11.30.2016

Empada de salmão e Brócolos


Já devem ter percebido que cá por casa gostamos muito de empadas! Para além de gostarmos de as comer, eu adoro fazer empadas... há qualquer coisa de terapêutico fazer a massa, estender bem fina, fazer o recheio e depois, adoro o elemento "surpresa" quando vão para a mesa! 

Se tudo isto não bastasse, são muito práticas para fazer a mais e congelar, um aspeto que tenho apreciado cada vez mais! Estas, fiz com salmão e brócolos, outra combinação de sabores muito apreciada por aqui e ficaram maravilhosas. 


Ingredientes
Para a massa: 
50g de água
60g de azeite
50g de vinho branco
80g de banha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de ervas de provence
1 ovo
450g de farinha sem fermento

Para o recheio
2 lombos de salmão
sal q.b.
1 pitada de pimenta preta Margão
1 cebola, picada
1 chávena de brócolos fatiados
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 chávena de leite

Confeção 
Bimby: Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal  e as ervas de provence e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve. 

Tradicional: Coloque a farinha com o sal e as ervas de provence numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha).

Deixe a massa descansar enquanto faz o recheio:
Aqueça uma frigideira antiaderente. Tempere os lombos de salmão com sal e grelhe-os na frigideira, cerca de 3 min de cada lado. Retire e reserve. Junte o azeite à frigideira e  refogue a cebola até esta estar translúcida. Junte os brócolos e salteie até estarem amolecidos. Junte o salmão e desfaça em lascas. Dilua o amido de milho no leite e junte à frigideira. Tempere com sal e pimenta e mexa bem até engrossar.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte 3 formas individuais com azeite. Divida a massa em 6 pedaços, 3 maiores que os outros 3 e abra cada pedaço em círculo. Com a parte maior, forre a forma - fundo e laterais. Deite o recheio e cubra com a outra rodela de massa, unindo bem os dois círculos de massa. Dê um corte no centro em cruz, para permitir a saída de vapor.

Leve ao forno por cerca de 20 min.

Nota: Podem optar por fazer uma empada grande (forma de 26cm) ou empadinhas. Esta quantidade dará para cerca de 16. 

Para saberem mais sobre as propriedades do salmão, dicas para a sua conservação e receitas, cliquem na imagem abaixo:





Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadefácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmãoN.º de porções: 3; Prato: prato principal

11.29.2016

Tagine de Arroz de frango

Quando a Revista Portugal de Sabores e Tradições me contactou para participar na rubrica Segredo de 3, tendo como ingrediente secreto o arroz, lembrei-me logo do inigualável arroz de frango no forno da minha mãe... Inigualável porque eu já o fiz com ela, já reproduzi a receita, mas há ali uma “mão” (ou será uma emoção?) que não é possível reproduzir. No entanto, é a receita que eu elejo como a minha comida de conforto, porque transcende em memórias o simples sabor. Depois, lembrei-me de usar sabores marroquinos e a tagine. E resultou lindamente!  
O resultado está na edição n.º 5 da Revista. Espero que gostem tanto quanto eu!



Ingredientes
300g de arroz aromático Orivárzea
1 frango do campo com pele, sem gorduras e cortado em pedaços
1 colher de café de cominhos em pó Margão
1 colher de sobremesa de canela em pó Margão
1 colher de chá de pimentão doce fumado Margão
1 colher de chá de açafrão das índias Margão
1 cebola
2 dentes de alho
 
Sal e pimenta q.b.
1 pau de canela
4 cenouras (usei cenouras coloridas, mas podem usar só cenoura laranja)
1 dl de azeite
½ Chávena de azeitonas
1l de caldo de galinha
Coentros picados q.b.

Confeção
Misture as especiarias, o sal e pimenta numa taça. Salpique os pedaços de frango com a mistura (cerca de metade).
Pré-aqueça o forno a 180º. 
 
Leve um tacho ao lume com o azeite e, quando estiver bem quente, doure todos os pedaços de frango. Coloque poucos pedaços de cada vez no tacho, o objetivo é a pele do frango dourar e ficar estaladiça. Retire o frango e reserve. Deite no tacho a cebola picada e deixe amolecer. Adicione o alho picado, as cenouras cortadas em rodelas e a mistura de especiarias reservada. Cozinhe por cerca de 2 min. Junte então o arroz e cozinhe por mais 1 minuto. Adicione o caldo de galinha bem quente, deixe levantar fervura e cozinhe por 3 minutos. 
 
Transfira o arroz e o caldo para a tagine, espalhe as azeitonas, disponha o frango por cima (vai ficar submerso, mas quando o arroz cozinhar, ele virá acima), tape a tagine e leve ao forno por cerca de 20 min.
Sapique com coentros picados antes de servir.

Nota: se não tiver tagine, pode usar um tabuleiro de forno e tape com papel alumínio. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango, arroz; Prato: Prato principal
 

11.28.2016

Aveia enformada de coco e mirtillos

Desde que experimentei esta receita, tenho quase sempre estes bolinhos de aveia no congelador para os meus pequenos almoços. São deliciosos, nutritivos e super práticos de preparar. Tenho feito algumas variações de fruta, mas, esta semana, como tinha feito leite de coco, fiz estes com leite de coco, coco desidratado e mirtillos que ficaram deliciosos! 



Ingredientes
2 chávenas e 1/2 de aveia em flocos
1 chávena e 1/2 de leite de coco (usei caseiro)
1 ovo grande, batido
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de xarope de agave
1/4 de chávena de flocos de coco sem açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 chávena de mirtillos frescos ou congelados
azeite q.b. para untar as formas

Confeção
Junte a aveia e o leite de coco e deixe descansar pelo menos 3h. 
Pré-aqueça o forno a 170º. Junte os restantes ingredientes à aveia e misture tudo. Deite em forminhas de queques untadas com azeite e leve ao forno por cerca de 20 min. 
Pode guardar por 3 dias ou congelar. Para comer, basta colocar 1 min no microondas em potência máxima.
 

 Bom apetite!


Tempo de preparação: 25 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianosimPara crianças: Sim; Ingrediente principal: coco, aveia, mirtillos; N.º de porções: 12; Prato: pequeno almoço
 

11.24.2016

Entrecosto assado com molho Barbecue

Estamos a um mês do Natal e eu tenho muito poucas coisas feitas para os cabazes para oferecer... e pouquíssimas prendas compradas! Valem-me as compras online: a WOOK para livros e a ShowroomPrive foram ajudas preciosas e ainda aproveitei bons descontos! Mas, a partir deste fim de semana, vai começar por aqui a produção de Natal! 
Enquanto isso, deixo-vos um entrecosto assado lentamente com molho barbecue que fez as delícias dos homens cá de casa!



Ingredientes
Para o entrecosto:
1 colher de sopa de pimentão doce Margão
1 colher de sopa de sal
1½ colher de sopa de alho em pó Margão
½ colher de sopa de pimenta preta Margão
1 colher de sopa de cebola em pó
½ colher de sopa de pimenta caiena Margão
½ colher de sopa de tomilho seco Margão
½ colher de sopa de orégano seco
Cerca de 1,5kg de Entrecosto, cortado em doses individuais

Para o molho Barbecue:
400g de tomate pelado escorrido e esmagado
1 cebola, picada
1 fio de azeite
2 dentes de alho, picados
1 colher de sopa de concentrado de tomate
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de vinagre
⅓ de chávena de molho Inglês
2 colheres de sopa de molho Tabasco, ou outro molho picante.
½ colher de sopa de sal

Confeção
Combine todos os ingredientes secos numa taça e esfregue o entrecosto. Tape e deixe tomar gosto por, pelo menos, 2 horas ou durante a noite.
Coloque o entrecosto num tabuleiro de forno, numa única camada.
Pré-aqueça o forno a 160º.
Cubra a carne com folha de alumínio e leve ao forno por 1 hora e meia.

Enquanto isso, faça o molho: leve uma panela ao lume com o azeite e a cebola e refogue até a cebola estar translúdida. Junte os restantes ingredientes e deixe cozinhar em lume médio, até engrossar (cerca de 15 min). Passe com a varinha mágica. 

Retire o entrecosto do forno e retire a folha de alumínio. Despeje o molho sobre a carne e leve de novo ao forno (descoberto) por 45 min, virando uma ou duas vezes, até que o entrecosto esteja caramelizado ao seu gosto.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 2,5 horas; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne de porco; N.º de porções: 5; Prato: Prato principal

11.23.2016

Peito de frango com queijo mozzarella

Há sabores que nunca nos falham! Alho, coentros e limão, com um toque de mel, é uma dessas combinações que sabemos que vai ficar deliciosa. Resolvi fazer uns peitos de frango simples com estes sabores e completar com a indulgência de um queijo mozzarella Galbani e o resultado é refeição simples, rápida, saudável e tão saborosa!

 


Ingredientes
3 peitos de frango
sumo de 1 limão
1 colher de sobremesa de sal
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de coentros picados 
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel
1 queijo mozzarella light Galbani

Confeção
Tempere os peitos de frango com o sal. Numa taça, misture o mel, o sumo de limã, os dentes de alho esmagados e os coentros. Envolva os peitos de frango nesta mistura e deixe marinar por, pelo menos, 1 h. 
Leve ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal por cerca de 20 min. Retire o tabuleiro, faça uns cortes no frango e "entale" fatias do queijo mozzarella. Leve novamente ao forno mais 10 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango, queijo mozzarella; Prato: Prato principal

11.22.2016

Canja de galinha com ovo (Canja rica)

Não faz um prato bonito, não é nada fotogénica, mas é a sopa de eleição do rapaz mais novo cá de casa, principalmente no inverno... e, confesso, a minha! 
A minha mãe fazia a canja assim, com gemas batidas adicionadas no fim, para enriquecer o prato e com todos os miúdos. É daqueles pratos que me transportam à infância e a comida que nos trás memórias é sempre a melhor... Por isso, apesar da simplicidade, era uma falha grande ainda não estar aqui no blogue!




Ingredientes 
1/2 galinha com os miúdos
1/2 alho francês
1 cenoura
1 cebola média
2 gemas de ovo
1 folha de louro
1 chávena de massa pevide
+/- 2 litros de água
2 pés de hortelã
Sal q.b.

Confeção
Lave e descasque os legumes. Fatie a cebola e corte o alho francês e a cenoura em 4 partes. Retire a pele e gorduras da Galinha. Coloque tudo numa panela e cubra com a água, temperando com sal e o louro. Junte os miúdos e deixe cozinhar por cerca de 1h. (Se usar frango, prefira o frango do campo e vai precisar de menos tempo).
Quando a galinha estiver bem tenra retire da água. Deixe arrefecer para conseguir desossar e desfiar. Retire também o louro, be, como o alho francês e a cenoura e descarte ou guarde para outro prato. Junte as massinhas e deixe cozinhar. Bata as gemas numa taça com um pouco do caldo quente mexendo bem. Junte as gemas ao caldo a ferver, mexendo com uma colher de pau.  Junte a carne da galinha desfiada, os miúdos cortados em pedaços e a hortelã picada e sirva. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 70 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Galinha, ovo; N.º de porções: 8; Prato: sopa

11.21.2016

Tarte Brûlée de baunilha e limão com a Parmalat

A Parmalat desafiou-me a criar uma receita com as suas natas com sabores. Quem me visita sabe que este é um blogue mais de receitas para o dia a dia, mas de vez em quando também aparecem nesta cozinha uns miminhos doces de sobremesa! Escolhi a Nata para bater com sabor a baunilha Parmalat e fiz uma receita que há muito andava para experimentar: uma tarte brûlée! Adoro este crocante do caramelo em contraste com o creme, que ficou com um sabor maravilhoso a baunilha e limão... 

Se quiserem votar, ainda podem ganhar prémios! Vejam tudo aqui: http://passatempo.receitascomnatas.pt/login

 

Ingredientes
para a massa:
1 chávena e ½ de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de sopa de açúcar refinado
¼ de colher de chá de sal
115g de manteiga sem sal, bem fria e cortada em cubinhos
3 a 5 colheres de sopa de água gelada
Raspa de 1 limão

Para o recheio:
2 embalagens de Natas para Bater com Sabor a Baunilha Parmalat
½ chávena de leite
4 gemas
1 ovo
½ chávena de açúcar refinado
pitada de sal
Casca de 1 limão
 
Para caramelizar:
Açúcar amarelo q.b.

Confeção
Começamos com a massa: misture a farinha, açúcar, raspa de limão e sal. Junte os pedacinhos de manteiga gelada e, com os dedos, defaça-os juntando com a farinha, até obter uma areia grossa. Se tiver um processador de alimentos, pode usá-lo com alguns toques para obter esta areia. Junte a água e amasse com as mãos até a massa começar a formar uma bola.

Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e amasse delicadamente a massa (vai parecer um pouco seca, mas amassando, ela forma uma massa uniforme. Não amasse em excesso, senão fica dura. Embrulhe em película aderente e leve ao frio por 30 min.

Passado este tempo, numa superfície de trabalho polvilhada com farinha, abra a massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Leve ao frio por 10 min.

Pré-aqueça o forno a 180º. Retire a forma do frio e pique o fundo da massa com um garfo. Forre o fundo com papel alumínio e preencha com feijões crus (para impedir que a massa inche). Asse por 20 min, ou até as laterais dourarem levemente. Retire o papel alumínio com os feijões e asse mais um pouco até a massa dourar por completo (uns 10 min). Deixe arrefecer.

Enquanto a massa estiver no forno, deite numa panela as Natas para Bater com Sabor a Baunilha Parmalat, o leite e a casca de limão (só a parte amarela). Leve ao lume até quase levantar fervura. Desligue e deixe repousar por 20 min.
 
Numa taça, bata as gemas e o ovo com o sal e o açúcar até ter uma mistura fofa e esbranquiçada. Retire a casca do limão e junte a mistura de natas às gemas, misturando bem. Coe a este creme com um passador.
 
Ligue o forno a 150°.

Coloque a forma com a massa da tarte dentro de um tabuleiro grande e coloque no forno. Despeje o creme do recheio na tarte. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos, ou até as laterais do creme estarem firmes, mas o centro ainda mole.

Deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com o açúcar amarelo. Queime o açúcar com um maçarico e sirva de imediato, para desfrutar do caramelo bem crocante!



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeMédio; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Natas para Bater com Sabor a Baunilha ParmalatN.º de porções: 8; Prato: sobremesa, tartes

11.18.2016

Brownies de azeite e chocolate negro com flor de sal

No Sábado passado, a convite da Oliveira da Serra, tive a oportunidade de estar n' O Jantar do Ano, um evento no maravilhoso Convento do Beato, num jantar preparado pelos/a Chefs Kiko, Luís Barradas, Justa Nobre e Vítor Sobral. 
Uma das surpresas da noite foi podermos personalizar com tinta verde, uma garrafa de Azeite que, no final do evento, trouxemos para casa. No domingo, depois de me relembrar desta receita, do quão boa é esta combinação de chocolate e azeite e com a minha garrafinha personalizada no balcão da cozinha, resolvi repetir a fórmula. Pois... tenho de vos dizer, é oficial: chocolate e azeite é mesmo uma combinação vencedora! Apresento-vos os melhores brownies de sempre: moles por dentro, densos e com uma "capinha" crocante perfeita que ficou ainda melhor com uma pitada de flor de sal. Maravilhosos!



Ingredientes 
300g de chocolate negro 70% cacau
160g de azeite
de boa qualidade

4 ovos grandes
180g de açúcar  

90g de farinha sem fermento, peneirada
1  café expresso forte
Flor de sal q.b.

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare um tabuleiro de 20 por 30 cm com papel vegetal.
Bata os ovos inteiros com o açúcar na batedeira por cerca de 5 min, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Entretanto, pique o chocolate. Aqueça o azeite, sem deixar ferver, tire do lume e junte o chocolate, mexendo até derreter tudo. Junte o chocolate ao creme de ovos e bata até misturar. Adicione o café e a farinha e misture, mais uma vez. 
Deite a massa no tabuleiro, salpique com flor de sal e leve ao forno por 20 min. 

Deixe arrefecer completamente antes de cortar em quadrados, com uma faca de serrilha. 


Bom Apetite!



Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 12; Prato: Bolos

11.14.2016

Trio de Bruschettas

É verdade que a época do petisco terminou, mas ao Domingo sabe tão bem um pequeno almoço reforçado e bem tardio, quase à hora de almoço... O queijo burrata é simplesmente maravilhoso e foi o mote para o "tema" de bruschettas do nosso brunch de um domingo preguiçoso, que completei com outras com sabores mais comuns. Podem também fazer como entrada em fatias mais pequenas (de baguete, por exemplo) ou mesmo com tostas.



Ingredientes
Para o pão:
9 fatias de pão 
1 fio de azeite
2 dentes de alho
Recheios:
1 tomate
40g de queijo feta
oregãos q.b.
4 ovos
2 colheres de sopa de leite
sal q.b.
1 colher de sopa de cebolinho
1 fio de azeite
1 queijo burrata
sal e pimenta q.b.
Creme de vinagre balsâmico q.b.

Confeção
Torre levemente as fatias de pão na torradeira. Retire, pincele com azeite e esfregue o dente de alho nas torradas. 
Prepare os recheios: 
- tire as sementes ao tomate e corte-o em quadradinhos pequenos, corte o queijo feta e misture com o tomate. Distribua a mistura por 3 fatias de pão. Termine com 1 fio de azeite em cada fatia, um pouco de creme de vinagre balsâmico e algumas folhas de oregãos. 
- Bata os ovos com o leite, temperados com um pouco de sal e pimenta. Misture o cebolinho picado. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e deite os ovos. Deixe começarem a cozinhar e mexa até cozinhar tudo, mas sem secarem. Distribua por 3 fatias de pão.
- Escorra o queijo do soro e defaça-o com as mãos, distribuindo pelas últimas 3 fatias de pão. Tempere com sal e pimenta. Termine com um fio de creme de
vinagre balsâmico. 




Bom Apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pão; pêssegosN.º de porções: 3Prato:Entrada, Petiscos


11.11.2016

Biscoitos de azeite

Uns biscoitos bem tradicionais e bem deliciosos, estas bolinhas de azeite são rápidos de fazer e ainda mais rápidos a desaparecer... Tinha esta receita guardada para experimentar quase desde que a querida Isabel a publicou há quase 2 anos, acreditam? E agora que a fiz, ainda mais espantada fico com esta espera porque são mesmo simples de fazer e completamente viciantes! Experimentem que vão ver como tenho razão...
Para além de deliciosas, são também uma excelente opção para ofertas de Natal!



Ingredientes
1 dl de azeite
350g de farinha sem fermento
125g de açúcar
25g de manteiga sem sal
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela Margão 
2 ovos médios
Gema de ovo para pincelar


Confeção
Bimby: Coloque todos os ingredientes no copo e programe 2 min, vel espiga.  
Tradicional: Coloque todos os ingredientes num taça e amasse até formar uma bola.

Pré-aqueça o forno a 180º e prepare um tabuleiro com papel vegetal. Molde pequenas bolinhas e coloque-as no tabuleiro. Pincele com a gema de ovo batida e leve forno durante 15 a 20 minutos.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: azeite; N.º de porções: 30; Prato: Biscoitos

11.10.2016

Peito de peru recheado com cogumelos, espinafres e feta

Chegou aquela altura em que quase todos os dias acendo o forno e, ao fim de semana, o coitado não tem descanso! Nada me reconforta mais do que um assado no forno, aquece a alma, para além da casa. Sejam receitas rápidas na preparação como a de ontem ou um pouco mais trabalhosas, como a que trago hoje, há sempre aquele elemento de surpresa e antecipação num prato de forno que eu adoro! Este peito de peru enrolado e recheado foi acompanhado de um puré de couve flor. E, apesar de reconfortante, é bem leve e saudável.



Ingredientes

1 peito de peru (aproximadamente 1kg)
1 limão em rodelas
Sal e pimenta-preta q.b.
2 dentes de alho
1 folha de louro 
1 chávena de vinho branco
1 chávena de água
azeite q.b.
1 cebola
Para o recheio:
1 fio de azeite
1/2 chávena de queijo feta
150g de cogumelos
1 cebola
Sal e pimenta-preta q.b.  
200g de folhas de espinafres
1 ou 2 colheres de sopa de pão ralado

 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 160º.
Abra o peito de peru numa placa ou tira ou peça p
ara o fazerem no seu talho e tempere com sal e pimenta de ambos os lados. Coloque numa taça com as rodelas de limão, os dentes de alho esmagados e a folha de louro. Junte o vinho e a água e deixe marinar pelo menos 3 h.

Aqueça uma frigideira com 1 fio de azeite e a cebola picada e deixe refogar. Quando a cebola começar a ficar transparente, junte os cogumelos picados e deixe cozinhar uns 2 min. Junte o vinho do porto e os espinafres, tempere com sal e pimenta e cozinhe até estar cozinhado. Adicione o pão ralado na quantidade suficiente para que fique sem liquido. Apague o lume e junte o queijo feta aos pedaços. 
Retire o peito de peru da marinada, seque com papel de cozinha e recheie o peito de peru com este preparado. Enrole, atando com fio de cozinha. 
Prepare um tabuleiro com a cebola cortada em rodelas no fundo, os alhos da marinada e umas 3 rodelas de limão. Coloque o peru em cima e regue com azeite. Leve ao forno por cerca de 1h45m.

Sirva fatiado com puré de couve flor e o molho à parte.

Clique na imagem abaixo para saber truques, receitas e outras informações sobre a carne de peru:




Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peru; N.º de porções: 5-6; Prato: prato principal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...