7.28.2016

Penne de salmão, brócolos e chouriço

Desde que voltei de férias, confesso que as minhas estadias na cozinha andam demasiado rápidas. Ou pelo calor intenso ou porque se acende o grelhador no terraço para jantares ao fresco, não tenho cozinhado muito no fogão e menos ainda no forno... e, quando isso acontece, saem destes pratos muitos rápidos: um salteado de salmão, brócolos, chouriço e massa, para que o tempo seja gasto a aproveitar todos os minutos do verão!



Ingredientes
300g de massa tipo macarrão riscado
sal by Necton e pimenta  Margão q.b.
3 dentes de alho
2 lombos de salmão cortados em cubos
1 chávena de brócolos fatiados
1/2 chávena fatias de chouriço
1 colher de sopa de molho inglês
1 fio de azeite

2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar light
Queijo parmesão ralado q.b. para servir


Confeção
Num tacho ou frigideira larga, deite os alhos picados e o chouriço e deixe suar um pouco. Junte os brócolos e deixe cozinhar uns 2 minutos. Adicione então o salmão previamente temperado com sal e pimenta e cozinhe por cerca de 5 min em lume brando. Junte o molho inglês, o queijo e dilua com um pouco de água. Deixe levantar fervura. Retifique os temperos e apague.

Entretanto, coza a massa conforme as indicações da embalagem. Escorra e junte o molho de salmão. Sirva imediatamente.



Bom apetite!Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmão; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

7.27.2016

Geladinhos de gelatina, fruta e iogurte

Chegaram a esta cozinha as novas gelatinas com fruta da Alsa que, por si só, já são muito boas, mas, com o calor que se tem feito sentir, resolvi transformá-las nestes geladinhos bem simples, refrescantes e leves! Ficaram deliciosos, com iogurte grego para lhes dar alguma cremosidade e a fruta que já vem nas gelatinas, para sabor extra! Uma opção saudável para miúdos e não só!


Ingredientes 
3 gelatinas com fruta (usei 3 sabores diferentes: ananás, pêssego e morango)
3 iogurtes gregos - cerca de 120g cada iogurte (usei magro) 

Nota: pode usar outra gelatina, tem é de estar preparada e solidificada e a proporção é de 120ml para cada iogurte. Junte 50g de fruta do mesmo sabor que usar.

Confeção
Se usar sabores diferentes, faça separadamente: num robot de cozinha ou no liquidificador, coloque 1 iogurte e uma das gelatinas e bata até ficar homogéneo. Usei a bimby, 1 min/vel 6-7-8. Caso faça os geladinhos todos no mesmo sabor, pode bater logo as 3 gelatinas com os iogurtes. 

Deite em moldes de gelado, coloque os pauzinhos e leve ao congelador até congelar. Para tirar os gelados facilmente, encha um recipiente com água quente e mergulhe o molde na água por uns segundos, sem deixar chegar aos gelados.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos (mais o tempo de congelação); Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Gelatina com fruta, Iogurte; N.º de porções: 6; Prato: sobremesa

7.26.2016

Pizza de pêra, presunto, mozzarella e rúcula

Às vezes sinto que a minha cozinha é um género de discos pedidos culinários... ou isso, ou os meus rapazes estão muito mal habituados e mimados quanto a esta cozinheira lhes satisfazer os apetites e vontades! Se calhar é uma mistura dos dois... porque garanto que a única coisa que me poderia fazer ligar o forno por estes dias foi mesmo um pedido do rapaz para fazer uma pizza caseira! 

A verdade é que já há muito que não fazia uma noite de pizzas e com este queijo mozzarella de leite de bufala da Galbani ficou mesmo deliciosa, compensando largamente o tempo de calor do forno!


 
Ingredientes
Para a massa:   
Água morna q.b. 
1 colher de chá de sal  
500g de farinha de trigo  
1 saqueta de femento seco
1/2 colher de azeite
1 colher de chá de oregãos

Recheio:
3 colheres de sopa de molho de tomate 
1 e 1/2 chávenas de queijo mozarela ralado  
1 chávena de presunto cortado em pedaços
1 pêra rocha
1 queijo mozzarella de leite de bufala Galbani
1 punhado de rúcula
1 fio de azeite
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de vinagre balsâmico
 
Confeção
Bimby:
Coloque no copo a farinha, o azeite e o fermento e programe velocidade Espiga, sem tempo. Pelo bucal, adicione água morna (cerca de 200ml), em quantidade suficiente para a massa se formar numa bola que se desprende dos lados da máquina. Tempere com o sal e a mistura de temperos. Bata durante cerca de 2 min.

Tradicional:
Coloque todos os ingredientes secos e o azeite numa tigela e misture. Vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.

Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.

Pré aqueça o forno a 200º.  
Estique a massa em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho, depois o queijo mozzarella ralado, a pêra fatiada e o queijo mozzarella de leite de bufala Galbani fatiado. Leve ao forno por cerca de 20 min. 
 
Na hora de servir: numa taça, misture o azeite, o mel e o vinagre e junte a rúcula. Distribua o presunto pela pizza e termine com a rúcula. Sirva imediatamente.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Presunto, Pêra, queijo Mozzarella;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza

7.25.2016

Ovos no Abacate com queijo da ilha

Hoje é um dia especial cá por casa, como são os dias em que um de nós comemora aniversário. Mas não vai haver bolo, pelo menos, não por aqui... a cozinheira está de folga e confesso que o calor intenso do fim de semana fez com que trocasse o bolo por gelados! Para além disso, como a aniversariante sou eu, permito-me uma "batota" e vou soprar a vela numa sobremesa fria. 
Ando, aliás, numa de batotas, a driblar o calor, como já perceberam pelo bolo de 6ª feira! Este abacate é outro exemplo, não foi feito no forno convencional, mas sim no microondas, com um toque de Grill. E ficou perfeito para começar o 1º dia dos meus 45 anos com muita energia!


Ingredientes
1 abacate médio
sumo de limão q.b.
2 ovos pequenos
sal by Necton e pimenta preta Margão q.b.
1 colher de sopa de queijo da ilha ralado
1 pitada de pimentão da la Vera Margão 
Confeção
Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Pincele com sumo de limão para não oxidar. Coloque num pirex pequeno e quebre um ovo pequeno na cavidade do caroço em cada uma das metades do abacate. Tempere com sal e pimenta e leve ao microondas em potência máxima por 1 min. Retire, coloque o queijo e leve 8 min ao microondas no grill para derreter o queijo. 
Sirva salpicado com o pimentão.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Abacate; N.º de porções: 1; Prato: Brunch

7.22.2016

Bolo de chocolate e canela 5 minutos

Com o calor que tem estado não apetece muito ligar o forno, mas um bolo ao fim de semana é tão bom, verdade? Cá por casa o microondas é usado só para aquecer e, de tempos a tempos, descongelar, mas já em dias de calor pode ser a solução para ter um bolo delicioso na mesa sem aquecer a cozinha com o forno. Este bolo de chocolate é feito em 5 min no microondas e é um bolo fofo e húmido, uma maravilha! Usei esta receita do Blogue As minhas Receitas, da Joana Roque, apenas acrescentei a canela (só porque adoro a conjugação de sabores) e alterei a cobertura, mas ficámos rendidos!  




Ingredientes
4 ovos
200g de açúcar
100g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
150g chocolate de culinária 70% de cacau
120g de manteiga sem sal
1 colher de chá de canela 

Para a cobertura: 
80g de chocolate de culinária 70% de cacau
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de leite
Chocolate em pó e canela q.b. para polvilhar

Confeção
Bimby:
Deite no copo com a borboleta os ovos, o açúcar, a farinha, o fermento e a canela e bata 3 min/vel 4. 
Entretanto, numa taça, junte a manteiga e o chocolate partido e leve ao microondas cerca de 1,5min na potência máxima. Retire e mexa até derreter todo o chocolate. Junte esta mistura aos ovos e bata mais 30 seg/vel 4.

Tradicional:
Numa taça, junte a manteiga e o chocolate partido e leve ao microondas cerca de 1,5 min na potência máxima. Retire, mexa até derreter todo o chocolate e reserve. Noutra taça, deite os ovos, o açúcar, a farinha, o fermento e a canela e bata com a batedeira durante uns minutos. Adicione o chocolate derretido e bata apenas para misturar.

Unte uma forma de silicone com um pouco de manteiga e deite a massa. Leve ao microondas por 5 min na potência máxima. Retire e deixe arrefecer.

Para a cobertura: Leve uma tacinha ao microondas com a manteiga, o leite e o chocolate e programe 1 min. Retire e mexa até derreter todo o chocolate.

Desenforme o bolo e deite o chocolate por cima. Deixe arrefecer completamente antes de salpicar com um pouco de chocolate em pó e canela misturados. 


Bom Apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ChocolateN.º de porções: 8Prato: Bolos

7.21.2016

Espetadas de frango com molho de iogurte e alho frito

Adoro fazer a carne de frango marinada em iogurte ou buttermilk... fica macia e nada seca e com um sabor delicioso! E basta marinar uns 20 min, com mais uns "pozinhos" para ficar pronta a cozinhar! Aqui, foi acompanhada por um maravilhoso molho de iogurte com alho frito. Uma refeição com a cara do Verão!


Ingredientes
Para os espetos:
3 peitos de frango
1 chav de iogurte natural light 
sal by Necton e pimenta preta Margão q.b.
raspa de 1/2 limão
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de tomilho

Para o molho:
1 chav de iogurte grego ligeiro
1 colher de chá de mel
1 pitada de sal by Necton
2 dentes de alho
1 fio de azeite
cebolinho picado q.b.

Confeção
Corte os peitos de frango em tiras e tempere com sal e pimenta. Numa taça, misture os ingredientes da marinada - iogurte, raspa de limão, tomilho e os alhos picados. Envolva os pedaços de frango no iogurte e deixe descansar 20 min. 

Faça os espetos, espetando cada tira de frango em zigue-zag. Aqueça uma grelha ou frigideira antiaderente e grelhe os espetos por uns 4 minutos de cada lado em lume médio-baixo.  
 
Para o molho, leve uma frigideira com um fio de azeite ao lume baixo e deite os alhos fatiados. Deixe cozinhar, sem queimar (o lume tem de estar mesmo baixo). Retire os alhos e esmague-os bem com um garfo, em puré. Misture bem com os restantes ingredientes do molho



Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

7.20.2016

Gelado de banana, manteiga de amendoim e chocolate

Hoje é dia de regressar ao trabalho, às rotinas... se bem que, enquanto houver calor e verão, jantares ao ar livre e fins de semana com pés na areia e olhos no mar, sinto-me sempre um pouco de férias! Para ajudar, nada como ter um geladinho delicioso para refrescar e, neste caso, para comer sem (grande) culpa!



Ingredientes
3 bananas congeladas em rodelas
4 colheres de sopa de manteiga de amendoim
80g de chocolate negro
2 colheres de sopa de xarope de agave ou mel
1 iogurte natural

Confeção
Coloque a banana, o xarope de agave, a manteiga de amendoim e o iogurte no copo da bimby e programe 2 minutos, velocidade 9. Pode igualmente usar um bom processador de alimentos ou liquidificador, desde que seja potente e com as lâminas fortes o suficiente para triturar a fruta congelada. 
 
Leve o chocolate ao microondas por 1 min na potência máxima e mexa até derreter tudo. Coloque 1/3 do creme de gelado numa caixa e salpique com o chocolate derretido, em fio. Coloque mais 1/3 do gelado e mais chocolate e repita com o restante creme e chocolate. Com uma colher, mexa o creme de modo a "partir" os fios de chocolate e misturar. 
Leve ao congelador até à hora de servir (retire 20 min antes de servir).



Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Banana, manteiga de amendoim e chocolate; N.º de porções: 8; Prato: sobremesa



7.19.2016

Salada de camarão ao alhinho e papaia

Durante as férias, os almoços eram, na maioria dos dias, feitos em casa, para "fugir" do calor excessivo. E eram invariavelmente saladas frias. Esta foi uma dessas saladas, das poucas a que tirei fotografia. Uma delícia fresca, cheia de sabores contrastantes, bem ao meu gosto. E, com o calor que se vai fazendo sentir, é mesmo o que apetece!




Ingredientes
500g de camarão descascado e sem cabeça (se usar miolo congelado, use de tamanho grande)
sal By Necton q.b.
3 dentes de alho
sumo de 1 limão
1 pitada de flocos de chili Margão
1 fio de azeite
1 papaia
200g de massa fusili tricolor
1 punhado de alface (usei frisada e roxa)
80g de queijo feta
6 rabanetes
Azeite e vinagre q.b. 

Confeção
Coza previamente a massa e deixar arrefecer.
Numa frigideira com um fio de azeite, deite os dentes de alho picados e os camarões temperados com sal e o chili e frite uns minutos. Apague o lume e refresque com o sumo de limão. Deixe arrefecer.
Disponha as folhas de salada e a massa temperadas com um pouco de azeite e vinagre numa travessa. Arranje a papaia - Corte ao meio, retire as sementes e a casca e corte em fatias. Disponha as fatias por cima da salada, bem como os camarões, os rabanetes cortados em fatias finas e o queijo feta esfarelado. Regue com o molho que ficou na frigideira. 

Bom apetite! 

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Camarão; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal, entrada

7.18.2016

Folhado de Ricotta, espinafres e frango

Por aqui, estamos lentamente a voltar à realidade depois de uns dias de descanso e praia... e não é fácil! O calor continua em força (não me estou a queixar, gosto destes dias quentes) e a vontade de dar um salto à beira-mar é enorme, mas há que preparar o regresso ao trabalho e voltar às pequenas rotinas da casa. O que ainda não entrou na rotina foi a cozinha... essa, permanece em modo de verão com refeições leves e petiscos no terraço. Começamos com um folhado super rápido com a deliciosa Ricotta da Galbani, espinafres e frango.



Ingredientes
1 placa retângular de massa folhada
1 peito de frango
1 embalagem de queijo Ricotta Galbani
sal By Necton q.b.
Pimenta preta e alho em pó Margão q.b.
1 molho de espinafres frescos
1 cebola pequena
1 fio de azeite


Confeção

Abra o peito de frango em borboleta. Tempere com sal, pimenta e alho em pó dos dois lados e grelhe numa grelha ou frigideira antiaderente por cerca de 4 min de cada lado. Deixe arrefecer e fatie.
Noutra frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola picada. Quando esta estiver transparente, junte os espinafres, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar. 
Numa taça, misture o queijo ricotta com os espinafres.
Corte a placa de massa folhada em 2, na horizontal. Espalhe a mistura de ricotta no centro de uma das metades, deixando uns 3 cm à volta. Cubra com as fatias de frango. Feche o folhado, cobrindo com a outra metade de massa e sele bem as pontas. 
Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 min a 180º.  


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango, Ricotta; N.º de porções: 3; Prato: prato principal, entrada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...