10.31.2016

Maçãs assadas Hasselback

E assim de repente estamos no final de outubro. Eu sei que é um lugar comum, mas a verdade é que os meses têm corrido sem me dar conta e, daqui a nada, estamos no Natal! Pior vai ser agora que a hora mudou e os dias serão ainda mais curtos... Apesar do sol e do calor que se tem feito sentir, percebemos que o outono está instalado com os dias curtos, as cores e as frutas da estação. As maçãs estão sumarentas e perfumadas e esta receita é perfeita para saborear esta fruta!

Ingredientes
2 maçãs grandes e firmes
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de mel
1 colher de sobremesa de açúcar mascavado
1 colher de sobremesa de aveia
1 colher de café de canela

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare um tabuleiro com papel vegetal.
Descasque as maçãs, parta ao meio e tire o caroço. Faça golpes sem chegar ao fundo, criando fatias finas, mas mantendo cada metade da maçã inteira. 
Derreta a manteiga, pincele as maçãs e salpique com o açúcar. Leve ao forno por 20 min. 
Misture o que sobrou da manteiga com o mel, a canela e a aveia e, depois dos 20 min no forno, retire o tabuleiro e distribua este preparado pelas maçãs. Leve ao forno mais 10 min.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Maçã; N.º de porções: 2Prato: sobremesa

10.28.2016

Bolo de maçã e canela com azeite e aveia

O cheiro de um Bolo de maçã acabado de sair do forno faz-me sempre voltar à infância... Como já vos falei aqui há muito tempo, a minha mãe fazia um bolo com maçãs inteiras que era delicioso e do qual tenho a receita escrita pela minha mãe num caderninho de receitas cheio de memórias. Mas hoje em dia, a escolha da minha mãe já não é esse bolo, mas sim este outro que é mesmo, até agora, o melhor bolo de maçã! Ora, quando decidi repetir esse bolo, vi que tinha falta de óleo e de farinha de trigo...  e essas faltas vieram em boa hora, porque as substituições por azeite e uma parte de farinha de aveia revelaram-se excelentes!



Ingredientes
1 chávena de azeite
chávenas de farinha de trigo sem fermento
1 chávena de farinha de aveia (aveia moída)
1 colher de sopa rasa de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2
chávenas de açúcar amarelo
3 ovos
3 maçãs, descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos



Confeção
Pré-aqueça o forno a 180°. Unte com manteiga uma forma de buraco de 25cm.
Peneira numa tigela grande a farinha, canela, bicarbonato e sal. Misture bem e reserve. Noutra tigela, junte o azeite, os ovos e o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme amarelo claro. Mude para velocidade média e vá acrescentando a mistura de secos gradualmente, reserve 2 colheres de sopa da farinha. Junte as maçãs em pedaços com as 2 colheres de sopa de farinha e envolva na massa, com uma espátula. 


Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca 50m. Deixe arrefecer, desenforme e salpique açúcar em pó antes de servir.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos;DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Maçã; N.º de porções: 10; Prato: bolo   

10.25.2016

Bolinhos de peixe, camarão e batata doce

Se têm por casa miúdos que torcem o nariz ao peixe, esta solução tem muito boa aceitação. Não é o caso cá por casa com o mais miúdo, mas sim com o pai... o rapaz adora peixe e quanto mais simples, melhor: cozido, grelhado ou assado, por isso, não havendo grande novidade nestas preparações culinárias, estes pratos não aparecem muito por aqui. De uma destas refeições bem simples, fiquei com uma posta bem grande de corvina e foi esse o mote para estes bolinhos deliciosos!





Ingredientes
300g de peixe branco (usei aproveitamento de corvina cozida, mas pode fazer de raíz)
300g de batata doce (usei de polpa laranja)
150g de miolho de camarão 
1 fio de azeite
1 ramo de coentros, com talos
1 colher de chá de coentros em pó (usei Margão)
1 colher de chá de açafrão em pó (usei Margão)
1 colher de sobremesa de sal
1 cebola, picada
1 ovo
pão ralado q.b. 
Azeite q.b., para fritar

Confeção
Coza ao vapor as batatas por cerca de 20 min. Se for fazer o peixe, a meio, junte-o às batatas, previamente temperado com sal. (usei a varoma da bimby). Esmague a batata grosseiramente com um garfo e desfaça o peixe em lascas.

Numa frigideira grande com um fio de azeite, refogue a cebola. Quando estiver macia, junte os talos de coentro (reserve as folhas). Junte também as especiarias e o sal e deixe cozinhar mais uns minutos. Adicione então o camarão cortado em pedaços, o peixe e as batatas e envolva bem os sabores. Deixe arrefecer um pouco e junte então o ovo previamente batido e as folhas dos coentros picadas.

Aqueça uma frigideira com o fundo com azeite.
Forme bolas com a mistura de peixe e achate-as. Passe por pão ralado. Frite os bolinhos por uns 2 min de cada lado.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Pescada; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

10.24.2016

Frango guisado com pimentos e sálvia

Eu não gosto de chuva... mas confesso que combina na perfeição com um sábado a cozinhar para deixar comida feitas para os rapazes durante a semana, já que eu estarei fora. Deixei o congelador cheio de caixinhas com bolonhesa, canelones, bifes de peru com molho de cogumelos, empadas de atum e outra de salmão... acho até que ficam com comida a mais! Houve ainda tempo para fazer marmelada branca que fica a secar até eu voltar e um bolo. 
No meio de todos os tachos, saiu ainda este frango guisado tão saboroso que foi o nosso jantar (e ainda ficou para outra refeição).



Ingredientes
1 frango do campo sem pele em pedaços
sal by Necton
1 colher de sopa rasa de canela Margão
1 cebola grande
1 bolbo de funcho
1 cenoura grande
1 malagueta fresca
1 fio de azeite
1 dl de vinho branco
1 lata de tomate pelado
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
6 folhas de sálvia fresca

Tempere o frango com sal. Descasque a cebola e corte-a em meias luas finas. Corte o funcho em fatias finas. Descasque a cenoura e corte em rodelas. Lave a malagueta, corte-a em rodelas e limpe-a de sementes. 

Aqueça um tacho largo com um fio de azeite e aloure o frango de todos os lados. Adicione a cebola, o funcho, a cenoura e a malagueta. Mexa, tape e deixe cozinhar até a cebola estar mole. Refresque com o vinho branco e quando retomar a fervura, junte o tomate em pedaços. Deixe cozinhar, tapado e sobre lume muito brando, enquanto lava os pimentos e os corta em tiras. Junte os pimentos e as folhas de sálvia ao tacho, retifique o sal, se achar necessário, e deixe cozinhar tapado até o frango estar cozinhado (cerca de 40m).


Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango, pimento; N.º de porções: 5; Prato: Prato principal

10.21.2016

Bolo de cenoura amarela com creme de ricotta

Dou comigo a ficar entusiasmada na secção de legumes dos supermercados com coisas como mini abóboras ou sacos de cenouras coloridas, como se de uma nova coleção de sapatos se tratasse! Ora, como, apesar de tudo, os legumes ainda são mais em conta do que os sapatos, o meu frigorífico está sempre bem mais cheio do que a sapateira, eheheheh. 
Brincadeiras à parte, quando comprei estas cenouras coloridas, pensei logo em usar as amarelas num bolo. Amarelo é a minha cor preferida e adoro bolos de cenoura! Adaptei a receita da Bimby, fiz um creme simples de ricotta e ficou maravilhoso...



Ingredientes
Para o bolo:
250g cenoura amarela
4 ovos
110g de óleo vegetal
320g açúcar
220g farinha
1 colher de sopa de fermento p/ bolos


Para o creme:
100g de Ricotta Galbani
2 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida
3 colheres de sopa de açúcar em pó

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180°. Prepare uma forma de buraco, untando com manteiga e polvilhando com farinha. Reserve.

Bimby:
Coloque no copo a cenoura descascada e em pedaços e triture 15 seg/vel 9. Junte ao copo os ovos, o óleo e o açúcar e programe 1 min/vel 6.

Tradicional
Numa picadora ou robot de cozinha, triture finamente a cenoura. Numa taça, bata os ovos com o óleo e o açúcar até ter uma mistura leve e esbranquiçada. Junte a cenoura e bata mais um pouco. Adicione a farinha e o fermento e misture. 

Deite o preparado e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.

Entretanto, faça o creme: bata com a batedeira a Ricotta, a manteiga e o açúcar em pó até ter um creme liso e brilhante. Deite por cima do bolo frio.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeFácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: cenoura amarela, RicottaN.º de porções: 10Prato: bolo

10.20.2016

Sopa de legumes assados e funcho

A comida de conforto não tem de ser sempre deliciosamente decadente e cheia de calorias... embora seja verdade que muitas vezes assim é! Mas há uma alternativa bem saudável e tão portuguesa que conforta o estômago e a alma como nenhuma outra: a sopa. Chega ao outono e, mesmo com as temperaturas amenas que têm estado, uma sopa à noite é presença obrigatória cá por casa. E se assarmos os legumes no forno, dando-lhes aquele sabor caramelizado tão delicioso, conseguimos uma sopa ainda mais reconfortante! Uma das minhas preferidas são a de batata doce assada ou a de abóbora assada, mas aqui fugi um pouco a estes legumes mais calóricos e usei curgete, poucas cenouras, couve flor e funcho, que lhe deu um sabor bem especial. 



Ingredientes 
1 cabeça de couve flor pequena
2 curgetes
3 cenouras
1 bolbo grande de funcho
4 dentes de alho
1 colher de sobremesa de sal
2 raminhos de tomilho
folhas verdes dos bolbos de funcho
1 fio de azeite
1,5 l de caldo de legumes 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 170º.
Coloque num tabuleiro a couve flor cortada em raminhos, a curgete e as cenouras e cortada em rodelas, o funcho cortado em gomos e os alhos descascados. Tempere com um fio de azeite, as folhas de tomilho, as folhas dos bolbos de funcho, o sal e leve a assar por cerca de 1 h. A meio, mexa os legumes e, se necessário, tape com papel alumínio para não queimar demasiado, mas deixando dourar.

Deite numa panela o caldo de legumes, deixe levantar fervura e junte os legumes assados. Triture tudo em creme (usei a bimby).

Bom apetite!

Tempo de preparação: 70 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Couve flor, curgete, funcho; N.º de porções: 6; Prato: sopa, entrada

10.18.2016

Peitos de frango em bacon com batata doce

Esta vai ser uma semana atípica por aqui... esta cozinheira está com indicações médicas para não fazer muitos movimentos com o braço para sarar de uma mini (micro) intervenção. Por isso, a cozinha cá por casa vai andar em off e vou falhar uns dias por aqui... Ou então, porque esta maltinha tem de continuar a ser alimentada, vai andar assim com receitas em que o forno faz o trabalho!  




Ingredientes
4 peitos de frango 
8 fatias de bacon
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de chá de pimentão doce fumado Margão 
1 colher de chá de ervas de provence
500g de batata doce de polpa laranja
2 colheres de sopa de azeite

Confeção
Misture o sal, pimentão e ervas. Com metade desta mistura, tempere os peitos de frango. Envolva-os com 2 fatias de bacon cada um. 
Corte as batatas em palitos. Junte 1 colher de sopa de azeite e o restante tempero reservado e envolva as batatas.

Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare um tabuleiro de forno com papel vegetal. Disponha espalhadas no tabuleiro e leve ao forno por 15 min. Retire, abra um espaço no centro e coloque os peitos de frango. Leve novamente ao forno por mais 20 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeMédio; VegetarianoNão; Para crianças: NãoIngrediente principal: Peito de frango, Batata doce N.º de porções: 4Prato: Prato principal

10.17.2016

Empada de pato e legumes

Por aqui, continuo a aproveitar as refeições de fim de semana para fazer algumas para congelar e o rapaz ter almoços à mão durante a semana. Desta vez, umas deliciosas empadas de pato. Fiz em formas individuais grandinhas e levei ao forno apenas uma, já que euzinha continuo de dieta e o marido não almoçou. Congelei duas antes de irem ao forno. Podem fazer esta quantidade numa empada grande que dará para 3-4 pessoas.
 


Ingredientes
Para a massa: 50g de água
60g de azeite
50g de vinho branco
80g de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
450g de farinha

Para o recheio: 500g de pato cozinhado e desfiado*
sal q.b.
1 pitada de pimenta preta Margão
1 chávena de curgete, ralada
1 chávena de cenoura, ralada
1 cebola, picada
3 fatias de bacon
1 chávena de cogumelos laminados
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 chávena de caldo de carne (usei a água de cozer o pato)

* Já tenho mencionado noutras receitas como preparo o pato: levo a cozer sem pele, com 1 cebola, louro e uma cenoura, durante 1 h. depois desfio o pato e congelo em caixas de 500g cada. Coo a água para caixinhas que congelo também.

Confeção
Bimby: Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve. 

Tradicional: Coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha).

Deixe a massa descansar enquanto faz o recheio:
Num tacho com o azeite, refogue a cebola até esta estar translúcida. Junte o bacon em pedaços e a cenoura, a curgete e os cogumelos e salteie até estarem amolecidos. Junte o pato, tempere com sal e pimenta e cozinhe mais uns minutos, para envolver os sabores. Dilua o amido de milho no caldo de carne e junte ao tacho mexendo bem até engrossar.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte 3 formas individuais com azeite. Divida a massa em 6 pedaços, 3 maiores que os outros 3 e abra cada pedaço em círculo. Com a parte maior, forre a forma - fundo e laterais. Deite o recheio e cubra com a outra rodela de massa, unindo bem os dois círculos de massa. Dê um corte no centro em cruz, para permitir a saída de vapor.

Leve ao forno por cerca de 20 min. 

Sirva com uma salada verde. 


Bom apetite! 

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pato; N.º de porções: 3; Prato: prato principal 

10.14.2016

Bundt Cake com swirl de canela

Andei literalmente anos a sonhar com esta forma da Nordicware e ela finalmente chegou à minha cozinha. Encomendei através da Lecuine que tem uma coleção maravilhosa destas formas e outras coisitas de perder a cabeça. Vão lá espreitar e ver se não tenho razão! O "pior" de ter uma destas formas é que correm o sério risco de quererem mais... são maravilhosas, os bolos soltam-se na perfeição! (desde que não façam como eu que deixei a forma cair em cima do bolo e o esmaguei ligeiramente, ok?)

Mas encantamentos por formas e desastres culinários à parte... esta receita do Richie da Cozinha Coletiva é maravilhosa... tão boa, que tive de a partilhar mesmo com o desastre culinário já mencionado. Tão boa que desapareceu num ápice (mesmo com o desastre culinário já mencionado)


Ingredientes
Para a mistura de canela:
1/2 chávena de açúcar (usei amarelo)
2 colheres de sopa de canela em pó Margão 

Para a massa:
chávena e 1/2 de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
chávenas e 1/2  de açúcar refinado
6 ovos
chávenas de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
chávena de sour cream
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de óleo vegetal

Confeção
Para a mistura de canela, misture bem os ingredientes e reserve.

Pré-aqueça o forno a 170º.
Prepare uma forma de buraco com cerca de 25cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha e reserve.

Bimby:
Pese o açúcar e coloque numa taça. 
Pese a farinha e junte com o sal e o Bicarbonato de sódio. 
Numa taça, junte o sour cream, a baunilha e o óleo.
Coloque no copo com a borboleta, a manteiga e programe 6 min, vel 6. Quando tiver passado 1 min, adicione aos poucos, pelo bucal, o açúcar reservado. Deixe bater até terminar o tempo. 
Programe 3 min/vel 4 e adicione os ovos, um de cada vez, pelo bucal. 
Junte a mistura de farinha e bata 1 min/vel 3. Adicione finalmente a mistura de sour cream e bata 30 seg/vel 3. 

Tradicional:
Na batedeira, bata a manteiga por 1 minuto, em velocidade alta. Vá acrescentando o açúcar aos poucos e bata tudo por uns 5 min, até obter uma mistura leve e clara. Baixe a velocidade para média e junte os ovos, um de cada vez, batendo até incorporar em cada adição. 
Com a batedeira na velocidade baixa, adicione a farinha de trigo, o sal e o bicarbonato, batendo apenas para incorporar. Junte finalmente o sour cream, a baunilha e o óleo e bata rapidamente para incorporar.

Coloque 1/3 da massa na forma preparada, alisando com uma espátula. Por cima, polvilhe metade da mistura de açúcar e canela. Coloque mais 1/3 da massa, alise com a espátula e polvilhe o restante da mistura de canela por cima. Por fim, coloque a última parte de massa e alise a superfície. 

Leve ao forno por cerca de 50 min. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer por 10 minutos antes de desenformar.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeFácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: canela, sour creamN.º de porções: 10Prato: bolo

10.12.2016

Tarte rústica de maçã

O meu filho adora maçãs, que eu compro em sacos (juro que às vezes no supermercado dou comigo a imaginar que o pessoal, ao ver o meu carrinho, deve achar que eu tenho uma família numerosa...quando, na verdade, somos só 3!). Mas têm de ser bem rijas e sumarentas senão, ficam na fruteira até que eu me decida fazer alguma coisa com elas. Com várias destas enjeitadas na fruteira, um destes fins de semana, resolvi fazer uma tarte de maçã, estilo a americana Apple pie, para o lanche. Tão simples e tão boa!



Ingredientes
Massa:
200 g de farinha
80 g de açúcar
100 g manteiga sem sal amolecida
1 ovo
Recheio:
6 maçãs cortadas em cubos
sumo de 1 limão
175 g açúcar (usei amarelo)
1 colher de chá de canela 
Margão  
1 colher de café de gengibre em pó Margão 
1 colher de café de noz moscada Margão 
2 colheres de sopa de amido de milho

Geleia, mel ou golden syrup para pincelar (opcional)

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma tarteira com margarina.
Para o recheio, junte todos os ingredientes numa taça e misture. Reserve.

Bimby:
Para a massa, deite todos os ingredientes no copo e programe 15 seg/vel 6 e depois, 2 min/vel espiga. 
Tradicional:
Para a massa, bata o ovo com o açúcar, misture a farinha e a manteiga e trabalhe a massa um pouco na bancada enfarinhada. 

Divida a massa em 2 (uma parte maior um pouco maior que a outra). Estenda a porção maior de massa e forre a tarteira. Pique o fundo com um garfo e leve 15 min ao forno. Reserve a outra porção para fazer o "tampo" da tarte.

Retire a tarteira do forno e deite o recheio sobre a massa. Abra a porção de massa reservada e cubra a tarte ou faça um efeito entrançado e leve novamente ao forno por mais uns 20 min.


Retire a tarte do forno e pincele com um pouco de geleia, mel ou golden syrup, apenas para lhe dar brilho. 

Sirva morna ou fria!
Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil;VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Maçã; N.º de porções: 10; Prato:sobremesa, tartes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...