10.31.2014

Top + Vistas: Receitas com atum em conserva

Nada mais prático do que umas receitas com atum em conserva! Aqui pelo blog, encontram já receitas com atum em conserva para todos os gostos: leves, de conforto, tradicionais ou para levar na lancheira. E todas deliciosas e tão rápidas! 

Vamos confirmar as mais vistas!

 

 

Pasta com atum do Jamie Oliver






Wraps de pasta light de atum







 

Hambúrgueres de atum









 



Patê aligeirado de atum com azeitonas 

 

 

 

 

Caril de Atum 

 

 

 

   

 

Conchas recheadas com atum

 

 




 

Lasanha de Atum












Atum com natas 

 

 

   

 

Chamuças de atum 

 

 

 

 

 

 

Quiche folhada de atum e azeitonas

 

 

 

 

Bom Apetite!

10.30.2014

Tiras de peru aromáticas

Adoro especiarias... tenho uma parte do armário cheio de frasquinhos e latas e não resisto a mercados e lojas com especiarias! Cá por casa, sempre foi frequente começar a cozinhar com um plano bem simples - uns bifes de peru - e acabar com uma refeição aromática e cheia de cheiro e sabor. É o poder mágico destes pózinhos e sementes!


Ingredientes 
2 bifes grandes de peru, cortados em tiras
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite
1 colher de chá de açafrão em pó
1 colher de café de alho em pó
1 colher de chá de salsa seca
1 colher de café de coentros em pó
1 colher de café de cominhos em pó
1 colher de café de pimentão doce
1 pitada de canela em pó
1 pacote de natas light 
Arroz cozido para servir 

Confeção
Tempere as tiras de peru com sal e pimenta. Numa taça, misture todas as especiarias e envolva as tiras de peru. Deixe tomar gosto uns 15 min. 
Aqueça um tacho com um fio de azeite e cozinhe as tiras de peru aromáticas por uns minutos, mexendo bem. Junte as natas e deixe levantar fervura. 

Sirva com arroz branco cozido (usei arroz vaporizado que tinha já cozido, mas será preferível arroz jasmim ou basmati)

Bom apetite! 

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: bifes de peru; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

10.29.2014

Tarte-piza folhada de atum com espinafres

O calor fora de época adia as receitas de conforto mais típicas desta época e perduram estas refeições mais leves, acompanhadas de uma salada fresca! Esta tarte, com sabores de piza, é perfeita para estas refeições com o tempo ainda quente!


Ingredientes
1 placa de massa folhada retangular
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de puré de tomate
1 pedaço de cerca de 1 cm de bacon partido finamente
1 dente de alho
2 chávenas de espinafres frescos
1 colher de sobremesa de tempero de Itália
1 chávena de leite
1 colher de sobremesa de amido de milho
1/3 chávena de queijo ralado

Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º.
Abra a placa de massa, dobre as bordas, formando as laterais da tarte. Pique o fundo da tarte e leve ao forno por cerca de 10 min, até estar cozinhada, mas ainda branca.

Entretanto, num tacho com 1 fio de azeite, cozinhe o bacon uns minutos. Acrescente o dente de alho picado e os espinafres e deixe murchar. Junte o tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais uns minutos. Numa tacinha, dissolva o amido de milho no leite e junte ao preparado. Deixe engrossar, adicione o atum escorrido e reserve.

Retire a massa do forno, verta o recheio no centro da tarte, cubra com o queijo e leve novamente ao forno até gratinar e dourar.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Atum; N.º de porções: 3; Prato: prato principal, entrada

10.28.2014

Bifinhos de frango com chimichurri

Desde que descobri este molho de chimichurri que o repito algumas vezes, principalmente para acompanhar carnes grelhadas. Este, foi feito com uma mistura de ervas secas e hortelã e salsa frescas e transformou uns simples bifes de frango grelhados num prato cheio de sabor!



Ingredientes
6 bifes de frango
sal e pimenta q.b.
 
Para o molho:
1 colher de sobremesa de alho e cebola secos
1 colher de sobremesa de pimentão em pó
1 colher de sobremesa de orégãos secos
1 colher de sobremesa de cebolinho seco
Sal a gosto
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de hortelã picada
1 colher de chá de salsa picada
Para hidratar:
1 colher de chá de Vinagre
1 colher de sobremesa de água morna
3 colheres de sopa de azeite 

Confeção
Tempere os bifes com sal e pimenta preta. 
Aqueça uma chapa para grelhar e grelhe os bifes, sem gordura. 
Para fazer o molho:
Misture todos os ingredientes secos, acrescente os líquidos no dia anterior, para ter mais gosto, mas também fica bom só com 1h de antecedência. Antes de servir, acrescente o alho, a hortelã e a salsa frescas. 

Sirva os bifes com o molho.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bifes da frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

10.27.2014

Palitos de queijo e ervas

Começamos a semana com um snack. Sem Gluten, apetitosos e crocantes, estes palitos de queijo e ervas são uma adaptação (fiz algumas alterações) desta receita do Blog Panelaterapia, que garante que duram cerca de 1 mês bem fechadinhos... não consigui testar esta parte: cá em casa duraram um fim de semana! E quando acontece alguma comida desaparecer a esta velocidade, só há um veredito: são uma delícia! 


Ingredientes
2 chávenas e meia de polvilho doce
2/3 de chávena de leite
1/3 de chávena de azeite
1 ovo
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 chávena de queijo mozarella 
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de ervas secas a gosto (usei ervas de provence)

Confeção
Ferva o leite e o azeite. Deite numa taça o polvilho e verta o leite por cima. Mexa com um garfo até obter uma farofa grossa. Junte os restantes ingredientes e amasse até obter uma massa uniforme. Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco de leite; se estiver muito peganhenta, junte mais um pouco de polvilho. Forme uma bola.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Forme rolinhos com pedaços da massa - pode deixá-los simples ou, como eu fiz, fazer rolos mais finos e enrolá-los. Coloque os palitos num tabuleiro (não é preciso forrar nem untar) e leve ao forno por cerca de 15 min ou até dourarem.


Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Polvilho doce, Queijo; N.º de porções: 20; Prato: entrada, petiscos, snacks

10.26.2014

Muffins de chocolate com pepitas

Este Verão fora de época sabe bem para quem, como eu, adora calor e sol. No entanto, a rotina não está adequada ao tempo... o miúdo está em época de testes e não podemos aproveitar o fim de semana para passear e veranear! Para além disso, enquanto ele estuda, eu sento-me ao lado e trabalho, que os projetos são mais que muitos e a dissertação não passa deste ano! 
Para ajudar à concentração, nada melhor que uma boa dose de chocolate, não acham? 


Ingredientes 
100g de margarina de culinária amolecida
1 chávena de açúcar 
1 chávena de farinha com fermento
150g de chocolate de culinária
3 ovos xl
1 pitada de café solúvel
1/2 chávena de pepitas de chocolate 

Confeção
Bimby:
Deite no copo a margarina e o açúcar, coloque a borboleta e bata 3 min, vel 3. Programe sem tempo a vel 3 e, pelo bucal, junte os ovos, um de cada vez. Derreta o chocolate no microondas e junte à massa. Junte então a farinha e o café e deixe bater mais um minuto. 

Tradicional: 
Na batedeira, bata a margarina e o açúcar em creme. Junte os ovos, um de cada vez. Derreta o chocolate no microondas e junte à massa. Junte então a farinha e o café e deixe bater mais um minuto.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare formas de queques com forminhas de papel e encha-as com a massa a 3/4. Coloque cerca de 1 colher de sobremesa de pepitas de chocolate em cada um e leve ao forno por cerca de 15 minutos.




Bom apetite!



Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate; N.º de porções: 12; Prato: bolo

10.25.2014

Penne Carbonara com cogumelos

Massa à carbonara é recorrente cá por casa. O meu rapaz adora e é mesmo daquelas receitas perfeitas para dias em que nos esquecemos de deixar alguma coisa previamente pensada. E também para sábados preguiçosos! ;)



Ingredientes 
300g de massa penne
1/2 chávena de bacon cortado em tiras
1 chávena de cogumelos laminados
sal
pimenta
2 ovos
1 fio de azeite 
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado + um pouco para servir

Confeção 
Coza a massa penne em água com sal pelo tempo indicado. Entretanto, leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cozinhe os cogumelos, temperados com sal e pimenta. Quando os cogumelos começarem a amolecer, junte o bacon e deixe dourar. Escorra a gordura excedente e reserve. Numa taça pequena, bata os ovos com o queijo ralado. Escorra a massa, reservando alguma água da cozedura. Volte a colocar a massa no tacho e, sem levar ao lume, junte os cogumelos com o bacon e envolva os ovos. Adicione cerca de 3 colheres de sopa da água de cozer a massa e envolva bem. O ovo vai engrossar e formar um creme suave. 

Sirva imediatamente, salpicado com um pouco de queijo parmesão ralado. 
 
Bom apetite!
Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: penne; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

10.23.2014

Lombinho de porco com molho de mostarda, mel e balsâmico

Não há dia nenhum ultimamente em que consiga terminar o dia com tudo o que tinha planeado, realizado... um claro indicador de que os meus dias estão manifestamente cheios de mais! Ou isso, ou as horas estão mais curtas! :D
Bem, para ajudar a otimizar o tempo, fiquem com (mais) uma receita bem rápida e reconfortante!  


Ingredientes
1 lombinho de porco fatiado
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 chávena de leite
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de mel
1 haste de alecrim

Confeção
Tempere o lombo fatiado com sal e pimenta. Num tacho largo com 1 fio de azeite, aloure os medalhões uns minutos de cada lado. Junte o vinagre e as folhas de alecrim picadas, baixe o lume e deixe cozinhar uns minutos. 
Entretanto, numa tacinha, misture o leite, uma pitada de sal e pimenta, a mostarda, o amido de milho e o mel e mexa até dissolver tudo. Junte esta mistura ao tacho e deixe mais uns minutos até engrossar um pouco.

Sirva com arroz branco ou puré de batata.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: lombinho de porco; N.º de porções: 2-3; Prato: prato principal

10.22.2014

Corvina assada com batatas e laranja

Cá em casa gostamos muito de peixe grelhado ou assado no forno, temperado de forma bem simples, com azeite, cebola e sal e batatinhas a acompanhar! Esta corvina levou um toque de laranja e tomilho e ficou deliciosa! Para além disso é tão prático: é colocar tudo na travessa e deixar o forno fazer o trabalho...

Ingredientes 
Corvina (usei 1 rabo e 2 postas grandinhas)
5 batatas cortadas em cubos
sal e pimenta q.b.
1 cebola
azeite q.b.
1 laranja
1 colher de sopa de folhas de tomilho 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Tempere com sal e pimenta o peixe. Corte a cebola em rodelas e coloque no fundo da travessa. Disponha o peixe no centro e as batatas, cortadas em cubos e temperadas com sal em volta do peixe. Salpique com o tomilho e regue abundantemente com azeite. Corte uma laranja grande ao meio, esprema o sumo de metade por cima do peixe. Corte fatias da outra metade e disponha por cima do peixe. 

Leve ao forno por cerca de 45 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Corvina; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

10.21.2014

Bifinhos de frango com molho de queijo da serra


Refeição de semana é assim: que se faça em menos de nada e seja saborosa para repor as energias de um dia de escola e trabalho. E, como os meus rapazes gostam muito de queijo, estes bifinhos simples de frango, levaram um molho delicioso de queijo da serra!


Ingredientes

2 peitos de frango do campo
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de queijo da serra amanteigado
1 chávena de leite
1 colher de sobremesa de farinha


Confeção

Corte os peitos de frango em bifes e tempere de sal e pimenta. Numa frigideira com um fio de azeite, frite os bifinhos dos 2 lados. Retire e reserve. Junte o queijo e o leite com a farinha diluída. Deixe derreter o queijo e engrossar o molho, retifique os temperos e junte novamente os bifinhos.

Sirva com massa ou puré de batata.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peito de frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...