7.13.2015

Férias e o Blog em pausa!

Vamos recarregar baterias e descansar. Voltamos ao Blog daqui a 2 semanas, espera-se que com mais energia e inspiração!

Entretanto, vou dando notícias na página do Facebook! ;)



 

7.10.2015

Bifanas no pão

Quase de fim e semana e quase de férias, esta sexta feira será bem stressante, mas com um sabor especial!  Para descomplicar o dia,  deixo uma sugestão bem simples!



Ingredientes
600g de lombo de porco cortado em fatias finas

3 dentes de alho 2 folhas de louro sal e pimenta q.b.
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de massa de alho
Carcaças para servir
Mostarda (opcional)


Confeção
Bater as fatias de lombo com um martelo de bifes para amaciar e tornar as bifanas o mais finas possível. Se ficarem demasiado grandes, corte ao meio (de forma a caberem no pão). Tempere com sal e pimenta, os dentes de alho laminados e a massa de alho. Deixe marinar umas horas, de preferência. 
Aqueça um tacho com a margarina e aloure as febras. Baixe o lume para médio-baixo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até a carne estar tenra. 

Aqueça o pão escolhido no forno e sirva as bifanas, com um pouco do molho no pão e mostarda.





Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: lombo de porco; N.º de porções: 4; Prato: prato principal, petiscos

7.09.2015

Espetos de peru com molho de amendoim e couscous com tomate e pepino

Estes últimos dias de trabalho andam tão frenéticos que há dias que me parecem ter 30h! Mas entre os stresses de querer deixar tudo feito com antecedência para a ausência no trabalho e outras 1000 coisas e projetos (e é por isto que me chamam a workaholic do gang...), confesso que ir para a cozinha me descontrai! 



Ingredientes 
600g de bifes de peru
sa by Necton q.b

Para o molho:  sumo de 1 limão

1 pedaço de gengibre fresco (do tamanho de 1 dente de alho) 
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
água q.b. 1 colher de sopa de mel
Para o Couscous:
1 chávena de couscous
1 pepino
1/2 cebola roxa
1 pepino em pedaços
1 chávena de tomate em pedaços
1/2 chávena de hortelã
Sal e pimenta
azeite q.b.
sumo de lima


Confeção
Prepare o couscous: Hidrate o couscous em 2 chávenas de água fervida com sal, por 15 min. Deixe arrefecer.
Pique a cebola e a hortelã e corte o tomate e o pepino em quadrados pequenos. Quando o couscous estiver frio, misture tudo, regue generosamente com azeite e o sumo de 1 lima. Reserve no frio.  
Corte os bifes de peru em tiras e tempere com sal.
Num robot de cozinha ou liquidificador, coloque todos os ingredientes para o molho exceto a água e triture tudo. Acrescente a água necessária para ficar com a consistência de molho. 
Deite cerca de 1/4 do molho sobre as tiras de peru e envolva. Reserve o restante, para servir com os espetos.
Faça os espetos com as tiras de peru, em zigue-zague. Leve um grelhador ao lume e grelhe os espetos cerca de 3 minutos de cada lado, em lume médio. 

Sirva com o couscous fresco e acompanhado do molho.
 


Bom apetite! 
Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 4; Prato: prato principal



7.08.2015

Tarte Folhada de queijo Brie e curgete

Voltam as refeições ligeiras cá por casa, com sabor a férias! Esta tarte salgada é bem prática de fazer e tão boa... perfeita para dias apressados de verão!


Ingredientes
1 base de massa folhada retangular  
2 colheres de sopa de molho de tomate  
1 curgete
1 chávena de queijo mozarela ralado
1 fio de azeite
80g de queijo Brie
rúcula q.b. para servir

Confeção
Pré-aqueça o forno a 190º. Estenda a massa sobre um tabuleiro de ir ao forno. Com uma faca, marque as margens, sem cortar até ao final, toda à volta, com cerca de 1 cm. Pique o centro da massa com um garfo. Coloque o recheio: espalhe o molho de tomate, o queijo mozarela, disponha a curgete cortados em fatias finas e regue com um fio de azeite. Por cima, coloque o queijo brie cortado em pedaços. Leve ao forno por cerca de 20 min.  
Sirva com algumas folhas de rúcula por cima.

 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: massa folhada; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

7.07.2015

Risoto de Salmão com curgete e limão

Entrei em contagem decrescente... Faltam 4 dias de trabalho, mas serão intensos! Já na minha cozinha, a época balnear começou há muito! Não apetece fazer comidas muito elaboradas, de tacho e muito menos de forno. A não ser que o filho peça um risoto, aí... lá se vão os apetites da cozinheira! 
Desta vez, porque não tinha na despensa arroz arbóreo e para celebrar a nova parceria do Blog com a Orivárzea, fiz a mesma técnica do risoto com arroz carolino e resultou lindamente! 



Ingredientes
1 Cebola
50g de manteiga
1 fio de azeite
1 e ½ chávena (300g) de arroz carolino Orivárzea
2 dentes de alho 
½ Chávena(125ml) de vinho branco
sa by Necton q.b
1,5 litros de caldo de legumes quente
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
¼ Chávena de cebolinho fresco picado
1/2 chávena de parmesão ralado
3 postas de salmão, cortado em pedaços
1 curgete

Confeção

Coloque a manteiga e o azeite num tacho grande em lume médio. Adicione a cebola e cozinhe por 2-5 minutos ou até ficar macio. Adicione o arroz e alho esmagado e mexa por 1 minuto ou até que o arroz estar bem revestido. Adicione o vinho e cozinhe até evaporar. Aos poucos, adicione o caldo, 2 conchas de cada vez, mexendo sempre e esperando o liquido de uma adição evaporar antes de adicionar mais. Demora 25-30 minutos até que o arroz esteja al dente. Quando faltar cerca de 10 min, junte a curgete em rodelas finas e os pedaços de salmão previamente temperados com sal. No fim, junte as raspas de limão, o cebolinho e o queijo. 
Sirva imediatamente.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 25-30 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão, Arroz N.º de porções: 4; Prato: prato principal

7.06.2015

Iogurte gelado de caramelo e cookies

Vamos começar a semana com um iogurte gelado, o gelado preferido do filhote! É só iogurte grego, claras, açúcar e depois aromatizar. Fácil, fácil, para fazer as delícias do rapaz!

Ingredientes
1kg de iogurte grego natural ligeiro (uso o do Lidl)
100g de açúcar de frutose
1/4 chávena de caramelo
10 bolachas com pepitas de chocolate
5 claras

Confeção
Bata as claras em castelo, junte o açúcar e bata mais uns minutos como um merengue. Misture o iogurte e o caramelo. Adicione as claras e envolva com uma espátula. Parta as bolachas em pedacinhos (coloque-as num saco e dê umas pancadas com o rolo da massa) e envolva também as migalhas.

Coloque num recipiente e leve ao congelador. Como tem pouca gordura e pouco açúcar, este gelado fica menos cremoso, por isso, retire do congelador 1h antes de servir e estará no ponto!

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: iogurte ; N.º de porções: 20; Prato: sobremesa

7.02.2015

Salada de agrião e frango grelhado

Eu sei, eu sei... o dia de ontem foi tudo menos de Verão! Mas dizem que as temperaturas vão disparar outra vez nos próximos dias. Para além disso, esta cozinha (e a cozinheira) já entrou em modo pré-férias e não me tem apetecido fazer comida tradicional. Por isso, o destino de uns peitos de frango para o jantar terminou nesta salada fresca e colorida!


Ingredientes
100g de massa tricolor 
2 punhados de folhas de agrião 
3 peitos de frango 
sal by Necton e pimenta preta q.b. 1 colher de sobremesa de salsa
1 colher de chá de alho em pó
80g de queijo feta
10 tomates cherry
azeite e vinagre balsâmico a gosto

Confeção
Coza a massa conforme as instruções da embalagem. Escorra e deixe arrefecer.  Se os peitos de frango forem muito altos, abra-os em borboleta. Tempere o frango com sal, pimenta, alho em pó e a salsa bem picada. Aqueça uma grelha e grelhe os peitos de frango em lume médio-baixo por cerca de 4 minutos de cada lado. Retire e deixe repousar antes de fatiar. 

Para montar a salada: coloque no fundo a massa, misturada com a folhas de agrião. Disponha as fatias de frango por cima, o tomate cherry em metades e o queijo feta partido em quadrados. Tempere com azeite e vinagre balsâmico.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peito de frango; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal, saladas



7.01.2015

Passatempo Zomato para celebrar o Verão!

O mês de julho é o meu mês favorito! Os dias são longos, quentes e de férias (tiro sempre férias neste mês... e está quaaaase) e é o mês do meu aniversário. A acrescer a isto, no Facebook, estamos quase, quase a chegar aos 12.000 gostos! Só razões para comemorar, portanto! 

Em parceria com a Zomato  vamos oferecer uma petiscada para 2 pessoas n' O Arranca Corações!



Para participar, só tem de:

- Fazer like da página Facebook do Blog 
- Preencher o Formulário abaixo
- Partilhar a foto do passatempo no Facebook, em modo público

Cada pessoa só pode participar uma vez. O passatempo termina a 10 de julho e o/a vencedor/a será escolhido por Random e anunciado a 12 de julho.

Boa sorte! :)

 

Sandes BLT de Focaccia e dois desafios!

Bom... é verdade! Hoje há um dois em um! 
O Dia Um... Na cozinha!, desafio em que tento participar sempre, este mês pediu ao Grupo que apresentasse sugestões de sandes. Ora, eu fui, há umas semanas atrás, à Feira da Ladra e demos um saltinho à Focaccia in Giro, uma loja de sandes de focaccia, um conceito de que gostei muito! Foi esta visita a minha inspiração para a sandes de hoje. BLT, um clássico que adoramos cá em casa (Bacon-Letuce-Tomato) ao qual acrescentei um ovo estrelado, só porque sim! 
Andava eu já a "magicar" a sandes para o dia 1, quando me contactaram da Pegada Verde, para apresentar o Roll'eat, uma forma prática, segura e reutilizável de transportar sandes, evitando a utilização diária de folhas de alumínio ou películas aderentes. Adorei o conceito e resolvi levar a minha BLT de Focaccia no Roll'eat!

Vamos à receita?




Ingredientes
Para a Focaccia:
450g de farinha de trigo tipo 55
1 colher de chá de sal by Necton
60ml de azeite + um pouco para pincelar
250ml de água morna
1 saqueta de fermento de padeiro seco
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de cebolinho fresco picado

para rechear:
3 ovos
1 fio de azeite
3 colheres de sopa de maionese
algumas folhas de alface
3 fatias de tomate 
9 fatias de bacon extra

Confeção
Comece por preparar a focaccia.

Bimby:
Deite no copo os ingredientes secos e misture 10 seg/vel 4. Junte o azeite e programe 4 min, vel espiga. Pelo bucal, adicione a água morna até a massa formar uma bola. Deixe bater o restante tempo (cerca de 3 min) em vel espiga.

Tradicional:
Numa taça, misture os ingredientes secos. Abra uma cova no centro e deite o azeite e a água morna. Misture com as mãos, até que a massa se comece a despegar das paredes da taça. Passe a massa para uma bancada enfarinhada e amasse por cerca de 10 min.

Coloque a massa numa taça, tape com um pano e deixe levedar por 1h.

Ao fim desse tempo, prepare um tabuleiro com papel vegetal, deite a massa e calque com as mãos para ficar uniforme e toda com a mesma altura. Pincele com azeite, o queijo e o cebolinho. Programe o forno para 50º, 20 min. Passado este tempo, suba para 180º, 25 min ou até dourar. 

Entretanto, numa frigideira anti aderente sem mais gordura, frite as fatias de bacon até ficarem tostadas. Reserve sobre papel absorvente. 
Lave o corte fatias de cerca de 1 cm de tomate, retirando as sementes.
Prepare as folhas de alface, lavando-as e secando-as. 
Estrele os ovos.  

Para montar a sandes:
Corte 3 quadrados de focaccia e abra-a ao meio. 
Barre um dos lados com 1 colher de maionese. Coloque a fatia de tomate, a alface, o ovo e 3 fatias de bacon. Coloque a parte de cima da focaccia e sirva com umas batatas fritas.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: bacon, tomate, alface e ovo; N.º de porções: 3; Prato: sandes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...