9.30.2015

Desafio Calvé - Folhados de queijo de cabra e chutney de ketchup calvé

Hoje trago a receita de entrada que escolhi para o desafio proposto pela Calvé: uns folhados de queijo de cabra bem simples, servidos com um chutney rápido de tomate e ketchup Calvé. O contraste de sabores é excelente: salgado com o doce, ácido e picante do chutney. Cá em casa, adorámos esta versão com ketchup!



Ingredientes
1 placa de massa folhada fresca
1 queijo de cabra tipo chévre

Para o chutney:
8 tomates cereja
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de ketchup calvé 
1 pitada de canela
1 colher de café de gengibre em pó
1 pitada de flocos de chilli (opcional) 


Confeção 
Faça o chutney: Num tachinho, deite o tomate em cubos, as especiarias, o vinagre e o açúcar e deixe uns minutos até engrossar. Junte o ketchup calvé e deixe mais uns minutos. Reserve. 

Pré-aqueça o forno a 200º. 
Abra a massa e corte 8 rodelas com a ajuda de um cortador de bolacha. As rodelas de massa devem ser ligeiramente maiores que o diâmetro do queijo. Com a ponta de uma faca, marque uma rodela em cada pedaço de massa, sem cortar até ao fundo. Isto vai criar uma "parede" quando a massa folhar. 
Corte 6 fatias de queijo e coloque uma no centro de cada pedaço de massa. Leve ao forno por 10-15 min até dourar. 
Sirva morno, com uma colher de chá de chutney em cima de cada folhado.



Bom Apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo de cabra, Ketchup Calvé; N.º de porções: 8; Prato: entrada 

9.29.2015

Rolo de frango recheado com espinafres e queijo fresco

Por aqui, estou novamente a tentar perder peso. Não é tarefa fácil para quem gosta tanto de cozinhar e de comer como eu, mas é preciso não desistir, porque a saúde assim obriga! Decidi encarar a "coisa" como um desafio: o de conseguir algumas receitinhas bem saborosas com menos calorias e, principalmente, com menos hidratos de carbono. Claro que, com um adolescente em casa, continuo a fazer bolinhos e outras delícias engordativas, que não como - haja resistência!
Este rolo de frango é cheio de sabor e bem leve. Os rapazes acompanharam com um risotto de açafrão, eu com salada, claro!


Ingredientes

3 peitos de frango
sal e pimenta q.b. 
2 colheres de sopa de salsa picada
1 ovo
3 colheres de sopa de farelo de aveia
leite q.b.
2 punhados de espinafres frescos
1 fio de azeite
150g de queijo fresco
6 fatias de bacon

Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º. 
Numa taça pequena, coloque o farelo de aveia e cubra com leite. Reserve. Leve os espinafres ao lume num fio de azeite, temperado com sal e pimenta até murchar. Reserve.
Num robot de cozinha, pique os peitos de frango (usei a bimby com uns toques de turbo). Junte sal e pimenta, o ovo, a salsa e o farelo escorrido e misture tudo. Transfira a mistura para uma tábua e espalme com as mãos em retângulo. Espalhe os espinafres escorridos e, por cima, o queijo desfeito com as mãos. Enrole num rolo, fechando bem e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. 

Coloque as fatias de bacon por cima e leve ao forno por 30 min. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

9.28.2015

Madalenas

Depois de praticamente uma semana em off, não podia voltar de melhor forma. Estas Madalenas são muito fáceis de fazer e deliciosas! Adaptei a receita de queques de manteiga da Clara de Sousa que, assim que a vi, soube logo que o resultado ia ser irresistível. Por isso, se não tiverem formas para madalenas, podem usar formas de queques que ficam igualmente bons.
Manteiga de verdade e farinha tipo 65 são as "condições" para acertar em cheio naquele sabor que guardamos nas memórias das Madalenas e Queques da nossa infância!


Ingredientes
250g de farinha T65 sem fermento
1 colher de chá fermento em pó
Meia colher de chá de sal by Necton
175g de manteiga sem sal
150g de açúcar
2 ovos 
75ml de leite
raspa de 1 limão
açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º. Unte com margarina e polvilhe com farinha as formas de madalenas (usei a fantástica forma da Metalúrgica)

Numa taça, misture a farinha, o fermento, a raspa de limão e o sal. Reserve.
Bimby:
Coloque no copo, com a borboleta, a manteiga e o açúcar e programe 37º/5 min/vel 4. Junte os ovos, um de cada vez, pelo bucal, com bimby na vel 4. Junte 1/3 da mistura de farinha e programe 15 seg/vel 2. Depois, 1/3 do leite - mais 15 seg/vel 2. Repita até esgotar os ingredientes. 

Tradicional:
Bata bem a manteiga amolecida com o açúcar, até ter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo até serem absorvidos. Junte 1/3 da mistura de farinha e envolva com uma espátula. Depois, 1/3 do leite e misture. Repita até esgotar os ingredientes.

Distribua pelas formas, sem encher demasiado e leve ao forno por cerca de 10 min (no caso dos queques, demora mais uns 5 min. 

Retire as madalenas, deixe arrefecer uns minutos. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: manteiga; N.º de porções: 15; Prato: bolinhos


9.21.2015

Penne gratinado com peru, bacon e espinafres

Acabou o verão... com tudo o que isto significa. Começou a escola e o trânsito, voltaram as rotinas. E os dias já iniciam e terminam mais frescos como que a preparar-nos para o que aí vem! 

Não, não estou preparada. Nunca estou preparada para o fim do verão. Por mim, tínhamos calor e sol todo o ano! Vá... podia ser uma semaninha de frio pelo Natal, para entrar no espírito da coisa!

Mas eu sou uma eterna otimista e se há alguma vantagem nos dias mais frescos é esta: acender o forno e fazer uma massa gratinada, bem reconfortante! 






Ingredientes
3 bifes de peru em cubinhos
sal by Necton e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 fio de azeite
1/2 chávena de espinafres congelados, descongelados e escorridos
1/4 de chávena de bacon em pedaços
300g de penne integral

para o molho branco:
30g de margarina
40g de farinha
400ml de leite (usei magro)
1 colher de café de sal by Necton

1 pitada de noz moscada
Queijo parmesão ralado q.b.
 

Confeção
Faça o molho branco:
Bimby:
Deite todos os ingredientes no copo e programe 9 min/vel 4/ 90º.

Tradicional:
Num tacho, derreta a margarina. Junte a farinha e cozinhe um minuto. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre, até formar um molho espesso. Tempere com o sal e a noz moscada.
Coza a massa em água com sal pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e passe por água fria para parar a cozedura. Reserve.

Num tacho com um fio de azeite, deite o bacon e deixe libertar alguma gordura. Junte o peru cortado em cubinhos e temperado com sal, pimenta e alho em pó e deixe cozinhar. Junte os espinafres e deixe cozinhar mais uns minutos. Misture a carne à massa penne e deite num tabuleiro de forno. Cubra com o molho branco, terminando com queijo parmesão ralado.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por cerca de 20 min, a gratinar.

 
Bom apetite!



Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

9.18.2015

Hambúrguer de atum e aveia com ovo e queijo, em pão brioche

Por entre os montes de papeis, artigos, dados, gráficos e quadros que anda a minha vida, até os "mimos" são rápidos e práticos... quando o rapaz cá de casa pediu hambúrguer caseiro, tenho a certeza que esperava outra coisa, mas, não havendo nem tempo para deslocações ao supermercado, improvisa-se!

E assim se fez a história deste hambúrguer de atum em pão brioche. E ninguém se queixou, pelo contrário... será para repetir! Fica a sugestão para o vosso fim de semana.


Ingredientes
2 latas de atum
2 ovos
2 colheres de sopa de aveia
1 cebola pequena picada
pimenta q.b.
salsa picada

para servir:
2 pães brioche
2 ovos estrelados
ketchup calvé
2 fatias de queijo
Azeite q.b.

Confeção
Numa taça, misture bem a cebola, a salsa, o atum, a aveia e os ovos batidos. Tempere com uma pitada de pimenta. 
Aqueça uma frigideira antiaderente pincelada com azeite. Molde 2 hambúrgueres e grelhe-os de ambos os lados, em lume brando. Vire apenas quando o hambúrguer ganhar uma capinha dourada e mais consistente (a mistura é bastante mole).

Estrele os ovos. Sirva o hambúrguer em pão brioche, sobre uma fatia de queijo e com o ovo em cima.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum; N.º de porções: 2; Prato: Prato principal


9.17.2015

Filetes de peixe espada preto com crosta de ervas e açafrão

Uma luta contra o tempo bem podia ser o título desta minha semana... a trabalhar num projeto tantas vezes adiado e que, desta vez, não o pode ser mais! Por isso, as refeições têm sido assim, bem simples! Mas estes filetes ficaram tão bons que não quis deixar de os trazer à vossa mesa, mesmo que as fotografias tenham sido tiradas à pressa.

Ingredientes
4 filetes de peixe espada preto
sal by Necton e pimenta q.b.
1 fio de azeite
2 fatias de pão de véspera
1 dente de alho
1 raminho de ervas frescas picadas (usei salsa e manjericão)
1 colher de chá de açafrão

Confeção
Tempere os filetes com sal e pimenta. Coloque os filetes num tabuleiro, regue com 1 fio de azeite e leve ao forno a 180.º por cerca de 8 minutos, apenas para cozinhar o peixe.
Na picadora, coloque o pão, o alho, as ervas, 1 fio de azeite e o açafrão e pique em migalhas.
Retire os filetes do forno e cubra cada filete com o pão ralado. Leve ao forno a gratinar, cerca de 10 minutos.


 
Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Filetes de peixe espada preto; N.º de Porções: 4; Prato: prato principal



9.15.2015

Desafio Calvé e um Frango agridoce

A Calvé lançou-me um desafio: criar duas receitas com o Ketchup n.º 1 dos Portugueses, o Ketchup Calvé! Ora, já sabem que eu gosto de desafios e usar ketchup em receitas, sem ser pura e simplesmente usar o produto como molho pronto, foi o objetivo que me propus a mim mesma!

Antes de mais, vamos saber um pouco mais sobre este Ketchup e o que é que o diferencia de outras opções do mercado: o Ketchup Calvé é um produto 100% natural, sem corantes nem conservantes. O tomate verdadeiro e as especiarias, conferem um sabor único a este produto, que pode fazer parte da alimentação equilibrada de toda a família, quando ingerido com moderação. Uma colher de sopa de Ketchup Calvé contém apenas 15 calorias! Não são boas notícias? E nada perde em sabor, é delicioso!
 
Vamos então à receita. Não sei bem se direi que este frango tem inspiração oriental ou Norte-Americana... a marinada é feita com ketchup e outros ingredientes mais orientais, o resultado é um agridoce suave, bem "peganhento" e delicioso. Uma refeição rápida, muito saborosa e saudável, com este ketchup da Calvé!



Ingredientes
1 frango cortado em pedaços
100ml de Ketchup Calvé
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de vinagre branco (usei de cidra)
1 pitada de pimenta chilli em flocos (ou uma malagueta picada)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de azeite
cebolinho q.b. para finalizar

Confeção
Misture bem todos os ingredientes da marinada - o ketchup, mel, azeite, vinagre, sal, chilli e molho de soja. Coloque num saco, juntamente com o frango, feche bem e mexa, a cobrir todo o frango. Deixe tomar gosto por, pelo menos, 1 hora, mas pode fazê-lo de véspera e guardar no frigorífico. 
Passado o tempo de marinar, deite o frango e a marinada numa travessa de forno, tape com papel alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 180º por cerca de 30 min.  Destape o frango e deixe dourar a pele - mais 20 minutos, virando o frango a meio. 
Para servir, coloque os pedaços de frango numa travessa, salpique com cebolinho fresco picado. Sirva com arroz basmati e o molho à parte, para os mais gulosos!

Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango, Ketchup Calvé;  N.º de porções: 3; Prato: prato principal

9.14.2015

Bolo Maluco

Encontrei esta receita há tempos e ficou guardada para experimentar... mas os meus dias têm andado tão malucos que este fim de semana, com muito trabalho e pouco tempo, mas com vontade de fazer um bolinho, lá saiu o bolo maluco. Sem ovos, sem lactose e feito no próprio tabuleiro. E delicioso! É um bolo húmido, com uma textura excelente e super fácil de fazer. Experimentem!


Ingredientes
1 chávena e 1/2 de farinha
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 chávena de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de extrato de baunilha
5 colheres de sopa de óleo
1 chávena de água

Opcional:

Confeção
Pré-.aqueça o forno a 180º.
Unte um tabuleiro de forno com óleo. Deite no tabuleiro os 5 primeiros ingredientes (secos) e misture bem. Abra 3 cavidades, 1 maior e 2 mais pequenas e deite, na maior, o óleo, nas outras 2, o vinagre e o extrato de baunilha. Deite a água por cima e misture tudo com uma espátula até ter uma mistura homogénea. 
Leve ao forno por cerca de 15 min, até estar sólido no centro.

Deixe arrefecer e corte o bolo no tabuleiro porque esfarela um pouco. Opcionalmente, use um topping de chocolate e umas pepitas para enfeitar - Coloque-o com o bolo ainda no tabuleiro, antes de cortar.

Nota
Para a próxima, para facilitar o retirar do bolo sem partir, faço a massa numa taça (usando o mesmo processo descrito) e forro o tabuleiro com papel vegetal!


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 18; Prato: Bolos

9.11.2015

Coroa Folhada com sabor a Pizza

E chegamos à 6ª feira... saber que tenho várias destas semanas cheias de trabalho(s) pela frente é um bocadinho assutador, mas de alguma forma, este tempo mais atribulado vai passar e tenho sempre os fins de semana para descansar por o trabalho em dia! 
E por falar em fim de semana, que tal esta coroa folhada com recheio com sabor a pizza... uma refeição com sabor a fim de semana ainda de verão, não acham?



Ingredientes
1 placa de massa folhada retangular
8 fatias de chourição
100g de queijo mozarela ralado
1 tomate maduro
1 colher de chá de oregãos 
pimenta q.b.

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º.
Corte o tomate em rodelas finas. Abra a massa folhada e disponha as rodelas de tomate sobre a massa, deixando um rebordo de cerca de 2 cm. Salpique com os oregãos e pimenta. Coloque por cima do tomate as rodelas de chourição e o queijo ralado. Enrole a massa, como uma torta, no sentido mais largo do retangulo, por forma a ficar com um rolo comprido. Torça ligeiramente o rolo e una as pontas da massa, formando a coroa. Com uma faca afiada, faça alguns golpes pequenos por cima. 

Leve ao forno, baixe a temperatura para 170º e deixe por cerca de 20 min ou até estar dourado. 
Sirva ainda morno.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: tomate e queijo; N.º de porções: 4; Prato: petiscos, snacks

9.10.2015

Bifinhos de peru no tacho

Há mais de dois anos, publiquei a receita de Bifanas no tacho. Tinha o Blog ainda meses e, desde aí, muitas receitas passadas, esta continua a ser uma publicação no topo das mais vistas, todas as semanas!
Troquei as bifanas por bifinhos de peru e resolvi trazer novamente a receita ao blog. Afinal, é a mais vista... mas também porque é mesmo deliciosa!



Ingredientes
cerca de 500g de bifes de peru cortados finos
1dl de azeite
4 dentes de alho

1 cebola
1 colher de sopa de colorau
sal e pimenta
3 folhas de louro
2dl de vinho branco
2dl de cerveja (uma mini)
2 colheres de sopa de vinho do Porto
2 colheres de sopa de molho inglês
sumo de 1 limão

flocos de chili (opcional)

Confeção
Tempere os bifes com sal e pimenta. Num tacho, deite o azeite e refogue a cebola cortada finamente. Junte os alhos esmagados, o louro, o colorau e o chili, se o for usar. Junte o vinho branco, o vinho do Porto, a cerveja e o molho inglês e adicione os bifes. Tape o tacho e deixe cozinhar e apurar uns 30 minutos, em lume brando. No final, deite o sumo de limão e deixe mais 5 minutos. 

Sirva no prato, com arroz e salada ou (a versão mais gulosa), em carcaça, com um pouco de molho no pão...



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

9.09.2015

Esparguete com pão crocante, presunto e parmesão

Estamos a meio da semana e, por aqui,  as refeições fazem-se já num ritmo diferente, com menos tempo para pensar no que fazer e menos tempo para despender na cozinha... Mas, apesar de andar com os minutos contados (literalmente...), ou talvez por isso mesmo, gosto de experimentar combinações novas. Já muitas vezes tinha visto um esparguete simples misturado com migalhas de pão crocante e, um destes dias, decidi experimentar. O resultado? Um jantar em 15 min, com muito sabor e textura! Perfeito para estes meus dias...



Ingredientes
300g de esparguete
1 pitada de sal by Necton 
1 noz de margarina
2 fatias grandes de pão
2 dentes de alho
6 tomates secos
6 folhas de manjericão (mais algumas para servir - opcional)
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 dl de azeite
pimenta q.b.
6 fatias finas de presunto
Lascas de parmesão

Confeção
Coza a massa em água e sal, pelo tempo indicado na embalagem.
Aqueça uma frigideira com o azeite, junte os alhos, o manjericão e o tomate picados. Parta o pão em migalhas grosseiras e junte à frigideira. Em lume alto, deixe o pão alourar, mexendo sempre, para não queimar. 
Escorra o esparguete e envolva com a margarina. Junte o queijo parmesão ralado e envolva bem. Imediatamente antes de servir, misture o pão, as fatias de presunto partidas em pedaços e as lascas de parmesão. 
Sirva com algumas folhas pequenas de manjericão.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Massa; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

 
 

9.08.2015

Salada de frango

"Esticar" o verão. Para os amantes do calor (eu, eu, eu) e desta estação, este é o lema por estes dias... o tempo nem sempre ajuda a esta demanda, mas ainda há dias de calor que convidam a refeições frescas! E uma super salada de frango é sempre uma opção muito bem recebida! 



Ingredientes
2 chávenas de frango assado desfiado
2 chávenas de massa curta cozida
1 maçã
sumo de limão q.b.
10 bagos de uva
1 curgete
1 cenoura
80g de queijo feta
1 punhado de alface

para o molho:
2 colheres de sopa de maionese
6 folhas de manjericão
1/2 dente de alho
1 chávena de iogurte natural
1 pitada de sal by Necton 

Confeção
Corte a maça em lâminas e regue com sumo de limão. Corte as uvas e retire-lhes as grainhas. 
Prepare a curgete e a cenoura: retire a casca com o descascador e, com a ajuda de um cortador de legumes em juliana (eu uso este amarelo, da tupperware), corte tiras no sentido longitudinal. 
Para montar a salada: numa taça grande, misture tudo: alface, a massa, o frango, as frutas e a juliana de curgete e cenoura. Disponha a salada numa travesa e esfarele o queijo feta por cima. 
Para o molho: coloque as folhas de manjericão picadas, o alho e uma pitada de sal no almofariz e esmague até obter uma pasta. Misture a maionese e o iogurte e sirva com a salada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 6; Prato: saladas
 


 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...