6.30.2015

Panquecas de legumes e bacon

Estamos em contagem decrescente para as férias... juro que não estou a exagerar quando vos digo que tenho sonhos com estes dias! E entretanto, tenho ainda tanto para fazer até que cheguem estes dias... Por isso, o tempo para a cozinha anda muito, muito limitado! E há refeições quase improvisadas, como estas panquecas de legumes.




Ingredientes
1 cenoura
1 courgete
8 fatias de bacon
1 chalota
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
salsa q.b.
3 ovos
sal by Necton e pimenta preta q.b.
1 chávena de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 chávena de leite
azeite q.b. para fritar
Maionese hellmann's q.b. 
3 folhas de manjericão fresco

Confeção
Frite o bacon cortado em pedaços numa frigideira anti-aderente, sem gordura, até estar estaladiço. Escorra num papel absorvente e reserve.  
 

Bimby:
Deite no copo todos os legumes e a salsa e programe 15 seg/vel 5. Adicione os restante ingredientes, exceto o bacon e programe 1 min/vel 3. Adicione os pedaços de bacon e envolva com a espátula.

Tradicional: 
Pique a chalota e a salsa e rale a cenoura e a courgete. Misture os legumes com o queijo, a farinha e o fermento, tempere com sal e pimenta e junte os ovos ligeiramente batidos com o leite, misturando até obter uma massa homogénea. Adicione os pedaços de bacon e envolva.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e deite uma colherada de massa. Quando estiver dourada, vire-a e deixe dourar do outro lado. Escorra em papel absorvente.

Sirva com a maionese misturada com o manjericão bem picado.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: legumes; N.º de porções: 12; Prato: prato principal, entrada

6.29.2015

Scones Integrais

Gosto de acordar os meus rapazes ao domingo com o cheiro do pequeno almoço acabado de fazer... apesar do calor que tem estado, este domingo liguei o forno (afinal, são só uns 15 min!) para uns scones numa versão mais saudáveis que fizeram as delícias cá de casa, ainda quentes, só com manteiga!

Ingredientes
120g  de farinha de trigo
120g de farinha de trigo integral 
1 colher de chá de fermento  
uma pitada de Flor de sal by Necton  
1 Ovo batido  
50g de Manteiga   
100 ml Leite
50g de açúcar mascavado

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare um tabuleiro com papel vegetal e reserve. 

Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 20 seg, vel 6.

Tradicional:
Coloque todos os ingredientes numa taça e misture com as pontas dos dedos sem amassar, até formar uma massa não muito homogénea.

Retire a massa para uma bancada enfarinhada e molde um círculo achatado. Corte em 8 triângulos. Disponha no tabuleiro ligeiramente afastados e leve ao forno até cozer e ficarem dourados. 

Sirva ainda mornos com manteiga.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha; N.º de porções: 8; Prato: Pequeno almoço, snak

6.26.2015

Nuggets crocantes de frango com molho de amendoim

Com o fim de semana à porta, queria, como é hábito, deixar-vos uma sugestão mais apropriada a estes dias. E uns Nuggets crocantes de frango, com um molhinho delicioso de amendoim fazem uma refeição tão boa, descontraída e deliciosa... a "cara" do fim de semana, não acham!?
Esta receita foi mais uma dos meus amigos do Sweet Gula e Bocadinhos de Açúcar, do Workshop Sabores de Verão!


Ingredientes
para os Nuggets:
4 peitos de frango
Sumo de 1/2 limão
Flor de sal by Necton e pimenta q.b.
1 chávena de cereais tipo corn flakes
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 ovos
1/2 chávena de farinha 

para o molho:
1/2 chávena de manteiga de amendoim
1/2 chávena de leite de coco
1 colher de sopa de molho de soja
sumo de 1 lima
2 dentes de alho picados finamente
1 colher de chá de caril em pó
1 colher de sopa de mel
Confeção
Corte os peitos de frango em pedaços e tempere com o sumo de limão, flor de sal e pimenta. Num robot de cozinha triture os cereais (usei a bimby com uns 6 toques de turbo). 
Misture os cereais com o queijo num prato. Coloque a farinha noutro prato.
Bata os 2 ovos com um pouco de flor de sal num 3º prato. 
Pré-aqueça o forno a 190º e forre um tabuleiro com papel vegetal. 
Passe cada pedaço de frango por farinha, seguidamente, pelo ovo batido e termine com a mistura de cereais e disponha os pedaços no tabuleiro, sem os sobrepor. Leve ao forno cerca de 20 min ou até começarem a dourar.

Entretanto, prepare o molho, misturando bem todos os ingredientes até obter uma mistura uniforme. 

Sirva os nuggets de frango com o molho de amendoim e uma salada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 4; Prato: Prato principal

6.25.2015

Folhado de Cogumelos e queijo de cabra

Um destes dias em que cheguei mais tarde e mais cansada a casa, sem ter tirado nada para jantar e sem vontade de ir às compras, saiu este folhado... um género de quiche enformada e, como com as quiches, recheada com o que estava disponível no frigorífico. E até os rapazes, que não gostam muito de quiches, adoraram o resultado!



Ingredientes
1 base de massa folhada retângular
1 pacote de natas de soja
1 queijinho  fresco
100 g de queijo de cabra
1 chávena de cogumelos frescos em fatias
1/2 cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
Algumas fatias de fiambre de peru fumado
4 ovos
Sal by Necton e Pimenta q.b.
leite para pincelar

Confeção
Pré aqueça o forno a 180º. 
Numa frigideira com um fio de azeite, cozinhe uns minutos os cogumelos com a cebola e o alho picados, temperado com sal e pimenta. Reserve.
Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal e coloque massa folhada de forma a cobrir as laterais e deixando "abas" de tamanho suficiente para fechar depois de recheado. 
Bata os ovos, as natas e o queijo fresco, temperados com sal e pimenta. Junte o queijo de cabra desfeito, o fiambre em tiras e os cogumelos envolva com uma espátula. Deite sobre a massa, feche com as laterais, pincele com o leite e leve ao forno por cerca de 25 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: cogumelos, queijo de cabra; N.º de porções: 4; Prato: tartes salgadas

6.24.2015

Salmão em papelote com leite de coco

Gosto destas receitas que demoram 5 min a preparar e depois se fazem sozinhas! Também gosto de outras, de passar tempo na cozinha, mas, a meio da semana, estas são as receitas mais indicadas! Cá por casa adoramos salmão e, a maioria das vezes, faço-o grelhado. Mas outras vezes apetece-me misturar alguns sabores... um resto de leite de coco a precisar de ser usado foi o mote para esta receita, que ficou deliciosa!



Ingredientes
3 postas de salmão
sal  by Necton q.b.
1/2 lata de leite de coco
1 dente de alho
1 colher de sopa de coentros
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de caril

Confeção
Tempere com sal as postas de salmão e coloque cada uma no centro de um quadrado de folha de alunínio. Numa taça, misture o leite de coco, as especiarias, o dente de alho esmagado e os coentros picados. Sele as laterais do papel de alumínio em volta da posta, formando uma taça (como se vê nas fotos. Deite por cima um pouco da mistura de leite de coco e feche também as pontas, para ficar bem selado. 

Cozinhe as postas ao vapor por 20 min.  - Usei a varoma da Bimby, com água no copo, programando 20 min/varoma/ vel 3,5.

Sirva com arroz branco e salada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão; N.º de porções: 3; Prato: prato principal 

6.23.2015

Salada de orzo de frango, espinafres e feta ( com molho de iogurte e maionese)

Por aqui, ando em contagem decrescente para as férias... não que falte assim tão pouco, pelo menos, em termos de trabalho, mas o cansaço acumulado é já muito e o tempo quente e as saudades de passar uns dias na praia, sem horários e sem mais preocupações tirando se tenho o protetor solar, fazem com que estas últimas semanas sejam bem mais lentas a passar. E o tempo anda mesmo a pedir uns dias de descanso, com o sol a brilhar e este calor de verão! Para enganar os dias, fazemos refeições frescas, com sabor a verão e a férias.



Ingredientes
200g de massa orzo (bagos tricolores) Milaneza 
Sal by Necton q.b.
1 e 1/2 chávenas de sobras de frango assado, cortado em pedaços
80g de queijo feta
3 chávenas de espinafres
10 tomates cherry

Para o molho:
1 iogurte natural
2 colheres de maionese
2 colheres de sopa de salsa picada

Confeção
Coza a massa em água com sal pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e deixe arrefecer. Corte os espinafres em juliana grosseira. Corte a meio os tomates. Corte o queijo feta em pedaços. Numa travessa, misture todos os ingredientes frios. Para fazer o molho, misture bem todos os ingredientes do molho. 

Sirva a salada com o molho.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3-4; Prato: saladas

6.22.2015

Sumo Detox

No passado Domingo, o pequeno almoço foi uma prova dos deliciosos sumos detox da Lillian Barros - Nutricionista! Uma amostra das várias receitas que podemos encontrar no Livro "Sumos e Águas Detox". Trouxe um livro autografado e, com a leitura das primeiras páginas e as explicações da Lillian no evento, fiquei com vontade de começar logo a pôr em prática. Este foi o resultado!



Ingredientes
1 cenoura
1/2 pepino
1 punhado de folhas de espinafre
1 colher de sopa de sementes de linhaça moidas
1/2 papaia
1 fatia de ananás
200ml de água de coco
4 pedras de gelo
sementes de chia para salpicar

Preparação
Lave o pepino e corte em pedaços, sem retirar a casca. Lave os espinafres. Tire a pele e corte a cenoura. Descasque as frutas e retire as sementes da papaia. Coloque tudo no liquidificador, junte a linhaça, a água de coco e o gelo e triture até estar com uma consistência homogénea. Sirva salpicado com sementes de chia.

Bom apetite!


Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Frutas e legumes; N.º de porções: 2; 
 Prato: bebidas

6.19.2015

Pizza de Presunto, Figos e Gorgonzola

Eu sei, eu sei... esta semana foi muito calórica aqui no blog! Mas não podia deixar de sugerir esta pizza maravilhosa para o fim de semana que se aproxima! Adoro Pizza de presunto e figos, mas, desta vez, juntei-lhe umas migalhas de gorgonzola e o resultado foi ainda melhor do que o habitual...
Bom fim de semana!


Ingredientes
Para a massa:   
Água morna q.b. 
1 colher de chá de sal
by Necton
1 colher de chá de açúcar  
300g de farinha de trigo tipo 55 
1 saqueta de femento seco 
2 colheres de sopa de azeite


Recheio:
3 colheres de sopa de molho de tomate 
1/2 chávena de queijo mozarela ralado
1 bola de mozarela fresco
3 figos
6 fatias de presunto
30g de queijo gorgonzola
rucula q.b. para servir

 
Confeção
Bimby:

Coloque no copo a farinha, o fermento, o sal e o açúcar e misture. Programe 3 min/vel espiga e, pelo bucal, junte o azeite e água morna (cerca de 200ml), em quantidade suficiente para a massa se formar numa bola que se desprende dos lados da máquina. Deixe bater o restante tempo.

Tradicional:

Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture. Adicione o azeite e vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.
Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.
Pré aqueça o forno a 180º.  


Divida a massa em 2 (pizzas médias). Estique a massa em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho de tomate, depois o queijo mozarela ralado, o presunto, os figos e o queijo mozarela fresco em pedaços. Termine com o queijo gorgonzola desfeito com as mãos. Leve ao forno por cerca de 20 min. 
Sirva com rúcula fresca por cima.


Bom apetite! 















Tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: presunto, figos, queijo;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza

6.18.2015

Hambúrgueres com tudo a que temos direito! E Maionese Hellmann's de alho

No início de junho recebi um convite delicioso da Hellmann's: fazer parte do lançamento da Rota do Hambúguer, que a maionese Hellmann's organizou! Foi um fim de tarde e noite muito divertido e também delicioso, com os fantásticos hambúrgueres preparados com a maionese Hellmann's e a companhia super divertida de outros bloguers. Muito bem organizada, esta "mini rota", visitámos 3 hamburguerias: o Bun's, o Munchie Hamburgueria Gourmet - Café Do Rio (podem ver a minha opinião destas hamburguerias na Zomato). E o transporte entre os locais foi feito de Tuk tuk, o que animou ainda mais a noite! 

Para além disso, trouxemos para casa uma oferta da Hellmann's. E estes hambúrgueres com bacon, cebola caramelizada e maionese de alho só ficaram a ganhar com isso! 



Ingredientes
4 pães de hambúrguer (fiz esta receita)
600g de carne de vaca picada
Sal by Necton e pimenta q.b.
1 cebola
1 fio de azeite
4 fatias de queijo
alface q.b.
1 dente de alho
algumas folhas de manjericão
6 colheres de sopa de maionese Hellmann's

Confeção
Disponha as fatias de bacon numa travessa e leve ao forno a 180º uns minutos, até ficar crocante. 
Corte a cebola em aros finos e leve a caramelizar com um fio de azeite, em lume baixo por uns 10 min.
Divida a carne em 4 e molde os hambúrgueres. Tempere com sal e pimenta e grelhe os hambúrgueres de um dos lados, vire-os e coloque uma fatia de queijo em cada hambúrguer enquanto cozinha do outro lado. 

Para a maionese de alho, pique bem o alho e o manjericão e misture com a maionese.  

Para montar o hambúrguer: abra os pães, coloque uma fatia de bacon no fundo, 1 folha de alface, 1 colherada de maionese, o hambúrguer com o queijo e termine com um pouco de cebola caramelizada no topo. 


Sirva com umas batatas fritas em rodelas.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: carne picada; N.º de porções: 4; Prato: prato principal, petiscos

6.17.2015

Eton Mess

Ora bem... meio da semana e o cansaço já começa a acusar, principalmente para quem, como eu, ainda não conseguiu tirar uns dias de férias! Se se identificam com isto e se vos pedirem uma sobremesa fresca aí em casa, façam esta! Mais simples e rápida, impossível e tão, tão boa que é...

Receita inspirada nesta da Nigella


Ingredientes
300g de morangos
3 suspiros de compra (para estarem bem secos!)
200ml de natas para bater
3 colheres de sopa de açúcar
sumo de 1/2 limão

Confeção
Prepare os morangos: lave e corte-os em pedacinhos. Deite numa taça, regue com o sumo de limão e salpique 1 colher de açúcar. Deixe descansar uns 15 min para os morangos começarem a libertar o seu suco.
Bata as natas em chantilly com o restante açúcar. Misture o chantilly com os morangos (reserve alguns para decorar) e os suspiros partidos grosseiramente em pedaços. Deite o preparado em taças e enfeite no topo com os pedaços de morangos reservados e pedacinhos de suspiro. 

Sirva bem fresco.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: natas, suspiros, morangos; N.º de porções: 6; Prato: sobremesa

6.16.2015

Passatempo flash - "A Fruta Cuida - Sumos Detox"

Hoje trago uma surpresa! 
De hoje até sexta feira (19 de junho) às 17h, podem habilitar-se a ganhar um livro da nutricionista Lillian Barros - “Sumos e Águas Detox”. 
O/a Vencedor/a será encontrado por sorteio Random e será anunciado logo de seguida, na página de facebook e por email. O livro será entregue no Centro Comercial de Telheiras, nos dias 20 e 21 de Junho (11h00 – 13h00 / 17h00 -19h00), onde vai estar a autora do livro a fazer sumos de fruta/detox que os visitantes vão poder provar. Para além de poderem aprender as receitas, os presentes podem também aproveitar para esclarecer algumas dúvidas com a nutricionista! 


Para participarem, basta:
- Fazerem gosto na página do Facebook do Ponto de Rebuçado
- Preencherem o formulário abaixo 
- Partilharem este post no facebook, em modo público. 

Nota: Para indicarem o link da partilha, cliquem na hora da vossa publicação e copiem o link dessa publicação. 

Creme de ervilhas com crocante de bacon

Hoje trago-vos uma sopa... mais uma receita da dupla Célio e Sílvia, do último workshop. Um creme de ervilhas que fica delicioso com um toque de hortelã e o bacon... E com estes dias que têm estado mais frescos e chuvosos, esta sopinha maravilhosa sabe tão, tão bem!



Ingredientes
2 cebolas
1 dente de alho
1 fio de azeite
600g de ervilhas congeladas
80g de bacon
1 raminho de hortelã
sal by Necton e pimenta q.b.
600ml de caldo de vegetais
5 fatias de bacon para o crocante

Confeção
Numa panela com um fio de azeite, coloque as cebolas em fatias e cozinhe até estarem translúcidas. Junte o bacon em pedaços e o alho picado e cozinhe mais uns minutos. Adicione as ervilhas, a hortelã e o caldo de vegetais, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 20 min. Transfira tudo para um robot de cozinha ou liquidificador e bata até obter um creme suave. 

Entretanto, coloque as fatias de bacon num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré aquecido a 180º por uns minutos, até estar estaladiço. Deixe arrefecer e parta em pedacinhos. 

Sirva o creme com os pedaços de bacon. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ervilhas; N.º de porções: 6; Prato: sopas


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...