2.24.2017

Bolo de café Alentejano com pepitas de chocolate

Café e chocolate é daquelas combinações perfeitas... mais ainda se estiverem juntos num bolo! Nada melhor para animar os lanches do fim de semana do que um bolo assim, aromático, doce e simples. Este posso já dizer-vos que durou muito pouco, de bom que é! 
A receita do bolo de café alentejano estava guardada há tempos, de um blogue que eu seguia e que tenho muita pena que esteja parado, o "mesa para quatro". As pepitas de chocolate foram assim uma adenda... só porque sim! 



Ingredientes
4 Ovos grandes (ou 5 médios)
2 chávenas de Açúcar Amarelo
1/2 chávena de Azeite
2 colheres de sopa de Café solúvel
1 colher de chá de Canela
2 chávenas de Farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de Fermento em pó
1/2 chávena de pepitas de chocolate (usei Vahiné)

Confeção
Retire uma colher de farinha da quantidade indicada e envolva as pepitas de chocolate com essa colher de farinha. Reserve. Misture a restante farinha com o fermento com um fuet. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 170º. Prepare uma forma de buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha. 

Bimby:
Coloque a borboleta. Deite no copo os ovos e o açúcar e programe 5 min/vel 4. Junte o azeite, o café e a canela e programe mais 2 min/vel 4. Por fim, adicione a farinha misturada com o fermento e bata mais uma segundos para misturar. Junte as pepitas de chocolate e envolva com uma espátula.

Tradicional:
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte o azeite, o café e a canela e bata mais uns 2 minutos. Por fim, adicione a farinha misturada com o fermento e misture. Junte as pepitas de chocolate e envolva com uma espátula.

Levar ao durante cerca de 40 minutos.


Bom Apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeFácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: café, chocolateN.º de porções: 10Prato: bolo

2.22.2017

Mini quiches de atum e azeitonas (sem massa, low carb)

Alguém me dizia no outro dia que somos sempre fortes, apenas temos dias maus. É verdade, eu sei. Sou forte. Tenho uma tendência natural para ser positiva, para aproveitar o melhor da vida. E depois, tenho dias em que estou farta de ser forte e de encarar situações más, em que me zango com o mundo. Esses são os dias em que, preferencialmente, me encontram na cozinha e aproveito para deixar as refeições da semana semi-preparadas. Este fim de semana foi assim e estas mini quiches, perfeitas para levar na marmita, foram uma das receitinhas que serviu para ocupar a mente...



Ingredientes
5 ovos
Pimenta Margão q.b.
1 colher de chá de orégãos Margão
4 colheres de sopa de queijo fresco para barrar light
1 lata de atum natural escorrido
1/4 chávena de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
1 colher de sopa de azeite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 170º. 
Bata com um fuet os ovos com o queijo até ter um creme homogéneo. Tempere com orégãos e pimenta preta. Misture o atum e as azeitonas e distribua a mistura por formas de queques untadas com azeite. Leve ao forno por cerca de 20 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos, atumN.º de porções: 8Prato: Pratos leves

2.21.2017

Rolo de carne Wellington

Esta é mais uma variação do rolo de carne habitual cá por casa. Assim, como a versão mais festiva do dito, que com a massa folhada e os cogumelos ganha até direito a apelido inglês! Ou, se quiserem, é a versão económica da famosa receita de Beef Wellington. Qualquer que seja o caso, é tão bom!


Ingredientes
Para o rolo de carne
600g de carne de peru picada
400g de carne de porco picada

Sal e pimenta Margão q.b.
1 ovo
1 chávena de salsa, tomilho e cebolinho
2 cebolas médias 
azeite q.b.

1/2 chávena de pão fresco ralado

1 placa de massa folhada retângular

Para os cogumelos:
250g de cogumelos frescos picados
1 cebola
1 fio de azeite
Sal e pimenta Margão q.b.
1 cálice de vinho do Porto


Confeção

Pré- aqueça o forno a 180º.
Faça um refogado com 1 cebola e os cogumelos picados, temperados com sal e pimenta. Deixe amolecer e junte o cálice de vinho do Porto. Deixe cozinhar até secar.
Faça um refogado com as 2 cebolas picadas finamente e um fio de azeite, sem dourar a cebola. Num robot de cozinha, triture o pão, juntamente com as ervas. Reserve.
Numa tigela, misture as carnes, sal e pimenta, o ovo e a cebola refogada. Junte depois o pão e volte a misturar.
Forme um rolo com a mistura, coloque num tabuleiro e leve ao forno por 20 min. Retire e deixe arrefecer.
Abra a massa, o rolo no centro e a mistura de cogumelos por cima do rolo. Envolva o rolo com a massa. Coloque num tabuleiro com papel vegetal e leve novamente ao forno cerca de 25m.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: CarneN.º de porções: 6Prato: Prato principal

2.20.2017

Quadrados de aveia e morango

Quando a Terra Nostra me desafiou a fazer uma receita saudável para o pequeno almoço usando a manteiga da marca, pensei logo em fazer uns quadrados de aveia com crumble. A base destes quadrados é a mesma dos queques que habitualmente faço e dos quais já vos mostrei por aqui várias versões mas, com os morangos e esta capinha crocante amanteigada, ficaram ainda mais deliciosos! 

E, com esta receita,  trago também um desafio para tod@s:  partilhem, na página de Facebook do Blogue, neste post, uma fotografia da vossa mesa de pequeno-almoço (na qual deverá constar uma caneca vazia, refletindo a falta do leite Terra Nostra). As 3 fotografias com melhor produção ganham um pack Terra Nostra (3 pacotes de manteiga + 6L de Leite de Pastagem + faca de manteiga Terra Nostra).




Ingredientes
Para a base:
2 chávenas e 1/2 de aveia em flocos
1 chávena e 1/2 de leite vegetal (usei de amêndoa)
1 ovo grande, batido
2 colheres de sopa de manteiga Terra Nostra derretida
2 colheres de sopa de xarope de agave
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de morangos cortados em cubos pequenos
Para o crumble:
1 chávena de aveia
2 colheres de sopa de xarope de agave
1/2 chávena de farinha integral
6 colheres de sopa de manteiga Terra Nostra

Confeção
Junte a aveia e o leite e deixe descansar pelo menos 3h.
Pré-aqueça o forno a 170º.
Junte os restantes ingredientes da base, exceto os morangos e misture tudo. Deite num tabuleiro de 20cm/26cm forrado com papel vegetal e espalhe uniformemente. Coloque os morangos por cima. 
Numa taça, misture a farinha, a aveia, o xarope de agave e a manteiga amolicida com as mãos, de forma a obter uma mistura areada. Espalhe por cima dos morangos e leve ao forno por 25min. 
Deixe arrefecer completamente antes de cortar em quadrados.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianosimPara crianças: Sim; Ingrediente principal: morangos, aveiaN.º de porções: 12; Prato: pequeno almoço

2.16.2017

Peito de Frango com pesto e queijo brie

Os dias sucedem-se e passam a uma velocidade assustadora. Muita da culpa disto é o ritmo com que vivemos os dias, é aquela sensação de estar em permanente stress: para chegar ao trabalho a tempo quando apanhamos trânsito, para acabar aquele trabalho, para cumprir os prazos. E depois, para voltar a casa o mais rápido que conseguirmos pelo meio do caos do fim do dia, passar no supermercado, cumprir algumas tarefas de casa,, fazer o jantar e ter ainda algum trabalho à espera para o serão. Este tem sido o retrato dos meus dias, por isso, estas refeições práticas que exigem 5 min de preparação e forno, têm sido ajudas preciosas...



Ingredientes
3 peitos de frango
2 colheres de sopa de molho pesto (usei caseiro)
1 pitada de sal (se usarem pesto de compra, que tem mais sal, não usem o sal)
2 colheres de sopa de azeite
12 fatias finas de queijo brie

Confeção
Tempere os peitos de frango com o sal, envolva-os no molho pesto e deixe tomar gosto uns 15 min. 

Faça 4 a 5 cortes em fatia em cada peito de frango, sem chegar ao fundo, de maneira que o peito de frango se mantenha inteiro. Preencha cada corte com 1 fatia fina do queijo brie. Coloque num tabuleiro untado com o azeite, tape com papel de alumínio e leve ao forno cerca de 20 min. Retire o papel vegetal e leve novamente ao forno mais 10 min.

Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango;  N.º de porções: 3Prato: prato principal

2.15.2017

Lombinho de porco assado com batatas e legumes

Sei que ando em falta com o Blogue, mas o tempo tem sido muito curto para tudo o que tenho para fazer. Nos últimos tempos, é ao fim de semana que consigo algum tempo para preparar receitas e fotografias para o Blogue e acontece que o passado fim de semana, como quem me segue pelo Instagram se apercebeu, estive na Serra da Estrela a receber mimos da mãe e com uma paisagem maravilhosa de neve... Mas ontem lá consegui um tempinho para vos trazer uma comida de conforto por excelência: um assado no forno com legumes e batatinhas.




Ingredientes
1 lombinho de porco
Batatas q.b. cortadas em 4
1 cebola
4 cenouras cortadas em 4 (usei coloridas)
Floretes de brócolos q.b. 
2 colheres de sopa mostarda
1 laranja
2 dentes de alho
Sal e Pimenta q.b.
1 dl de azeite
1 colher de sopa de pimentão doce fumado Margão

1 colher de chá de tomilho seco Margão


Confeção
Num saco, coloque o lombinho de porco, o azeite, o sumo da laranja, os alhos esmagados, a mostarda, sal e pimenta. Mexa bem e deixe a tomar gosto, pelo menos 1 hora. 
Pré-aqueça o forno a 180º. Num tabuleiro, coloque a cebola cortada em fatias, as batatas e as cenouras. Tempere com  sal, pimenta, tomilho e um fio de azeite. 
Retire o lombo do saco e polvilhe-o com o pimentão doce. Coloque no centro do tabuleiro, e regue com o suco da marinada. Leve ao forno a 180º, por 30 min. Passado este tempo, junte os brócolos, vire o lombinho e leve de novo ao forno, mais 20m ou até estar dourado. 

Fatie o lombinho de porco e sirva!


Bom apetite!

Tempo de preparação: 1 hora; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne de porco; N.º de porções: 3Prato: Prato principal

2.10.2017

Bolo de laranja, coco e gengibre de liquidificador

Já são várias as receitas e adaptações que tenho mostrado por aqui deste bolo que se faz no liquidificador (ou na bimby), com a laranja inteira. Mas quando a minha querida amiga Dulce mostrou no seu lindo Blogue "Cozinha da Duxa" uma receita deste bolo com coco e gengibre, sabia que teria de trazer para o blogue mais esta versão! Rápido e super aromático, é o bolo ideal para os lanches deste fim de semana que se anuncia frio e chuvoso...



Ingredientes
1 laranja grande ou duas pequenas (cerca de 200g), com casca - corte-lhes apenas os topos
200g de açúcar
1/2 chávena de azeite
4 ovos grandes
250g de farinha sem fermento
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 colher de café de gengibre em pó Margão
50g de coco ralado 
açúcar amarelo q.b. para polvilhar

Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com manteiga ou prepare uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Bimby: Coloque no copo da Bimby as laranjas cortadas em 4 e programe 15 seg./vel. 9. Junte o açúcar, o azeite e os ovos e programe 2 min/temp. 37º/vel. 4. Adicione a farinha, o fermento, o coco ralado e o gengibre e programe 15 seg/vel. 3.

Tradicional: no liquidificador, coloque as laranjas cortadas em 4 e bata até estar tudo liquidificado. Junte o açúcar, o azeite e os ovos e bata durante uns minutos. Adicione a farinha, o fermento, o coco ralado e o gengibre e volte a bater até envolver tudo.

Deite a massa na forma, polvilhe com o açúcar amarelo e leve ao forno por cerca de 30 min.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianonãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: laranja; N.º de porções: 10; Prato: Bolo

2.08.2017

Taças de Cheesecake ligeiro de manga

Estou a chegar àquela fase em que já só quero que o bom tempo chegue depressa... normalmente costuma ser logo a seguir ao Natal, este ano, com os dias de sol, apesar do frio, que tivemos em janeiro, lá me fui aguentando. Até começar este período cinzentão. Não há volta a dar, eu não gosto de chuva. Mas em minha defesa, ela também não gosta de mim! É uma sensação de desconforto geral, é o estrago que faz no meu humor, é até o cabelo que fica frisado! 
Numa tentativa de compensar o cinzento dos dias, fiz estas tacinhas que parecem o sol. Tão boas e a lembrar dias mais quentes... 




























Ingredientes
3 folhas de gelatina
80g de açúcar de frutose
8 bolachas de gengibre
2 iogurtes naturais magros
150g de polpa de manga + 4 colheres de sobremesa para decorar
300g de queijo fresco para barrar light

Confeção
Demolhe a gelatina na água e reserve.

Bimby:

Coloque no copo o açúcar e pulverize 15 seg/ Vel. Reserve. Deite as bolachas no copo e triture 15 seg/ Vel.3. Retire e reserve.
Coloque no copo um dos iogurtes e programe 2 min/ Temp. 70º/ Vel. 2,5. Adicione a gelatina escorrida e programe 12 seg/vel.3. Junte o queijo, o outro iogurte, a polpa de manga, o açúcar e programe 25 seg/ Vel.4. 

Tradicional:
Num robot de cozinha, triture uns segundos as bolachas.
Numa taça, deite um dos iogurtes e leve ao microondas por 30 seg. Adicione a gelatina escorrida e bata com a batedeira. Adicione o açúcar e bata novamente. Junte então o queijo, o outro iogurte, a polpa de manga e bata mais uns minutos. 

Encha as taças com o creme de queijo até meio. Distribua umas colheradas de bolacha por cima e encha o resto da taça com o creme. Termine com um pouco de polpa de manga e salpique com bolacha. Leve ao frigorífico pelo menos 1h antes de servir.


Bom apetite! 

Tempo de preparação: 15 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo, iogurte, manga; N.º de porções: 4-6 (depende do tamanho das taças)Prato: sobremesa 

2.07.2017

Um género de chamuças de frango e legumes

Esta não é uma receita de chamuças. Não me atrevo a dar esse nome a estes pastelinhos, embora sejam bastante inspirados nessa iguaria da cozinha indiana. São, isso sim, uma excelente forma de aproveitar sobras de frango assado e fazem-se num instante. Para além disso, podem congelar-se antes de levar ao forno e são bem saudáveis. Precisam de mais motivos para pôr mãos à obra? 


Ingredientes

1 cebola
2 dentes de alho
1 curgete ralada
2 cenouras raladas
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de açafrão em pó Margão
1/2 colher de chá de sementes de cominho em pó Margão
1/2 colher de chá de canela Margão
1/2 colher de chá de pó de Garam Massala 
Vinagre de cidra Q.B.

400g de frango cozinhado e desfiado

4 folhas de massa filo
azeite q.b. para pincelar as folhas de massa

Confeção
Misture a Garam Massala, os cominhos, o açafrão, a canela com o vinagre em quantidade suficiente para fazer uma pasta espessa. Reserve.

Bimby:
Coloque a cebola, o alho, a curgete e as cenouras no copo e programe 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 5 min/vel 2/varoma. Junte o preparado de caril e o sal e programe 5 min/vel 2/90º. Junte o frango e programe 2 min/vel colher inversa/100º.


Tradicional:
Num tacho largo, aqueça o azeite e refogue a cebola,
a curgete, as cenouras e o alho. Deite a pasta de caril, o sal e deixe cozinhar em lume médio durante uns 10m. Junte o frango desfiado e cozinhe por uns 5 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Abra cada folha de filo e corte 4 tiras. Pincele com azeite. Coloque uma colher do recheio numa ponta e enrole em triângulo até terminar a tira. Proceda do mesmo modo até terminar o recheio. Coloque as chamuças num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno até dourarem (cerca de 10 minutos).

Bom apetite!
Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Não; Ingrediente principal: frango, legumes N.º de porções: 12; Prato: entrada, petiscos

2.06.2017

Pudim de croissant e maple syrup

Esta é uma versão mais ligeira do já muito conhecido Caramel Croissant Pudding da Nigella e é simplesmente delicioso! Que o diga o meu rapaz que acordou no domingo passado com este mimo para o pequeno almoço. Podem, claro, servir como sobremesa mas, caso o façam, sugiro que juntem uma bola de gelado ou umas natas azedas ligeiramente açucaradas. 


Ingredientes
3 croissants do dia anterior
4 ovos
1 chávena de leite
1/4 de chávena de maple syrup (pode substituir por mel ou caramelo)
1 collher de sopa de azeite
açúcar em pó para polvilhar

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Parta os croissants em pedaços e coloque-os num tabuleiro ou frigideira que possa ir ao forno. 
Numa taça, deite os ovos, o leite, o azeite e o maple syrup e bata bem. Deite este creme por cima dos croissants e deixe-os absorver por uns 10 min. Coloque então no forno por cerca de 15 a 20 min. 
Sirva polvilhado de açúcar em pó.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil;VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: CroissantsN.º de porções: 4Prato:sobremesa, pequenos-almoços

2.03.2017

Queijada de requeijão (sem massa)

Para acabar com os queijinhos que recebi da Montiqueijo, fiz esta queijada sem massa, ou tarte de requeijão. Um doce bem tradicional, para quem gosta do sabor do requeijão que fica bastante acentuado! Cá em casa o rapaz gosta dela simples, mas podem também servir como sobremesa, com uma colherada de doce de abóbora, que é simplesmente maravilhosa!


Ingredientes
5 ovos
1 pitada de sal 1
200g de açúcar
400g de requeijão Montiqueijo
Raspa de 1 limão
80g de Farinha
2 colheres de sopa de amido de milho

Açúcar em pó para polvilhar 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma tarteira com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Separe as gemas das claras e reserve ambos. 
 
Bimby:
Deite as claras no copo bem limpo com a borboleta com uma pitada de sal e programe 3 min/vel 4. Retire as claras para uma tacinha e reserve. Sem lavar o copo, deite-lhe as gemas, o açúcar, o requeijão, a raspa de limão e as farinhas e programe 4 min/vel 4. Junte as claras e envolva com a espátula.

Tradicional:
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e reserve. 
Bata o requeijão com o açúcar, as gemas, as farinhas e a raspa de limão por uns minutos até ter um creme uniforme. Junte-lhe as claras em castelo e envolva com uma espátula. 

Coloque a massa na tarteira e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar e polvilhar com açúcar em pó.


Bom apetite!


Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil;VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: RequeijãoN.º de porções: 10; Prato:sobremesa, tartes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...