4.29.2016

Croissants (os melhores de sempre!)

Quando vi esta receita e os comentários de quem já os experimentou num dos grupos de culinária e troca de receitas que sigo, ficou logo marcada para experimentar e não passou do fim de semana... e quase poderia dizer o mesmo dos Croissants que também quase não passavam do fim de semana, tal foi a velocidade a que desapareceram! Por isso, ponham mãos à obra e deliciem-se com um croissant meio folhado, amanteigado e absolutamente delicioso.

Receita adaptada do Blogue Susy Bimbólica

Ingredientes  
500g de farinha sem fermento
1 saqueta de fermento de padeiro seco
125g de leite
125g de iogurte natural
6 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 ovos médios
Cerca de 100g de manteiga sem sal amolecida (para pincelar as camadas da massa)
leite para pincelar e açúcar em pó para polvilhar

Confeção
 
Bimby:
Deite no copo o leite, açúcar, fermento e programe 2 min/37°/vel 1. Junte a farinha, o iogurte, o sal e os ovos e programe 5 min/vel espiga. Se a massa ficar demasiado pegajosa, adicione um pouco de farinha.

Tradicional:
Amorne o leite, junte fermento e o açúcar e mexa-os com o açúcar. Deixe repousar uns minutos. Junte os ovos e o iogurte e bata com uma vara de arames. Adicione a farinha e o sal e misture com uma colher de pau até a massa começar e desprender-se das paredes da taça. Transfira para a bancada e trabalhe a massa durante uns 5 minutos. 

Separe a massa em 8 bolinhas de tamanho igual e estique uma a uma com o rolo da massa até obter o tamanho de um prato normal. Pincele cada camada com a manteiga amolecida. Não derreta completamente a manteiga para não ensopar a massa. Sobreponha as camadas umas por cima das outras, pinceladas com manteiga, até terminar as 8 camadas (não pincele a última camada).
 
Estique a "torre" de discos de massa com o rolo até atingir o tamanho de uma piza familiar. Corte 12 triângulos e enrole cada triângulo da parte mais larga à mais fina. Coloque-os num tabuleiro com uma folha de papel vegetal e leve a levedar num sítio morno por cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo, pincele os Croissants com o leite e salpique com um pouco de açúcar granulado.
Pré-aqueça o forno a 180° e leve a assar por cerca de 15 minutos.
Retire do forno e, ainda quentes, polvilhe com açúcar em pó.


Bom apetite!
 
Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Iogurte, farinha; manteiga; N.º de porções: 12; Prato: Pão doce

4.28.2016

Pastelinhos de peru e legumes

Pronto, vou confessar aqui... eu adoro fazer carne assada mais para ficar com sobras do que propriamente pela refeição de carne assada! Com a massa fina congelada da Buitonni, num piscar de olhos saem uns pastelinhos deliciosos que são sempre um sucesso entre o meu pessoal. Desta vez, fiz com sobras de uma perna de peru assada no forno e mais uns legumes.


Ingredientes
10 discos de massa fina Buitoni
1 cebola pequena
1 dente de alho
1/2 chávena de espinafres congelados, descongelados e escorridos
1 chávena de cogumelos em pedaços pequenos 
1 cenoura ralada
1 fio de azeite
1 chávena de vinho branco
1 colher de sopa de amido de milho
cerca de 300g de peito de peru assado
Sal by Necton e pimenta Margão q.b. 

Confeção
Bimby: No copo, coloque a cebola, a cenoura e o alho. Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite e refogue 5min / varoma / vel 1. Junte o peru, o vinho, os espinafres e os cogumelos e tempere de sal e pimenta. Programe 5 min / 100ºC / vel colher inversa. Adicione o amido de milho diluído num pouco de água morna e programe mais 5 min. Retifique os temperos e deixe arrefecer.
 
Tradicional:
Num tacho com azeite, refogue a cebola picada com a cenoura ralada e o alho esmagado. Junte o peru desfiado, o vinho, os espinafres e os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume médio por uns minutos. Adicione o amido de milho diluído num pouco de água morna e deixe engrossar. Deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Coloque uma colher bem cheia de recheio no centro de cada disco de massa, pincele à volta com água e una as pontas, pressionando bem. Pincele com ovo batido e leve ao forno por cerca de 25 min.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 35 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peru; N.º de porções: 10; Prato: prato principal, entrada 

4.27.2016

Mousse (mesmo light) de morangos

Dieta é, para mim, garantia de que vou enjoar de comer gelatina! Por isso, ando sempre a inventar misturas para lhe alterar o sabor, a textura e o aspeto. Podem ver várias sugestões aqui pelo Blogue, como neste Duo de gelatina, nesta Bavaroise, nestes Potes de gelatina e claras ou neste Mini Cheesecake... E, desta vez, resolvi alterar-lhe completamente a textura numa mousse que ficou tão boa que até os rapazes a comem com gula! 


Ingredientes 
2 saquetas de gelatina de morango light
500ml água
500ml de iogurte (usei de soja)
8-10 morangos grandes(usei congelados)

Confeção
Leve a água ao lume até ferver e dissolva as duas saquetas de gelatina, mexendo bem. Misture 250ml de iogurte e leve ao frio para solidificar.
Num robot de cozinha ou no liquidificador, coloque o restante iogurte, os morangos e a gelatina solificada e bata tudo até ficar homogéneo. Usei a bimby, 1 min/vel 6-7-8.

Nota: guardada no frigorífico, a tendência é a mousse solificar um pouco. Antes de servir, bata com uma vara de arames, é o suficiente para voltar a ter aquela consistência mais cremosa.  


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos (mais o tempo de refrigeração); Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Morangos; N.º de porções: 8-10; Prato: sobremesa

4.26.2016

Endívias recheadas com frango com molho de iogurte e hortelã

Finalmente um cheirinho a primavera com um calorzinho bom a pedir umas refeições mais leves! Estas endívias recheadas com frango fazem uma refeição ligeira ou uma entrada. Cá por casa, confesso que só para mim estes barquinhos servem de refeição... mas foram aprovados por todos!



Ingredientes
1 peito de frango

1 fio de azeite
2 dentes de alho
1/2 chávena de buttermilk*

Sal by Necton e pimenta Margão q.b.

1 colher de chá de gengibre ralado
Folhas de alface q.b.
folhas de endívia para servir
Molho de iogurte e hortelã Paladin q.b.

*para fazer o buttermilk, misturar o leite à temperatura ambiente com 1 colher de sopa de sumo de limão e deixar 10 min
   
Confeção
Corte o peito de frango em pedacinhos e tempere com sal e pimenta, os dentes de alho esmagados e o gengibre ralado. Mergulhe no buttermilk e deixe marinar por 30 min. 

Passado este tempo, escorra o buttermilk, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e salteie os pedaços de frango durante uns 5 minutos, até começarem a dourar. Reserve e deixe arrefecer ligeiramente.
Corte as folhas de alface lavadas e secas em juliana. Separe as folhas das endívias, deixando-as inteiras. Coloque um pouco de alface e de pedaços de frango em cada "barquinho" de endívia e sirva com o molho de iogurte e hortelã. 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: petiscos, entrada

4.24.2016

Giveaway Samelas: Dia da Mãe

O dia da Mãe está aí e nós temos um Giveaway bem doce... Querem ganhar um destes potes do fantástico mel biológico da Samelas? Temos 3 para oferecer! 

 O que têm de fazer é simples:
- fazer like na página Facebook do Ponto de Rebuçado - receitas
- fazer like na página Facebook da Samelas

- partilhar esta foto em modo PÚBLICO no facebook, identificando 3 amigos nos comentários. Clicar na data da partilha e copiar o link da partilha
- preencher o formulário abaixo

Cada pessoa pode participar uma vez por dia, desde faça a partilha e identifique amigos diferentes em cada participação (não se esqueçam de preencher o formulário para cada participação). O Giveaway começa hoje (dia 24 de abril) e termina às 23h59 do dia 27 de abril.
Os/as vencedor@s, escolhidos por sistema de random, serão anunciados no dia 28 de abril.
* Giveaway válido para Portugal Continental e ilhas!


4.22.2016

Brownie de Trufa de Chocolate

Assim passou mais uma semana... ainda com alguma chuva, muito vento, pouco tempo e muito trabalho! As boas notícias? Espera-nos um fim de semana longo e parece que com melhoria do tempo! Mas, se quiserem tornar o fim de semana MESMO perfeito... experimentem estes brownies de Trufa de Chocolate, receita há muito marcada cá por casa do livro Popina: Iguarias Saudáveis de Isidora Popovic. Dos melhores que já comi! Bem achocolatados, com uma textura semelhante às trufas e maravilhosamente decadentes!


Ingredientes
240g de chocolate preto (pelo menos 70% cacau)
100g de manteiga sem sal
3 ovos
135g de açúcar amarelo
55g de farinha sem fermento
cacau em pó q.b., para polvilhar


Confeção
Pré-aqueça o forno a 150º. Unte e forre com papel vegetal um tabuleiro pequeno (o meu tem 20/15cm).
Bimby:
Deite o chocolate e a manteiga no copo e triturar 15 seg/ vel 9. Programe de seguida 5 min/ 50º/ rotação inversa/ vel 1. Deixe arrefecer ligeiramente. Acrescentar a farinha, o açúcar e os ovos e envolva 15 seg/ vel 3. Com a espátula, baixe o que ficou nas paredes do copo e misture mais 1 min/ vel 3.
Tradicional:
Coloque o chocolate e a manteiga a derreter no microondas - 1 min em potência máxima. Mexa bem até derreter todo o chocolate (se necessário, leve mais 30 seg ao microondas). Deixar arrefecer ligeiramente. Deite os ovos e o açúcar numa taça e bata com a batedeira até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha, envolvendo suavemente. Finalmente, envolva o chocolate derretido e misture bem.
 
Coloque a massa no tabuleiro preparado e leve ao forno por 15 minutos.



Deixe arrefecer, polvilhe com cacau em pó e corte em quadrados. 

Bom Apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 12; Prato: Bolos

4.21.2016

Salmão com leite de coco e curcuma

Ainda em experiências com o leite de coco caseiro, fiz estas postas de salmão super rápidas e cheias de sabor! Depois de levar ao frio, o leite de coco separa-se um pouco, a gordura natural do coco sobe e é possível drenar um pouco o soro, o que, para uso culinário, é perfeito. Ficamos assim com o leite mais denso e cremoso, como convém para este tipo de receita!


Ingredientes
3 postas de salmão
sal  by Necton q.b.
1 chávena de leite de coco (usei caseiro)
1 cebola
1 colher de sopa de óleo de coco
coentros picados q.b.
1 colher de chá de açafrão Margão

Confeção
Tempere com sal as postas de salmão. Numa frigideira larga com o óleo de coco, refogue a cebola picada finamente. Quando a cebola começar a amolecer, junte o açafrão e o salmão e deixe cozinhar uns 3 min de cada lado. Adicione o leite de coco e deixe apurar, por cerca de mais 3 minutos, em lume brando. Salpique com os coentros picados.


Sirva com arroz branco e salada.

Bom apetite!
Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão; N.º de porções: 3; Prato: prato principal 

4.20.2016

Leite de coco caseiro e umas papas de aveia de coco

Eu não gosto de leite. Não sou intolerante e ainda bem, já que compenso largamente este desagrado por leite por uma paixão desenfreada por queijo! Simplesmente não gosto do sabor do leite de origem animal, enjoa-me! Também não sou fã de leite de soja ou de amêndoa, o que tornava a "coisa" complicada. Andava, por isso, há muito tempo, para experimentar este leite de coco. Fiquei rendida... é simplesmente delicioso. Com uma pitada de canela e fica perfeito, tanto frio como quente. Ou numas papas de aveia maravilhosas!  



Ingredientes
Para o leite de coco:
1 chávena de coco ralado sem açúcar ou desidratado
2 chávenas de água a ferver

Para a aveia:
30g de flocos de aveia
1 colher de sopa de xarope de agave
250ml de leite de coco
1 colher de sobremesa de coco ralado tostado

Confeção
Bimby
Para o leite, deite no copo o coco e a água que aqueceu previamente até levantar fervura. Programe 70º/5min/vel 7. Coe o leite com uma rede fina e guarde no frio por cerca de 3 dias. 

Para as papas, deite no copo o leite e a aveia e programe 9 min/90º/vel 2. Junte o xarope de agave e misture. Toste numa frigideira uma colher de coco ralado e salpique as papas antes de servir.

Tradicional
Para o leite, coloque num liquidificador ou robot de cozinha o coco e a água que aqueceu previamente até levantar fervura e bata durante uns 5 minutos. Coe o leite com uma rede fina e guarde no frio por cerca de 3 dias. 

Para as papas, pique a aveia grosseiramente num robot de cozinha. Leve ao lume brando com o leite de coco, mexendo sempre, até cozinhar e engrossar (cerca de 10 min). Junte o xarope de agave e misture. Toste numa frigideira uma colher de coco ralado e salpique as papas antes de servir.


 Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianosimPara crianças: Sim; Ingrediente principal: coco, aveiaN.º de porções: 1; Prato: pequeno almoço

4.19.2016

Kefta Tagine

Hoje o post é uma sucessão de coisas a que não resisto... não resisto, estando pelo Chiado, a passar pela Cerâmicas na Linha. E, uma vez lá dentro, não resisto a trazer para casa mais umas coisinhas. Esta Tagine foi uma das peças que trouxe na última visita e até já sabia o que é que iria fazer para a estrear! Porque outra coisa a que não resisto é a receitas em que a leitura das mesmas me leve a quase sentir o seu aroma e sabor... e foi o que aconteceu com esta Kefta Tagine! Vi-a através do Blog da Lia, o Lemon & Vanilla, mas a receita é da Helena, do Sabores de Canela. Portanto, façam assim: não resistam! É de facto deliciosa...



Ingredientes
700g de carne de vaca picada
4 dentes de alho
1 cebola
1 colher de café de sementes de coentros
1 cm de gengibre fresco
1 colher de café de sementes de cominhos em pó Margão 
1 colher de chá de pimentão de la Vera Margão 
2 ovos 
Sal by Necton e pimenta Margão q.b. 
Coentros picados
azeite q.b.

Para o molho:
2 tomates maduros
1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de café de cominhos em pó Margão
1 colher de chá de canela em pó  Margão (acrescentei à receita)
Sal by Necton e pimenta Margão q.b. Coentros frescos q.b. para salpicar

Confeção
Nota inicial: Se tiver uma tagine que possa levar ao lume e ao forno, pode fazer tudo diretamente na Tagine. Se, como a minha, for apenas de forno, use um tacho para a parte de fogão e passe depois para a tagine. Se não tiver tagine, não deixe por isso de fazer a receita... basta usar um tacho que possa ir ao forno ou colocar num recipiente de forno com tampa!

Comece por preparar a carne: Misture a carne picada com todos as especiarias, o gengibre ralado, a cebola, os alhos e os coentros picados finamente. Tempere com sal e pimenta e junte os ovos. Deixe tomar gosto uns 15 min, passado esse tempo, molde bolinhas com as mãos. Aqueça um tacho com um fio de azeite e doure as bolinhas de carne. Retire e reserve.

Para o molho: no tacho, junte mais um pouco de azeite, se necessário e refogue a cebola e o alho picados. Junte o tomate maduro, também picado e sem pele e uma lata de tomate pelado. Tempere com sal, pimenta e as especiarias indicadas nos ingredientes do molho. Eu adicionei canela, como faço quase sempre em molhos de tomate! Deixe ferver uns 4 minutos. 

Passe o molho e a carne para a tagine, tape e leve ao forno pré-aquecido a 170º por cerca de 40 min. 


Sirva salpicado com os coentros picados e acompanhe com arroz branco ou cuscus!

Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeMédio; VegetarianoNão; Para crianças: NãoIngrediente principal: Carne de vaca picada N.º de porções: 4Prato: Prato principal


4.18.2016

Tarte folhada de pequeno almoço

Cá por casa, andamos rendidos ao brunch. Sempre que podemos, ao fim de semana, aproveitamos uma manhã preguiçosa e juntamos o pequeno almoço com o almoço numa mesa variada e cheia. Nunca falta a fruta, panquecas ou wafles, torradas, queijos, ovos e bacon... Num destes dias, com uma base de  massa folhada a precisar ser usada, fiz esta tarte com ingredientes clássicos de pequeno almoço. Uma delícia e tão fácil de fazer!




Ingredientes  
1 base de massa folhada retangular 
1/2 chávena de cogumelos fatiados
70g de bacon fatiado
1 chávena de folhas de espinafres
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
70g de queijo feta
1 fio de azeite
3 ovos


Confeção
Pré-aqueça o forno a 190º. 

Estenda a massa sobre um tabuleiro de ir ao forno. Com uma faca, marque uma moldura nas margens, sem cortar até ao final, toda à volta, com cerca de 1 cm. Pique o centro da massa com um garfo. Coloque o recheio: disponha as folhas de espinafres. Por cima das folhas, intercalados, disponha os cogumelos e o bacon. Regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta. Esfarele o queijo feta por cima e leve ao forno por cerca de 15 min. Retire a tarte, coloque os ovos, tempere com sal e pimenta e leve de novo ao forno por mais 5 min.


 
Sirva com uma salada verde.
Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: legumes, queijo; N.º de porções: 3-5; Prato: entrada, Brunch

4.15.2016

Bolo 4 quartos com baunilha

De vez em quando é preciso parar e olhar, quando as coisas nos começam a parecer tarefas rotineiras, quando começamos a sentir mais o peso da tarefa que o prazer que normalmente daí retiramos. E eu estava mesmo a precisar de uma pausa por aqui... Para organizar fotografias e receitas rabiscadas no bloco que tenho sempre na cozinha e fazer as coisas com a calma que gosto. Para sentir saudade e vontade de voltar! 
E volto com um bolo para o fim de semana! Esta é uma receita que me lembro de ver a minha mãe fazer... o mesmo peso dos ovos em manteiga, açúcar e farinha. Quando o vi na Teleculinária, vieram à memória os lanches de infância e fui direto para a cozinha.



Ingredientes 
cerca de* 300g de manteiga sem sal
cerca de* 300g de açúcar
cerca de* 300g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sobremesa de fermento
As sementes de 1 vagem de baunilha casca de 2 limões
6 ovos

Açúcar em pó q.b. para servir (opcional)
* O peso da farinha, manteiga e açúcar depende do peso dos ovos que usar



Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte bem com margarina uma forma de bundt.
Pese 6 ovos inteiros - vai ser esse o peso indicado para os restantes ingredientes. 


Bimby:

Junte a manteiga amolecida com o açúcar no copo com a borboleta e bata 3 min/vel 3. Numa taça, misture a farinha e o fermento. Programe 5 min/vel 3 e, pelo bucal, adicione os ovos, 1 cada vez. Terminado este tempo, junte as sementes de baunilha e a farinha e programe mais 1 min/vel 3. 



Tradicional:

Bata na batedeira a manteiga amolecida com o açúcar até obter um creme fofo. Numa taça, misture a farinha e o fermento. 

Com a batedeira a funcionar, adicione os ovos, 1 cada vez, ao creme de margarina, batendo bem a cada adição. Deite então as sementes de baunilha e, de seguida, a farinha e bata mais um pouco. 

Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 50 min (faça o teste do palito).


Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e sirva polvilhado com açúcar em pó.
 

Bom apetite!



Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ovos, manteiga; N.º de porções: 10; Prato: bolo



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...