9.30.2016

Queques de milho e mel

Quando o tempo escasseia, os bolos de fim de semana "encolhem"! É nestas alturas que me valem as receitas da bimby para, rapidamente, termos um miminho para o lanche. Já tinha marcado esta receita do livro Viajar com a Bimby, que adaptei ao nosso gosto e 20 min depois tínhamos estes meninos, bem fofos e deliciosos, para o lanche.
Esta é a versão doce dada no livro, mas a receita pode também ser adaptada a sabores mais salgados (nesse caso, devem retirar o mel e colocar apenas 50g de açúcar), juntando pedacinhos de bacon ou de queijo ou o que a vossa imaginação ditar! Eu não testei esta versão salgada, mas deve ficar deliciosa!    



Ingredientes
160g farinha de milho
140g farinha
120g açúcar amarelo
2 colheres chá fermento em pó (rasas)
1 colher chá sal
1 ovo
250g leite
2 colheres de sopa de mel
80g de manteiga sem sal derretida

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º.

Bimby:
Coloque no copo as farinhas, o açúcar, o fermento, o sal e misture 4 seg/vel 4. Retire e reserve.
Coloque no copo o ovo, o leite, a manteiga derretida e o mel e misture 5 seg/vel 3. Junte a mistura de farinha e bata 6 seg/vel 4. Envolva com a espátula. 

Tradicional:
Numa taça, misture as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal. Reserve.
Bata com a batedeira o ovo, o leite, a manteiga derretida e o mel. Junte a mistura de farinha e bata mais um pouco, apenas para misturar. 


Deite a mistura em formas de queque, previamente untadas com manteiga (se usar formas de silicone não precisa untar) e leve ao forno cerca de 15 minutos.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha de milho, mel; N.º de porções: 16Prato: bolinhos

9.29.2016

Medalhões de carne picada com bacon

Raramente comemos carne de vaca cá por casa, mas, de quando em vez, lá faço uma ou outra refeição desta carne, quase sempre em forma de bife ou hambúrguer. Deste vez, apetecia-me experimentar uns medalhões, tinha uma carne alentejana picada de pujadouro, sem gorduras e bem suculenta e saiu esta receita, bem minimalista, simples e que foi muito apreciada!




Ingredientes
800g de carne de vaca picada 
8 fatias de bacon
Sal by Necton e pimenta Margão q.b. 
cebolinho q.b.
1 fio de azeite

Confeção
Tempere a carne com sal, pimenta e um pouco de cebolinho picado finamente. Divida a carne em 4 e molde em bolas, achatando-as de seguida. 
Corte as fatias de bacon à medida da altura dos medalhões e enrole-as à volta de cada medalhão, prendendo-os com palitos. 
Pré-aqueça o forno a 170º.
Deite um fio de azeite numa frigideira que possa ir ao forno e doure os medalhões cerca de 2 min de cada lado. Transfira depois a frigideira para o forno por mais 10 min.

Sirva salpicado com cebolinho e acompanhe com arroz e salada. 



Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; DificuldadeMédio; VegetarianoNão; Para crianças: NãoIngrediente principal: Carne de vaca picada N.º de porções: 4Prato: Prato principal

9.28.2016

Quiche sem massa de atum, cogumelos e brócolos

Ainda não entrei no ritmo da época escolar... ou melhor, não está a ser fácil gerir os picos de trabalho com o ritmo exigido na época escolar! O rapaz mais novo vem todos os dias almoçar e eu tento levar marmita para o meu almoço, para evitar tentações. Entre isto e o jantar, acabo por fazer pelo menos 2 comidas por noite! Ora, em semanas como as últimas têm sido, a coisa não é mesmo fácil de gerir! 
Há alguns truques que costumo usar para ter algumas refeições prontas congeladas: ao fim de semana, nalgumas comidas que se prestam a isso, faço a mais e congelo doses individuais (pizzas, empadas, massas para gratinar...), mas até os fins de semana têm sido bem preenchidos! 

Estas quiches sem massa são uma opção recorrente para as minhas marmitas e esta, com atum, brócolos e cogumelos, ficou mesmo boa!




Ingredientes
5 ovos
Flor de sal by necton e pimenta Margão q.b.
1 colher de chá de orégãos Margão
4 colheres de sopa de queijo fresco para barrar light
2 latas de atum escorrido
1 chávena de cogumelos fatiados
Alguns pés de brócolos para colocar por cima
1 colher de sopa de azeite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 170º. 
Numa frigideira que possa ir ao forno, deite o azeite e salteie os cogumelos. Retire e salteie também os brócolos até amolecerem. Bata com um fuet os ovos com o queijo até ter um creme homogéneo. Tempere com sal e pimenta. Misture o atum e os cogumelos e deite a mistura na frigideira. Coloque por cima os brócolos e leve ao forno por cerca de 20 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos, atumN.º de porções: 2; Prato: Pratos leves

9.27.2016

Gratinado ligeiro de massa, peru e cogumelos

Eu avisei que iam começar as comidas de conforto por aqui... e uma massa gratinada fumegante, acabada de sair do forno é a verdadeira comida de conforto! Esta, no entanto, é aligeirada e vem em duas versões: com massa, para os rapazes e com pedacinhos de curgete para mim... porque a comida de conforto também pode ser mais leve!




Ingredientes
3 bifes de peru cortados em tiras
4 colheres de sopa de queijo quark
1 colher de azeite
1 alho francês (só a parte branca)
1 chávena de cogumelos fatiados
1 colher de sopa de concentrado de tomate
Flor de sal by necton e pimenta preta Margão q.b.
1 colher de chá de tomilho seco Margão
1 colher de sopa de queijo ralado light
200g de massa farfalle

Para a versão low carb:
1/2 chávena de curgete cortada em rodelas e estas em 4

Confeção
Cozinhe a massa em água com sal pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e reserve. Fatie o alho francês finamente e reserve. Corte a curgete como indicado e reserve. Corte o peru em tiras e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Aqueça uma frigideira com o azeite e salteie o alho francês e os cogumelos. Junte as tiras de peru, tempere com sal, pimenta e o tomilho e deixe cozinhar uns minutos. Junte o tomate e um pouco de água e deixe tomar gosto. Apague o lume, adicione o queijo quark e envolva bem.

Divida este recheio em 3/3. Num 1/3 misture a curgete. Nos restantes 2/3, misture a massa. Coloque as porções em 3 formas individuais ou em tabuleiros pequenos  e salpique com um pouco de queijo ralado light. Leve ao forno por 15 min.

Sirva com uma salada verde com azeite e vinagre balsâmico.


Clique na imagem abaixo para saber truques, receitas e outras informações sobre a carne de peru:




Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru, cogumelosN.º de porções: 3; Prato: Prato principal

9.26.2016

Zoodles com frango de limão e alho

Para começar bem a semana, um prato leve. Mas será mesmo só hoje a leveza desta cozinha na semana... que o outono e os fins de dia mais frescos (e os rapazes desta casa) já pedem outras comidas, das que aquecem o corpo e a alma, de conforto! Não sei se serei só eu, mas confesso que tenho mais dificuldade em fazer dieta com o tempo fresco! Apetecem mais os gratinados, os assados vagarosos e as comidas fumegantes e lá se vai a facilidade das saladas! Enquanto não me rendo, fiquem com mais uns zoodles.




Ingredientes
1 curgete média
1 peito de frango, cortado em cubos
1 colher de sopa de salsa fresca picada finamente
4 tomates cereja
1 dente de alho, picado
1 colher de sopa de azeite
sumo de 1/2 limão
sal by Necton e pimenta preta Margão q.b.

Confeção
Prepare a curgete: retire a casca com o descascador e, com a ajuda de um cortador de legumes em juliana (eu uso este amarelo, da tupperware), corte tiras no sentido longitudinal. Como opção, se tiver, use um espiralizador de legumes. 

Numa frigideira com uma colher de sopa de azeite, salteie os zoodles com uma pitada de sal por 1 minuto. Retire da frigideira para um passador para libertarem um pouco de água e e mantenha quente.

Na frigideira, deite outra colher de sopa de azeite e aloure os cubos de frango, temperados com sal e pimenta. Adicione os tomates e salsa e cozinhe por 5 minutos, ou até que os tomates começam a amolecer e liberar algum do seu sumo.
Enquanto isso numa tigela pequena misture o sumo de limão e o alho picado. 

Adicione os zoodles à panela bem como a mistura de sumo de limão, mexa tudo e sirva imediatamente.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano: nãoPara crianças: NãoIngrediente principal: Curgete, frangoN.º de porções: 1Prato: prato principal

9.24.2016

Bacalhau fresco com queijo e ervas em risotto de limão

A IGLO e o chef Tiago Bonito lançaram um desafio: criar uma receita original com a nova Tranche Inteira de Bacalhau Fresco
Num país com muita tradição com o bacalhau curado em sal, a delicadeza do bacalhau fresco é muito inovadora! Cá por casa adorámos o resultado... até o rapaz pequeno que não gosta do dito comeu bacalhau com gosto!




Ingredientes
Para o risotto:
2 chalotas
50g de manteiga
1 fio de azeite
300g de arroz arbório
1/2 Chávena(125ml) de vinho branco
1,5 litros de caldo de peixe quente
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de curcuma em pó
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
3 colheres de sopa de cebolinho fresco picado
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de manteiga

Para o bacalhau:
1 tranche inteira de bacalhau fresco da IGLO
sal e pimenta q.b.
4 colheres de sopa de maionese
2 dentes de alho esmagados
2 colheres de sopa de salsa picada
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Brócolos verdes cozidos para servir

Confeção

Para o bacalhau:
Deixe a tranche de bacalhau descongelar no frigorífico de um dia para o outro.
Corte a tranche em porções individuais e tempere com sal e pimenta. Prepare um tabuleiro com papel vegetal e pincele com azeite. Coloque as porções de bacalhau no tabuleiro.
Numa tacinha, junte a maionese, os alhos esmagados, a salsa picada finamente e o queijo. Barre o topo das porções de bacalhau e leve ao forno por 15 a 20 min a 180º. 

Faça o risotto:
Coloque a manteiga e o azeite num tacho grande em lume médio. Adicione a cebola e cozinhe por 2-5 minutos ou até ficar macio. Adicione o arroz e a corcuma e mexa por 1 minuto ou até que o arroz estar bem revestido. Adicione o vinho e cozinhe até evaporar. Aos poucos, adicione o caldo, 2 conchas de cada vez, mexendo sempre e esperando o liquido de uma adição evaporar antes de adicionar mais. Demora cerca de 25 minutos até que o arroz esteja al dente. Apague o lume e misture, por fim, a raspa da casca de limão, o cebolinho, o queijo e a manteiga.


Quando estiver a meio do arroz, leve um tachinho ao lume com água e temperada de sal. Coza os brócolos al dente (cerca de 7 min).

Sirva doses individuais com o risotto como "cama", alguns brócolos e uma porção de bacalhau em cima.



Bom apetite!




Tempo de preparação:40 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bacalhau fresco, Arroz N.º de porções: 4; Prato: prato principal 
#Igloportugal   #bacalhaufresco  #CesarCastro

http://www.iglo.pt/
 

9.23.2016

Bolo mármore com cobertura de chocolate

Começo a perceber que isto dos 45 anos já faz mossa! Já não aguento muitas noites a dormir pouco, dias muitos preenchidos... e esta semana foi toda assim! Tinha ainda esperanças de conseguir ter algum tempo mais para o blogue, mas foi completamente impossível. Não quis, apesar da semana ter sido esgotante, acabá-la sem vos deixar esta sugestão para o fim de semana! Um preferido do rapaz cá de casa, com base nesta receita.




Ingredientes
250g de farinha T65 sem fermento
1 colher de chá fermento em pó
Meia colher de chá de sal by Necton

175g de manteiga sem sal
150g de açúcar
2 ovos 
75ml de leite
2 colheres de sopa de cacau em pó

para a cobertura:
100g  de chocolate 70% cacau
1/3 de chávena de leite


Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com manteiga.
Numa taça, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Bimby:
Coloque no copo, com a borboleta, a manteiga e o açúcar e programe 37º/5 min/vel 4. Junte os ovos, um de cada vez, pelo bucal, com a bimby na vel 4. Junte 1/3 da mistura de farinha e programe 15 seg/vel 2. Depois, 1/3 do leite - mais 15 seg/vel 2. Repita até esgotar os ingredientes. 
Tradicional:
Bata bem a manteiga amolecida com o açúcar, até ter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo até serem absorvidos. Junte 1/3 da mistura de farinha e envolva com uma espátula. Depois, 1/3 do leite e misture. Repita até esgotar os ingredientes. 
Divida a massa em 2 partes. Numa delas, junte o cacau em pó e misture bem com um fuet. Deite as massas alternadamente na forma e leve ao forno por cerca de 40 min.  
Faça a cobertura: pique o chocolate (usei a bimby com 3 toques de turbo). Leve o leite ao lume e quando levantar fervura, apague e deite o chocolate. Mexa bem até derreter tudo. 

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer ligeiramente antes de o desenformar e cobrir com a cobertura.


* Forma de Bundt da Metalúrgica

Bom apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: manteiga, chocolate; N.º de porções: 15; Prato: bolo

9.19.2016

Peito de frango com molho de mostarda e bacon

Esta semana vão haver menos receitas por aqui... entre o muito trabalho, alguns afazeres relacionados com o blogue e outros imprevistos que se juntaram na passada semana e que se prolongam para esta, o resultado foi pouco tempo para preparar posts e fotografias durante o fim de semana e, consequentemente, menos receitas! Para vos compensar, fiquem com esta  receita deliciosamente fácil e tão, mas tão gulosa!



Ingredientes
1/3 de chávena de mostarda Dijon
1/4 colher de chá de pimentão doce fumado Margão
1/4 colher de chá de sal by Necton
8 tiras de bacon, em tirinhas
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de azeite
3 peitos de frango
1/2 limão, fatiado
1 chávena e meia de caldo de galinha *
2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar light
cebolinho picado q.b.

Confeção
Numa tacinha, combine a mostarda, o pimentão e o sal formando uma pasta. Barre com esta pasta os peitos de frango. Numa frigideira grande, cozinhe o bacon em lume médio-alto até que comece a dourar. Remova para um papel absorvente, deixando alguma gordura de bacon na frigideira. Adicione a cebola picada e deixe cozinhar até a cebola amolecer. 
 
Adicione o azeite e os peitos de frango e aloure de ambos os lados (cerca de 2 min de cada lado). Junte à frigideira o limão em fatias. Retire o frango para um prato. Adicione o caldo de galinha e deixe ferver, raspando o fundo da frigideira. Devolva para a frigideira o frango e o bacon, reduza o lume para médio-baixo e cozinhe por cerca de 15 minutos, virando o frango a meio. 
 
Retire o frango e deixe repousar uns minutos antes de o fatiar. 
Junte o queijo à frigideira e dilua bem, formando um molho cremoso. Coloque o frango fatiado no molho e sirva salpicado de cebolinho picado. 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango,  N.º de porções: 3; Prato: prato principal

* eu uso caldo de galinha caseiro, que faço fervendo as partes menos "nobres" de uma galinha com 1 cebola, louro, 1 raminho de aromáticas, 1 cenoura e 1 alho francês. Tempera-se com pouco sal e deixa-se cozinhar em lume baixo por 30 min. Coa-se para caixinhas, deixa-se arrefecer e congela-se!


9.16.2016

Madalenas de limão e sementes de papoila

Eu sabia que a semana a seguir a umas férias de repouso completo ia ser difícil... especialmente porque voltei numa semana de muito (mesmo muito) trabalho. Lá saber, sabia, agora... perguntem-me se estava preparada? Pois, não... ninguém está preparado para o choque de passar de um ritmo de passeio-verde-rio-piqueniques para uma semana assim! Ainda bem que fiz estas meninas para ajudar a adoçar os dias... 

A receita, do livro "Cozinha Caseira" de Gordon Ramsey, é super simples e vi-a num dos meus livros de culinária mais recorrentes, o Blogue As minhas Receitas, da Joana Roque.


Ingredientes
75g de manteiga derretida
3 ovos médias
75g de açúcar
75g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
1,5 colheres de sopa de sementes de papoila
Raspa da casca de 2 limões

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Untem com manteiga e polvilhe com farinha as formas das madalenas. 
Peneire a farinha com o fermento e reserve. 
Bata com a batedeira os ovos e o açúcar por cerca de 5 min, até a mistura estar esbranquiçada e leve. Adicione então a farinha peneirada, as semente de papoila, a raspa dos limões e a manteiga derretida e envolva cuidadosamente com uma espátula.
Distribua a massa pelas formas de madalenas e leve ao forno por cerca de 10 min.
 
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e tire-as das formas.


Bom Apetite! 

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: limão, sementes de papoila; N.º de porções: 16; Prato: bolinhos

9.15.2016

Tacos de bochecha de porco estufada com cerveja desfiada

Adoro bochechas de porco! É certo que são um prato que demora o seu tempo... são precisas umas 2 horas de lume brando e alguma vigília ao tacho para ter como resultado uma carne super tenra e suculenta...  mas, em compensação, são um corte de carne bem económico. Estas, fiz para desfiar e servir em tortillas, mas podem servir inteiras com um puré e o seu molho delicioso, para uma refeição mais tradicional.



Ingredientes
cerca de 1kg de bochechas de porco limpas
1 cerveja mini
1/2 chávena de tomate triturado 
2 colheres de vinagre balsâmico
sal by Necton e pimenta preta Margão q.b. 1 colher de chá de pimentão doce fumado Margão
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 dl de azeite
2 folhas de louro
1 copo de água
Folhas de alface, tortillas e queijo ralado, para servir

Confeção
Tempere a carne com sal, pimenta e o pimentão. Aqueça um tacho com o azeite, a cebola, o alho e a carne. Junte todos os restantes ingredientes e espere levantar fervura. Nessa altura, coloque em lume baixo, tape o tacho e deixe cozinhar por cerca de 2h ou até que a carne se desfaça com um garfo. Vá vigiando e acrescente água se necessário, para garantir que o liquido não evapora todo. 
Retire a carne e desfie-a com a ajuda de 2 garfos. 
Sirva as bochechas desfiadas, com um pouco do molho, numa tortilla de trigo, com algumas folhas de alface e queijo ralado, se desejar. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 2 horas; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne de porco; N.º de porções: 6; Prato: Prato principal




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...