4.30.2015

Cheesecake leve de Morango

Esta está a ser mais uma semana em que corro para todo o lado e parece-me sempre que ando em atraso! Os dias deviam ter mais horas, é o que é. As consequências? Eu já avisei que ando sem grande inspiração para novas receitas... por isso, fiquem com mais uma versão do Cheesecake leve, no copo, desta vez com a adição de morangos!


Ingredientes
3 folhas de gelatina
40g açúcar de frutose 
8 bolachas Maria
2 iogurtes naturais magros

150g de morangos
300g de queijo quark
3 colheres de sopa de um doce light à escolha (usei de frutos vermelhos)

Confeção
Demolhe a gelatina na água e reserve.
Bimby:
Coloque no copo o açúcar e pulverize 15 seg/ Vel. Reserve. Deite as bolachas no copo e triture 15 seg/ Vel.3. Deite uma porção em cada copinho (fiz 6).
Coloque no copo o iogurte e programe 2 min/ Temp. 70º/ Vel. 2,5 . Adicione a gelatina escorrida e programe 12 seg/vel.3. Junte o queijo, o outro iogurte, os morangos, o açúcar reservado e programe 25 seg/ Vel.4. 

Tradicional:
Num robot de cozinha, triture uns segundos as bolachas e deite uma poção em cada copinho.Triture os morangos e reserve também.
Numa taça, deite o iogurte e leve ao microondas por 10-15 seg. Adicione a gelatina escorrida e bata com a batedeira. Adicione o açúcar e bata novamente. Junte então o queijo, o outro iogurte, os morangos e bata mais uns minutos. 
Deite o porções do creme sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico cerca de 1h.Passado esse tempo, retire os copinhos do frigorífico e deite uma colher de sobremesa do doce por cima.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo quark, iogurte, morangos; N.º de porções: 6; Prato: sobremesa 

4.29.2015

Peito de frango recheado com requeijão e manjericão

Estes peitos de frango são fáceis de fazer e ficam muito bons! O frango mantém-se suculento com o recheio de requeijão, aromatizado com o manjericão e com uma "capinha" crocante deliciosa... Tem a vantagem de ter uma preparação rápida e depois acaba no forno, perfeito para dias da semana.


Ingredientes
2 peitos de frango
sal by Necton e pimenta q.b.
1/2 requeijão 
6 folhas de manjericão picadas
1 fatia de pão saloio
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 ovo batido
1 fio de azeite


Confeção
Pré-aqueça o forno a 160º.
Abra o uma "bolsa" em cada peito de frango. Tempere com sal e pimenta por fora e no interior. 
Numa taça, misture o requeijão com o manjericão picado.
Num robot de cozinha, pique o pão com o queijo parmesão ralado e deite num prato. Bata o ovo, noutro prato. Recheie cada peito de frango com o requeijão, passe por ovo e, de seguida, pelo pão ralado, pressionando para aderir. 
Numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, doure os peitos de frango, uns minutos de cada lado. Passe-os para um tabuleiro, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20-25 min. 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peito de frango; N.º de porções: 2; Prato: prato principal


4.28.2015

Esparguete à bolonhesa

Ultimamente a inspiração não tem sido muita, afundada numa combinação de muito trabalho e cansaço. O facto de nós os dois estarmos a dieta também acaba por restringir as escolhas, já que muitas vezes comemos uma salada composta ao jantar e faço algo rápido para o miúdo! Por isso, hoje trago-vos uma receita revisitada: já a tinha publicado nos primórdios do blog, mas foi um pedido do meu rapaz! E esta bolonhesa bem que merece uma re-visita!



Ingredientes
azeite
3 dentes alho
1 cebola
1 talo de aipo
150 g bacon
500 g de carne de vaca picada
sal by Necton e pimenta q.b.
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela
200 ml de leite 
sal
manjericão fresco picado
500 g massa esparguete

Confeção
Coza a massa esparguete al dente.
Num tacho, frite o bacon num pouco de azeite. Junte os alhos, a cebola e o aipo picados. Deixe amolecer e junte a carne. Tempere com o sal e a pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixe fritar a carne até ficar soltinha. Nessa altura, junte o tomate pelado picado com o molho da lata, umas folhas de manjericão picado e o concentrado de tomate e deixe ferver em lume médio durante 15 min. Nessa altura, junte o vinho e o leite - esta mistura inicialmente parece talhar, mas depois, continuando a mexer por mais uns 10 min, o molho engrossa e fica delicioso!

Sirva a massa com o molho, guarnecida com parmesão. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne picada; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

4.27.2015

Bolo de laranja com sementes de papoila

Vamos começar a semana com um bolinho, porque a chuva convida a acender o forno e a lanches de chá com um bolo simples! Que esta semana seja doce!

 
Ingredientes
1 laranja inteira + sumo de 1 laranja
100ml de azeite
250g de açúcar
4 ovos
300g de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 colher de sopa de sementes de papoila
manteiga e farinha para untar a forma

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma (usei a forma "regueifa" d'A Metalúrgica S.A.
 
Bimby: Coloque no copo da Bimby a laranja inteira com o sumo de uma laranja e programe 15 seg./vel. 9. Junte o açúcar, o azeite e os ovos e programe 2 min/temp. 37º/vel. 4. Adicione a farinha e o fermento e programe 15 seg/vel. 3. Junte as sementes e misture com a espátula.

Tradicional: no liquidificador, coloque a laranja inteira com o sumo de 1 laranja e bata até estar tudo liquidificado. Coloque numa taça, junte o açúcar, o azeite  e os ovos e bata com a batedeira durante uns minutos. Adicione a farinha e o fermento e volte a bater até envolver tudo. Junte as sementes e misture com a espátula.

Deite a massa na forma e leve ao forno por 30 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: laranja; N.º de porções: 10; Prato: Bolo

4.25.2015

Resultado do Giveaway Dia da Mãe



Depois de um impressionante total de participações válidas de 415, o resultado do Giveaway desta forma Malmequer linda, d' A Metalúrgica, S.A., para o Dia da Mãe foi....



... A Liliana Azevedo

Parabéns, Liliana, fico a aguardar que me envie um email com nome completo, morada e contacto telefónico para a Metalúrgica entregar o prémio! 

Bom fim de semana a tod@s!

4.24.2015

Doce de ovos

Ora aqui está a "perdição" do meu marido! Um bom doce de ovos, de preferência, como este, de ovos caseiros... experimentem colocar um fio de doce de ovos num iogurte grego e salpicar umas nozes e têm uma sobremesa deliciosa num ápice! No limite, se forem bem gulosos... comam-no bem gelado, servido em copos de shot, salpicado de amêndoa picada!

Bons doces e bom fim de semana!


Ingredientes
6 gemas
150g de açúcar
150ml de água

Confeção
Num tacho, leve ao lume a água com o açúcar e ferva até obter ponto de pérola (Quando levanta a colher de pau, forma uma gota tipo pérola). Apague o lume. Bata as gemas numa tacinha e junte algumas colheres da calda de açúcar, para aquecer as gemas. Sempre a bater, junte lentamente as gemas à calda e leve novamente ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar.




Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos; N.º de porções: 1 frasco; Prato: Sobremesa

4.23.2015

Medalhões de Porco com bacon

A receita de hoje é perfeita para os jantares de semana. Porque estas últimas semanas têm sido um rodopio e o tempo escorre pelos dias como se fosse areia, os jantares são assim, bem rápidos! 


Ingredientes
1 lombinho de porco (cerca de 700g)
sal by Necton e pimenta q.b.
uma pitada de alho em pó
8 fatias de bacon
 
Confeção
Corte o lombinho em medalhões 8 e tempere com sal (pouco, que o bacon também é salgado), pimenta e alho em pó. Enrole cada medalhão em bacon e faça espetos com 2 medalhões em cada um.
Aqueça uma frigideira antiaderente, sem gordura e, em lume médio, cozinhe os medalhões uns 3-4 min de cada lado.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne de porco; N.º de porções: 4; Prato: Prato principal

4.22.2015

Cheesecake no copo (light)

Mais um docinho leve para ajudar a manter a dieta com sabor! É uma adaptação deste e faz-se tão rapidamente quanto se come... até o miúdo, que não é grande fã de doces de colher (tirando a mousse de chocolate), adorou!


Ingredientes
2 folhas de gelatina
40g açúcar de frutose
8 bolachas Maria
2 iogurtes naturais magros
algumas gotas de sumo de limão
250g de queijo quark
3 colheres de sopa de um doce light à escolha (usei de frutos vermelhos)

Confeção
Demolhe a gelatina na água e reserve.
Bimby:
Coloque no copo o açúcar e pulverize 15 seg/ Vel. Reserve. Deite as bolachas no copo e triture 15 seg/ Vel.3. Deite uma porção em cada copinho (fiz 6).
Coloque no copo o iogurte e programe 2 min/ Temp. 70º/ Vel. 2,5 . Adicione a gelatina escorrida e programe 12 seg/vel.3. Junte o queijo, o outro iogurte, o limão, o açúcar reservado e programe 25 seg/ Vel.4. 

Tradicional:
Num robot de cozinha, triture uns segundos as bolachas e deite uma poção em cada copinho.
Numa taça, deite o iogurte e leve ao microondas por 10-15 seg. Adicione a gelatina escorrida e bata com a batedeira. Adicione o açúcar e bata novamente. Junte então o queijo, o outro iogurte, o limão e bata mais uns minutos. 

Deite o porções do creme sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico cerca de 1h.Passado esse tempo, retire os copinhos do frigorífico e deite uma colher de sobremesa do doce por cima.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo quark, iogurte; N.º de porções: 6; Prato: sobremesa 

4.21.2015

Salteado oriental de frango com caju

Hoje a introdução é bem diferente, mas a cabeça anda demasiado ocupada, ou melhor, pre-ocupada e o coração apertado... Porque há alturas em que tudo corre mal às pessoas que menos merecem.... Dias em que se fica com a sensação de que o melhor a fazer seria enroscar a um canto e esperar que tudo passe, como uma tempestade. Mas não o fazemos (não podemos), seguimos em frente. E aguentamos mais do que alguma vez imaginámos, seguimos em frente! Na esperança de que um dia as coisas comecem a melhorar. Porque o cliché é bem verdade, tudo passa. E neste caminho, uma coisa garanto: eu estarei lá, bem pertinho, nem que chovam picaretas! Porque, minha amiga-irmã de coração... aqui a otimista continua a acreditar em finais felizes!

Para pre-ocupações e apertos do coração, nada melhor do que ocupar as mãos, na cozinha (para mim, pelo menos!). O fim de semana passado foi uma terapia... E um dos pratos que daqui saiu foi este salteado de inspiração oriental!


Ingredientes
3 peitos de frango, cortado em cubos
1 chávena de brócolos
1 alho francês
1/2 chávena de caju
1 malagueta vermelha, grande
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de mel
1/2 chávena de molho de soja
1 pitada de sal by Necton

Confeção
Numa taça com o frango, salpique o amido de milho, uma pitada de sal e o vinagre. Envolva e deixe uns 15 min.
Arranje os legumes: corte o alho francês e os brócolos em fatias e tire as sementes e pique a malagueta vermelha. Aqueça um wook com o azeite e deite o frango, deixando cozinhar uns 3 minutos. Junte os legumes e deixe amolecerem um pouco, mais uns 3 minutos, mexendo sempre. Adicione o mel e o molho de soja e deixe apurar e engrossar. Adicione os cajus e sirva com arroz solto ou legumes.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

4.20.2015

Pão da Terra

Esta receita do livro base - As Receitas Essenciais - da Bimby, é fácil de fazer, não é preciso amassar muito e fica muito saboroso. O mel dá-lhe um sabor diferente, que combina muito bem com as sementes. Um excelente pão para os pequenos almoços, muito nutritivo!


Ingredientes
500g (cerca de 500ml) de água
50g de mel
5g de fermento de padeiro seco
500g farinha integral
1 pitada de sal by Necton
35g de sementes de sésamo
35g de sementes de linhaça
Confeção
Prepare uma de bolo inglês com papel vegetal.

Bimby: Coloque no copo a água e o mel e programe 1 min/37°C/vel 1. Adicione o fermento e aguarde 5 minutos para o fermento ativar. Adicione a farinha integral, o sal, as sementes de sésamo e de linhaça e amasse 1 min/vel espiga.

Tradicional
Numa taça pequena, junte a água morna, o mel e o fermento e deixe uns 5 min para ativar o fermento. 
Noutra taça maior, misture a farinha, o sal e as sementes. Faça uma cova ao centro e deite a mistura de fermento. Vá amassando a farinha aos poucos, até estar completamente misturado. 

Nota: esta massa é mole, não junte mais farinha, é mesmo assim!

Deite a massa na forma e deixe repousar, até dobrar de volume, num local morno. Leve ao forno, pré-aquecido a 200°C cerca de 45 minutos. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Farinha integral, sementes; N.º de porções: 20; Prato: pão


 

4.17.2015

Lingueirão à Bulhão Pato

O tempo voa e, de repente, a semana já chegou ao fim! Avizinham-se uns dias com tempo para estar em família e com amigos e uns petiscos são mesmo a "cara" do fim de semana! Por isso, fiquem com uma sugestão bem tradicional mas sempre deliciosa. E um excelente fim de semana!




Ingredientes
1kg de Lingueirão vivo
4 dentes de alho
1 fio de azeite
Flor de sal, by Necton, q.b.
1 chávena de vinho branco
Sumo de 1/2 limão, mais 1 limão em 4, para servir
1/2 chávena de coentros picados

Confeção
Deixe o lingueirão em água durante umas horas, para largarem a areia. Lave com cuidado (a concha é bem frágil). 
Leve uma frigideira grande ao lume com o azeite. Junte os dentes de alho fatiados e o ligueirão bem escorrido, junte uma pitada de flor de sal e deixe-o abrir, tapado. Junte o vinho e metade dos coentros picados e deixe cozinhar até evaporar um pouco o vinho. Apague o lume, junte os restantes coentros e o sumo de limão e sirva com 1 limão cortado em 4.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Lingueirão; N.º de porções: 4; Prato: entrada, petiscos

4.16.2015

Wraps de alface com pasta leve de atum

Estes wraps são perfeitos para levar na lancheira. Podem fazer esta pasta para rechear crepes, fazer sandes ou wraps de tortilla, mas neste dia estava numa de cortar hidratos de carbono! E a pasta é tão saborosa que nem senti a falta! 

A pasta foi feita com a base deste molho de queijo do fantástico Blog Marmita, adaptado para ficar mais consistente.



Ingredientes
1 lata de atum em água, bem escorrido
algumas folhas de alface

Molho de queijo:
1 colher de sopa de queijo Quark
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de vinagre de maçã
2 colheres de chá de geleia a gosto (Usei geleia light de alperce)

flor de sal by Necton q.b.

Preparação
Numa taça, junte o queijo, o azeite e o vinagre e bata com um garfo ou uma pequena vara de arames, até misturar tudo. Junte a mostarda, o sal e a geleia e bata novamente. Adicione então o atum desfeito e pode juntar algumas folhas de alface cortada em juliana. 
Prepare as folhas de alface sobrepondo 2 folhas para cada wrap. Se necessário, prenda com um palito para formar uma concha. Deite uma colherada da pasta de atum em cada concha de alface.




Bom apetite!


Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Atum; N.º de porções: 4; Prato: Refeições ligeiras

4.15.2015

Duo de gelatina

A ideia de juntar iogurte e gelatina não é nova aqui pelo Blog, mas esta, feita com iogurte grego ligeiro, resultou mesmo deliciosa... fica com uma textura quase de panacota, muito cremosa!
Fiz este efeito inclinado que tenho visto pelo Pinterest e acho que fica lindo. Resultado? Uma sobremesa leve e bonita de se ver!


Ingredientes

2 gelatinas light 15g sabor morango
250 ml de iogurte grego ligeiro, sem açúcar

750 ml de água

Confeção


Comece por fazer a gelatina de morango: Ferva 500 ml de água e dissolva a gelatina. Divida em 2. A uma das parte, junte 250ml de iogurte e mexa bem. Deite em copos ou taças, até meio, coloque-os inclinados, apoiados numa forma de queques e leve ao frio até solidificar. 
Entretanto, adicione 250ml de água fria à restante gelatina e reserve, fora do frigorífico.  
Quando a gelatina de iogurte estiver sólida, preencha os copos ou taças com a restante gelatina e leve novamente ao frio, com os copos já direitos.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos (e cerca de 2h para solidificar); Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Gelatina; N.º de porções: 4; Prato: Sobremesa

4.14.2015

Pasta "Presto" cremosa

Porque nem todos estão a dieta cá por casa (leia-se, o filho e o gato... embora o gato até que precisasse), ainda há receitas mais gulosas por aqui! Esta pasta é tão rápida de fazer que não resisti em chamar-lhe presto! :)




Ingredientes
300g de esparguete 
1 pedaço de chouriço cortado em tiras
1/2 chávena de cogumelos fatiados
1/2 chávena de tiras de peito de frango
1 dente de alho
1 fio de azeite
1 pacote de leite evaporado 
sal e pimenta q.b.  
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, mais um pouco para servir

Confeção
Coza o esparguete em água com sal. 
Numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, cozinhe os pedaços de chouriço até começarem a "suar", Junte o alho picado, as tiras de frango e os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar uns minutos. Numa taça pequena, bata o leite e o queijo ralado, deite no salteado de frango e deixe ferver em lume médio para apurar e engrossar um pouco.

Escorra o esparguete, junte ao salteado de frango e envolva bem. Sirva com queijo ralado.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Massa; N.º de porções: 2; Prato: prato principal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...