9.30.2014

Arroz de Pato

Já aqui tinha mencionado que costumo comprar o pato inteiro e depois de cozinhado, divido-o em 2 ou 3, para usar em refeições diferentes, congelando a carne desfiada e a água de cozer o pato separadamente. Costumo  cozinhá-lo com bastante água, 1 cebola cortada em 4, 1 cenoura e umas folhas de louro, temperado com sal e uns grãos de pimenta. Depois, é desfiar tudo e dividir em porções, coar a água e congelar tudo. E assim, quando apetece um arroz de pato, faz-se num instante! 


Ingredientes
2 chávenas de pato cozinhado e desfiado
1 pedaço de bacon
1 chávena e meia de arroz (usei arroz arbóreo)
1 litro de caldo de cozer o pato
1 cebola
1/2 chávena de vinho branco
azeite

Confeção

Sirva com uma salada verde.
Bom apetite!

Corte algumas fatias de bacon e reserve.
Num tacho, refogue a cebola picada.  Adicione o restante bacon cortado aos pedacinhos e o arroz. Junte o vinho e mexa até evaporar. Junte então o caldo de de cozinhar o pato e  deixe cozer o arroz "al dente". Deite metade do arroz, ainda com algum  caldo, espalhe o pato desfiado e finalize com o restante arroz. Coloque o bacon em fatias por cima e leve ao forno a 180º apenas para secar e dourar.



Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Pato; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

9.29.2014

Mousse de Chocolate negro com flor de sal

Não é hábito começarmos a semana com uma sobremesa, mas há um bom motivo: o Barriguinhas está de parabéns e a querida Lúcia pediu-nos que levássemos à festa aquela receita que nunca pode faltar nas nossas próprias festas. Quem a conhece percebe bem este pedido, porque a Lúcia é assim mesmo: alguém para quem a cozinha tem sempre uma história, é pessoal, "um ato de amor"!
Já aqui tinha postado a minha receita de Mousse de Chocolate, a receita que não pode nunca faltar nas festas cá de casa, mas, para a Lúcia, quis juntar-lhe mais sabor. Doce e salgado, uma taça de pura tentação para uma das meninas mais genuínas deste mundo dos Blogs! 
Muitas felicidades e muito sucesso, querida!



Ingredientes
200g de chocolate 70% cacau
1 colher de margarina
6 ovos
200g de açúcar
1 pitada de flor de sal

Confeção
No micro-ondas, derreta o chocolate com a margarina (cerca de 3 minutos, mexendo bem ao fim de cada minuto). Separe as claras das gemas. Numa taça, junte as gemas com o açúcar e bata bem até obter um creme esbranquiçado e leve. Junte o chocolate derretido e bata mais uns minutos. Bata as claras em castelo bem firmes. Junte duas colheradas de claras ao preparado de chocolate e bata energicamente, depois, adicione as restantes claras e envolva suavemente. Deite em tacinhas ou numa taça grande e leve ao frigorífico a solidificar.

Antes de servir, salpique com uma pitada de flor de sal.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 8; Prato: sobremesa

9.28.2014

Rabanadas com banana caramelizada

Pequeno almoço de Domingo...temos tempo de pôr a mesa com cuidado e fazer algumas receitas especiais. Estas rabanadas simples levaram uma banana caramelizada com um pouco de mel e o resultado foi um pequeno almoço de lamber os dedos!


Ingredientes
6 fatias de pão de forma integral
2 ovos grandes
2 copos de leite
2 colheres de sopa de açúcar
canela q.b.
2 bananas 
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de óleo

Confeção
Aqueça o leite, dissolva o açúcar e deite numa taça. Bata os ovos noutra taça. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco do óleo, passe cada fatia de pão pelo leite, apertando um pouco para retirar o excesso. Passe de seguida pelo ovo batido e coloque na frigideira, em lume médio. Doure de ambos os lados.
Noutra frigideira, coloque as bananas fatiadas com 1 colher de mel e deixe caramelizar um pouco. 

Sirva as rabanadas com a banana e um fio de mel e canela por cima.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pão; N.º de porções: 3; Prato: pequeno almoço

9.27.2014

Piza Serrana

Sim, já tivemos uma piza aqui esta semana. Mas o filhote pediu piza um destes jantares e eu não resisto a um pedido destes... Os ingredientes da Serra da Estrela (chouriço e queijo de cabra artesanais) foram o mote para esta piza deliciosa!  

 
Ingredientes
Para a massa:   
Água morna q.b. 
1 colher de chá de sal  
500g de farinha de trigo  
1 saqueta de femento seco
1/2 colher de azeite


Recheio:
3 colheres de sopa de molho de tomate 
1 e 1/2 chávenas de queijo mozarela ralado  
1/2 chávena de bacon fatiado cortado em pedaços
6 fatias de presunto serrano
8 fatias de chouriço de carne (usei chouriço artesanal, mas escolham um bom chouriço de carne, de preferência da zona da Serra da Estrela)
1/2 chávena de queijo de cabra curado em cubos (de novo, usei artesanal, mas podem substituir)

Confeção
Bimby:
Coloque no copo a farinha, o azeite e o fermento e programe velocidade Espiga, sem tempo. Pelo bucal, adicione água morna (cerca de 200ml), em quantidade suficiente para a massa se formar numa bola que se desprende dos lados da máquina. Tempere com o sal e bata em vel espiga durante cerca de 2 min.

Tradicional:
Coloque todos os ingredientes secos e o azeite numa tigela e misture. Vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.

Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.

Pré aqueça o forno a 180º.  
Divida a massa em 2 (pizas médias). Estique a massa em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho, depois o queijo mozarela, o bacon, presunto e o chouriço picado. Termine com o queijo de cabra em cubos. Leve ao forno por cerca de 20 min. 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Presunto, bacon, chouriço, queijo;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza

9.26.2014

Top + vistas: Receitas rápidas

Ando mesmo numa fase acelerada! De repente, apercebi-me de que passei as 600 receitas publicadas... Por isso e para revermos algumas receitas que já passaram por aqui, hoje não vos trago uma receita, mas sim as + vistas receitas rápidas (em menos de meia hora) já publicadas aqui no Blog! 

Carne:

 

Frango com leite de coco, gengibre e limão 

 

 

 


 

Lombinho de porco com molho de mostarda 

 

 

 

 

 

Ragu de salsichas 

 

 

 

 

  

 

Frango com crosta de parmesão

 

 

 

 



Peixe:

 

 




Hambúrgueres de atum 

 

 

 

 

Calamares rápidos com molho de iogurte e alho

 

 

 

  

 

Caril de camarão com banana com arroz de açafrão

 

 

  Vegetariana:

 

Piza folhada de vegetais 

 

 

 

 

 


Panquecas de salsinhas de soja e legumes 

 

 

 

 

 

 

  mini Fritattas de legumes com roquefort

 

    

 

 

 


Pasta cremosa com legumes 

 

 







Sobremesas:

 

Bolo de chocolate de caneca: o melhor de sempre! 

 

 

  

 

 

Cheesecake parfait de Morango 

 

 

 

Tiramisú rápido 

 

 

 

   

 

Brigadeirão de microondas

 

9.25.2014

Risoto de alheira e cogumelos

Esta semana parece ter 10 dias em vez de 5... porque cada dia também parece ter mais horas do que normalmente! Quando chego a casa tarde e cansada, apetece-me comida de conforto. E rápida! Ora, um risoto cheio de sabor preenche bem estes requisitos, não concordam?



Ingredientes
1 e 1/2 chávenas de arroz arbóreo
1l de caldo de galinha ou legumes
1/2 chávena de vinho branco
1 cebola
azeite
1 chávena de cogumelos laminados
1 alheira, sem pele, desfeita
1 colher de sopa de manteiga
Queijo parmesão em lascas para servir
 

Confeção  
Ferva o caldo de galinha ou legumes e mantenha-o quente.  Numa panela, refogue a cebola picada  no azeite, sem dourar. Junte os cogumelos e o recheio da alheira e cozinhe uns minutos. Em lume médio, junte o arroz e envolva. Junte o vinho e deixe o liquido evaporar, mexendo sempre delicadamente. Continue a mexer e vá acrescentando o caldo aos poucos - cerca de 2 conchas a cada vez, deixando sempre o liquido evaporar antes de acrescentar outra dose. No final, apague o lume e misture a manteiga. Envolva e sirva de imediato, salpicado com lascas de parmesão.

 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Arroz; N.º de porções: 3; Prato: Acompanhamento

9.24.2014

Empada de peixe e camarão

Se eu fosse uma rapariga com mais tempo e mais paciente, esta empada teria ficado tão bonita quanto saborosa. Mas não... decido-me a fazer uma empada num dia em que chego a casa tarde (valha-me a Santa Bimby, ehehehe), decido-me a fazer a dita entrançada e depois, a meio, apercebo-me que temos compromissos depois de jantar e o entrançado é totalmente aldrabado! 
Mas "It's all about taste", dizem... e nesse requisito, não houve dúvidas: muito boa!


Ingredientes 
Para a massa:
1/4 chávena de água
2 colheres de sopa azeite
1/4 chávena de vinho branco
1 c. chá de sal
150g de banha
1 ovo
500g farinha

Para o recheio:
1 cebola
1 cenoura
8 cogumelos
1 dente de alho
4 lombos de pescada
8 camarões médios
sal e pimenta
1 fio de azeite
1 chávena de leite
1 colher de sopa de amido de milho

Confeção:
Aqueça o leite num tacho em lume médio com sal e pimenta. Quando levantar fervura, junte-lhe os lombos de peixe e deixe cozinhar durante 10m ou até o peixe estar cozido. Nos últimos 3 minutos, junte o camarão. Transfira o peixe e o camarão para um prato com uma escumadeira para arrefecer, junte as cabeças de camarão ao leite, esmague com um esmagador de legumes ou triture, coe e reserve o leite. 

Bimby:
Para a massa, coloque os líquidos no copo, o açúcar, o sal, a banha e programe 2 min/37ºC/vel 1. Junte o ovo, a farinha e programe 2 min/vel espiga até que a massa fique homogénea (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Retire e deixe descansar enquanto faz o recheio.
Deite a cebola e a cenoura no copo e triture 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 5 min/varoma/vel 1. Junte os cogumelos cortados em 4, os temperos - sal, pimenta - o peixe em lascas e os camarões cortados ao meio, o leite e o amido de milho e programe mais 6 min/varoma/vel colher inversa. 

Tradicional:
Coloque a farinha com o sal e o açúcar numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.
Num tacho com um fio de azeite, refogue a cebola picada e a cenoura ralada. Deixe refogar em lume médio uns minutos. Adicione o amido de milho e cozinhe uns segundos. Junte então os os cogumelos cortados em 4, os temperos - sal, pimenta - o peixe em lascas e os camarões cortados ao meio e deixe levantar fervura. Adicione então o leite aos poucos, mexendo sempre.
Divida a massa em 2 porções. Estenda 1 disco de massa redondo e forre uma tarteira untada com azeite com um dos discos, deite o recheio. Estenda a outra parte de massa, corte tiras e decore faça um entrançado. Leve ao forno a 180º por cerca de 30 min. 
 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peixe; N.º de porções: 5; Prato: prato principal, tartes

9.23.2014

Rolinhos de Peru com Farinheira e Maçã

Todos sabemos que a carne de peru é saudável e é bem prática para os jantares durante a semana, já que é rápida de confecionar. Mas, convenhamos, o bife de peru grelhado não tem assim muito sabor. Por isso, não raras vezes, os tais bifes de peru acabam transformados em espetos, panados, rolinhos... e estes, com farinheira e maçã, foram uma muito agradável alternativa!


Ingredientes
3 bifes de peru finos e grandes
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 farinheira
1 maçã grande
1 chávena de vinho branco
1 fio de azeite 

Confeção
Bata os bifes de peru até ficarem com cerca de 3 mm de espessura. Tempere com sal e pimenta. Descasque a maçã e corte-a em fatias bem finas. Disponha as fatias pela superfície dos bifes e, por cima, o "miolo" da farinheira, desfeito. Enrole os bifes e ate com cordel de cozinha. 
Aqueça uma frigideira com 1 fio de azeite. Em lume médio, doure os rolinhos de todos os lados. Junte à frigideira os dentes de alho picados e o vinho branco. Baixe o lume, tape a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 15 min, voltando de vez em quando. 

Retire os rolinhos e deixe repousar 5 min. Corte em fatias e sirva com massa ou arroz.  

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bifes de peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

9.22.2014

Piza de Curgete e Feta

Começamos a semana com uma piza bem saudável, mas, nem por isso, menos saborosa! Eu adoro a mistura de curgete e feta... o adocicado deste legume, em contraste com o salgado do queijo feta, fica uma delícia! E ninguém reclama por não haver carne ou peixe, quando o prato é saboroso, não é?
 
Ingredientes 
Para a massa:   
Água morna q.b. 
1 colher de chá de sal  
500g de farinha de trigo  
1 saqueta de femento seco
1/2 colher de azeite


Recheio:
3 colheres de sopa de molho de tomate  
1/2 chávena de queijo mozarela ralado
1 curgete fatiada em rodelas finas
sal e pimenta q.b.
50g de queijo feta  

Confeção
Bimby: 
Coloque no copo a farinha, o azeite e o fermento e programe velocidade Espiga, sem tempo. Pelo bucal, adicione água morna (cerca de 200ml), em quantidade suficiente para a massa se formar numa bola que se desprende dos lados da máquina. Tempere com o sal. Bata durante cerca de 2 min. 

Tradicional: 
Coloque todos os ingredientes secos e o azeite numa tigela e misture. Vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.

Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30 min.

Pré aqueça o forno a 180º.  

Divida a massa em 2 (pizas médias). Estique a massa em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho, depois o queijo mozarela, a curgete fatiada (tempere com um pouco de sal e pimenta) e o queijo feta desfeito por cima. Leve ao forno por cerca de 20 min. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos;  DificuldadeFácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Curgete, queijo;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...