8.22.2014

Esparguete com sardinhas à Siciliana

Não sou era muito de conservas... uso bastante atum na minha cozinha, mas costumo ficar-me por aí. Num evento a que fui, ofereceram-me uma lata de sardinhas fumadas e eu andei a pesquisar como as usar. Decidi-me por fazer uma adaptação da receita de Esparguete com sardinhas à Siciliana do Jamie Oliver, do livro Poupe com o Jamie, substituindo as sardinhas frescas por estas. Que maravilha! Uma receita rápida, super saborosa e que rende bastante!



Ingredientes
1 lata de sardinhas em azeite
2 tomates maduros
sal e pimenta q.b.
1 cebola
1 punhado de salsa
azeite q.b.
1 dente de alho
1 fatia grande de pão tipo saloio 
1 colher de café de chili em flocos ou 1 malagueta picada
raspa de 1/2 limão
200g de esparguete

Confeção
Num robot de cozinha, pique o pão com o dente de alho (usei a bimby, 15 seg/ vel 5). Coloque uma frigideira ao lume com um fio de azeite e salteie as migalhas de pão até dourar. Retire e reserve. 

Coloque no robot a cebola e a salsa, à qual retirou umas folhas para usar no final, e pique tudo (na Bimby, 5 seg/vel 5). Deite mais um fio de azeite na frigideira e refogue a cebola até começar a dourar. Junte o tomate picado, sal, pimenta e os flocos de chili e deixe cozinhar uns 15 min. 

Neste tempo, coza o esparguete em água com sal, al dente. Escorra, reservando 1 chávena de água. Junte as sardinhas sem pele e espinha ao molho de tomate, as raspas de limão e a chávena de água da massa. Envolva o esparguete no molho e deixe secar a água, antes de envolver o pão. 

Salpique com as folhas de salsa e sirva de imediato.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: sardinhas; N.º de porções: 2-3; Prato: prato principal

7 comentários:

  1. Bom dia ! Adorei a receita e minha curiosidade foi aguçada com essas sardinhas fumadas.Qual a marca?beijinhos e bom final de semana

    ResponderEliminar
  2. Que delicia!! Com um sabor bem intenso aposto :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  3. É uma refeição bem rápida e fácil de preparar e que tem tão bom aspecto!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa com essas sardinhas..
    E como adoro massa tenho a certeza que essa ia-me saber pela vida
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria João! Adorei a tus sugestõ, este esparguete tem muio bom aspecto e é mesmo daquelas receitas que apetece no verão, simples, rápida e apetitosa.
    As conservas são deliciosas e o nosso país é riquíssimo nessa indústria. Acho que ainda há todo um mundo a explorar no que diz respeito às conservas e ao contrário do que muita gente pensa, o peixe em conserva é tão ou mais saudável que o peixe congelado e é delicioso. Eu sou fã, quando se trata de conservas de qualidade e tenho-as sempre na despensa. ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar