11.28.2014

Blog em pausa...

Durante os próximos dias a cozinha estará parada e eu andarei a cozinhar outros projetos... prometo não demorar! Até lá, sintam-se em casa!



 

11.27.2014

Leite creme de chocolate (light)

Apetecia-me um doce com chocolate... sem querer estragar muito a dieta! Depois de pesquisar, dei com esta receita bimby. Como sou chocólatra assumida, usei mais chocolate do que o indicado e resultou numa sobremesa gulosa q.b., com uma consistência suave e capaz de saciar o meu apetite por um doce de chocolate! 

Aproveito para vos apresentar uma nova parceria do blog: A Casa Grande Chocolatier, uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de uma linha de produtos de chocolate e cacau inteiramente artesanal. Página Facebook da Casa Grande Chocolatier.


Ingredientes
500ml de leite (usei light)
20g de açúcar de frutose
80g de chocolate negro (usei as pastilhas Fondue, Deli&Co)
20g de amido de milho

Confeção
Bimby:
No copo, coloque o chocolate partido em pedaços e pique 10 seg/vel 4. Coloque a borboleta, junte os restantes ingredientes e programe 7 min/100º/vel 3.

Tradicional:
Pique o chocolate. Deite num tacho o chocolate, o leite (reserve 3 colheres de sopa de leite numa taça) e o açúcar e leve ao lume até derreter o chocolate. Dissolva o amido de milho no leite reservado e misture ao leite com chocolate. Mexa continuamente até engrossar.
 

Deite o preparado em taças individuais e leve ao frigorífico.

Bom apetite!


Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 6; Prato: sobremesa

11.26.2014

Macarronete com peixe e camarão

Aqui está um dos preferidos do filhote, principalmente em dias frios: massa de peixe, com muito molhinho, para comer com colher... não é novo por aqui, mas desta vez usei esta massa tipo penne mas mais pequenina e um tempero mais picante com os Sabores do Mundo do México.


Ingredientes  
2 tomates maduros grandes  
1 cebola
2 dentes de alho  
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro  
1 cabeça + 2 postas de corvina  
100g de miolo camarão
300g de macarronete
2,5 l do caldo de cozer o peixe  
½ colher de sopa de sal
1 colher de sobremesa de tempero Sabores do México
1 colher de chá de açúcar

Confeção  
Coza o peixe temperado com o sal sal. Coe o caldo e reserve-o. Deixe o peixe arrefecer e limpe-o de pele e espinhas.
Faça um refogado com a cebola picada, o azeite, o alho picado e o louro. Quando a cebola estiver translucida, acrescente o tomate pelado e sem sementes, picado. Deixe cozinhar uns 10 minutos em lume brando, temperado com açúcar e o tempero mexicano. Junte o caldo, deixe ferver e coza a massa nesse caldo. A meio da cozedura da massa, junte o miolo de camarão. No fim, adicione o peixe em lascas.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Corvina; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

11.25.2014

Stromboli de frango e queijo

Stromboli é um tipo de piza enrolada, tradicionalmente feito com massa de piza. Inspirada pelo meu recém chegado livro "top with cinnamon" (lindo, lindo!!) do fantástico Blogue com o mesmo nome, resolvi fazer o meu Stromboli com a receita de massa base de pão deste livro. Fica uma massa mais tipo brioche, resultando num stromboli cheio de contrastes de textura e sabor.


Ingredientes
Para a massa:
450g de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de mel
1 ovo
1 pacote de fermento seco
200ml de água morna 

Para o recheio
2 chávenas de queijo muzarella ralado
2 chávenas de frango desfiado
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de açúcar
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de queijo para barrar

Confeção
Bimby: No copo, deite a farinha, o mel, o sal e o fermento e misture 15 seg/vel 4. Junte o ovo e programe vel espiga, sem tempo. Pelo bucal, deite a água aos poucos. Deixe bater durante uns 4 min. 

Tradicional: Misture numa taça a farinha, o mel, o sal e o fermento e misture. Abra uma cova no meio e junte o ovo e a água. Mexa para misturar. Passe para uma bancada enfarinhada e bata a massa por uns minutos.

Coloque a massa numa taça untada de óleo e tape. Deixe levedar por cerca de 1h.

Para o recheio:
Num tachinho, deite 1 fio de azeite e o concentrado de tomate. Tempere com o açúcar, sal e pimenta. Misture o frango desfiado e envolva.

Abra a massa num retângulo. Espalhe o queijo e, de seguida o frango. Enrole o Stromboli, fechando as pontas. 

Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 4; Prato: prato principal, entrada

11.24.2014

Granola de coco

Começar o dia com uma granola caseira já é um costume cá por casa, por isso, assim que o frasco fica vazio, há logo pedidos para o voltar a encher... A receita base é sempre a mesma mas, desta vez, resolvi juntar coco e posso dizer que ficou maravilhosa!


Ingredientes
300g de aveia
150g de nozes partidas
10 colheres de sopa de sementes de abóbora
4 colheres de sopa de coco ralado
8 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de água

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture bem todos os ingredientes e deite num tabuleiro grande forrado com papel vegetal, numa só camada. Leve ao forno a tostar, mexendo de vez em quando, até ficar dourado. Deixe arrefecer e coloque em frascos. 




Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: aveia; N.º de porções: 2 frascos grandes; Prato: pequeno almoço

11.23.2014

Bundt de Abóbora e Coco

Não tenho tido tempo nenhum para planear receitas e participar em alguns desafios de que gosto. Um deles, o desafio mensal de Bundts! Como estava com saudades de fazer um Bundt e com muita abóbora no congelador (a minha mãe trouxe-me uma abóbora gigante!), resolvi adaptar esta receita a um bundt cake... e que bem ficou! Húmido e doce, este bolinho vai certamente desaparecer bem rápido!



Ingredientes
3 ovos
100g de margarina amolecida
400g de açúcar
600g abóbora (Depois de cozida e escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350g)
340g farinha
75g coco ralado seco
1 colher de sopa de fermento em pó

Confeção
Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Escorra bem a abóbora e esmague com uma colher de pau, num passador, para perder toda a água. Deve ficar com cerca de 300g de puré de abóbora. Deixe arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte uma forma de bundt com margarina e farinha.
 
Bimby:
Deite no copo, com a borboleta, a margarina com o açúcar e bata vel 4/3 min. Programe na vel 4, sem tempo e, pelo bucal, adicione os ovos, um de cada vez. Numa taça, junte a farinha com o fermento e o coco. Ainda com a bimby a bater em vel 4, deite 1/3 da mistura de farinha no copo e, de seguida, metade da abóbora. Repita: farinha, abóbora e farinha. Deixe bater durante mais uns 2 minutos.

Tradicional:
Na batedeira, bata por uns minutos a margarina com o açúcar, até obter um creme. Com a batedeira ligada, adicione os ovos, um de cada vez, deixando incorporar bem cada um. Numa taça, junte a farinha com o fermento e o coco. De seguida, deite 1/3 da mistura de farinha na batedeira e, de seguida, metade da abóbora. Repita: farinha, abóbora e farinha. Deixe bater durante mais uns 2 minutos.
 
Deite na forma e leve ao forno por 45 min ou até que um palito saia seco. Deixe arrefecer e desenforme. 
 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Abóbora; N.º de porções: 8; Prato: bolo

11.22.2014

Queques de trigo sarraceno, bróculos, bacon e queijo de cabra

Hoje temos uma sugestão mesmo à medida de almoço tardio de sábado ou lanche ajantarado... uns "queques" feitos com trigo sarraceno-Vejam aqui as vantagens deste super alimento -que lhes dá uma textura e sabor bem apetitosa. Uma receita sem glúten e com o sabor forte do queijo de cabra e do bacon para espevitar os sentidos...





Ingredientes 
1/2 chávena de trigo sarraceno
1/2 chávena de bróculos
1 queijo de cabra Palhais
1 pedaço de cerca de 2 cm de bacon, em tiras finas
sal e pimenta q.b.
4 ovos
3 colheres de sopa de iogurte natural 
azeite para untar as formas 

Confeção 
Coza o trigo sarraceno por cerca de 15 min, conforme as instruções da embalagem. À parte, coza os bróculos. Deixe arrefecer um pouco.
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte 12 formas de queque com um pouco de azeite.
Numa taça, bata os ovos com o iogurte e tempere com sal (pouco, que o bacon e queijo são salgados) e pimenta. Junte o queijo cortado em pedaços pequenos, as tiras de bacon, o trigo escorrido e arrefecido e os bróculos também cortados em pedaços. Misture tudo.

Divida o preparado pelas formas e leve ao forno por 10-15 min ou até dourar.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: trigo sarraceno; N.º de porções: 12; Prato: prato principal, entrada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...