12.30.2016

Feliz 2017 com um Naked Cake de avelã com buttercream e caramelo salgado

Este foi o bolo escolhido pela minha irmã, que faz anos a 24 de Dezembro, para celebrar o seu aniversário e é com ele que vos venho desejar um fantástico fim de ano! Para 2017, aproprio-me das palavras de Carlos Drummond de Andrade para vos desejar um ano repleto de desejos mobilizadores! 

"Gostaria de te desejar tantas coisas… Mas nada seria suficiente. Então, desejo apenas que tenhas muitos desejos. Desejos grandes! E que 
eles te possam mover, a cada minuto, rumo à tua felicidade!"





Receita do buttercream da querida Sandra do Migalha Doce 
Receita do Bolo do meu sweetie Célio do Sweet Gula

Ingredientes
Para o bolo:
400g de avelãs 
300g de farinha sem fermento
2 colheres de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
250g de manteiga à temperatura ambiente
320g de açúcar
6 ovos grandes
200ml de café expresso
240ml de leite

Para o Buttercream:
240g de claras (cerca de 6)
470g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
300g de açúcar
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Para o recheio e decoração
Suspiros pequenos 
Pó dourado da Vahiné
Caramelo salgado (fiz esta receita)

Confeção
Pré-aquece o forno a 180º e unte com manteiga e forre o fundo de 2 formas de 16cm com papel vegetal.

Para o bolo:
Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Toste um pouco as avelãs no forno ou numa frigideira, ao lume e triture-as em farinha. Misture-as numa taça com a farinha, o fermento, o sal e reserve.

Bimby:

Deite a manteiga e o açúcar no copo e programe 2 min/37º/vel 2. Programe de seguida 1 min/vel 3 e adicione os ovos pelo bucal, um de cada vez. Junte o café e o leite e programe 10 seg/vel 4. Por fim, adicione a mistura de farinhas e programe 5 seg/vel 4.

Tradicional:
Numa taça, misture misture o café e o leite e reserve. Noutra taça, bata com a batedeira a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez. Junte aos poucos e alternadamente a mistura de farinhas e a mistura liquida, envolvendo com uma espátula.

Divida a massa pelas 2 formas, e leve ao forno cerca de 25-35 minutos. 
Retire do forno e deixe os bolos arrefecerem ligeiramente na forma. Desenforme e deixe arrefecer completamente. Reserve.

Para o buttercream:
Prepare uma panela com água no fundo e leve ao lume. Deite as claras e o açúcar numa taça de pirex ou outra que possa levar calor e coloque sobre a panela, sem tocar na água. Bata continuamente até o açúcar dissolver. Passe então para a batedeira e bata em velocidade máxima por cerca de 8 min, até ter picos firmes. Deixe arrefecer completamente. Nessa altura, prepare a manteiga, cortando-a em pedaços de cerca de 1 colher cada. Com a batedeira em funcionamento em velocidade média, acrescente a manteiga gradualmente. Quando tiver toda a manteiga incorporada, coloque a batedeira em velocidade máxima e bata até ter um creme suave e uniforme. Vai passar por uma fase em que parece liquido e outra em que parece que talhou, mas continue a bater que o creme monta!

Para montar:
Com os bolos frios, nivele o topo e divida cada bolo em 2, de forma a obter 4 camadas de tamanho igual. Divida o buttercream a meio e, numa das porções, junte 2 colheres de sopa do caramelo salgado, mexendo bem. Coloque um pouco de buttercream num prato para prender a 1.ª camada de bolo. 
Com um saco de pasteleiro, preencha com buttercream de caramelo esta camada, começando de fora para dentro, desenhando círculos encostados uns aos outros. Alise um pouco. Coloque a 2.ª e 3ª camadas, repetindo o processo, nivelando sempre bem com a base. Coloque a última camada de bolo e nivele tudo. Se for transportar o bolo, será preferível usar umas "estacas" de espetos de espetadas, cortadas à altura do bolo, para melhor suporte. Leve ao frio por cerca de 20 min.
Para finalizar, faça com o saco de pasteleiro 2 camadas na base do bolo, tudo à volta, bem como nas fendas de cada camada. Com uma espátula, espalhe o creme de baixo para cima, por forma a cobrir todo o bolo. Barre também o topo do bolo. Depois, com uma espátula larga que apanhe toda a altura do bolo, fixe-a numa parte do bolo e vá rodando o prato, para alisar e obter este efeito "semi-naked". 

Decore com o caramelo, suspiros e pó dourado. 
 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; DificuldademédioVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Avelã, Caramelo; N.º de porções: 12-15; Prato: bolo

12.29.2016

Tagine de frango picante com leite de coco

Aos poucos a vida encontra o seu novo ritmo. A mim sempre me foi difícil desistir de projetos e mais ainda de afetos, por isso, dou por mim a encontrar outros papéis para os manter. É verdade que às vezes penso que seria mais fácil para seguir em frente afastar-me completamente. Mas eu nunca fui de optar pela via mais fácil no que toca a afetos. E os afetos de uma vida são preciosos e para manter, ainda que diferentes do plano inicial. 
Aos poucos os dias encontram-me, a cada um que passa, mais calma e mais forte e mesmo havendo ainda momentos maus, já passei as fases mais negras. Ajudam-me os amigos e família, o meu filho que tem sido o meu apoio incondicional e distrai-me o tempo passado entre tachos. Por isso, este ano, ao invés de fazer o jantar de Natal habitual de amigas fora de casa, fiz cá por casa. E, já que este foi um Natal completamente atípico, fiz esta tagine picante.  




Ingredientes
1 frango partido em pedaços, sem pele (usei 3 peitos e 5 coxas)
2 colheres de chá de pimentão doce fumado (usei Margão)
colher de chá de cominhos em pó (usei Margão)
colher de chá de gengibre em pó (usei Margão)
colher de chá de açafrão em pó (usei Margão)
colher de chá de canela (usei Margão)
1 colher de chá de malagueta picada
1 fio de azeite 
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
100g azeitonas
150ml leite de coco


2 quartos de limão em fatias
Sal e pimenta q.b.
Confeção
Numa tacinha, misture todas as especiarias. Deite sobre o frango, envolva bem e deixe tomar gosto por 30 min.
Deite um fio de azeite num tacho largo. Junte o frango, tempere com sal e pimenta e aloure. Junte depois a cebola, a malagueta e os alhos picados, baixe o lume, tape o tacho e deixe cozinhar por cerca de 15 min. Junte então o leite de coco, o limão e as azeitonas, aumente o lume até levantar fervura. Passe tudo para a tagine, tape e leve ao forno a 180º por mais 30 min. 

Sirva com couscous com passas e amêndoas.

Nota: se não tiver tagine, pode usar um tabuleiro de forno e tapar com papel alumínio.


Bom apetite!
Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Frango N.º de porções: 6; Prato: prato principal 

12.28.2016

Giveaway de Boas-vindas a 2017 com a Montiqueijo

Pois é... de repente estamos quase, quase em 2017! 
Para entrar com o pé direito, que tal ganharem um cabaz com um dos melhores alimentos jamais inventados (não sei se dá para perceber que gosto mesmo MUITO de queijo, eheheheh)? Em parceria com a Montiqueijo, tenho para oferecer um cabaz muito bem composto pelos queijos que vêm na imagem - queijos frescos, queijos curados e requeijão (não inclui a tábua).


O passatempo inicia hoje, dia 28 de dezembro de 2016 e termina às 23h55 de dia 3 de Janeiro de 2017, que, por acaso, é também dia de festa por aqui, já que o Blogue faz 4 anos! 😄🎉

Para participar precisam de:
*Gostar da página de Facebook da Montiqueijo
*Gostar da página de Facebook do Ponto de Rebuçado - receitas
*Partilhar o passatempo no Facebook em modo PÚBLICO, identificado 2 amigos nessa partilha.
*Preencher o Formulário em baixo

Só é permitida uma participação por pessoa e o passatempo é válido apenas para Portugal Continental. 

Boa Sorte! 
 

12.27.2016

Pasta Alfredo com peru no forno

Continuamos com receitas para as sobras do Natal, desta vez, com uma solução para o peru assado do almoço de 25. Com um molho guloso de natas e parmesão Galbani, este prato fez as delícias do rapaz cá de casa que decretou que os pratos de aproveitamentos cá de casa são melhores que os originais!




Ingredientes
2 chávenas de carne de peru assada desfiada
300g de macarrão
1 chávena de cogumelos 
1 cebola pequena
1 fio de azeite
1 pacote de natas 
1/2 chávena de leite
sal e pimenta q.b.
1/2 chávena de queijo parmesão Galbani ralado 

Confeção
Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem.
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Numa frigideira larga com um fio de azeite, refogue a cebola picada, junte depois os cogumelos limpos e deixe cozinhar una minutos. Junte a massa escorrida, o peru desfiado, as natas, o leite e o queijo parmesão e deixe engrossar um pouco. Tempere com sal e pimenta (prove  primeiro porque o queijo já tem sal). 
Deite numa travessa, salpique com mais um pouco de queijo e leve ao forno a dourar (cerca de 10 min).


Bom apetite!


Para saber mais informações, dicas de conservação e receitas com os produtos usados nesta receita, clique nas imagens abaixo:



12.26.2016

Folhados de Bacalhau com couve salteada

O rescaldo da Natal significa sempre o frigorífico cheio de sobras, verdade? Por aqui, sim, já que eu pareço ser incapaz de acertar com as doses para o número de pessoas à mesa... Para fugir à tradicional roupa velha (que eu adoro!), a minha sugestão para este ano são estas tartes folhadas individuais que ficaram tão, mas tão boas... 
Continuação de Boas Festas! 



Ingredientes
1 lombo de bacalhau cozido (cerca de 2 chávenas de lascas de bacalhau)
400 ml de leite (ou, se planear antes, 300ml de leite e 100ml de água de cozer o bacalhau)
80g de farinha
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de café de nós moscada em pó
sal e pimenta q.b.
2 chávenas de couve portuguesa cozida
1 dente de alho
2 fatias de chouriço
1 fio de azeite 
1/2 placa de massa folhada

Confeção
Bimby: Para o molho branco, deite no copo o leite, a água (se for o caso), a manteiga, a farinha; tempere com uma pitada de sal, pimenta e a noz moscada (ajuste a quantidade de sal conforme o bacalhau seja mais ou menos salgado) e programe 8m, 90º, velocidade 4. Misture as lascas de bacalhau e envolva com a espátula.

Tradicional: derreta a manteiga num tachinho e junte a farinha. Vá adicionando o leite e a água (se for o caso) aos poucos, mexendo sempre para não criar grumos. Tempere com sal (ajuste a quantidade de sal conforme o bacalhau seja mais ou menos salgado), pimenta e a moscada. Misture as lascas de bacalhau e envolva com a espátula.

Corte as couves em pedaços. Num tacho com um fio de azeite, deite o alho esmagado e o chouriço em pedacinhos e deixe suar um pouco em lume médio. Junte as couves e salteie um minuto, para tomar gosto. 

Pré-aqueça o forno a 200º.
Corte a metade de placa de massa folhada ao meio. Com uma faca afiada sem serrilha, marque um rebordo de cerca de 1 cm, sem cortar até ao fim. Leve ao forno por cerca de 10-15m ou até a massa estar dourada. Com a ajuda de uma faça, solte a "tampa" que se formou com o rebordo. Vai ficar com duas caixas de massa folhada. Distribua a couve no fundo e o creme de bacalhau em cima. Coloque a "tampa" da caixa e sirva imediatamente. 


Bom apetite!

Para saber mais informações, dicas de conservação e receitas com os produtos usados nesta receita, clique nas imagens abaixo:
 


Tempo de preparação:20 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bacalhau, couve N.º de porções: 2; Prato: prato principal

12.23.2016

Arrepiados do convento de Odivelas

Este Natal tem sido um esforço... um esforço por manter alguma normalidade, um esforço para não ceder à vontade de hibernar e acordar daqui a uns meses. Decidi, por isso, manter os hábitos da época, as prendas, os cabazes, as decorações... Porque dar é sempre uma alegria enorme e todos os momentos de alegria são preciosos. 
Este ano, os meus cabazes estão bem tradicionais e regionais! Há Marmelada Branca típica de Odivelas, licores, compotas, biscoitos de azeite, Trufas com vinho do Porto e estes Arrepiados, receita do Convento de Odivelas que são simplesmente maravilhosos... são quase uns suspiros com amêndoa e ficam com um sabor que lembra o torrão espanhol. E são tão fáceis de fazer que ainda vão a tempo para aquelas prendinhas de última hora!



Ingredientes
3 claras
375g de açúcar
350g de amêndoa laminada

Confeção
Pré-aqueça o forno a 120º. 
Bata as claras com o açúcar com a batedeira por cerca de 10 min, até ter picos firmes. Misture a amêndoa laminada e envolva.
Deite colheres de sobremesa da mistura em forminhas pequenas de papel ou sobre um tabuleiro com papel vegetal. Leve ao forno por 50 min.

Coloque em sacos, frascos ou caixinhas, enfeite com fitas e torne o Natal de alguém mais doce! 


Bom apetite!
Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Amêndoa; N.º de porções: 30

12.21.2016

Naked Cake de Chocolate com Buttercream, frutos vermelhos e cookies

O meu menino fez ontem 19 anos e nem dá para acreditar como o tempo passou tão rápido! O meu menino é (super) distraído, não gosta de confrontos e é um bocadito preguiçoso... mas compensa tudo com um sorriso rasgado, um abraço no momento certo, uma atenção impressionante aos outros e a mesma doçura de quando era criança. E depois espanta todos revelando ser completamente determinado quando toma uma decisão, por ser um apoio inabalável quando alguém precisa dele, por ser maduro e de uma clareza de pensamento tão grande que há dias em que me faz sentir pequenina! E eu sinto-me a mãe mais felizarda e orgulhosa do mundo pelo adulto em que se tornou.
E como não há mãe que resista a um pedido do filho, o bolinho deste aniversário saiu assim, bem guloso, com cookies oreo e frutos vermelhos, como ele me pediu. 

 



Receita do bolo e buttercream da querida Sandra do Migalha Doce 

Ingredientes
Para o bolo:
400g de açúcar
400g de manteiga
8 ovos
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
100g de cacau magro em pó
400g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
pitada de sal
250ml de leite

Para o Buttercream:
240g de claras (cerca de 6)
470g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
300g de açúcar
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Para o recheio e decoração
Bolachas mini oreo q.b.
Frutos vermelhos frescos q.b. (usei framboesas e mirtillos)

Confeção
Pré-aquece o forno a 180º e unte com manteiga e forre o fundo de 2 formas de 16cm com papel vegetal.

Para o bolo:
Numa taça grande peneire os ingredientes secos.
Na batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar por  cerca de 10min e até ficar uma mistura esbranquiçada.
À parte, bata os ovos com a baunilha e acrescenta depois à mistura da manteiga.
Aos poucos e com a batedeira no mínimo acrescente os ingredientes secos, alternado com o leite até ficar uma mistura homogénea. Deite a massa nas formas e leve ao forno por 45-50min. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

Para o buttercream:
Prepare uma panela com água no fundo e leve ao lume. Deite as claras e o açúcar numa taça de pirex ou outra que possa levar calor e coloque sobre a panela, sem tocar na água. Bata continuamente até o açúcar dissolver. Passe então para a batedeira e bata em velocidade máxima por cerca de 8 min, até ter picos firmes. Deixe arrefecer completamente. Nessa altura, prepare a manteiga, cortando-a em pedaços de cerca de 1 colher cada. Com a batedeira em funcionamento em velocidade média, acrescente a manteiga gradualmente. Quando tiver toda a manteiga incorporada, coloque a batedeira em velocidade máxima e bata até ter um creme suave e uniforme. Vai passar por uma fase em que parece liquido e outra em que parece que talhou, mas continue a bater que o creme monta!

Para montar:
Com os bolos frios, nivele o topo e divida cada bolo em 2, de forma a obter 4 camadas de tamanho igual. Coloque um pouco de buttercream num prato para prender a 1.ª camada de bolo. Com um saco de pasteleiro, preencha com buttercream esta camada, começando de fora para dentro, desenhando círculos encostados uns aos outros. alise um pouco e salpique com oreos esmigalhadas. Coloque a 2.ª camada, nivelando bem com a base. Preencha com o saco de pasteleiro 2 "filas" de buttercream na borda do bolo e, no centro, preencha com frutos vermelhos. Coloque a 3ª camada e repita a operação da 1ª (buttercream e oreo). Coloque a última camada de bolo e nivele tudo. Se for transportar o bolo, será preferível usar umas "estacas" de espetos de espetadas, cortadas à altura do bolo, para melhor suporte. Leve ao frio por cerca de 20 min.
 
Para finalizar, faça com o saco de pasteleiro 2 camadas na base do bolo, tudo à volta, bem como nas fendas de cada camada. Com uma espátula, espalhe o creme de baixo para cima, por forma a cobrir todo o bolo. Barre também o topo do bolo. Depois, com uma espátula larga que apanhe toda a altura do bolo, fixe-a numa parte do bolo e vá rodando o prato, para alisar e obter este efeito "semi-naked". 
Decore a gosto.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; DificuldademédioVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate, frutos vermelhos; N.º de porções: 10-12; Prato: bolo


12.19.2016

Tartes de pescada e Chouriço

Por aqui estou finalmente de férias! Apesar de estar a ser uma época de Natal bem atípica por estes lados, tenho-me esforçado por manter alguma normalidade e as prendas de Natal estão compradas, a casa enfeitada e os cabazes... bom, esses ainda estão por acabar. Por isso, os próximos dias serão doces e com receitas de presentes comestíveis! 
Enquanto isso, porque nesta azáfama de preparar o Natal precisamos de algumas ajudas, deixo-vos estas deliciosas tartes de pescada. As quantidades dão para 1 tarte grande (em forma de 20 cm) ou 3 individuais (estas formas têm 8cm de diâmetro). 




Ingredientes  
Para a massa:
200g de farinha sem fermento
1 colher de chá de sal
45g de água fria
90g de manteiga fria cortada em cubos

Para o recheio:
1 dente de alho
150g de cebola
400g de lombos de pescada (usei da Iglo)
50g de espinafres
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite
80g de chouriço
30g de farinha
400g de leite
 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bimby
Coloque no copo a farinha e a manteiga e programe 15 seg/vel 6. Junte a água, e programe 45 seg/vel espiga.
Abra a massa em círculos e forre as tarteiras. Leve ao forno cerca de 5 min.
 
Para o recheio deite no copo a cebola, o dente de alho, o chouriço e o azeite e pique 5seg/vel 6. Programe 5 min/100º/vel 2. Junte os lombos de pescada, tempere de sal e pimenta e programe 8 min/100º/vel colher inversa. Adicione os espinafres e programe mais 1 min/100º/vel colher inversa. Por fim, junte o leite e a farinha e programe 5 min/90º/vel 4, inverso. 
 
Deite o recheio nas tarteiras e leve ao forno cerca de 20 min, até dourar. 

Tradicional 
Misture a farinha, o sal e a manteiga até obter a textura de migalhas. Junte a água e amasse até ter uma massa lisa. Abra a massa em círculos e forre as tarteiras. Leve ao forno cerca de 5 min.
 
Para o recheio, pique a cebola e o alho. Com um robot de cozinha, pique o chouriço. Leve ao lume um tacho com a cebola, o dente de alho, o chouriço e o azeite e refogue uns minutos. Junte os lombos de pescada, tempere de sal e pimenta e programe deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Adicione os espinafres picados e deixe-os murchar. Com a colher de pau, desfaça os lombos de pescada. Por fim, junte o leite e a farinha e deixe cozinhar até engrossar, cerca de 5 min
 
Deite o recheio nas tarteiras e leve ao forno cerca de 20 min, até dourar.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pescada; N.º de porções: 3; Prato: prato principal, entrada
 

12.15.2016

Sorteio Cabazes de Chocolates com a ACHOC

Trago notícias doces e boas! Em parceria com a ACHOC - Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria, tenho não um, nem dois, mas QUATRO cabazes recheados de maravilhosos chocolates para sortear!

E perguntam vocês: não será chocolate a mais? A chocólatra em mim responde... chocolate nunca é a mais! E olhem que não sou a única a pensar assim. Sabe-se hoje que "o chocolate e os derivados do cacau são alimentos muito nutritivos e com excelentes benefícios para a saúde por conterem um antioxidante natural, os polifenóis, que ajudam a manter a saúde das artérias e do coração, prevenindo uma série de doenças, como as cardiovasculares. Também contém um aminoácido chamado triptofano que aumenta a produção de serotonina, conhecida contribuição para a sensação de prazer, resultando na melhoria do bem-estar". 

Há outros benefícios para o bem-estar que podem ver na página da ACHOC. Depois, é participar para serem um dos quatro sortudos a receber este cabaz cheio de delícias em vossa casa!
Para participar precisam de:
- Gostar da página de Facebook do Ponto de Rebuçado - receitas
- Seguir a página de Instagram do Ponto de Rebuçado- receitas (opcional)
- Partilhar o passatempo no Facebook em modo PÚBLICO, identificando 3 amigos.
- Preencher o Formulário abaixo.

Podem participar a partir de hoje até ao dia 21 de dezembro às 23h55. A participação é válida para Portugal Continental.
Só é aceite uma participação por pessoa. O sorteio será feito via Random. 

Boa sorte!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...