2.28.2014

Wrap de omelete de claras com frango

A sugestão de hoje tem inspiração nesta receita da Filipa Gomes, do Programa Prato do dia do 24 Kitchen e é uma excelente forma de aproveitar sobras. Para além disso, viaja tão bem na lancheira para o almoço e é perfeita para a dieta! Só vantagens, não é? Mas eu digo-vos mais uma: é tão bom!! :)



Ingredientes
4 claras + 2 ovos inteiros
Sal e pimenta q.b.
Sobras de Frango cozinhado (cerca de 1/2 chávena)
Alface q.b.
1 queijo fresco grande
1 fio de azeite

Confeção
Bata as claras e os ovos com uma pitada de sal e pimenta. Aqueça uma frigideira e pincele com azeite. Deite 1/4 dos ovos e cozinhe como um crepe, bem fininho. Proceda da mesma forma com o restante ovo, para ficar com 4 wraps de omelete. Recheie cada wrap com um pouco de alface, o frango desfiado e 1 colherada de queijo fresco partido em pedacinhos. Enrole, primeiro, os lados para dentro e depois no sentido da largura. Se for para levar na lancheira, pode atar o wrap, para se "aguentar" melhor. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ovos; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

2.27.2014

Tiras de peru e cogumelos com molho cremoso

Cá por casa continuamos a fazer refeições aligeiradas, sem prescindir do sabor! Estas tiras de peru, feitas com queijo creme light, têm quase nenhuma gordura e, graças ao uso do tempero para gyros (uma mistura de especiarias que comprei na Tiger Store), são cheias de sabor. Assim é mais fácil seguir uma dieta!



Ingredientes
600g peito de peru cortado em tiras
150g de cogumelos frescos fatiados
sal q.b.
1 colher de chá de tempero para gyros (podem substituir por uma mistura de alho em pó, salsa seca, oregãos, cominhos em pó, coentros em pó e açafrão em pó)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar light
1 pitada de leite
salsa picada para servir

Confeção
Tempere as tiras de peru com sal e o tempero de gyros, misture bem e reserve. Aqueça uma frigideira grande com o azeite e cozinhe as tiras de peru. Junte os cogumelos, deixe largar o liquido dos legumes e deixe cozinhar até o liquido evaporar. Adicione o queijo, dilua com um pouco de leite e deixe levantar fervura. Sirva salpicado com salsa picada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

2.26.2014

Mousse fingida de morango e iogurte

Mais uma sobremesa de dieta, para ajudar a manter o foco sem desanimar! Resultou tão bem esta mousse fingida... uma textura mais cremosa, só com gelatina light e iogurte grego light.




Ingredientes 
1 saqueta de gelatina light 15 g (usei da condi)
250ml de iogurte grego light
500ml de água
Morangos para servir 

Confeção 
Faça a gelatina como indicado na embalagem: dissolva a saqueta em 250ml de água a ferver e adicione depois mais 250ml de água fria. Misture o iogurte e bata com a vara de arames. Leve ao frio por cerca de 2h. Sirva com morangos a enfeitar.

Bom apetite!


Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: iogurte; N.º de porções: 4; Prato: sobremesa

2.25.2014

Panquecas de peixe, cenoura e milho

Uma forma de aproveitar sobras de peixe (neste caso, de peixe cozido), estas panquecas enriquecidas com cenoura e milho, fizeram uma refeição tão agradável que nem parecia um aproveitamento! 





Ingredientes 
1 chávena de peixe cozinhado, sem pele nem espinhas
1 chalota pequena picada finamente
1cenoura ralada
3 colheres de sopa de milho
2 ovos
3 colheres de sopa de farinha
sal
pimenta
salsa picada
1 fio de azeite
 


Confeção 
Numa taça, junte o peixe,  a cenoura, o milho, a chalota picada e a salsa picada. Adicione 2 ovos ligeiramente batidos e a farinha e bata tudo, a formar uma massa com a consistência de panquecas. Se for necessário, adicione umas colheres de leite. Tempere a gosto com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e deite colheradas da massa de peixe. Deixe lourar de um lado e vire. Proceda do mesmo modo até acabar a massa.

Sirva com molho de iogurte. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peixe; N.º de porções: 12; Prato: prato principal

2.24.2014

Pilau de frango

Começamos a semana com uma comida de conforto... andava a apetecer-me caril, mas o uso de leite de coco e a dieta não combinam! Andei a pesquisar e encontrei esta receita da Joana Roque, com todos os sabores e com muito pouca gordura... perfeita para matar saudades sem grandes culpas! 


Ingredientes
1 frango cortado em pedaços pequenos, sem pele
1,5 chávenas de arroz basmati
3 colheres de sopa de amendoíns 
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de chá de coentros em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de pó de caril
1 colher de chá de açafrão
4 vagens de cardamomo esmagadas
1 pau de canela
1 pernada de tomilho fresco
1 cenoura
1 rama de alho francês
sal e pimenta q.b.

Confeção
Coloque o frango temperado com sal e pimenta numa panela com a cenoura cortada em pedaços e a rama de alho francês e leve ao lume, por cerca de 40 minutos em lume brando. 
Nesse tempo, numa frigideira grande com o azeite, deite a cebola e o dente de alho e deixe amolecer. Junte as especiarias e deixe libertarem o aroma um minuto. Adicione o arroz e os amendoíns, tempere com sal e pimenta e frite durante uns minutos. Deite o arroz num tabuleiro e reserve. 
Retire os pedaços de frango e coloque-os por cima do arroz, coe o caldo e deite por cima do arroz e do frango 3 chávenas do caldo de cozer o frango (a mim, sobrou-me caldo, que congelei). 
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30m, até o arroz estar cozinhado e o frango dourar.

Servi com salada de agrião.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 80 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

2.23.2014

O melhor Bundt de Chocolate de sempre

Por altura do 1.º aniversário do Blog, a São, do delicioso Blog Rapa Tachos, participou no desafio de comemoração com este Bundt de Chocolate: O melhor bundt de chocolate de sempre. Ora, coloquem chocolate e a expressão "o melhor de sempre" numa frase e é claro que eu tinha de o experimentar! 
E confirma-se... é excelente este bundt!



Ingredientes 
250 g de margarina 375g de açúcar 
4 ovos  
350 g de farinha   
1 colherzinha de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
240 ml de buttermilk (240 ml de leite,junta-se 1c. de sopa de vinagre e deixa-se repousar 10 m)
60 g de cacau em pó
150 ml de agua a ferver
1c.(sopa)de extrato de baunilha 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte bem com margarina uma forma de bundt.
Bimby:
Deite a margarina amolecida com o açúcar no copo, com a borboleta e bata 3 min/vel 3. Entretanto, ferva a água e dissolva o cacau, batendo com uma vara de arames. Misture o extrato de baunilha e reserve, para arrefecer um pouco. Noutra taça, misture a farinha, o sal e o bicarbonato. Programe 5m/ velocidade 2 e, pelo bucal, adicione os ovos, 1 cada vez. Deite então 1/3 da mistura de farinha, depois, metade do buttermilk, novamente a farinha, o resto do buttermilk e termina-se com a farinha. Finalmente, junte o cacau.

Tradicional:
Bata na batedeira, a margarina amolecida com o açúcar, até obter um creme fofo. Entretanto, ferva a água e dissolva o cacau, batendo com uma vara de arames. Misture o extrato de baunilha e reserve, para arrefecer um pouco. Noutra taça, misture a farinha, o sal e o bicarbonato. Adicione os ovos, 1 cada vez, ao creme de margarina. Com a batedeira em velocidade média, deite então 1/3 da mistura de farinha, depois, metade do buttermilk, novamente a farinha, o resto do buttermilk e termina-se com a farinha. Finalmente, junte o cacau.

Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 50 min. 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 12; Prato: bolo

2.22.2014

Pastelinhos de frango

Num destes fins de semana, repetiram-se estas empadas. No entanto, como fiz com peito de frango, de raíz, sobrou um pouco de recheio em relação à massa, que foi parar ao congelador. Num destes dias corridos em que me esqueci de tirar o jantar, abro a arca e la estava a caixinha, mesmo ao lado da massa fina para doces e salgados... Estavam mesmo a pedir isto, não acham?


Ingredientes

2 chávenas de recheio de empadas, receita aqui
3 colheres de milho
1 embalagem de massa fina para doces e salgados (usei da Buitoni)
1 gema de ovo para pincelar



Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture o milho ao restante recheio. Coloque uma colherada no centro de cada círculo de massa, pincele as bordas com água e feche os pastelinhos. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com a gema de ovo batida. Leve ao forno por cerca de 12 min ou até dourar.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 16; Prato: prato principal, entrada

2.21.2014

Bifes de peru com limão, salsa e sweet chili

Acabamos mais uma semana com refeições simples e rápidas. Desta vez, uns bifes de peru ganharam direito a fotografia com alguns sabores frescos e um pouco de sweet chili. E esta combinação da raspa de limão e salsa com o doce e picante revelou-se uma delícia!

Aproveito com esta receita simples (mas deliciosa) para participar no Desafio deste mês A Escolha do Ingrediente da querida Susana, que este mês decorre no Blog Na cozinha da Sara, com o limão como ingrediente escolhido!


Ingredientes
3bifes de peru
sal q.b.
1 dente de alho esmagado
Raspa de 1 limão 
Sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de salsa seca
2 colheres de sopa de molho sweet chili 
1 fio de azeite

Confeção
Tempere os bifes com sal, pimenta, o alho esmagado, a salsa e a raspa de limão. Deixe ganhar gosto uns 15 minutos. Aqueça uma frigideira com 1 fio de azeite e frite os bifes dos 2 lados, deixando-os dourados. Junte o sumo de limão e o molho sweet chili por cima dos bifes e deite evaporar. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

2.20.2014

Hambúrgueres aromáticos de salmão

Agora tenho companhia para a minha dieta! Pois é, o marido entusiasmou-se e resolveu aderir. Assim, vão aparecer mais receitinhas light por aqui! Estes hambúrgueres de salmão são cheios de sabor e foram devorados, até pelo filhote, com um entusiasmo muito pouco light! 


Ingredientes
1 pedaço de alho francês com cerca de 8 cm
1 pedaço de gengibre fresco (cerca de 1 colher de chá)
1/2 malagueta vermelha grande, sem sementes
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de chá de pasta de caril
sal q.b.
alguns coentros
1 fatia de pão integral
400g de lombos de salmão 

Confeção
Picar num robot de cozinha ou liquidificadora, o alho francês, o gengibre, a malagueta, os coentros e o pão (usei a bimby, 15 seg/vel 5). Juntar os temperos e o salmão e pulsar algumas vezes para desfazer sem que fique em papa (na bimby, bastam 3-4 toques de turbo). Moldar os hambúrgueres
Aquecer uma frigideira com um fio de azeite e cozinhar os hambúrgueres por cerca de 2 min de cada lado.

Sirva com um arroz basmati e salada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão; N.º de porções: 6; Prato: prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...