5.29.2015

Salada de massa com nugets de frango sem gluten

Quando recebi o convite da Milaneza para participar de um desafio com uma receita sem glúten para este mês em que se celebrou o Dia do Celíaco, achei a ideia irrecusável! Porque gosto muito da marca e porque gosto sempre de desafios com objetivos que vão para além da receita em si. 

Apesar de não ser meu hábito entrar em desafios que apelam ao voto no Facebook, desta vez, cá está a minha participação. E, se gostarem, votem na receita, aqui, com uma partilha ou comentário (o "like" não conta como voto!).





Ingredientes
200g de massa espirais sem glúten Milaneza
1 punhado de folhas de alface variadas
3 peitos de frango
1 chávena de quinoa (usei Sementina)
1/4 chávena de parmesão ralado
sal by Necton e pimenta q.b.
1 iogurte
lascas de parmesão q.b.

Para o molho:
1 iogurte natural
1 colher de sobremesa de sumo de limão
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de mel
sal e pimenta q.b.

Confeção
Coza a massa em água com sal, pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e deixe arrefecer.
Corte os peitos de frango em pedaços, tempere com sal e pimenta e envolva os pedaços no iogurte. Deixe marinar um pouco (cerca de 15-30 min).
Num prato, misture a quinoa com o queijo parmesão ralado e passe os pedaços de frango por esta mistura, pressionando para aderir. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido por 20 min.

Para o molho: junte todos os ingredientes numa tacinha e misture bem.

Para servir:
Coloque a "base" da salada numa travessa: a alface e a massa. Por cima, disponha os nugets e as lascas de parmesão.
Sirva com o molho de iogurte.

 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: Prato principal










5.28.2015

Panquecas de aveia (light)

Depois dos excessos dos últimos dias, hoje trago-vos umas panquecas de aveia para voltar a entrar nos eixos! Apenas 3 ingredientes, são muito fáceis de fazer, até para o pequeno almoço durante a semana! Leves, leves e deliciosas!


Ingredientes
2 ovos
2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar (tipo philadélphia)
3 colheres de sopa de farelo de aveia 
1 colher de chá de fermento
1 pitada de canela (opcional)

Confeção
Num robot de cozinha, triture o farelo de aveia em farinha - Usei a bimby, 15 seg, vel 9. Misture os restantes ingredientes e bata até estar tudo misturado. 
Aqueça uma frigideira antiaderente e deite umas colheradas da massa. "Rode" a frigideira para espalhar a massa e deixe cozinhar em lume baixo até a massa apresentar bolhinhas. Nessa altura, com a espátula, solte o rebordo e vire a panqueca, com cuidado. Faça o mesmo com a massa restante. 

Sirva com xarope de agave ou mel e fruta fresca.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: aveia; N.º de porções: 4; Prato: pequenos almoços, lanches

5.27.2015

Gelado de Pinhão e doce de ovos

Se tivesse de indicar uma receita como obrigatória para experimentarem, seria certamente esta! Há qualquer coisa de delicioso nesta combinação de sabores... Será das natas com um toque de caramelo, tornadas mais leves com a mistura de claras, a riqueza do doce de ovos e os pinhões, que fazem deste gelado o melhor! Sim, porque desde que o provei, feito pelas mãos de uma amiga (excelente doceira!), ficou eleito o melhor gelado de sempre. E todos os que o provam, concordam! 


Ingredientes
Para o doce de ovos:
4 gemas
125 gr acuçar
75ml água

Para o gelado:
2pc de natas frescas
4 colheres de sopa de açúcar
4 claras
1/2 chávena de pinhão
1/2 Chávena de caramelo

Confeção
Fazem o doce de ovos: leve um tachinho ao lume com a água e o açúcar até atingir o ponto de pérola. Bata as gemas, junte um pouco da calda para amornar e junte tudo ao tacho. Leve novamente ao lume baixo até engrossar, mexendo sempre. Deixe arrefecer.

Bata as natas em chantilly com as 4 colheres de açúcar. Bata as claras em castelo firme e envolva os dois. Junte cerca de metade do caramelo e os pinhões e misture. Deite num recipiente barrado com o restante caramelo e deite o doce de ovos por cima, passando uma colher para misturar ligeiramente. 

Levam ao congelador até solidificar. 
Para servir, encha um recipiente com água e mergulhe o gelado por uns segundos, sem chegar à tampa, para não deixar entrar água.  Desenforme e delicie-se!


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Natas, Ovos; N.º de porções: 10; Prato: sobremesa  

5.26.2015

Pica-pau

Parece que o calor se instalou de vez... Estes dias quentes e em que já se nota um prolongar dos dias, pedem uns petiscos de verão! E o Pica-pau é um petisco obrigatório cá por casa, uma refeição para aproveitar tudo o que os dias quentes têm de bom.


Ingredientes
800g de carne de vitela em cubos
4 dentes de alho
sal by Necton e pimenta
3 floretes de pickles de couve flor 
1 pedaço de pickels de pimento
4 rodelas de pickles de cenoura
1dl de vinho branco
1 fio de azeite
Salsa picada q.b. (opcional)

Confeção
Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça bem a frigideira com o azeite e doure a carne. Junte os alhos esmagados (com casca), os pickles picados finamente e o vinho e deite cozinhar um pouco. Salpique com a salsa picada. 

Sirva com batatas fritas em palitos.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: vitela; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal, Petisco

5.25.2015

Nacked Cake e o primeiro amor!

Dizem que nunca esquecemos o primeiro amor... e eu acredito! 
Conheci o meu primeiro amor com 14 anos. Foi um amor de Verão, com muitos abraços salgados e a inocência própria dessa idade. Poucos acreditaram que resistíssemos ao Inverno, no entanto, com tantas voltas da vida, sempre nos reencontrámos, mesmo quando insistiamos em nos separar.
Ao fim de 30 anos, muito menos inocentes e com uma história longa de muitos momentos bons (e outros tantos menos bons), continuamos juntos nesta caminhada. 
Hoje, o meu amor (primeiro e de sempre) faz anos! Para o mimar, fiz o seu bolo preferido: chiffon com doce de ovos, morangos e natas batidas. 





Ingredientes
Bolo
220g farinha
350g açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de fermento (usei Royal)
1 c. café de sal by Necton
8 colhere de sopa de óleo
5 Gemas de ovos
8 Claras de ovos
2 dl de leite

Recheio
6 gemas
150g de açúcar
150ml de água
Morangos

Cobertura
1 pc de natas 
2 colheres de açúcar
Morangos, framboesas e folhas de hortelã, q.b.

Confeção
São precisas 2 taças. Numa, juntam-se todos os ingredientes secos exceto o sal e misturam-se. Faz-se uma cova no meio e junta-se, por ordem, o óleo, as gemas e o leite. Bate-se até ficar com uma massa cremosa.
Batem-se as claras (com o sal) em castelo mais do que o ponto firme, até ficarem bem secas e começarem a desprender das paredes da tigela.
Despeja-se a massa lentamente (em fita) para dentro das claras, envolvendo delicadamente com uma espátula. Não use a batedeira nesta fase! A ideia é não quebrar as bolhas de ar das claras.
Deita-se numa forma não untada e vai ao forno a 160º por cerca de 30 min. Inverte-se a forma para arrefecer (apoiando as bordas da forma em recipientes altos).
Depois de frio, despega-se das paredes laterais com uma faca e desenforma facilmente.

Para o doce de ovos:
Num tacho, leve ao lume a água com o açúcar e ferva até obter ponto de pérola (Quando levanta a colher de pau, forma uma gota tipo pérola). Apague o lume. Bata as gemas numa tacinha e junte algumas colheres da calda de açúcar, para aquecer as gemas. Sempre a bater, junte lentamente as gemas à calda e leve novamente ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer.

Bata as natas com o açúcar em chantily.

Depois de frio, corte o bolo a meio. Coloque uma metade do bolo no prato,  recheie com o doce de ovos e morangos fatiados por cima do doce. Deite sobre os morangos algumas colheradas de natas batidas. Coloque a outra metade do bolo em cima e, no topo, ao centro, deite o restante chantily. Decore com alguns morangos cortados, framboesas e folhas de hortelã.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Morangos; N.º de porções: 10; Prato: bolo

5.22.2015

Lombinho de porco folhado recheado com ricotta

Chegamos finalmente ao fim da semana e temos promessas de bom tempo! Avizinham-se dias longos e soalheiros, com tempo para refeições em família, vagorosas. A sugestão de hoje é perfeita para essas refeições de fim de semana! Um lombinho de porco recheado com ricotta e envolto em massa folhada.


Ingredientes
1 placa retângular de massa folhada
1 lombinho de porco de cerca de 800g
1 embalagem de ricotta (250g)
8 folhas de manjericão fresco
sal By Necton e pimenta q.b.
4 fatias finas de presunto
1 fio de azeite

Confeção
Abra o lombinho numa placa, como um livro, ou peça que o façam no seu talho. Tempere com sal e pimenta dos dois lados. Numa taça, misture o queijo ricotta com o manjericão picado e uma pitada de sal. Deite o queijo no lombo de porco e feche com fio de culinária. 
Leve um tacho largo ao lume com um fio de azeite e sele o lombinho, em lume médio, por cerca de 10 min, virando o lombo de todos os lados. Deixe arrefecer. 
Quando estiver morno, retire o fio, coloque no centro da placa de massa folhada e cubra com as fatias de presunto. Feche o folhado, como um embrulho, selando bem as pontas. 
Leve ao forno por cerca de 30 min a 170º.  


Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: porco; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

5.21.2015

Penne com peru e cogumelos

Eu sei que me torno repetitiva, que não é a 1.ª vez (nem 2ª, nem 3ª...) que lêm por aqui que tenho tido muito trabalho e que o tempo tem sido muito escasso para o blog. Mas há dias em que o tempo para preparar o jantar é pouco entre o chegar do trabalho e "agarrar-me" ao computador para trabalhar mais um bocadinho! E o resultado são estas refeições rápidas!


Ingredientes   300g de massa curta
3 bifes de peru cortados em tiras
1 chávena de cogumelos fatiados
3 colheres de sopa de concentrado de tomate

sal by Necton e pimenta q.b.

1 colher de chá de açúcar
mangericão fresco q.b.
1 cebola
1 colher de chá de canela
(usei Margão) 
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar light

Confeção 

Num tacho com um fio de azeite, doure as tiras de peru tempereadas com sal e pimenta. Retire e reserve. Deite no tacho a cebola picada, a canela e os cogumelos e refogue uns minutos. Adicione o tomate e o manjericão picados. Tempere de sal, junte o açúcar e deixe cozinhar uns minutos. Junte as tiras de peru e o queijo e deixe aquecer e derreter o queijo.

Entretanto, coza a massa conforme as indicações da embalagem. Escorra e junte às tiras de peru. Junte algumas folhas de manjericão e mexa. Sirva de imediato.


 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

5.20.2015

Gelado de Morangos

Abrimos a época de gelados cá por casa! Já foram feitos dois gelados de pinhão com doce de ovos e ainda não consegui fotografá-lo para o partilhar por aqui! Mas está prometido para breve... 
Este, de morangos, foi para aproveitar um chantilly que sobrou. Juntaram-se 2 claras em castelo e alguns moranguinhos para dar sabor! Rápido de preparar, simples e bem saboroso e refrescante!



Ingredientes
1 pc de natas frescas para bater
4 colheres de sopa de açúcar
2 claras
1 chávena de morangos

Preparação
Num robot de cozinha ou liquidificador, bata os morangos com 1 colher de açúcar. Passe por um passador e reserve. 
Bata as natas com 3 colheres de açúcar, em chantilly. Bata as claras em castelo e envolva os dois. Deite num recipiente para ir ao congelador e deite em fio o "sumo" de morangos, reservando um pouco para servir. Misture, com um garfo, deixando um efeito marmoreado. 
Leve ao congelador até congelar. Sirva com um pouco do sumo reservado.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Natas, Morangos ; N.º de porções: 4; Prato: sobremesa 


5.19.2015

Tostas com tahini e maçã

Pronto... lá vem outra vez o tahini! É verdade, amigos! Lá vem. Sim, outra vez. Perdoem-me a repetição, mas tinha de vos mostrar um lanchinho/entrada tão fácil de fazer e TÃO delicioso! Vi esta ideia no fantástico Casal Mistério e ficou guardada na minha "to do list". Até fazer o tahini caseiro... e estas tostas já foram repetidas várias vezes, de boas que são!


Ingredientes
3 fatias de pão tipo Mafra
1 maçã em fatias
3 colheres de sopa de tahini
mel q.b. (para uma versão vegan, substituír por xarope de ácer)
sementes de sésamo para salpicar

Preparação
Torre um pouco as fatias de pão - num grelhador, na torradeira ou no forno. Barre cada fatia com 1 colher de sopa de tahini. Disponha algumas fatias de maçã por cima, deite um fio de mel e salpique com um pouco de sementes de sésamo. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Tahini; N.º de porções: 3; Prato: Entrada

5.18.2015

Salada Niçoise com massa

Vamos começar a semana com uma salada, que os dias têm estado quentes e apetecem refeições mais frescas e leves! Depois dos excessos do fim de semana (e, por aqui, foram tantos e tão bons!), há que voltar a entrar nos eixos e esta salada é uma opção bem saudável e super saborosa! Sim, há a maionese... eu sei! Mas tem um truque para a tornar mais leve!



Ingredientes
3 latas de atum em azeite
1 punhado de ervilhas tortas (podem usar feijão verde)
200g de massa macarrão integral
3 ovos
1 punhado de alface
1 chávena de tomate cereja
sal By Necton q.b.

Para a maionese:
1 ovo
1 colher de chá rasa de mostarda
1 pitada de sal By Necton
1 colher de sobremesa de vinagre
3 colheres de sopa de azeite
1 dl de óleo de girassol
3 colheres de sopa de iogurte grego ligeiro 

Confeção
Bimby:
Para a maionese, deite no copo o ovo, os temperos e o vinagre e programe 10 seg/vel 5. De seguida, com a máquina a trabalhar na vel. 5 e sem tirar o copo de medida, verta para a tampa o óleo e o azeite. Junte o iogurte e envolva com a espátula. 
Coloque as ervilhas arranjadas na varoma. Encha o copo com água com sal e, no cesto, coloque a massa e os ovos. Programe 20 min/varoma/vel 4. Retire e deixe arrefecer.

Tradicional:
Para a maionese, deite os ingredientes num copo onde caiba a farinha mágica e bata com a varinha, fazendo movimentos de baixo para cima. Junte o iogurte e envolva. 
Coza a massa com sal, pelo tempo indicado na embalagem, os ovos - 8 minutos e as ervilhas apenas por 3 minutos. Escorra tudo e deixe arrefecer. 

Para servir, dispona a alface numa travessa. Por cima, junte o atum escorrido, o tomate cereja cortado a meio, os ovos cortados em 4, as ervilhas e a massa. Deite algumas colheradas de maionese por cima. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum; N.º de porções: 3-4; Prato: Prato principal, salada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...