2.28.2015

Montanha Russa Dourada ou Merengue com doce de ovos

A sugestão de hoje é uma sobremesa, para adoçar o fim de semana! Esta foi feita a pensar no marido, que adora merengue e doce de ovos... Uma Montanha Russa, como lhe chamava a minha mãe, que fazia esta delícia sempre nas festas lá de casa! 


Ingredientes 
4 claras
150g de açúcar de frutose (se usar açúcar de cana, são 220g)
1 pitada de sal
Para o doce de ovos:
6 gemas
150g de açúcar
150ml de água
1 casca de limão
Açúcar dourado Vahiné para decorar (opcional)
Confeção
Pré aqueça o forno a 160º. 
Bata as claras em castelo firme e  comece a adicionar lentamente o açúcar (cerca de 2 colheres de sopa de cada vez),  batendo sempre. Quando tiver terminado o açúcar, bata durante mais 2 ou 3 minutos. As claras devem  estar bem firmes e muito brilhantes.
Coloque num tabuleiro de forno, fazendo "picos" com a espátula. Leve ao forno, até dourar (cerca de 40 min). Desligue o forno e deixe arrefecer um pouco dentro do forno.

Entretanto, faça o doce de ovos:
Num tacho, leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão e ferva até obter ponto de pérola (Quando levanta a colher de pau, forma uma gota tipo pérola). Apague o lume e retire o limão. Bata as gemas numa tacinha e junte algumas colheres da calda de açúcar, para aquecer as gemas. Sempre a bater, junte lentamente as gemas à calda e leve ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar.
Deite o doce de ovos por cima do merengue e salpique com o açúcar dourado. 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos; N.º de porções: 6-8; Prato: sobremesa

2.27.2015

Piza Mediterrânea

Este fim de semana vai ser mais curto que o habitual... há semanas assim, que transbordam para o fim de semana e nos obrigam a esticar a semana de trabalho! Apesar disso, o fim de semana está à porta e nada melhor do que uma piza para preparar os momentos descontraídos que aí vêm!


Ingredientes
Para a massa:   
Água morna q.b. 
1 colher de chá de sal  
500g de farinha de trigo  
1 saqueta de femento seco
1/2 colher de azeite
 
Recheio:
3 colheres de sopa de molho de tomate 
1 e 1/2 chávenas de queijo mozarela ralado  
50g de queijo feta
1/2 chávena de chouriço fatiado
azeitonas q.b.

Confeção
Bimby:
Coloque no copo a farinha, o azeite e o fermento e programe velocidade Espiga, sem tempo. Pelo bucal, adicione água morna (cerca de 200ml), em quantidade suficiente para a massa se formar numa bola que se desprende dos lados da máquina. Tempere com o sal e bata em vel espiga durante cerca de 2 min.  

Tradicional:
Coloque todos os ingredientes secos e o azeite numa tigela e misture. Vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.

Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.
Pré aqueça o forno a 180º. 

Divida a massa em 2 (pizas médias). Estique a massa em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho, depois o queijo mozarela, o queijo feta esfarelado, as fatias de chouriço e as azeitonas. Leve ao forno por cerca de 20 min. 

Bom apetite! 
Tempo de preparação: 50 minutos;  DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chouriço, queijo;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza

2.26.2015

Hambúrgueres de queijo e bacon com Farfalle com molho de abóbora

Esta semana está a passar demasiado depressa para o tanto que tenho de fazer... Os dias têm sido stressantes e, apesar de não haver muito tempo para cozinhar, é uma altura do dia em que me esqueço do trabalho. E me apetece transformar uns corriqueiros hambúrgueres com massa que estavam destinados ao jantar, nesta refeição. 


Este molho de abóbora, bem saudável e quase sem gordura é uma delícia! Fica muito saboroso, cremoso... A repetir, mas vou usar abóbora manteiga, para dar mais cor (só tinha moranga verde que é bem "pálida").





Ingredientes
Para os hambúrgueres:
4 hambúrgueres de vaca
1/2 chávena de bacon em tiras finas
4 fatias de queijo
sal, pimenta e alho em pó q.b.

Para a massa:
300g de farfalle
1 fio de azeite
sal e pimenta q.b.
1/2 chávena de caldo de galinha
2 dentes de alho
200g de abóbora
tomilho q.b.

1 pitada de noz moscada
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

1 iogurte natural

Confeção
Coza a massa em água com sal, pelo tempo indicado na embalagem. 
Faça o molho: num tacho, deite 1 fio de azeite e o alho picado e deixe cozinhar uns segundos. Junte a abóbora em pedaços e o caldo de galinha e deixe cozinhar até estar macia. Tempere com sal, pimenta, noz moscada e o tomilho. Bata tudo com a varinha mágica ou num robot de cozinha (usei a bimby, 30 seg, vel 9). Junte o iogurte e o queijo e junte à massa previamente escorrida.

Tempere os hambúrgueres com sal, pimenta e alho em pó. 
Numa frigideira antiaderente, deite o bacon cortado em tiras bem finas e deite cozinhar até estarem crocantes. Retire para papel absorvente. Use a gordura do bacon para fritar os hambúrgueres de um lado e, quando os virar, coloque uma fatia de queijo por cima, para derreter um pouco. Coloque um pouco de bacon em cima de cada hambúrguer e sirva com a massa farfalle.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne picada; N.º de porções: 2-4; Prato: prato principal


2.25.2015

Massa com Salmão, Chouriço e Cogumelos

Estamos a meio da semana e o tempo continua a fugir-me entre os dias mais que corridos... ando tão cansada que chego ao fim do dia e nem vontade tenho de cozinhar! (Coisa rara...) Por isso, fazem-se refeições prática e rápidas, para ajudar a esticar o tempo de descanso.


Ingredientes 
300g de massa curta
sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho
2 lombos de salmão cortados em cubos
1 chávena de cogumelos fatiados
1/2 chávena de chouriço fatiado
1 pacote de natas de soja
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 fio de azeite
 
Confeção 
Num tacho ou frigideira larga, deite os alhos picados e o chouriço e deixe suar um pouco. Junte os cogumelos e deixe cozinhar até estarem amolecidos. Deite então o salmão previamente temperado com sal e pimenta e cozinhe por cerca de 5 min em lume brando. Junte o molho inglês, o molho de soja e as natas e deixe ferver. Retifique os temperos e apague.


Entretanto, coza a massa conforme as indicações da embalagem. Escorra e junte o molho de salmão. Sirva imediatamente.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmão; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

2.24.2015

Frango com Chili e Amêndoas

No último Workshop da Lúcia d' O Barriguinhas e Dulce da Cozinha daDucha, assim que vi esta receita, servida em versão Finger Food, fiquei logo com ela debaixo de olho... e depois de provar, então, a certeza de que a ia adaptar a uma refeição cá para casa! Não demorou muito a acontecer isso e ficou confirmada mais uma receita deliciosa destas duas meninas! Obrigada, queridas amigas, por espalharem sabor por aí...



Ingredientes
1 pau de canela
2 sementes de cardamomo
1 colher de sobremesa de coentros em pó
1 fio de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
1/2 colher de molho de chili
20g de iogurte natural
400g de tomate pelado em lata
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1/2 colher de sopa de açúcar
cerca de 1kg de frango (usei 3 peitos e 3 coxas)
Coentros frescos picados q.b.
Sal e pimenta q.b.

Confeção
Torre as sementes de cardamomo e o pau de canela num tacho durante uns minutos. Retire e reserve. Deite no tacho o azeite, a cebola e o alho picados e o gengibre ralado e deixe cozinhar uns minutos. Junte o pau de canela e cardamomo, o molho chili e mexa. Junte o frango e deixe dourar o exterior. Adicione então o iogurte, o tomate, as amêndoas, sal e pimenta, o açúcar e 50ml de água. Deixe cozinhar em lume médio por cerca de 25 min, até o molho reduzir para metade e o frango estar cozinhado. 
Sirva com arroz basmati com açafrão.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal


2.23.2015

Convidei para Jantar... o Bryan Adams!

Quando vi o regresso deste desafio, que me recordo de seguir muito antes de sonhar ter um blog, fiquei tão feliz! O regresso do desafio e do blog da Ana, claro está! 
Nesta primeira ronda, a Ana escolheu um tema tão giro! Convidar para jantar o nosso Ailaviu, que é como quem diz, as nossas paixões assolapadas, paixonites agudas de adolescente.

Eu tinha de escolher o Bryan Adams! 
A verdade, verdadinha, é que a minha paixonite aguda de adolescente foi o meu marido, estávamos em 1985. Mas o ailaviu pelo Bryan Adams acompanhou esta relação. Comecei a namorar ao som do I need somebody e jurava pela minha vida que o Heaven era sobre nós! 

Fui (fomos) ver todos os concertos do Bryan (desculpem a intimidade de tratamento, mas acho que se justifica!), tenho os LPs, singles, CDs e até cassetes guardados e (isto agora é segredo), ainda guardo o poster que tinha colado na porta do meu armário! E só não entrei na igreja ao som do Heaven porque, imaginem, o padre não achou muita graça (e nem o meu pai, já agora...)! 


Se fui bem rápida em escolher quem convidar, escolher a receita não foi nada fácil! Isto porque o meu ailaviu se tornou vegan radical, só come alimentos não processados, com períodos de dieta raw e, segundo ele, as suas refeições costumam ser saladas, frutas, sementes... 

Ora, eu preferi convidá-lo para o pequeno almoço! E fiz uma granola de aveia, quinoa e nozes, cheia de aroma e sabor, para degustar com um leite de amêndoa e para dar energia para começar o dia!


Ingredientes
2 chávenas de aveia
1 chávena de quinoa
1/2 chávena de nozes
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de água quente
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de noz moscada 

Confeção
Pré-aquça o forno a 180º. Prepare um tabuleiro com papel vegetal e reserve.
Numa taça, misture a aveia, a quinoa, as nozes e as especiarias. Numa taça mais pequena, junte o mel, o azeite e a água quente. Junte às sementes e envolva bem. Deite no tabuleiro, espalhando numa camada e leve ao forno por cerca de 30 min, mexendo a cada 10 min para dourar de forma uniforme.

Sirva com leite de amêndoa.



Bom apetite!

 
Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: aveia, quinoa, nozes; N.º de porções: 1 frasco; Prato: pequeno almoço

 




2.21.2015

Pão de ló de Alfeizerão

Uma receita revisitada, que é repetida cá por casa algumas vezes, este pão de ló, receita da Clara de Sousa, já tinha sido apresentado aqui no Blog (há muito, muito tempo!), mas é tão bom e tão rápido de fazer que achei que o devia repetir!


Ingredientes

6 gemas
2 ovos inteiros
100g de açúcar
50g de farinha para bolos com fermento
papel vegetal - Vejam o passo a passo para fazer a base de papel vegetal da Clara de Sousa aqui

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º.
Prepare a forma com o papel vegetal. 
Bimby:
Coloque a borboleta e deite no copo os ovos e as gemas com o açúcar. Programe 10 min/vel 4. Junte a farinha e envolva com a espátula em movimentos circulares. 
Tradicional:
Numa taça, junte os ovos e as gemas com o açúcar e bata na batedeira por cerca de 10m, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a farinha com fermento e envolva, com a colher de pau, suavemente, em movimentos circulares. 
Deite na forma e coza por cerca de 7 (se quiser o bolo mais liquido no centro) ou 10 minutos (se quiser o bolo menos líquido).

A recomendação é que se coma apenas no dia seguinte, mas acredite que é um objetivo difícil de alcançar!


Bom apetite!
Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ovos; N.º de porções: 8; Prato: Bolo, sobremesa

2.20.2015

Prego em Bolo do caco

Os dias começam a ficar mais longos e, apesar do frio, o sol que tem brilhado durante o dia, convida a petiscos! Em bom rigor, este tipo de petiscos não precisa de convite cá por casa! Os homens da casa adoram e, tal como no restaurante, cada um gosta de uma variedade: com ovo para o filhote, com cebola para o maridão! 



Ingredientes
2 bolos do caco (receita aqui)
4 bifes de vitela finos
1 ovo
1/2 cebola 
1 fio de azeite
1 dente de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.

Confeção
Faça os bolos do caco e reserve em local aquecido ou, se usar de compra, coloque um pouco no forno para amornar. 

Numa frigideira com um fio de azeite, leve a cebola a caramelizar, em lume baixo, por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Noutra frigideira com um fio de azeite, frite o ovo. 

Frite também os bifes com o dente de alho esmagado e a folha de louro.

Corte os bolos do caco ao meio e passe na frigideira dos bifes, para embeber um pouco do molho criado. Coloque 2 bifes em cada metade do bolo. Coloque por cima a cebola caramelizada ou o ovo, cubra com a outra metade do bolo do caco e sirva imediatamente. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: vitela; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

2.19.2015

Doce de Gila

Esta não é uma compota habitual cá por casa, no entanto, deram-me uma abóbora Gila e eu não consigo deitar comida fora... Lá saiu o Doce de Gila, aromatizado com canela e anis!


Ingredientes
1kg de abóbora gila descascada e arranjada
1kg de açúcar
2 paus de canela
2 estrelas de anis

Confeção

Arranje a abóbora: coloque-a num saco e mande ao chão, por forma a abri-la. Com as mãos, separe o recheio das pevides e vá colocando o recheio numa taça com água fria. Escorra a água e pese: se não tiver 1 kg, use sempre o mesmo peso de abóbora e de açúcar. 

Num tacho, coloque a abóbora, o açúcar, os paus de canela e estrelas de anis, deixe cozinhar em lume brando até e atingir o ponto estrada (colocando um pouco do doce num prato, ao passar a colher, forma uma estrada). 


Retire do lume, descarte os paus de canela e as estrelas de anis e deite imediatamente em frascos esterilizados. Feche os frascos e deixe arrefecer com os frascos de cabeça para baixo, para criar vácuo e o doce se conservar em perfeitas condições. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeFácil;  VegetarianoSim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Abóbora GilaPratoDoces e Compotas   

2.18.2015

Fish Pie - Empadão de peixe

Há muito que andava para fazer uma Fish Pie e finalmente, para um almoço de fim de semana em família, saiu este género de empadão de peixe, tão popular por terras de sua Magestade! Uma refeição bem reconfortante e tão saborosa!

Ingredientes
1 cebola descascada e em quartos
3-4 dentes de alho
1 folha de louro
250ml de natas
250ml de leite
400g firmes filetes de peixe branco (usei dourada)
400g de
filetes de salmão
1 fio de azeite + 1 colher de manteiga
2 alhos franceses, cortado em fatias finas
30g de farinha de trigo
Sal e pimenta. q.b
1 punhado de folhas de salsa
300g camarões crus descascados


750g de batatas, descascadas e cortadas aos pedaços
50ml de leite quente
70g manteiga
Noz-moscada moída, q.b.
Queijo ralado para gratinar
Confeção
Arranje a cebola e os dentes de alho e coloque numa panela larga, juntamente com a folha de louro, natas e leite e leve a ferver. Baixe o lume, mergulhe os filetes de peixes e deixe cozinhar por 3-4 minutos; não importa se o peixe fique um pouco mal passada nesta fase. Retire o peixe, coe o liquido e reserve ambos.
Derreta a manteiga numa panela, juntamente com o azeite, adicione o alho francês e deixe suar por uns minutos até ficar macio. Misture a farinha e cozinhe, mexendo sempre, por mais alguns minutos. Aos poucos, junte o liquido de cozimento do peixe reservado e deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar e obter uma consistência de molho. Tempere bem com sal e pimenta a gosto e misture a salsa picada.
 
Para a cobertura, corte as batatas em pedaços e coza em água e sal por 15-20 minutos, até ficarem macias. Escorra bem e esmague com um espremedor de batata, até ficar homogéneo. Adicione a manteiga e leite quente e misture até ficar bem incorporado. Tempere bem com sal, pimenta e noz moscada.
 
Pré-aqueça o forno a 180°. Lasque o peixe em pedaços médios e adicione ao molho, juntamente com os camarões e envolva. Deite numa assadeira e cubra com colheradas do puré de batata. Espalhe por cima uma camada generosa de queijo ralado. Asse no forno por 30 minutos, até dourar. 

Sirva com legumes verdes.


Bom Apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos;  Dificuldademédio; VegetarianoNão; Para crianças: SimIngrediente principal: peixe;  N.º de porções: 6; Prato: prato principal



2.17.2015

Arroz Chaufa

Andava eu mais uma vez a pesquisar receitas e dei com este Arroz Chaufa, uma receita Peruana, de inspiração chinesa, influência dos emigrantes chineses no Peru. Aliás, a palavra "Chaufa" deriva da palavra chinesa "Chaufan" que significa "Arroz Frito", uma iguaria muito apreciada cá por casa. Claro que foi logo o jantar nesse dia!





Ingredientes
cerca de 3 chávenas de arroz branco cozido (podem ser sobras)
300g de bifes de peru (ou frango ou porco)
1/2 chávena de salsicha ou linguiça em rodelas (usei chouriço)
3 ovos

1 fio de zeite
1 cebola grande
1 pimento em quadradinhos (não usei)
1 pedacinho de gengibre
6 hastes de cebolinho
1 dente de alho
Um pouco de salsa

1/2 chávena de molho de soja

Confeção
Corte a carne em tiras, adicione metade do molho de soja e reserve uns 15 min.

Bata os ovos temperados com sal e pimenta e frite em omelete. Deixe arrefecer e corte em quadradinhos. Reserve
Corte a salsicha também em cubinhos e frite numa frigideira antiaderente.
Frite os ingredientes do item anterior e reserve também
Pique a cebola, o pimento, o alho e também o gengibre e leve ao fogão numa frigideira com 1 fio de azeite, até amolecer os legumes. Junte a carne e deixe cozinhar uns 5 minutos. Adicione o arroz cozido e acrecente os demais ingredientes reservados, misture tudo e envolva o restante molho de soja. Termine com o cebolinho e a salsa.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peru; N.º de porções: 3; Prato:Prato principal

2.16.2015

Torta Trufada de chocolate e Morangos

Ontem não houve receita. Apesar de ter quase sempre conseguido publicar uma receita por dia aqui no Blog, já que, por aqui, publico aquilo que cozinho no dia a dia, a verdade é que nem sempre é fácil conciliar tudo e ter tempo para os meus. E porque o tempo a 3 é cada vez mais raro, com o trabalho de ambos e o miúdo a crescer e a ter os programas dele, tomei uma decisão: ao Domingo teremos o Blog parado.

Mas vamos a esta torta que é um assunto bem mais interessante... uma "bomba" de chocolate entrecortada com a frescura dos morangos, uma delícia! E tão fácil de fazer, que nem vão acreditar!
Fiz esta torta a pensar na Aida do Doces em casa, que se prepara para comemorar 3 anos de deliciosas receitas e nos desafiou  a preparar um doce com, pelo menos, um dos seguintes ingredientes: chocolate, pimenta, canela ou champagne. Eu só podia escolher chocolate...  

Parabéns, querida! Espero que gostes!





Ingredientes
750g de bolo de chocolate (pode ser de compra mesmo, eu fiz esta receita de microondas)
350g de chocolate de culinária
300ml de natas
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de chá de extrato de baunilha
250g de morangos

Confeção
Corte o bolo em pedaços. Coloque-o num robot de cozinha e triture em migalhas. Usei a bimby, 1 min/vel 6. Reserve.
Arranje os morangos, reserve alguns inteiros para enfeitar e parta os restantes em pedaços pequenos. 
Aqueça as natas no microondas por 2 min na potência máxima, ou num tacho, até começar a ferver. Parta o chocolate em pedaços, bem como a margarina e deite nas natas, mexendo tudo até derreter e ter um creme aveludado e uniforme. Junte a baunilha e misture. 
Junte 2 terços desta ganache às migalhas de chocolate e misture tudo. Junte os morangos em pedaços e envolva.
Deite esta massa numa forma de fundo amovível e alise. Coloque a ganache que restou por cima e alise. Enfeite com os morangos e um pouco de chocolate derretido.
Leve ao frio por 1 hora, antes de desenformar e servir bem fresco!


Bom Apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 12; Prato: Tarte


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...