4.30.2014

Bolo de laranja com sementes de papoila (sem ovos, sem lactose)

Não é hábito publicar um bolo a meio da semana, mas, como estamos em véspera de feriado e a seguir aos sumos detox, achei que caia bem um bolinho! eheheheh
Este é mais saudável, experimentei adaptar uma receita bem conhecida do bolo de laranja inteira, sem ovos e sem lactose e resultou tão bem... Muito saboroso e com uma textura maravilhosa!

Adaptado do livro de receitas base da Bimby.




Ingredientes
1 laranja inteira (casca fina)
sumo de 1 laranja
200g de açúcar 
100g de óleo
300g de farinha
2 c. chá de fermento em pó para bolos

2 colheres de sopa de sementes de papoila

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo da Bimby a laranja inteira com o sumo de uma laranja e programe 15 seg./vel. 9.
Junte o açúcar, o óleo, e programe 2 min/temp. 37º/vel. 4.
Adicione a farinha e o fermento e programe 15 seg/vel. 3. Junte as sementes de papoila e envolva com a espátula.


Coloque numa forma untada e polvilhada e leve ao forno cerca de 30 minutos.
Retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 35 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: laranja; N.º de porções: 10; Prato: Bolo

4.29.2014

Sumos detox

Tem-se falado muito dos sumos detox. Eu não sou de fundamentalismos em nenhum aspeto da vida, incluindo a alimentação, não me agradam (para mim, entenda-se, que cada um faz as opções que considera corretas para si) programas de dias completos só com estes sumos. Por mais nutritivos que sejam! Mas, quando tenho alturas em que abuso no que como, gosto de fazer um dia detox, só com frutas e legumes e, nestes dias, estes sumos costumam ser o meu pequeno almoço e lanche.

Deixo-vos duas sugestões de que gostei muito e já tinha partilhado no facebook:




Ingredientes

Sumo verde:
1 fatia de ananás
1 colher de sopa de sementes de chia
1/4 de meloa
1 punhado de espinafres
1 colher rasa de açúcar de frutose
1/2 copo de água


Sumo laranja:
1 Cenoura
1 maçã 
1 laranja,  
1 colher sopa de linhaça

1 colher rasa de açúcar de frutose
1/2 copo de água



Preparação

Num liquidificador ou robot de cozinha, deitar todos os legumes e fruta - a fruta descascada e sem caroço, com exceção da maçã, que pode colocar com casca, os legumes lavados. Juntar a água, o açúcar de frutose (é opcional) e as sementes. Triturar tudo até obter o sumo uniforme. Junte mais água, se necessário.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: legumes, fruta; N.º de porções: 2 copos cada; Prato: Bebidas

4.28.2014

Muffins de queijo e espargos

Estes muffins são excelentes para levar na lancheira. São leves e muito saborosos, adaptados do livro “Iguariassaudáveis da Popina”. No livro, há duas receitas: espinafres e feta com tomate. Eu usei espargos e queijo da ilha e fiz metade da receita, mas será uma experiência a repetir, com outros sabores.



Ingredientes
150 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 ovo
40 ml de azeite
190 ml de leite 
1 dente de alho bem picado
1/2
colher de chá de sal fino
pimenta acabada de moer q.b.
1/2
colher de chá de noz-moscada em pó
4 espargos cortado em pedacinhos
3 colheres de sopa de queijo da ilha ralado 


Confeção
Pré-aquecer o forno a 180º. Preparar 8 formas de queque com forminhas de papel.
Numa taça, junte todos os ingredientes, exceto o queijo e os espargos. Misture bem, para ficar uma massa uniforme e sem grumos. Junte o queijo (reservar um pouco para o final) e os espargos e envolva. Deite 2 colheres de massa em cada forminha, termine com uns fios de queijo em cima. Leve ao forno por cerca de 30 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo; N.º de porções: 8; Prato: entrada, petiscos

4.27.2014

Palmiers doces

Depois do fim de semana de Páscoa e com tantos chocolates, amêndoas e doces que andam por casa, apesar de ser dia de bolo, não me apeteceu fazê-lo. Por isso, trago-vos uma sugestão mais simples: estes palmiers fazem as delícias do meu filho e são tão rápidos e fáceis de fazer!





Ingredientes 
1 placa de massa folhada fresca retangular
Açúcar q.b. 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Abra a placa de massa folhada e salpique generosamente com açúcar. Pressione um pouco para aderir, vire a massa e salpique com açúcar do outro lado. No sentido do comprimento, dobre a massa para dentro, de cada lado, a unirem no centro. Faça mais uma dobra e feche, ficando com um rolo único. Corte fatias com a largura de 1 cm.

Veja este passo a passo retirado do blog The Cookie shop:

Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, afastados, porque eles crescem bastante. Leve ao forno até dourar.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: massa folhada; N.º de porções: 20; Prato: bolachas

4.26.2014

Frango Tandoori com arroz de cardamomo e canela

Para variar a forma de cozinhar peito de frango, esta é uma sugestão muito saborosa e tão fácil... é só misturar tudo e pôr no forno e temos uma refeição colorida e saborosa. Não é perfeito para o fim de semana? ;)
Podem servir com arroz basmati simples, eu aromatizei o meu com cardamomo e canela. Delicioso!


Ingredientes

Para o frango
3 peitos de frango sem pele
1 colher de sopa de sumo de limão
1/2 colher de sopa de gengibre fresco ralado
2 dentes de alho esmagado
1 colher de chá de pimentão doce
1 chávena de iogurte natural
2 colheres de sopa de tandoori masala (usei da Tiger)
Sal q.b.
coentros picados para servir


Para o arroz

1 chávena e meia de arroz basmati
1 fio de azeite
4 sementes de cardamomo
1 pau de canela
Sal q.b.
 

Confeção

Pique os peitos de frango com uma faca e tempere-os com sal. Num almofariz, esmague os alhos, o gengibre e o sumo de limão e barre os peitos de frango com este preparado. Numa taça grande, misture o iogurte com o pimentão e o tandoori, junte o frango, envolva bem e deixe a marinar, pelo menos, 2 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro). 
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Coloque o frango numa assadeira e leve ao forno por cerca de 30m. 

Para o arroz: aqueça o azeite num tacho, junte as sementes de cardamomo pisadas (só para abrirem, não é preciso esmagar) e o pau de canela e deixe libertarem o aroma uns segundos. Junte o arroz e o dobro da quantidade de água. Tempere com sal e deixe cozinhar por cerca de 15 min.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

4.25.2014

Quesadillas de frango, bacon e espinafres

Estas semanas mais curtas sabem tão bem... corremos o risco de nos habituar a elas! E para aproveitar bem este dia feriado para passear e estar entre amigos e família, estas quesadillas rápidas para uma refeição ligeira ou lanche reforçado são uma sugestão deliciosa!


Ingredientes
6 tortillas de trigo
cerca de 1 chávena de sobras de frango assado, desfiado
Folhas de espinafres fresco q.b.
12 fatias de queijo cheddar
12 fatias de bacon

Confeção
Faça as quesadillas, dispondo em camadas, entre duas tortillas: o frango, algumas folhas de espinafre, o bacon e o queijo. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a quesadilla. Em lume médio, deixe dourar de um lado e vire a quesadilla para dourar do outro lado. Proceda do mesmo modo com as restantes quesadillhas. Corte em 4 com o cortador de piza.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal, entrada, snacks

4.24.2014

Robalo assado no forno com tomilho e limão

O tempo está completamente instável... ora está um dia bonito com algum calor, ora chove torrencialmente e a temperatura baixa e volta a apetecer comidas de conforto e o forno ligado. Faço peixe no forno algumas vezes no tempo frio, é uma das comidas preferidas do meu filho, mas, normalmente, não aparecem por aqui, porque costumo fazer bem simples, só com cebola, azeite e algumas ervas aromáticas (e, convenhamos, não é muito fotogénico!). Mas este robalo ficou delicioso e tinha de partilhar!

 

Ingredientes

1 robalo inteiro com cerca de 1,5k, amanhado e sem cabeça (que congelei para usar num caldo)
Batatas q.b.
10 tomates cereja
1 cebola
1 limão
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de folhas de tomilho fresco 
1 dl azeite

Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º.
Temepere o peixe com sal, pimenta e metade das folhas de tomilho. Corte o limão ao meio e coloque-o na barriga do peixe.
Corte a celoba em rodelas e disponha-as no fundo de uma travessa. Coloque o peixe em cima. Corte as batatas em cubos, tempere com sal e pimenta e dsiponha-as na travessa ao lado do peixe. distribua os tomates entre as batatas. Regue com o azeite e leve ao forno por 45-60 min ou até as batatas estarem cozinhadas e douradas. Antes de servir, retire o limão e esprema o sumo com uma pinça em cima do peixe e salpique com as restantes folhas de tomilho.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peixe; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

4.23.2014

Croquetes de carne

Fiz cozido à portuguesa só para nós os três no fim de semana e, claro, sobrou carne e chouriço… quando estava a guardar as sobras de carne, ficou logo prometida uma refeição de croquetes para os meus homens, que adoram estas almofadinhas de carne!



Ingredientes
Cerca de 2 chávenas de carne cozinhada (usei uma mistura de vaca e porco, limpa de gorduras)
5 rodelas de chouriço
Alguns pés de salsa
1 chávena de leite
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de farinha
Sal e pimenta q.b.
1 ovo batido
Pão ralado q.b.
Óleo para fritar

Confeção
Num robot de cozinha, pique a carne com o chouriço e a salsa (usei a bimby, com uns toques de turbo). Reserve. Derreta a margarina numa frigideira larga, junte a farinha e deixe cozinhar uns segundos. Acrescente o leite, lentamente, a formar um bechamel grosso. Envolva a carne. Tempere com sal e pimenta. Se for necessário, junte um pouco mais de leite ou de farinha. O molho é apenas para unir a carne, tem de ficar, em quente, com a consistência de uma papa grossa. Deite numa taça e leve ao frio para arrefecer.

Prepare um prato com o ovo batido e outro com o pão ralado. Aqueça uma frigideira com óleo. Molde os croquetes e passe-os primeiro pelo ovo, depois, pelo pão ralado e frite-os. 

Se for servir como entrada, molde-os mais pequenos ou em bolinhas. Neste caso, serviram de prato principal, com arroz de cenoura e salada.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne; N.º de porções: 14; Prato: prato principal, entrada

4.22.2014

Piza de presunto e ananás

E, enquanto uns (euzinha, mesmo) tentam compensar o abuso dos últimos dias com jantares de sopa, outros pedem piza para jantar... Como ainda havia um restinho de pesto vermelho no frasco, saiu mais uma piza deliciosa, bem rústica na forma, com ananás e presunto.




Ingredientes
Para a massa:   
240ml de água  
1 colher de chá de sal  
400g de farinha de trigo  
meia saqueta de femento seco  
Recheio:
3 colheres de sopa de molho pesto vermelho 
1 chávena de queijo mozarela ralado  
2 fatias de ananás em pedaços
3 fatias de presunto 

Confeção
Bimby:
Coloque no copo a água e o sal e programe 1 minuto, 37ºC, Vel 1.
Junte a farinha e o fermento  e programe 15 segundos, Vel 6 e depois 2 minutos, velocidade Espiga.

Tradicional:
Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture. Vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. 
Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.
Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.
Pré aqueça o forno a 180º. 
Divida a massa em 2 (pizas médias). Estique a massa bem fina em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho pesto, depois o queijo e o ananás. Leve ao forno por cerca de 20 min ou até dourar. Antes de servir, coloque as fatias de presunto por cima.

Bom apetite!



Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ananás, presunto;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...