7.31.2014

Pão de hambúrguer

Estes pãezinhos de hambúrguer andavam na minha lista para fazer há que tempos, numa adaptação à bimby. Ainda antes de ter blog, já os tinha experimentado numa versão tradicional e são mesmo uma maravilha!


Ingredientes
240 ml de água
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó (opcional)
430g de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal fino
2 colheres de sopa de óleo
leite para pincelar e sementes de chia (ou de sésamo) para polvilhar

Confeção
Bimby:
Coloque no copo a água, o fermento e o açúcar e programe 2 min/37º/vel 2. Junte a farinha, o óleo, o leite em pó e o sal e programe 4 min/ vel espiga. 

Tradicional: 
Numa tacinha, misture o fermento, o açúcar e 100ml de água morna. Numa taça maior, junte a farinha, o leite em pó  e o sal. Abra uma cova no centro e deite o fermento diluido, o óleo e a restante água. Vá incorporando a farinha até formar uma bola. Bata a massa na bancada por uns minutos.

Forme uma bola com a massa e deixe levedar por 30 min. Divida a massa em 6, forme bolinhas e deixe levedar novamente por mais 20 min. 

Pré-aqueça o forno a 180º. Pincele as bolinhas com leite, salpique com as sementes e leve ao forno por cerca de 20 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 80 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha; N.º de porções: 6; Prato: Pão

7.30.2014

Quiche folhada de atum e azeitonas

Uma simples quiche de atum e azeitonas com um toque especial com a massa filo, ideia que trouxe de um encontro de amigos blogers muito especiais! Obrigada Célio (do fantástico Sweet Gula) por partilhares o teu talento e simpatia connosco!


Ingredientes
1 base de massa quebrada
2 latas de atum 
1 pacote de natas de soja
1 queijinho  fresco
100 g de queijo ralado emmental 
1/2 chávena de azeitonas em fatias
4 ovos
Sal e Pimentaq.b.
Salsa q.b.
2 folhas de massa filo
azeite para pincelar
1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas

Confeção
Pré aqueça o forno a 180º. Forre uma tarteira com a massa quebrada e leve ao forno cerca de 10 min. Entretanto bata num robot de cozinha ou liquidificador os ovos, as natas e o queijo fresco, sal e pimenta. Junte o atum escorrido, a salsa, o queijo emmental e as azeitonas e envolva com uma espátula. Deite sobre a massa quebrada e leve novamente ao forno por mais cerca de 15 min. Retire a quiche. Pincele uma folha de massa filo com azeite, sobreponha a 2.ª folha e pincele também com azeite. Amachuque as folhas, coloque por cima da quiche e salpique com sementes de sésamo. Leve ao forno mais 5-7 min para dourar a massa filo.  

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum; N.º de porções: 4-5; Prato: prato principal, entrada

7.29.2014

Penne com frango e tomate seco

Comidinhas em tempo de praia são assim: saciantes e rápidas de preparar! E, nesta categoria, um prato de massa é imbatível, não é verdade?


Ingredientes
300g de massa penne
sal q.b.
2 peitos de frango grandes
8-10 tomates secos
1 colher de sobremesa de mistura de especiarias italiano
azeite q.b.
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de queijo creme
1/2 chávena da àgua de cozedura da massa
lascas de parmesão para servir

Confeção
Coza a massa em água com sal pelo tempo indicado na embalagem. Numa frigideira larga, refogue a cebola picada em azeite. Corte o frango em pedaços pequenos e tempere com sal e a mistura de especiarias. Junte ao refogado e deixe cozinhar em lume médio. Adicione o tomate seco em pedaços e deixe mais uns minutos. 
Escorra a massa, reservando cerca de 1/2 chávena da água. Adicione o queijo ao frango e misture para derrenter, juntando a água para diluir e formar um molho. Junte a massa ao frango, misture e apague o lume. 

Sirva com lascas de parmesão.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

7.28.2014

Pasta de abacate

Apresento-vos o meu lanchinho preferido deste Verão, para comer depois da caminhada ou na vinda da praia: pasta de abacate. Eu gosto assim, como apresento aqui, numas fatias de pão torrado, mas podem usar em sandes mais compostas, a barrar o pão em vez de manteiga ou maionese. Uma delícia e tão saudável...


Ingredientes
1 abacate
sumo de 1/2 lima
1/2 cebola bem picada
1 colher de sopa de salsa bem picada
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação
Numa taça junte o sumo de lima, sal, pimenta, cebola e salsa. Misture então o abacate e esmague com um garfo, misturando tudo.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Abacate; N.º de porções: 8; Prato: entrada, petiscos

7.27.2014

Fudge Brownies

Já não é segredo para ninguém a minha adoração por chocolate. Aqui por casa, metade dos bolos são de chocolate e, nesta categoria, temos uma predileção especial por brownies. Quando dei com estes brownies fui logo para a cozinha experimentá-los. Fiz algumas alterações (menos açúcar, menos cacau em pó e uma cobertura para finalizar). O resultado são uns brownies "fudge style", densos e intensos... uma delícia! 

Ingredientes 
200 g de manteiga sem sal
250 g de chocolate meio amargo (de preferência 70% cacau) 
170 g de chocolate ao leite 
2 Chávenas de açúcar 
6 ovos 
2 colheres de sopa de cacau em pó 
3 colheres de sopa de farinha 
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Para a cobertura:
100g de chocolate negro
3 colheres de sopa de leite



Confeção
Pré-aqueça o forno em 180°
Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Numa tigela pequena, junte os ingredientes secos. Noutra tigela, leve ao microondas a manteiga e os chocolates picados em potência máxima por 1 minuto e meio. Retire e mexa com uma espátula até derreter os chocolates. Passe para a batedeira, junte o açúcar e bata por 1 min. Acrescente os ovos, um de cada vez, em velocidade média, batendo a cada adição. Junte o extrato de baunilha e, por fim, os ingredientes secos. Bata apenas até misturar. 
Despeje a massa no tabuleiro preparado e leve ao forno por 30/35 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Faça a cobertura: Leve ao microondas o chocolate partido com o leite por 1 min em potência máxima. Retire e mexa até derreter todo o chocolate. Deite a cobertura no tabuleiro com o bolo e espalhe a cobrir tudo. Deixe arrefecer completamente antes de retirar e partir aos quadrados.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate; N.º de porções: 12; Prato: bolo

7.26.2014

O regresso... mais ou menos!

Como este ano não podíamos ir muito longe, resolvemos passar uns dias fora de casa, mas mesmo aqui pertinho de Lisboa, na Serra da Arrábida. Descobrimos um sítio lindo, lindo, o Moinho do Marco... um recanto encantador em plena serra, com uma paisagem de tirar a respiração e um ambiente acolhedor. Perfeito! 

A zona é também uma delícia... as praias deslumbrantes, de águas limpidas e azuis, recortadas na serra. Uns dias perfeitos para descansar e apanhar muitos banhos de sol e de mar!

Amanhã o Blog volta ao "ativo" com as habituais receitas diárias, mas hoje, não resisto a partilhar convosco algumas imagens destes dias!



7.19.2014

Blog em pausa...

Durante os próximos dias, o Blog estará em pausa! Vamos recarregar energias, sem acesso a internet e cozinha! :D

Até lá, sejam felizes!


7.17.2014

Piza de paio, gorgonzola e pesto

Piza... sabe bem com frio e com calor, não é? E caseira, então, melhor ainda! E eu não consigo resistir ao pedido dos homens da casa a uma piza party... neste dia, saiu uma piza cheia de sabores fortes, mesmo ao gosto cá de casa!



Ingredientes
Para a massa:   
 Água morna q.b.
1 colher de chá de sal  
500g de farinha de trigo  
1 saqueta de femento seco
1/2 colher de azeite
Recheio:
3 colheres de sopa de molho de tomate
1 chávena de queijo mozarela ralado  
1 chávena de paio cortado em tiras
1/2 chávena de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de molho pesto

Confeção
Bimby:
Coloque no copo a farinha, o azeite e o fermento e programe velocidade Espiga, sem tempo. Pelo bucal, adicione água morna (cerca de 200ml), em quantidade suficiente para a massa se formar numa bola que se desprende dos lados da máquina. Bata durante cerca de 2 min.

Tradicional:
Coloque todos os ingredientes secos e o azeite numa tigela e misture. Vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela.Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.

Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.

Pré aqueça o forno a 180º. 
Divida a massa em 2 (pizas médias). Estique a massa em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho, depois o queijo mozarela, o paio e o pedacinhos de queijo gorgonzola. Distribua também pequenas colheradas (de chá) de molho pesto. Leve ao forno por cerca de 20 min.

Bom apetite!
Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: bacon, espinafres, queijo;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza

7.16.2014

Cubos de frango em wrap de alface

Um dia de praia consegue ser cansativo, mesmo que seja um cansaço bom! E, mesmo sem muita vontade de ir para a cozinha, apetece uma comida caseira para repor energias. Estes cubos de frango, temperados com a mistura de especiarias de marrocos (uso da Margão), faz-se num ápice. E é uma delícia!




Ingredientes
2 peitos de frango grandes
6 cogumelos brancos
1/2 cebola
1 fio de azeite
sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de especiarias sabores de marrocos
folhas de alface iceberg para servir

Confeção
Refogue a cebola picada com um fio de azeite. Corte os peitos de frango em cubos pequenos e tempere com sal, pimenta e as especiarias e junte-os ao refogado. Cozinhe o frango por uns minutos, mexendo de vez em quando. Corte os cogumelos em fatias e junte também ao frango, cozinhando por mais uns minutos. 

Abra as folhas de alface lavadas e secas, deite umas colheradas do frango e enrole, como um ninho. Se necessário, prenda com um palito.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

7.15.2014

Para levar para a praia ou para o campo!

Estes dias quentes estão mesmo a pedir uns passeios pelo campo ou pela praia... e, para fugirem às habituais mas monótonas sandes, deixo-vos aqui algumas sugestões perfeitas para petiscar na praia ou no campo! Têm vegetarianas, mais leves, mais calóricas, rápidas ou mais demoradas... muita escolha e muitos sabores!


Spanakopitas 

  Bolo de fiambre e queijo 

 

 

 

 


Panquecas de salsinhas de soja e legumes

 

 

 

 

 

   Charutos mistos

 

 

 

 

 

   

Wraps de pasta light de atum

 

 

 

 

 

 

 

Focaccia com chourição

 

 

 

 

 

 
Muffins de queijo e espargos

 

 

 

 

 

 

 

Croquetes de carne

 

 

 

 

 

 
Hambúrgueres de atum







 Pastelinhos de frango 

 

 

 

 

 


Empadas de frango

 

 

 

 

 

 

 Rissóis de peixe

 

 

 

 

 

 

Mini folhados de salsicha 

 

 


 

 

 

  

 Pastelinhos de carne

 

 

 

 

 

 
Pão Brioche recheado

 

 

 

 

 

 

 

mini Fritattas de legumes com roquefort

 Bola rápida de carnes

 

 

 

 

 

 

  

Pataniscas de peixe e curgete

 

 

 

 

  

Mini fritattas com fiambre e espargos

 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...