8.31.2015

Mais uma pausa...

Esta semana, a paisagem vai ser assim...



E assim...





Com mimos mãe e muitas coisinhas boas à mistura! 


Ainda apareço com uma surpresa, mas, a rotina, essa, tem de esperar por mim até dia 07! :)


8.28.2015

Lombinho de porco recheado com molho balsâmico cremoso

O fim de semana está quase aí e, no meu caso, estão também aí umas mini férias! Ora, tenho andado atenta à previsão do tempo, ou melhor, andei atenta durante uns dias... até verificar que todos os dias a previsão muda e desistir! Venha o tempo que vier, que remédio, as férias vão ser (bem) aproveitadas! 

Não conseguimos prever o tempo (nem os senhores da meteorologia conseguem, ao que parece!), mas conseguimos planear estes lombinhos para o fim de semana! 



Ingredientes
1 lombinho de porco aberto em retângulo (pode fazer em casa ou pedir no talho)
3 salsichas frescas (usei de peru)
6 cogumelos frescos fatiados
1 colher de sopa de mostarda

1 colher de chá de sal by Necton 
pimenta q.b.

1 cebola
1 fio de azeite
1 chávena de vinho branco
1 pacote de natas (usei de soja, light)
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel

Confeção
Com o lombinho aberto, bata-o com um martelo até ficar com cerca de 1 dedo de altura. Tempere de ambos os lados com sal e pimenta. Do lado cortado, barre com a mostarda. Tire a pele às salsichas e espalhe sobre a carne (deixe um rebordo para depois enrolar. Disponha também os cogumelos fatiados em cima da carne de salsicha. 
Com cuidado, enrole a carne, formando um rolo. Prenda com fio de cozinha ou com palitos. 

Leve um tacho largo ao lume com um fio de azeite e aloure o lombinho de todos os lados. Baixe o lume, junte a cebola e deixe cozinhar um pouco. Junte então o vinho branco, tape e, em lume muito baixo, deixe cozinhar até quase evaporar o vinho, cerca de 30 min. Vá voltando a carne de vez em quando e acrescente água se necessário. 

Retire o lombo para uma tábua de cortar e reserve.

No tacho, acrescente o vinagre, o mel e 4 colheres de sopa de água. Retifique o sal e deixe ao lume médio até reduzir. Junte as natas, deixe levantar fervura e apague. 

Sirva o lombinho fatiado com o molho e um arroz de coentros. 




Bom apetite!















Tempo de preparação: 40 minutos;Dificuldademédio; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Lombo de porco N.º de porções: 3Prato: Prato principal

8.27.2015

Pataniscas de atum e azeitonas

Os dias têm andado demasiado ocupados por estes lados. Por isso, as refeições têm sido rápidas, não programadas... como estas pataniscas de atum e azeitonas com uma salada rápida de tomate!


Ingredientes
2 latas de atum escorrido
1 curgete ralada
1 chalota pequena picada finamente
10 azeitonas sem caroço, picadas
2 ovos
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de sal by Necton
pimenta q.b.
salsa picada
1 fio de azeite para fritar

Para a salada de tomate:
2 tomates picados
1 cebola picada
1 colher de sopa de oregãos
azeite q.b.  
sal by Necton q.b.

Confeção
Numa taça, junte o atum,  a curgete, a chalota picada, as azeitonas e a salsa picada. Adicione 2 ovos ligeiramente batidos e a farinha e bata tudo, a formar uma massa com a consistência de panquecas. Se for necessário, adicione umas colheres de leite. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e deite colheradas da massa de atum. Deixe lourar de um lado e vire. Proceda do mesmo modo até acabar a massa. 

Para a salada, junte todos os ingredientes e mexa.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum; N.º de porções: 3; Prato: Prato principal, salada


8.25.2015

Espetos de Frango com pesto e maionese ligeira de alho e manjericao

Enquanto durar o verão, seja em calendário, seja pelo tempo quente e dias longos, apetece transformar cada refeição num petisco! 
E se, em vez das tradicionais espetadas, colocarmos peito de frango em paus de gelado? E se servirmos com uma maionese aligeirada, para comer à mão, bem descontraídos... com sabor a verão!



Ingredientes
3 peitos de frango cortados em tiras longitudinais
1 chávena de manjericão
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal by Necton 

para a maionese
3 colheres de sopa de maionese
3 colheres de sopa de queijo quark
1/2 dente de alho
4 folhas de manjericão

Confeção
Faça o pesto: num almofariz, coloque o alho, as folhas de manjericão e o sal e esmague até obter uma pasta. Junte o azeite e reserve.
Espete, em ziguezague, uma tira de frango em cada pau de gelado. Envolva os espetos de frango no pesto de  manjericão e deixe tomar gosto uns 15 min pelo menos.
Faça a maionese: esmague o alho e as folhas de manjericão e misture com a maionese e o queijo. 
Aqueça uma grelha e grelhe os espetos de frango em lume médio, por cerca de 4 min de cada lado.

Sirva os espetos com a maionese, com uma salada verde e umas batatas fritas para os mais gulosos!

 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango;  N.º de porções: 4; Prato: prato principal, petiscos



8.24.2015

Brownies de chocolate negro e manteiga de amendoim

Ao contrário do que é habitual, não tenho cozinhado muito cá por casa... o verão convida a saídas com amigos e família e acabamos por petiscar mais fora de casa. Com o calor, também apetece menos ligar o forno e, por isso, o rapaz este fim de semana "reclamou" uns brownies. Realmente, há que tempos que não fazia estes quadradinhos pecaminosos! Com um restinho de manteiga de amendoim no frigorífico, saiu esta adaptação da receita do Jamie Oliver.



Ingredientes
200g chocolate negro (usei Pantagruel 70%)
150g margarina 
4 ovos 
200g açúcar amarelo 
60g farinha 
3 colheres de sopa de cacau em pó (usei Royal)
1 chávena de manteiga de amendoim amolecida



Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Derreta o chocolate com a margarina no micro-ondas - 1 min em potência máxima. Retire e mexa até derreter o chocolate todo. 
Entretanto, bata os ovos. 
Numa taça, junte os secos: a farinha, o açúcar e o cacau. Misture os secos com o chocolate derretido. Adicione os ovos batidos e misture tudo. 
Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deite por cima 3 riscas de manteiga de amendoim amolecida (levei uns segundos ao microondas) e, com uma faca, passe no sentido contrário às riscas, para criar o efeito pretendido. Leve ao forno cerca de 20m. 
Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de cortar aos quadrados.

Bom Apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 18; Prato: Bolos


8.21.2015

Bolo Salgado de queijos, fiambre e bacon

Estou e estarei, até outubro, com o tempo ainda mais limitado que o habitual. Tenho o prazo de entrega de uma dissertação de mestrado que já se arrasta há demasiado tempo a chegar a toda a velocidade, por isso, vão haver alguns dias, como ontem, em que não teremos publicação! 

Mas hoje é sexta feira e a sugestão é um bolo salgado delicioso... tão bom para os lanches de fim de semana ou, mesmo, para levar para a praia em alternativa às sandes.





Ingredientes
250g de farinha 
150g de queijo ralado
100g de fiambre em pedaços (usei de peru)
100g de bacon em pedaços
1 queijo mozarela 
100ml de azeite
6 ovos  
1 colher de sobremesa de fermento 
1 colher de chá de sal by Necton
Pimenta q.b.  
1 colher de sopa de ervas aromáticas secas a gosto



Confeção

Pré aqueça o forno a 180º. Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Bimby:
Deite a manteiga e os ovos no copo, com a borboleta e programe 1 min/vel 4. Numa taça pequena, misture os secos: a farinha, fermento, sal e as ervas. Programe a bimby sem tempo/vel 3 e vá adicionando aos poucos pelo bucal da tampa. Abra a bimby junte o queijo ralado, o bacon e o fiambre e misture com a espátula. 

Tradicional:
Com a batedeira, bata a manteiga amolecida com os ovos. Numa taça pequena, misture os secos: a farinha, fermento, sal e as ervas e vá adicionando aos poucos aos ovos com margarina, batendo sempre. Junte o queijo, o bacon e o fiambre e misture com a colher de pau. 

Deite a massa na forma, coloque o queijo mozarela cortado em fatias em cima e leve ao forno por cerca de 40 min ou até que, espetando um palito, este saia seco. Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva morno ou frio.





Bom apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: fiambre e queijo; N.º de porções: 8-10; Prato: entrada, petiscos, snacks

8.19.2015

Bifinhos de porco com molho de gambas e arroz árabe

Hoje trago-vos uma refeição bem gulosa e saborosa! E tão, tão simples, perfeita para as refeições corridas durante a semana...
Os bifinhos foram inspirados nesta receita da Teleculinária e o arroz, já o tinha mostrado aqui no Blog, é uma receita bem económica, que fica com um sabor diferente e muito agradável.
  

Ingredientes:
Para o arroz
1 chávena de arroz agulha (usei Bom Sucesso, da Orivárzea)
3 colheres de sopa de esparguete cortedo em pedaços pequenos
1 dente de alho
1 dl de azeite
sal by Necton q.b

480g de bifes de lombo de porco
200g de miolo de gambas 
3 fatias de bacon fumado
2 dl de natas (usei light)
1 dl de Vinho do Porto
0,5 dl de azeite
3 colheres de sopa de ketchup
1 colher de sopa de manteiga
1 ramo de cebolinho
sal by Necton e pimenta q.b.


Confeção:
Tempere os bifinhos com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com o azeite e a manteiga e frite os bifes de ambos os lados. Retire-os e reserve. Junte à mesma frigideira, o bacon cortado em tiras e o miolo de camarão e deixe saltear durante uns minutos. Junte as natas e o ketchup, quando levantar fervura, junte o vinho e os bifes e deixe cozinhar até ficar um molho cremoso.

Faça o arroz:
Aqueça um tacho com o azeite. Deite aí a massa e frite até dourar. Junte o dente de alho e o arroz e deixe fritar uns segundos, envolvendo bem. Acrescente 2 chávenas de água, tempere de sal e deixe cozinhar uns 10 min.






Bom apetite!  

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Lombo de porco, gambas; Prato: Prato principal

8.18.2015

Salmão com crocante de bacon e tâmaras

Hoje trago-vos uma sugestão que é tão boa quanto rápida e prática! Um simples salmão grelhado, servido com um crocante com os clássicos sabores de bacon e tâmaras. Eu fiz com postas, que era o que tinha disponível, mas, para um jantar mais especial, fica lindo com lombos. 
Seja em que versão for, façam! É delicioso! 




Ingredientes
3 postas de salmão
sal  by Necton q.b.
1/2 chávena de bacon cortado em tiras
10 tâmaras cortadas em pedaços
salsa q.b. para guarnecer

Confeção
Tempere o salmão com sal. 
Aqueça a grelha e grelhe o salmão por cerca de 4 min de cada lado. Reserve em local aquecido. 
Aqueça uma frigideira anti-aderente e deite o bacon. Cozinhe até ficar crocante. Escorra em papel de cozinha, misture as tâmaras em pedacinhos e deite umas colheradas em cima de cada posta de salmão. Salpique com a salsa picada antes de servir. 

Bom apetite!
 
Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão; N.º de porções: 3; Prato: prato principal  

8.17.2015

Canelones de ricota e espinafres

Vamos lá começar mais uma semana de verão! 
Esperem... a avaliar pelo fim de semana que passou, o verão anda muuuuito envergonhado! E, de repente, apetece uma comidinha de conforto, como estes canelones deliciosos e suaves...


Ingredientes
10 canelones 
250g de ricota
3 colheres de sopa de queijo fresco batido
2 chávenas de espinafres congelados
1 cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
1/2 chávena de bacon em cubinhos
sal by Necton e pimenta q.b.
4 colheres de sopa de molho de tomate (usei desta receita)
200ml de molho bechamel
1/2 chávena de queijo ralado

Confeção
Coza os canelones por 4 min. Reserve, mergulhados em água fria.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho picados. Junte o bacon e deixe cozinhar uns minutos. Junte os espinafres descongelados e bem escorridos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até secar bem. Deixe arrefecer. Quando os espinafres estiverem mornos, misture a ricota e o queijo fresco e envolva tudo.  
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Numa travessa, deite metade do bechamel no fundo. Encha os canelones com o recheio e disponha-os em cima do bechamel. Deite umas colheradas de molho de tomate, mais um pouco de bechamel (não é preciso "mergulhar" os canelones em molho, já que a massa foi previamente cozida). Termine com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar, por cerca de 15 min.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ricota; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

8.14.2015

Wraps de frango e legumes

O tempo não anda muito estável, é verdade... ora está nublado, ora faz um vento forte, parece que o verão não está a ser muito simpático com quem tirou férias em agosto! As boas notícias é que parece que a coisa vai melhorar já a partir de amanhã... e ainda bem, que é tempo de aproveitar o fim de semana e melhor é se houver sol! 
E para entrar no espírito de fim de semana de verão, independentemente do tempo, esta sugestão é perfeita!



Ingredientes
4 wraps (Tortillas) de trigo grandes ou 6 médias
2 peitos de frango
sal by Necton e pimenta q.b.
1/2 malagueta vermelha
2 dentes de alho
1 colher de sopa de coentros
1 colher de café de cominhos em pó
1 colher de café de canela
1 colher de chá de pimentão doce 
2 colheres de sopa de azeite
1 curgete
Alface 
1 cenoura
queijo ralado q.b.
maionese para servir, a gosto

Confeção
Corte o frango em tiras pequenas e tempere com sal e pimenta. Pique e esmague no almofariz a malagueta (sem as sementes, caso queira menos picante), os coentros e o alho. Junte o azeite e as especiarias e misture bem.  Envolva as tiras de frango e deixe tomar gosto uns 15 min. 
Aqueça uma frigideira com 1 fio de azeite e frite as tiras de frango por cerca de 4 min, mexendo de vez em quando. 
Entretanto, prepare os legumes: descasque e lave a cenoura e a curgete. Com a ajuda de um cortador de legumes, corte os legumes em juliana fina. Corte também a alface em juliana.
Se preferir, pode aquecer as tortillas 1 min no microondas.

Para servir: no centro de cada tortilla, coloque um pouco de alface, alguns legumes em juliana, frango e queijo ralado. Pode usar maionese, se gostar. Enrole o wrap e sirva!




Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango, legumes;  N.º de porções: 4; Prato: prato principal, petiscos

8.13.2015

"Esparguete" de curgete com bolonhesa

Andava há que tempos para voltar a fazer o "esparguete" de curgete... o regresso do filhote com o pedido de bolonhesa para o jantar, foi a oportunidade perfeita! A receita da bolonhesa é a de sempre cá por casa e claro que o filhote  comeu a bolonhesa com esparguete a sério, mas garanto que fica igualmente deliciosa nesta versão e é tão mais leve!



Ingredientes
azeite
3 dentes alho
1 cebola
1 talo de aipo
150 g bacon
500 g de carne de vaca picada
sal by Necton e pimenta q.b.
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de concentrado de tomate

1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela
200 ml de leite 
sal
manjericão fresco picado
2 curgetes

Confeção
Num tacho, frite o bacon num pouco de azeite. Junte os alhos, a cebola e o aipo picados. Deixe amolecer e junte a carne. Tempere com o sal e a pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixe fritar a carne até ficar soltinha. Nessa altura, junte o tomate pelado picado com o molho da lata, umas folhas de manjericão picado e o concentrado de tomate e deixe ferver em lume médio durante 15 min. Nessa altura, junte o vinho e o leite - esta mistura inicialmente parece talhar, mas depois, continuando a mexer por mais uns 10 min, o molho engrossa e fica delicioso!
Prepare a curgete: retire a casca com o descascador e, com a ajuda de um cortador de legumes em juliana (eu uso este amarelo, da tupperware), corte tiras no sentido longitudinal. 

Sirva a curgete com o molho, guarnecida com parmesão ralado na hora.

 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Curgete, Carne picada; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

8.12.2015

Batido de Mirtilo e pepino

Este ano tem sido bom para os mirtilos! Estão doces, grandes e têm aparecido muito boas promoções em vários superfícies comerciais! Eu adoro comê-los tipo pipocas, enquanto leio um bocadinho à noite... ou nos iogurtes, panquecas, enfim... uma gulodice! 
Este batido bem simples resultou muito bem! Não queria usar mais fruta para não aumentar o açúcar e os hidratos de carbono e resolvi usar pepino, como nos sumos detox. Ficou delicioso, um lanchinho perfeito e saudável!


Ingredientes
1/2 chávena de mirtilos
1/2 pepino com casca
1 chávena de leite vegetal (usei de amêndoa)
1/2 chávena de água

Preparação
Coloque todos os ingredientes num liquidificador ou robot de cozinha e bata até estar uniforme. Sirva fresco!



Bom apetite!

Tempo de preparação: 2 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: mirtilos, pepino; N.º de porções: 2; Prato: bebidas







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...