
6 ovos
250g de açúcar
100 g de amêndoa sem pele
260 g de farinha
150 ml de óleo alimentar
150 ml de água morna
1 colher de café de fermento em pó


Caramelo
1 pacote de natas
2 chávenas de açúcar
1/2 chávena de água
40g de margarina
1 pitada de sal

Para rechear e cobrir
2 pacotes de natas frescas
2 colheres de açúcar
Algumas amêndoas para guarnecer

Confeção
Comece por fazer o Bolo:
Com a borboleta bata as 6 claras, 6 m vel. 3 1/2. Reserve. Moa a amêndoa 20s vel 9 e Reserve. Coloque o açucar a bater com as gemas 1m vel 5, ponha novamente a borboleta e junte o óleo e a água morna. Bata mais uns segundos para misturar e junte a farinha e o fermento, misturando bem. Finalmente, envolva as claras em castelo com a espátula. Deite em duas fornas redondas sem buraco, forradas com papel vegetal e leve ao forno a 180º até cozer (cerca de 25m).
Enquanto o bolo coze, faça o caramelo:
Coloque o açúcar com a água num tacho, até que derreta completamente. Baixe o lume e, sem mexer, deixe atingir uma cor âmbar. Retire do lume. Aqueça as natas numa panela ou no micro-ondas. Verter a nata aos poucos, mexendo bem até que fique um creme homogéneo. Atenção que vai borbulhar um pouco! Adicione a margarina e a pitada de sal e mexa. Deixe arrefecer.

Bata as natas bem firmes com o açúcar. Se necessário, para as natas ficarem mais firmes, junte umas gotas de sumo de limão. Junte 2 colheres de sopa do caramelo (tem de estar frio) e envolva bem.

Retire os bolos do forno e deixe arrefecer. Coloque um dos bolos no prato, recheie com um fio de caramelo, o creme de natas e, novamente, com caramelo. Cubra com o outro bolo e cubra todo o bolo com o creme de natas. enfeite com mais caramelo e com algumas amêndoas envolvidas em caramelo.

Bom apetite!
Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Caramelo; N.º de porções: 15; Prato: Bolo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...