11.30.2015

Creme de Cogumelos

Este tempo pede mesmo um prato de sopa a fumegar... reconfortante, a sopa é rainha do tempo mais fresco, uma verdadeira instituição nacional! Para variar as sopas de legumes mais básicas, fiz este creme de cogumelos, sem natas e sem batata, mas igualmente denso e aveludado. Delicioso!



Ingredientes
200gr de cogumelos frescos
água q.b.
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.1 fio de azeite
2 dentes de alho
1 curgete grande
1/2 chávena de cogumelos porcini secos
iogurte natural e queijo feta para servir (opcional)

Confeção
Lave os cogumelos, corte-os em fatias e pique os dentes de alho. Descasque a curgete e corte em rodelas. Hidrate os cogumelos porcini numa chávena com água morna. 
Bimby:
Deite o azeite no copo com os cogumelos e o alho e programe 6 min/ 80º/ vel colher inversa. Junte a curgete e os cogumelos porcini, com a água de os hidratar, adicione mais água a cobrir os legumes, tempere com sal e pimenta e programe 15 min/vel 2/ varoma. Programe de seguida 30 seg/vel 9 e retifique os temperos de sal e pimenta (vá provando até estar a seu gosto).
Tradicional:
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois os cogumelos e o alho e salteie os cogumelos até começarem a ficar cozinhados. Junte a curgete e os cogumelos  e os cogumelos porcini, com a água de os hidratar, adicione mais água a cobrir os legumes, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando. Triture bem com a ajuda da varinha mágica e retifique os temperos de sal e pimenta.
Sirva com um fio de iogurte e queijo feta em cubinhos.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Cogumelos; N.º de porções: 6; Prato: sopas

11.27.2015

Financiers de mel

Há que tempos que queria experimentar estes bolinhos franceses, comprei as formas, mas só o passado fim de semana consegui pô-las em ação! Os financiers são uns bolinhos fofos e húmidos, delicados e deliciosos! Conta a história que têm este nome por serem vendidos perto da "Paris  Bourse", a Bolsa de Valores francesa. Por isso têm também este formato de barrinhas de ouro.
Receita adaptada desta



Ingredientes
175g de manteiga sem sal, derretida e fria
100g de farinha de amêndoas

6 claras, levemente batidas
50g de mel

210g de açúcar em pó
70g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento

Confeção
Se não tiver formas de próprias para financiers, use forminhas de queque. Unte com manteiga e polvilhe com farinha.

Numa panelinha, derreta a manteiga e deixe ferver até ficar cor de caramelo, sem deixar queimar (Chama-se “beurre noisette”). Deixe amornar.
Numa tigela, bata levemente as clara com o sal. Junte todos os ingredientes secos de uma vez com a manteiga derretidae bata um pouco mais até misturar por igual. Acrescente o mel e misture. Leve ao frio cerca de 30 min.
Pré-aqueça o forno a 180°
Encha as forminhas até 2/3 e leve ao forno cerca de 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e ainda mornos, desenforme com a ajuda de uma faca.
Polvilhe com açúcar em pó e sirva.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: amêndoa, mel; N.º de porções: 12; Prato: bolinhos



11.26.2015

Pasta Bake com salmão e brócolos

Salmão e Brócolos são uma dupla que cá em casa gostamos muito. Ia fazer um salmão simples, na frigideira, mas a vontade de ligar o forno ditou outro destino aos ingredientes escolhidos... e saiu mais uma massa gratinada!



Ingredientes 
3 lombos de salmão Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
1 fio de azeite

2 dentes de alho
500ml de leite
1 chávena de brócolos congelados, descongelados e fatiados 
300g de

para o molho branco:
30g de margarina
40g de farinha
O leite de cozer o salmão
1 colher de café de sal by Necton 
1 pitada de noz moscada
Queijo parmesão ralado q.b.
 

Confeção 
Coza a massa em água com sal pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e passe por água fria para parar a cozedura. Reserve.

Num tacho com o leite, aqueça e, quando começar a levantar fervura, deite o salmão temperado com sal e pimenta. Deixe cozinhar por 5 min. Retire o peixe e coe o leite. Reserve ambos. Numa frigideira com um fio de azeite, deite os dentes de alho picados e os brócolos fatiados, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar uns minutos. Misture o salmão em lascas e os brócolos à massa e deite tudo num tabuleiro de forno.

Faça o molho branco:
Bimby:
Deite todos os ingredientes no copo e programe 9 min/vel 4/ 90º.

Tradicional:
Num tacho, derreta a margarina. Junte a farinha e cozinhe um minuto. Junte o leite reservado aos poucos, mexendo sempre, até formar um molho espesso. Tempere com o sal e a noz moscada. 

Cubra a massa com o molho branco, terminando com um pouco de queijo parmesão ralado.

(Nesta fase, pode deixar arrefecer, cobrir e congelar. Para servir, deve descongelar previamente a colocar no forno.) 

Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por cerca de 20 min, a gratinar.

   
Bom apetite! 
Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmãoN.º de porções: 3; Prato: prato principal





11.25.2015

Trifle light de framboesas

Cá por casa intercalam-se receitas leves com outras mais calóricas. É o resultado de ter um filho adolescente (naquela fase em que não há nada que coma que o faça engordar), um marido guloso e euzinha, que adoro comer mas insisto em fazer dieta... a maioria dos dias, vá! Este último facto, leva-me frequentemente a inventar alternativas saborosas. Esta sobremesa (ou será um lanchinho?) é um exemplo disso!



Ingredientes
1 chávena de iogurte grego ligeiro
80g de framboesas
1/2 chávena de queijo quark
2 colheres de sopa de xarope de agave (ou mel)
granola q.b.

Confeção
Coloque no fundo de cada taça um pouco de granola (cerca de 1 colher de sopa em cada taça). Numa tigela, junte o iogurte, o queijo e o agave e bata com um fouet. Deite umas colheradas em cada taça, coloque as framboesas e faça mais uma camada de creme de iogurte. Termine com algumas framboesas e salpique com granola. Leve ao frio por 1 h antes de servir.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim ; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: iogurte, framboesas; N.º de porções: 2; Prato: sobremesa

11.24.2015

Frango assado com batatas e chouriço

De repente, chegou o frio. Veio com sol, ao menos isso, para aquecer pelo menos a alma... mas à noite e de manhã está já bem mais do que um anúncio de inverno! E nada melhor e mais reconfortante do que acender o forno e fazer um assado. Se for assim, com "tudo incluído", logo com acompanhamento, melhor ainda! Para além de aquecer a casa. :)


Receita inspirada nesta: Spanish Chicken da Nigella

Ingredientes
1 peito, 2 pernas e 2 coxas de frango do campo
12 batatas pequenas cortadas ao meio
1 chouriço de carne
1 cebola pequena
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.  
raspa de 1 laranja
Azeite
1 colher de chá de oregãos



Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Numa travessa, coloque o frango e espalhe as batatas, o chouriço em pedaços e a cebola, preenchendo toda a travessa. Tempere com sal, pimenta e oregãos. Regue com um fio de azeite e termine com a raspa de laranja.
Leve ao forno por cerca de 50 min. 


Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: Prato principal

 


11.23.2015

Cogumelos recheados com legumes

Passar um fim de semana a trabalhar 10h/dia significa que chego à segunda feira, para além de mais cansada, com uma série de coisas em atraso... os posts do blog, a edição das fotografias, a casa, a roupa, enfim! Não estranhem, portanto, se houver algum dia em branco por aqui... 
Mas para começar bem a semana, fiquem com uns cogumelos bem saudáveis e que fazem as minhas delícias!



 
Ingredientes
4 cogumelos portobello, grandes 4 tomates cereja
3 colheres de sopa de queijo quark
1 colher de chá de sal by Necton
1 pitada de pimenta preta Margão
1 fio de azeite
1 dente de alho picado
1/2 chávena de espinafres congelados
queino ralado q.b.
 
Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Arrange os cogumelos: limpe a pele, retire o pé e, com uma colher de chá, raspe as "guelras". Tempere com sal e pimenta e leve os cogumelos ao formo num tabuleiro com papel vegetal, por cerca de 10 minutos.  Prepare o recheio: Corte os pés dos cogumelos em pedacinhos. Numa frigideira com 1 fio de azeite, deite os pés dos cogumelos, os espinafres descongelados e bem espimidos, o dente de alho e tempere com sal e pimenta. Cozinhe até os legumes estarem macios. Apague o lume e misture o queijo quark. 
Retire o tabuleiro do forno, escorra a água que se formou e recheie os cogumelos com esta mistura. Coloque 1 tomate cereja cortado ao meio em cada cogumelo e termine com o queijo ralado. Leve novamente ao forno por mais 10 minutos.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Cogumelos; N.º de porções: 4; Prato: prato principal, entrada, petiscos

11.20.2015

Pão de ló de Chocolate

Este foi o bolo do passado fim de semana... e penso que não preciso de grandes discursos para vos convencer da delícia que isto é! Este menino desfaz-se na boca e, garanto, desaparece num instante porque é quase impossível comer só uma fatia! Fiquem com as imagens e a receita, que são bem ilustrativas... e façam-no já este fim de semana!



Ingredientes

8 ovos + 2 gemas
180g de açúcar
100g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó
açúcar em pó q.b. para polvilhar

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º.
Prepare uma forma sem furo com o papel vegetal (usei d' A Metalúrgica)
Numa taça, junte os ovos e as gemas com o açúcar e bata na batedeira por cerca de 10m, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Numa taça, misture a farinha com o fermento e o cacau e envolva no creme de ovo, com um fouet, suavemente, em movimentos circulares. Deite na forma e coza por cerca de 11 min. 
Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.


Bom apetite!
Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate, ovos; N.º de porções: 8-10; Prato: Bolo, sobremesa

11.19.2015

Panquecas de banana

Como andava a ficar farta das minhas panquecas de pequeno almoço, resolvi experimentar uma versão com banana que anda a circular pela net. Muito fácil de fazer e só com 2 ingredientes (eu acrescentei mais umas coisinhas...), são mais doces que as de aveia e, ao contrário do esperado, não ficam com um sabor muito intenso a banana! 



Ingredientes
2 ovos
1 banana
1 colher de sopa rasa de farelo de aveia (opcional)
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Confeção
Misture todos os ingredientes no liquidificador.
Aqueça uma frigideira antiaderente e deite umas colheradas da massa. "Rode" a frigideira para espalhar a massa e deixe cozinhar em lume baixo até a massa apresentar bolhas na superfície. Nessa altura, com a espátula, solte o rebordo e vire a panqueca, com cuidado. Faça o mesmo com a massa restante. 



Sirva com xarope de agave ou mel e fruta fresca.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: aveia; N.º de porções: 4; Prato: pequenos almoços, lanches

11.18.2015

One pot Pasta

Nestes dias corridos, resolvi por em prática uma ideia que tenho visto em blogs e sites de culinária Americanos: uma massa em que se põe todos os ingredientes no tacho e depois se cozinha em lume médio. Assim mesmo, mais fácil e rápido, impossível! E tão boa que ficou...



Ingredientes
300g de esparguete seco
1/2 chouriço de carne
1 embalagem de tomate em pedaços Guloso
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de sal by Necton
1 colher de chá de oregãos
1 chávena de cogumelos fatiados
1 queijo mozarela fresco
1 fio de azeite
queijo parmesão q.b . para servir
salsa picada

Confeção
Num tacho largo, coloque 1 fio de azeite no fundo, a cebola e os alhos picados, o tomate, o esparguete, o chouriço, os cogumelos, sal e os oregãos. Junte 2 chávenas de água e leve ao lume médio por 8 a 10 min. Apague o lume e espalhe o queijo mozarela cortado em fatias por cima. Salpique com salsa picada e sirva imediatamente.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: massa; Prato: Prato principal

 

11.17.2015

Frango Bombay com couve flor

A chegada do último livro do Jamie Oliver - Receitas Saudáveis - cá a casa foi feita com uma sessão de colagem de marcadores coloridos nas (muitas) receitas a experimentar!  E não tardou muito a pôr em prática essa intenção, que este é mais um livro recheado de receitas maravilhosas! Este frango bombay é um excelente exemplo: é delicioso, cheio de sabor e super saudável.

Adaptado de Receitas Saudáveis, Jamie Oliver



Ingredientes
150g de arroz aromático Orivárzea
1/2 couve-flor (400g)
hortelã fresca (cerca de 15 g)
6 colheres de sopa de iogurte natural
1 limão
1 colher de chá de açafrão em pó Margão
1 colher de chá de caril em pó Margão
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 dentes de alho
1 colher de chá de sal by Necton
2 centímetros de gengibre fresco
2 peitos de frango do campo (cerca de 600g no total)
1 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de sementes de mostarda
Salada ou folhas de espinafre para servir.

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200°. 
Faça uns golpes nos peitos de frango, se forem muito grande e tempere com sal.

Bimby:
Coloque no copo as folhas de hortelã, 3 colheres de sopa de iogurte, metade do sumo de limão e um pouco de água e programe 1 min/vel 5-7-9. Verta para uma taça e reserve. 
Sem lavar o copo, adicione o restante sumo de limão, as outras 3 colheres de iogurte, o açafrão, o caril em pó, o alho, o gengibre e o vinagre balsâmico. Triture tudo em vel 8 por uns segundos.  Despeje esta marinada sobre os peitos de frango numa assadeira e deixe descansar por 10 min. Passado este tempo, leve ao forno. 

Cozinhe o arroz: 
Coloque 800g de água no copo. Coloque o arroz no cesto e tempere com sal. Separe a couve-flor em floretes pequenos e coloque-os na varoma. Programe 15 min/Varoma/vel 4. 

Tire a travessa do forno, passe a couve flor para a travessa, misturando-a no molho, polvilhe tudo com as sementes de cominho e de mostarda, em seguida, coloque no forno por mais 15 minutos, ou até que o frango esteja cozido e a couve flor a ficar dourada.

Quando o arroz estiver pronto, escorra-o e mantenha aquecido. 

Tradicional:
Coloque no liquidificador as folhas de hortelã, 3 colheres de sopa de iogurte, metade do sumo de limão e um pouco de água e triture tudo uns segundos. Verta para uma taça e reserve. 
Sem lavar o liquidificadoradicione o restante sumo de limão, as outras 3 colheres de iogurte, o açafrão, o caril em pó, o alho, o gengibre e o vinagre balsâmico. Triture tudo por uns segundos.  Despeje esta marinada sobre os peitos de frango numa assadeira e deixe descansar por 10 min. Passado este tempo, leve ao forno. 

Cozinhe o arroz: 
Leve um tacho com água e sal ao lume e cozinhe o arroz. Coloque por cima uma peneira e coloque a couve flor partida em floretes pequenos a cozinhar a vapor, por cerca de 15 min. 

Tire a travessa do forno, passe a couve flor para a travessa, misturando-a no molho, polvilhe tudo com as sementes de cominho e de mostarda, em seguida, coloque no forno por mais 15 minutos, ou até que o frango esteja cozido e a couve flor a ficar dourada.

Quando o arroz estiver pronto, escorra-o e mantenha aquecido. 

Sirva numa travessa, com as folhas verdes e a couve flor de volta, o arroz no centro e o peito de frango fatiado por cima do arroz. Acompanhe com o molho de iogurte e hortelã.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeMédia; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 3Prato: prato principal

11.16.2015

Quiche de espinafres e queijo de cabra

O verão de S. Martinho tem sido generoso... clima ameno, com o sol a brindar-nos com a sua luz que aquece os dias e nos ilumina a alma! E voltam a apetecer estes refeições mais leves e coloridas, a combinar com o sol! Como esta quiche folhada, inspirada numa outra do fantástico Popina - Iguarias saudáveis.

Ingredientes
1 placa de massa folhada retângular
100g de queijo de cabra
180g de espinafres congelados
100ml de leite
2 ovos 
1 colher de chá de sal by Necton
1 pitada de pimenta preta Margão
Para o topo:
8 tomates cereja cortados (usei amarelos e vermelhos)

Confeção
Pré-aqueça o forno a 170º. Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa.
Numa taça, misture o leite, os ovos, sal e pimenta e bata tudo. Noutra taça, coloque os espinafres descongelados e bem esprimidos e junte o queijo de cabra desfeito. Espalhe os espinafres com queijo na tarteira e deite o preparado de ovos e leite por cima. Espalhe as metades de tomate pela tarte, com a parte cortada para cima. 
Leve ao forno por cerca de 20 min. 




Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos;  DificuldadeFácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: espinafres, queijo;  N.º de porções: 6 fatias; Prato: tartes salgadas

11.13.2015

Rolinhos de canela

Estas pequenas delícias foram-me "apresentadas" pela primeira vez num dia cheio de risos e cumplicidades, no Workshop de Fotografia de comida da inspiradora Maria Midões a que fui, feitos pelo meu amigo Célio, do Sweet Gula, um dos blogues portugueses, para mim, mais inspiradores! Fiquei rendida... e foi noutro desses blogues de topo, o Ananás e Hortelã, da doce e meiga Inês que vi a receita. Com tantas memórias felizes, claro que assim que tive oportunidade, foram logo feitos e muito apreciados cá por casa!
 Receita do livro The Violet Bakery Cookbook, de Claire Ptak



Ingredientes
Para o recheio: 
75g de manteiga derretida
200g de açúcar mascavado claro
1 colher de sopa de canela em pó - usei Margão

Para a massa:
550g de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sal fino
1 colher de chá de sementes de cardamomo moídas em pó - usei Margão
200g de manteiga fria e em cubos
250-300ml de leite frio
Açúcar em pó q.b. para polvilhar (opcional)

Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com manteiga 12 forma de queques.
Para a massa:
Bimby:
Misture todos os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e cardamomo) com a manteiga em cubos no copo e dê uns toques de turbo, até formar migalhas. Programe depois 3 min/vel espiga e, pelo bucal, adicione o leite frio e deixe amassar até formar uma massa homogénea que se solta das paredes do copo.
Tradicional:
Misture os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e cardamomo) com a manteiga em cubos na batedeira, e amasse com as mãos até formar migalhas. Aos poucos adicione o leite frio, amassando até formar uma massa homogénea que se solta da taça.

Deite a massa numa superfície com farinha, amasse ligeiramente e deixe repousar por 10 minutos.

Neste tempo, prepare o recheio: derreta a manteiga e reserve. Misture o açúcar com a canela e reserve também. 

Abra a massa com o rolo da massa numa superfície enfarinhada, num retângulo com cerca de 5mm de espessura. Pincele a massa com a manteiga derretida e salpique com a mistura de açúcar e canela.
Enrole desde a extremidade mais longa até à outra, formando um rolo.Corte o rolo em 12 fatias iguais. Com cuidado, puxe a massa de um dos lados de cada fatia, tapando o fundo de cada rolinho e coloque-o nas formas de queque preparado, com o lado da espiral virado para cima
Leve ao forno por 25 minutos ou até cozer e dourar.  Desenforme logo que saiam do forno e salpique com açúcar em pó (opcional).
Bom Apetite!
Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Canela, Cardamomo; N.º de porções: 12; Prato: bolinhos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...