1.29.2016

Bolo de Vinagre

Sexta feira é sinónimo de sugestão para um bolinho por aqui! Esta semana trago-vos uma receita do livro da Bimby "de Évora a Santarém" que foi uma agradável surpresa! Um bolo muito fofo, feito com uma calda doce que o deixa húmido e muito guloso. E com ingredientes bem simples que terão certamente em casa. Sem desculpas, portanto, para não fazer as delícias dos lanchinhos deste fim de semana que se adivinha frio!


Ingredientes
5 ovos
300g de açucar
20g de vinagre
220g de farinha t55
1 colher de chá de fermento
açúcar em pó q.b. para polvilhar

manteiga e farinha q.b. para untar a forma

Calda:
150g de leite
150g de açúcar
30g de manteiga


Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º. 

Bimby:
Coloque no copo os ovos e o açúcar e bata 3 min/vel 4. Adicione o vinagre e misture 5 seg/vel 4. Adicione a farinha e o fermento e envolva 10 seg/vel 3. Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 35 minutos. 

Para a calda, coloque no copo limpo todos os ingredientes e programe 5 min/90º/vel 4. 

Tradicional:
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar durante cerca de 4 min, até a mistura estar fofa e esbranquiçada. Adicione o vinagre e misture. Adicione então a farinha e o fermento e envolva bem, com a batedeira em velocidade baixa. Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 35 minutos. 

Para a calda, leve ao lume num tachinho todos os ingredientes e deixe ferver em lume médio-baixo durante cerca de 5 min, mexendo continuamente.

Retire o bolo do forno e, antes de desenformar, regue com a calda e deixe embeber bem. Desenforme depois de frio e polvilhe com açúcar em pó.


Bom apetite!
Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: vinagre; N.º de porções: 15; Prato: bolo

1.28.2016

Arroz de frango com enchidos

Eu confesso que adoooro arroz de frango ou de pato... é, para mim, a perfeita comida de conforto de Inverno! Encontram pelo blogue, por isso, já várias versões de arroz de frango. Esta que hoje vos trago é uma forma de aproveitar sobras de frango, já que os enchidos já dão sabor suficiente ao arroz, sem precisar de usar a água de o cozinhar!



Ingredientes
2 chávenas de  sobras de frango assado, desfiado
1 pedaço de bacon
1 pedaço (cerca de 1/2) de chouriço de carne
1 chávena e meia de arroz (usei baby rice Orivárzea)
1 farinheira
1/2 morcela 
1l de água de cozer os enchidos
1 cebola
1/2 chávena de vinho branco
azeite

Confeção 
Coza a morcela, a farinheira e o chouriço em cerca de 1l de água por cerca de 4 min após levantar fervura. Retire os enchidos e deixe arrefecer um pouco. Reserve a água. 

Num tacho, refogue a cebola picada.  Adicione o bacon cortado aos pedacinhos e o arroz. Junte o vinho e mexa até evaporar. Junte a farinheira, sem pele e desfeita, a morcela cortada em fatias e a água reservada e deixe cozer o arroz "al dente". Deite metade do arroz numa travessa, ainda com algum  caldo, espalhe o frango por cima e finalize com o restante arroz. Coloque o chouriço cortado em fatias por cima e leve ao forno a 180º apenas para secar e corar.



Sirva com uma salada verde.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: FácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 3Prato: prato principal

1.27.2016

Empada integral de atum

E se te esqueces de descongelar comida, o que fazes? Uma versão integral da minha massa de empada preferida, para uma empada com ingredientes quase todos da dispensa!Também se podia chamar empada integral com lata, mas vá... deixemos alguma dignidade à empada que estava bem boa, por sinal!



Ingredientes
Para a massa:
1/4 chávena de água
2 colheres de sopa azeite
1/4 chávena de vinho branco
1 colher de chá de sal by Necton 
100g de margarina
1 ovo
500g farinha de trigo integral

Para o recheio:
3 latas de atum em azeite
1/2 chávena de azeitonas descaroçadas
1/4 chávena de vinho branco
1 fio de azeite
1 cebola
3 tomates maduros (ou 150g de tomate pelado)
1 chávena de milho cozido (congelado ou de lata)
1 chávena cogumelos fatiados (frescos, congelados ou de lata)
1/2 chávena de queijo mozarela ralado
1 colher de café de canela Margão
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.

Confeção
Bimby:
Coloque os líquidos no copo, o açúcar, o sal, a margarina e programe 2 min/37ºC/vel 1. Junte o ovo, a farinha e programe 2 min/vel espiga até que a massa fique homogénea (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Retire e deixe descansar enquanto faz o recheio.


Deite a cebola e o tomate no copo e triture 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 10 min/varoma/vel 1. Junte o atum, o vinho, os cogumelos, os temperos - sal, pimenta e canela - e programe mais 3 min/varoma/vel colher inversa. Por fim, adicione o milho e as azeitonas e programe mais 2 min/varoma/vel colher inversa.

Tradicional:
Coloque a farinha com o sal e o açúcar numa taça, abra um buraco e deite os liquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a margarina derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.

Num tacho com um fio de azeite, refogue a cebola e o tomate bem picados. Deixe refogar em lume médio uns minutos. Adicione o atum, o vinho, os temperos - sal, pimenta e canela - e cozinhe mais uns minutos. Adicione por fim as azeitonas cortadas em pedaços e o milho e deixe apurar mais uns minutos.

Divida a massa em 2 porções. Estenda 2 discos de massa em cículo. Forre um tabuleiro untado com azeite com um dos discos, deite o recheio e cubra com o queijo ralado. Corte tiras de massa e decore a gosto. Leve ao forno a 180º por cerca de 30 min.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum; N.º de porções: 4-5; Prato: prato principal


1.26.2016

Panados de peru no forno

Cá em casa adoramos panados... mas a verdade é que eu evito fazer fritos e, por isso, os panados são coisa rara. Mas de vez em quando, lá os faço no forno e resultam muito bem! Estes, com os sabores mais tradicionais, ficaram bem crocantes e apetitosos! Uma solução perfeita para aligeirar uma receita tão familiar na maioria das casas portuguesas.



Ingredientes
6-8 bifes de peru finos (escalopes)
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
1 ovo batido
3 fatias de pão (só o miolo)
1 dente de alho
sumo de 1 limão + 1 limão em quartos para servir
1/2 chávena de queijo parmesão ralado

Confeção
Tempere com sal e pimenta e o sumo de limão. Deixe tomar gosto por 15 min.
Numa picadora ou robot de cozinha, coloque o pão, o dente de alho e triture (usei a bimby, 30 seg/vel 8). Misture o queijo.

Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare um tabuleiro com papel vegetal. 
Passe cada bife por farinha, a seguir pelo ovo batido e, por último, pelo pão ralado, pressionando um pouco, para aderir. Coloque no tabuleiro. 
Leve ao forno por cerca de 20 min ou até dourar, virando os escalopes sensivelmente a meio do tempo.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bifes de peru; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

1.25.2016

Tostas com presunto e ovo de codorniz

Por aqui, gostamos de fazer um brunch ao fim de semana... acordar tarde, para repor o sono de uma semana cansativa e corrida e deliciarmo-nos com vários petiscos. Faço normalmente ovos mexidos, mas também já mostrei outra opção bem deliciosa com ovos, com estes pães recheados de bacon e ovo; no entanto, com uns ovinhos de codorniz para usar, fiz estas tostas bem simples, mas tão boas!



Ingredientes
4 fatias de pão
4 ovos de codorniz
4 fatias finas de presunto 
1 dente de alho
azeite q.b.
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
tomilho seco q.b.

Confeção
Toste ligeiramente as fatias de pão na torradeira. Pincele com azeite e esfregue o dente de alho nas tostas. Disponha uma fatia de presento em cada fatia e reserve. 
Numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, estrele os ovos de codorniz, temperados com uma pitada de sal, pimenta preta e tomilho. Com cuidado, coloque 1 ovo em cima de cada tosta. Sirva imediatamente.


Bom apetite!


Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pão, ovo; N.º de porções: 4; Prato: entrada, petiscos

1.22.2016

Bolo de manteiga

Cá em casa pediram-me que repetisse a receita de queques de manteiga da Clara de Sousa. E eu fiz... mas em versão familiar, XL! :) Atrevo-me a dizer que fica ainda melhor! Um bolo amanteigado, com o mesmo sabor maravilhoso. E, a julgar pela velocidade em que ele desapareceu, acho que as adaptações desta receita vão continuar, por aqui!



Ingredientes
250g de farinha T65 sem fermento
1 colher de chá fermento em pó
Meia colher de chá de sal by Necton
175g de manteiga sem sal
150g de açúcar
2 ovos 
75ml de leite
açúcar em pó q.b. para polvilhar


Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
 
Numa taça, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
 
Bimby:
Coloque no copo, com a borboleta, a manteiga e o açúcar e programe 37º/5 min/vel 4. Junte os ovos, um de cada vez, pelo bucal, com a bimby na vel 4. Junte 1/3 da mistura de farinha e programe 15 seg/vel 2. Depois, 1/3 do leite - mais 15 seg/vel 2. Repita até esgotar os ingredientes. 
 
Tradicional:
Bata bem a manteiga amolecida com o açúcar, até ter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo até serem absorvidos. Junte 1/3 da mistura de farinha e envolva com uma espátula. Depois, 1/3 do leite e misture. Repita até esgotar os ingredientes. 
 
Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40 min (faça o teste do palito). Vá vigiando e, se necessário, coloque uma folha de papel de alumínio em cima para não queimar!
 
Retire do forno, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.



Bom apetite!
 
Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: manteiga; N.º de porções: 15; Prato: bolo

1.21.2016

Empadão de Salmão e brócolos

Esta semana temos mais uma receita de aproveitamentos, desta vez, deste puré de batata. Mas, mesmo que não tenham sobras de puré, façam de propósito para este empadão... sim, é assim tão bom e aconchegante. Uma refeição perfeita para o Inverno!




Ingredientes
1 chalota
1 dente de alho
100ml de leite

1 folha de louro
2
filetes de salmão
1 chávena de brócolos fatiados
1 fio de azeite

1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de amido de milho
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
2 chávenas de puré de batata (usei sobras deste


Confeção
Coloque a chalota cortada em 4 e o dente de alho numa panela larga, juntamente com o leite e o louro e leve a ferver. Baixe o lume, mergulhe os filetes de salmão e os brócolos fatiados e deixe cozinhar por 3-4 minutos; não importa se o peixe fique um pouco mal passada nesta fase. Retire o peixe e os brócolos, coe o liquido e reserve ambos.
Derreta a manteiga na panela, juntamente com o azeite. Misture o amido de milho e cozinhe, mexendo sempre, por alguns segundos. Aos poucos, junte o leite de cozimento do salmão reservado e deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar e obter uma consistência de molho. Tempere bem com sal e pimenta a gosto.
 
Pré-aqueça o forno a 180°. Lasque o peixe em pedaços médios, adicione ao molho, assim como os brócolos e envolva. Deite numa assadeira (eu usei umas individuais) e cubra com colheradas do puré de batata. Asse no forno por 15 minutos, até dourar. 
 
Bom Apetite!
Tempo de preparação: 30 minutos;  Dificuldademédio; VegetarianoNão; Para crianças: SimIngrediente principal: salmão;  N.º de porções: 2; Prato: prato principal

1.20.2016

Frango com limão e alho

Gosto destas receitas rápidas de preparar, principalmente em semanas tão complicadas como esta... este frango é muito simples e fica tão bom! Sabores tradicionais e clássicos que confortam o estômago e a alma.
Ainda antes de ter blog, via episódios seguidos de um programa de culinária que adoro... o "Barefoot Contessa" da Ina Garten e anotava as receitas num bloco. Um destes dias encontrei o tal bloco de apontamentos e dei com esta receita. 



Ingredientes
3 peitos de frango
6 dentes de alho
2 colheres de sobremesa de ervas a gosto (usei tomilho e orégão)
1/4 chávena de azeite
2 limões
1 colher de chá de sal by Necton
1 colher de chá de pimenta preta Margão
1/4 chávena de vinho branco

Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º.
Deite o azeite numa panela pequena, em lume médio-baixo, adicione o alho ralado e cozinhe por apenas um minuto, não deixando que o alho queime. Fora do lume, adicione o vinho branco, as raspas e sumo de um dos limões 1 colher de sobremesa de ervas. Tempere com o sal e deite num tabuleiro.  

Pincele os peitos de frango com azeite e tempere com sal, pimenta e a outra colher de ervas. Coloque os peitos de frango no tabuleiro. Parta o 2º limão em 4 e coloque-as entre os pedaços de frango. Leve ao forno por 30 a 40 minutos, dependendo do tamanho dos peitos de frango, até que o frango esteja cozinhado e ligeiramente dourado.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango;  N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

1.19.2016

Charutos Marroquinos de carne e quinoa

Já não é novidade para ninguém que eu não gosto de desperdiçar comida... e que os meus rapazes não gostam nada de comer comida requentada. Ora, esta combinação "obriga-me" a estar sempre a inventar reciclar as sobras. Esta receita, inspirada nas "Pastillas marroquinas de borrego" do livro Poupe com o Jamie, foram feitas com sobras deste Lombinho de porco desfiado e foram aprovadíssimas pelos homens da casa!



Ingredientes
100g de quinoa
2 cebolas
4 dentes de alho
60g de sultanas 
azeite q.b.
1 colher de chá de cúrcuma em pó Margão
1/2 colher de chá de sementes de cominho
1/2 colher de chá de canela Margão
250g de sobras de  carne de porco cozinhada
70g de queijo feta 
1 pitada de sal by Necton
4 folhas de massa filo
1 colher de sopa de sementes de gergelim
1 colher de chá de açúcar em pó

Confeção
Coza a quinoa em água com sal por cerca de 15 minutos. Escorra e reserve.
Descasque e pique finamente a cebola e o alho, e leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite,  juntamente com as sultanas. Junte o açafrão, a canela  e as sementes de cominho. Cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até que a cebola esteja amolecida, mexendo ocasionalmente. Desfie finamente a carne, adicione à frigideira e cozinhe por mais 5 minutos, em seguida, retire do lume. Junte a quinoa, o queijo feta em pedaços e envolva tudo.

Pré-aqueça o forno a 180º. Corte cada folha de filo a meio no sentido da altura, de modo a ficar com 2 "tiras" longas. Coloque cada tira sobre uma superfície de trabalho limpa e pincele-a com azeite. Coloque umas 3 colheres de sopa da mistura de carne e quinoa no topo da tira e enrole dobrando os lados para dentro, como grandes charutos. Coloque-os numa assadeira antiaderente, pincele com um pouco de azeite e polvilhe com as sementes de gergelim. Peneire por cima o açúcar em pó e leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até dourar.





Bom apetite!


Tempo de preparação: 30minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: lombinho de porcoN.º de porções: 6Prato: Prato principal

1.18.2016

Pão de Queijo Santiago

Esta receita foi uma das receitas apresentadas num Workshop a que fui em finais de setembro do ano passado, num espaço lindo, o  atelier Cooking Memories na Marina de Cascais, da simpática e talentosa Mónica Pereira, vencedora da 2ª Edição do programa Chef's Academy. Em parceria com a Queijos Santiago, a Mónica desenvolveu algumas receitas de pratos simples, rápidos e muito saborosos, que tinham apenas uma regra: conter queijo. Estes pãezinhos com queijo Cerrado Do Vale Curado Santiago ficaram marcados para fazer e, este fim de semana, num brunch de família, foram finalmente feitos devorados




Ingredientes
2 Chávenas de polvilho doce
300 Gramas de queijo Cerrado Do Vale Curado Santiago ralado
cerca de 1/2 Chávena de leite ou o suficiente para ligar a massa
2 Colheres de sopa de manteiga derretida
1 Pitada de sal
Orégãos q.b.

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa taça, misture todos os ingredientes. Use apenas o leite suficiente para obter uma massa uniforme. Molde em bolinhas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno até dourarem (cerca de 15 min).


Bom apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: polvilho doce, queijo; N.º de porções: 3; Prato: entrada, petiscos

1.15.2016

Bica de Laza - Bolo de Claras e natas

Uma série de claras congeladas, resultado dos vários doces natalícios, foram o mote para o bolinho desta semana... um bolo que encontrei no fantástico Blog do Rui, o Faz e Come, perfeito para acompanhar um chá. É um bolinho doce, super leve, que se desfaz na boca a cada dentada e com uma "capinha" crocante deliciosa. Fica a sugestão para este fim de semana!



Ingredientes
9 claras de ovo
350g de açúcar
250g de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento
200 ml de natas


Para a cobertura:
4 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de sopa de canela Margão 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare um tabuleiro de cerca de 25 por 35 cm com papel vegetal. Misture o açúcar da cobertura e a canela e reserve. Misture a farinha com o fermento e peneire. 

Bata as claras e, quando começarem a ficar firmes, adicione o açúcar, sem parar de bater, até obter um merengue brilhante e firme. Adicione metade da farinha, envolvendo cuidadosamente. Bata as natas por uns minutos, apenas para que fiquem cremosas e adicione-as à massa de claras, envolvendo com movimentos suaves. Adicione então a farinha restante e envolva com um fouet, com cuidado, para não bater demasiado e retirar o ar à massa. 

Deite no tabuleiro, alise a superfície e e polvilhe com a mistura do açúcar e canela. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldadefácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Claras, NatasN.º de porções: 18Prato: bolo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...