5.31.2016

Quiche de atum e queijo fresco com tomate e manjericão

O tempo anda a escorrer-me por entre os dedos... sabem aquela sensação de que precisavam de dias com umas 35h? É isso! No passado dia 17 estive no lançamento dos novos queijos frescos da Montiqueijo, num brunch maravilhoso n' O Nobre, confecionado pela Chef Justa Nobre, onde os queijos foram reis e senhores! Tinha intenção de publicar as fotografias do evento, mas, como disse, o tempo, sempre o tempo (ou a falta dele).

Ficam hoje então com algumas das fotos do evento e com uma sugestão para uma quiche diferente, com o maravilhoso queijo fresco em barra de tomate e manjericão! 

Ingredientes
Ingredientes Para a massa:
300g de farinha sem fermento
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de água fria
100g margarina fria cortada em cubos
1 ovo + 1 gema

Para o recheio:
1 queijo fresco Montiqueijo com tomate e manjericão de 400g 4 ovos 2 latas de atum
1 chávena de leite 1 colher de sobremesa de sal by Necton
Folhas de manjericão fresco para servir

Confeção Bimby
Coloque no copo a farinha e a margarina e programe 15 seg/vel 6. Junte a água, o ovo e a gema e programe 45 seg/vel espiga.
Deixe repousar no frigorífico pelo menos 30m.

Para o recheio no copo o queijo, o leite, os ovos, o sal e programe 30 seg/vel 6. Adicione o atum e programe mais 15 seg/vel 3.

Tradicional Misture a farinha, o sal e a manteiga até obter a textura de migalhas. Junte a água e os ovos e amasse até ter uma massa lisa. Deixe repousar no frigorífico pelo menos 30m.
 
Junte numa taça o queijo, o leite, os ovos, o sal e bata com a batedeira até ter um creme uniforme. Junte o atum e bata mais um pouco.
Estenda a massa com um rolo e coloque numa tarteira forrada com papel vegetal. Deite o recheio na tarte e leve ao forno cerca de 25 minutos até dourar.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal, entrada

5.30.2016

Potes de creme de Chocolate e café

Apeteceu-me começar a semana com chocolate, com uma sobremesa rápida, com poucos ingredientes e bem achocolatada... e estes potes cumprem todos os requisitos! Para além disso, não levam açúcar além do chocolate negro, não têm natas e são deliciosos. Uma indulgência perfeita para arrancar uma semana que se avizinha cheia de trabalho! 

Nota: Estas tacinhas são bem pequenas e satisfazem completamente. Sugiro que usem potes de iogurte (meio cheios) ou mesmo chávenas de café para esta sobremesa que é muito intensa!



Ingredientes
2 ovos
150g de chocolate 70% de cacau de boa qualidade
1/2 chávena de café bem quente
1 pitada de flor de sal by Necton 
1 colher de chá de estrato de baunilha
Morangos q.b. para servir

Confeção
Bimby:
Coloque o chocolate no copo e triture 1 min/vel 7. Junte os ovos, o sal e o estrato de baunilha e programe 10 min/vel 5. Pelo bucal, junte lentamente o café bem quente. Deixe terminar de bater, verta para taças pequenas e leve ao frio por pelo menos 1h. 

Tradicional:
Pique o chocolate finamente com uma faca. Deite no liquidificador o chocolate, os ovos, o sal e o estrato de baunilha e ligue a máquina. Pelo bucal, verta lentamente o café bem quente e deixe bater durante uns 10 minutos. 
Coloque em taças pequenas e leve ao frio por, pelo menos, 1h. 



Tire di frio uns 10 min antes decservir e sirva com alguns morangos frescos em pedaços ou com natas batidas. 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Chocolate, café

5.25.2016

"Zoodles" com cogumelos e ovo escalfado

Vou confessar... o que eu queria MESMO era um prato de massa bem decadente, cheio de queijo e um molho pesto caseiro... mas não posso! Para colmatar estas ânsias e desejos, faço zoodles, com a gema de um ovinho escalfado a servir de molho. E sabe-me muito bem, apesar das diferenças óbvias! ;)
Se andam como eu, a tentar perder uns quilinhos, esta opção de servir os vegetais assim, em forma de noodles, é um excelente truque e muito saciante. 



Ingredientes
1 dentes alho
1 chalota
1 pitada de sal by Necton e pimenta q.b.
1 chávena de cogumelos fatiados
1 fio de azeite
1/2 cálice de vinho do porto 
1 curgete 
1 ovo


Confeção
Prepare a curgete: retire a casca com o descascador e, com a ajuda de um cortador de legumes em juliana (eu uso este amarelo, da tupperware), corte tiras no sentido longitudinal. 
Coloque um tacho ao lume com água. Quando ferver, baixe o lume, mexa a água por forma a formar um remoinho e deite no centro um ovo. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Retire e reserve.
Numa frigideira larga com um fio de azeite, refogue a chalota picada. Quando estiver translúcida, junte o dente de alho também picado e os cogumelos. Tempere com sal e pimenta, refresque com o vinho do Porto e deixe cozinhar uns minutos. Junte a curgete e envolva uns segundos.



Sirva a curgete com o ovo.
 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Curgete, Ovo; N.º de porções: 1; Prato: prato principal

5.24.2016

Frango agridoce com brócolos e arroz de soja

Há dias fui a um restaurante chinês bem diferente do habitual, o The Old House, um restaurante de gastronomia da província chinesa de Sichuan, onde imperam os produtos de qualidade e a malagueta! - Podem ver a minha review deste jantar, aqui.
A receita de hoje tem inspiração na comida servida no The Old House: sabores "clássicos" como o agridoce ou a soja com o picante da malagueta e um arroz com molho de soja que fez as delícias cá de casa...


Ingredientes
Para o frango: 
3 peitos de frango do campo abertos em borboleta e cortados ao meio
sal by Necton q.b. 
1 malagueta verde e picada
1 pedaço de gengibre fresco picado (cerca de 1 colher de chá)
2 dentes de alho, picados
1 chávena de Brócolos fatiados
1/2 chávena de molho agridoce (usei o da Paladin)
2 colheres de sopa de molho de soja
1 fio de óleo de sésamo

Para o arroz:
3 colheres de sopa de molho de soja
1 chávena de arroz vaporizado
2 chávenas de água
1 dente de alho
1 fio de óleo de sésamo

Confeção
Num tacho, deite um fio de óleo de sésamo e o dente de alho esmagado. Coloque o arroz e frite uns minutos os bagos, mexendo sempre. Adicione a água a ferver e deixe cozinhar. 

Tempere o frango com um pouco de sal. Aqueça uma frigideira larga ou um wok com um fio de óleo de sésamo e doure os pedaços de frango uns 3 a 4 min de um dos lados. Nesse tempo, pique os alhos, a malagueta (tire as sementes se não gostar de muito picante) e o gengibre e fatie os brócolos. Vire o frango junte os brócolos, os alhos, a malagueta e o gengibre e deixe cozinhar mais uns 2 min. Por fim, adicione o molho agridoce e o molho de soja e deixe apurar mais uns 3 minutos.

Para finalizar o arroz, deite o molho de soja numa frigideira e leve ao lume a reduzir até ficar com uma consistência quase de mel. Junte o arroz cozido e bem escorrido e salteie um minuto na frigideira. 

Sirva imediatamente


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

5.23.2016

Barrinhas energéticas

O melhor que este Blogue me trouxe foi, sem dúvida, as amizades! Não é difícil criar ligações com pessoas que partilham interesses comuns, mas eu tive a sorte de encontrar quase irmãos, daqueles com quem facilmente partilhamos confidências e para quem queremos o melhor. Quem me deu o livro da receita que trago hoje foi um desses casos "graves" de amizade! Acho que temos tanto em comum na forma de ver a vida, as pessoas e a própria amizade, que às vezes basta um olhar para sabermos o que o outro está a pensar... Este fim de semana o meu grande amigo Célio, autor do Sweet Gula (na minha opinião um dos melhores Blogues de receitas portugueses) fez anos e eu fiquei com vontade de deixar também aqui registado um bocadinho do que lhe desejo: Muita felicidade nos teus dias, muita sorte no teu caminho, todo o sucesso que desejas com o companheirismo e amor da mulher da tua vida... Que a vida te sorria sempre!


Adaptado de Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável de Gabriela Oliveira

Ingredientes
meia chávena de amêndoas ou avelãs com pele (usei amêndoas)
2 colheres sopa de cacau
14 tâmaras
1/2 chávena de flocos de aveia 
1/2 chávena de coco ralado
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa óleo de coco*

* acrescentei à receita. Como usei cacau em pó, achei que precisava para ligar. A receita pode ser feita com 50g de chcocolate preto em vez do cacau e, nesse caso, não vai ser preciso o óleo de coco.

Confeção
Bimby: Coloque no copo as amêndoas ou avelãs e programe 15 seg./vel 8. Junte o cacau e as tâmaras e programe 2 min/vel 7. 
Adicione a aveia, o coco, o óleo de coco e a canela e programe mais 2 min/vel 7.
Tradicional: Triture as amêndoas ou as avelãs num robot de cozinha por alguns segundos até obter um pó granuloso. Junte o cacau e as tâmaras e triture mais um pouco. Adicione a aveia, o coco, o óleo de coco e a canela e triture durante mais alguns segundos até obter uma textura granulosa e húmida.
Forre o fundo de um prato rectangular com película aderente.Deite a mistura, cubra com mais película e prense com a palma da mão. Leve ao congelador por 15 min. Passado este tempo, retire e corte as barrinhas do tamanho que desejar.
Consuma dentro de 5 dias.
 
Bom Apetite!


Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Aveia, tâmaras, amêndoas

5.20.2016

Bolo Mississipi de Café e Chocolate

Se há coisas a que eu não resisto são estas duas... café e chocolate! E juntos, então, é derrapagem na dieta garantida! 
Andava eu a pesquisar um bolo de café e chocolate para fazer no fim de semana, quando comecei a ver imensas receitas deste Bolo Mississipi. Fiz algumas adaptações entre as várias receitas que vi e lá fiz o bolo. O resultado foi, para mim, dos melhores bolos de chocolate dos últimos tempos! É denso, húmido e com um travo intenso a café.



Ingredientes
225g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal by Necton
300ml de café forte, quente
50ml de licor de café (a receita pedia brandy)
150g de chocolate 70% de cacau
225g de manteiga sem sal
200g de açúcar amarelo
2 ovos grandes
2 colheres de chá de essência de baunilha
manteiga para untar q.b.

Para a cobertura:
100g de chocolate de culinária 70% de cacau
6 colheres de sopa de leite 
pepitas de chocolate q.b. Vahiné

Confeção
Pré aqueça o forno a 160º. 
Unte uma forma de 24 cm de diâmetro com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Reserve.

Peneire a farinha para uma taça e adicione o fermento e o sal.
Coloque o licor, o café, o chocolate partido em pedaços e a manteiga numa taça grande e leve ao microondas por 1 min. Mexa até derreter todo o chocolate e, se necessário, coloque mais 30 segundos no microondas.  Adicione aos poucos o açúcar e bata bem até estar completamente dissolvido. Junte a farinha, misturando muito bem, depois, os ovos, um de cada vez e, por fim, a essência de baunilha. Mexa novamente até estar tudo bem ligado.

Deite a massa na forma e leve ao forno a cozer durante aproximadamente 30 a 40 min. 

Retire e deixe na forma enquanto faz a cobertura: Coloque o chocolate partido e o leite numa taça e leve ao microondas por 1 min. Mexa bem até derreter todo o chocolate. 

Desenforme o bolo e deite o chocolate por cima. Salpique com as pepitas de chocolate.


Bom Apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate, Café; N.º de porções: 12; Prato: Bolos

5.18.2016

Gelado de banana e morangos (light)

Finalmente, uns dias de sol e a temperatura a aumentar! Finalmente a primavera a brindar-nos com a sua energia! É o pretexto perfeito para prepararem um gelado leve, para comer sem culpas e com a fruta da estação: morangos. 
Eu adoro estes gelados à base de banana... ficam doces q.b., cremosos e, com outra fruta misturada, surpreendentemente, o sabor da banana fica muito, muito suave. 

Ingredientes
3 bananas congeladas em rodelas
8 morangos grandes frescos ou congelados
2 colheres de sopa de xarope de agave
1 iogurte natural

Confeção

Coloque a fruta, o mel e o iogurte no copo da bimby e programe 2 minutos, velocidade 9. Pode igualmente usar um bom processador de alimentos ou liquidificador, desde que seja potente e com as lâminas fortes o suficiente para triturar a fruta congelada.
 
Está pronto a servir! :)




Bom apetite!

Tempo de preparação: 3 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Banana, morangos; N.º de porções: 8; Prato: sobremesa



5.17.2016

Pasta carbonara (sem natas)

Esta não é uma receita nova no Blogue e muito menos é nova cá por casa! É dos pratos preferidos do filhote e, naqueles dias em que só estamos os dois, eu costumo fazer-lhe a vontade e fazer uma carbonara só para ele. Como a receita já é muito antiga no Blogue, resolvi "recuperá-la" para lhe voltar a dar o palco merecido...

Ingredientes
300g de esparguete
150g de bacon
sal by Necton e Pimenta Margão q.b.
4 colheres de sopa de queijo tipo parmesão ralado finamente
Queijo parmesão para ralar para servir
2 ovos

Confeção
Coza o esparguete em água com sal, al dente. 
Numa frigideira sem gordura, coloque o bacon cortado em tiras e deixe fritar na própria gordura até estar crocante. Escorra a gordura e reserve em papel absorvente. 
Entretanto, bata os ovos com o queijo e tempere com um pouco de pimenta. Dilua com um pouco da água de cozer a massa (cerca de 3 colheres de sopa). Escorra o esparguete e volte a  colocar na panela. Fora do lume, envolva bem o ovo batido. Com o calor residual da massa, o ovo vai engrossar e formar um molho cremoso. Junte os pedacinhos de bacon e sirva salpicado com queijo ralado.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bacon, ovos; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

5.16.2016

Tortillas de pequeno almoço

"Sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força. 
Para todo fim, um recomeço." Antoine de Saint-Exupéry

Não tenho uma boa relação com as segundas feiras, já se devem ter apercebido "ligeiramente" deste facto. Mas reconheço-lhe algumas vantagens... sim, a sério! Não é à toa que tomamos decisões neste dia da semana: começar uma dieta, deixar de fumar ou outra qualquer decisão de mudança parecem ter na segunda feira o dia de eleição!  O "problema" é que gosto demasiado da sensação de não ser guiada pelo relógio que nos traz o fim de semana, de ter tempo para pequenos prazeres como cozinhar sem pressas ou tomar um pequeno almoço demorado em família e, invariavelmente, chego à segunda feira com esta sensação de quase jet lag! Como é 2ª feira, fica a minha nova resolução: encontrar sempre algo de bom nestes dias, para contrariar o meu síndrome agudo de Garfield! Este pequeno almoço é uma boa ajuda...


Ingredientes
2 tortillas (de compra, ou desta receita)
1/2 chávena de queijo ralado
Algumas fatias de fiambre de peru fumado (ou outro, a gosto)
2 ovos

sal by Necton e Pimenta Margão q.b.
1 fio de azeite
algumas folhas de manjericão fresco

Confeção
Aqueça uma frigideira pequena com um fio de azeite e estrele os ovos, temperados com sal e pimenta. Reserve.
Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque uma tortilla a dourar um pouco. Vire-a, deite metade do queijo espalhado na tortilla e umas fatias de fiambre num dos lados. Coloque o ovo e retire. Salpique com algumas folhas de manjericão e dobre a tortilla ainda quente. Proceda da mesma forma com a outra tortilla (ou quantas quiser fazer).


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ovo, queijo, fiambre; N.º de porções: 2; Prato: pequeno almoço

5.13.2016

Quadrados húmidos de coco e limão

Assim, de repente, já chegámos a outro fim de semana... tenho a sensação de que tudo anda a passar demasiado depressa, as semanas, o trabalho, o tempo para amigos e família, tudo fica "curto" e acabo invariavelmente com a sensação de que estou em falta! Chegámos a outro fim de semana e eu, como tem vindo a hábito, acabo por "empurrar" muito do que não consigo fazer durante a semana, para o fim de semana... Ainda assim, não pode faltar (porque até ajuda a suportar o excesso de trabalho) um bolinho! 




Ingredientes
2 limões (raspa e sumo)
200g de açúcar 
4 ovos
100g de margarina
1 chávena de coco ralado, mais um pouco para polvilhar
2 chávenas de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena de leite de coco
 
para a calda:
casca e sumo de 1 limão 
75g de açúcar
50 ml de água
 
Confeção
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve ao lume ou ao microondas o leite de coco e a margarina até esta derreter. Deixe arrefecer. 
 
Bimby:
Corte a casca dos 2 limões e coloque-as no copo. Adicione o açúcar e programe 10 seg/vel 9. Coloque a borboleta, junte os ovos e programe 5 min/vel 4. Junte junte o coco, a farinha e o fermento e misture 10 seg/vel 4. Junte depois o leite de coco e a margarina e o sumo de limão e misture 10 seg/vel 4.
Deite a massa do bolo numa forma retangular de 20x30cm previamente untada, salpique com coco ralado e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou o bolo estar cozido.

Enquanto o bolo coze, prepare a calda, colocando no copo lavado, o açúcar, a água e casca do limão. Programe 10 min/Varoma/vel 1. Junte o sumo do limão no final e reserve.

Tradicional:
Misture o açúcar com as raspas dos 2 limões e misture com as mãos, para libertar os óleos do limão. Passe este açúcar aromatizado para uma taça juntamente com os ovos e bata por cerca de 5 min com a batedeira. Junte o coco, a farinha e o fermento e misture, sem bater demasiado. Junte depois o leite de coco e a margarina, bem como o sumo de limão e misture.
Deite a massa do bolo numa forma retangular de 20x30cm previamente untada, salpique com coco ralado e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou o bolo estar cozido.

Enquanto o bolo coze, prepare a calda: leve um tachinho ao lume com o açúcar, a água e as cascas de limão. Deixe ferver cerca de 10 minutos, até engrossar sem escurecer, junte o sumo de limão, apague e reserve.
 
Retire o bolo do forno e, com o bolo ainda quente, espalhe a calda por cima. Deixe arrefecer completamente antes de cortar em quadrados.


Bom apetite!


Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: coco, limão; N.º de porções: 20; Prato: Bolo



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...