3.24.2017

Muffins de cenoura com pepitas de chocolate

Uns muffins de cenoura deliciosos foram os bolinhos escolhidos para este fim de semana... amanteigados e com com pepitas de chocolate, estes bolinhos fizeram um sucesso! Uma adaptação da receita do bolo de cenoura livro de receitas base da bimby que resultou tão bem.




Ingredientes 
250g de cenoura
4 ovos
110g de manteiga sem sal derretida
250g de açúcar
220g de farinha
1 c. sopa de sobremesa de fermento

1/2 chávena de pepitas de chocolate (usei da Vahiné)

Confeção
Bimby:
Pré-aqueça o forno a 170º C.
Coloque no copo a cenoura e rale 15 Segundos, Velocidade 9.
Adicione os ovos, a manteiga derretida, o açúcar e programe 1 Minuto, Velocidade 6.
Junte a farinha, o fermento e envolva 15 Segundos, Velocidade 3. Junte as pepitas de chocolate e envolva com a espátula.

Tradicional:
Bata no liquidificador a cenoura, junte os ovos e a manteiga derretida e bata mais 1 minuto, acrescente o açúcar e bata tudo por uns 5 minutos, Passe para uma tigela e acrescente a farinha e o fermento e envolva até misturar. Junte as pepitas de chocolate e envolva com a espátula.

Distribua a massa por formas de queques forradas com forminhas de papel e leve ao forno por cerca de 20 min. Deixe arrefecer antes de servir.
 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: cenoura; N.º de porções: 20; Prato:  bolo

3.22.2017

Perca assada com harissa e batatinhas a murro

Gosto do ritual do jantar. De estar à mesa a conversar sobre o dia que passou. Por isso, nunca quis televisão na cozinha, para que o tempo da refeição seja efetivamente de convívio. E em dias em que chego a casa com vontade de me deitar, gosto destas receitas que se preparam em minutos e se deixam no forno! Simples, assim... 

Ingredientes 
2 postas de perca do Nilo
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de harissa
1 cebola
azeite q.b.
8 batatinhas novas
Confeção  Pré-aqueça o forno a 180º.
Pique as batatas com um garfo, tempere com sal e leve ao microondas em potência máxima por 9 min. Tempere com sal, pimenta o peixe. 
Corte a cebola em rodelas e coloque no fundo da travessa. Disponha as postas de peixe em cima da cebola e as batatas ao lado. Regue abundantemente com azeite.

Leve ao forno por cerca de 20 min.

 
Sirva com uma salada verde.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: perca; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

3.21.2017

Tiras de peru com molho de amendoim

Passar uma semana em Espanha tem em mim um efeito estranho: por mais que adore experimentar novos sabores e tapear, sinto invariavelmente falta da "nossa" sopa e de um bom café...  Por isso, assim que saí do avião e antes mesmo de ir buscar a mala, lá estava eu a pedir um café no primeiro balcão de café que encontrei e sim, adivinharam... a primeira refeição em casa foi uma sopa de legumes! E estas tirinhas de peru super rápidas e cheias de sabor.



Ingredientes
3 bifes de peru cortados em tiras
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 colher de sopa de molho de soja
1/2 colher de café de piripiri (opcional)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
1 chávena de leite 
cebolinho fresco q.b.

Confeção
Tempere as tiras de peru com sal, pimenta preta, o molho de soja e os alhos picados finamente e deixe tomar gosto pelo menos 15 min. 
Aqueça uma frigideira com o azeite e doure as tiras de peru. Num frasco, junte a manteiga de amendoim, o piripiri e o leite, tape e mexa até estar bem misturado. Junte esta mistura à frigideira e cozinhe em lume médio até engrossar. Sirva salpicado com cebolinho, com arroz.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade:Fácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.20.2017

Sandes aberta de abacate com ovo

Chegas a uma fase da vida em que achas que entraste em "velocidade de cruzeiro", que já pouco irá mudar. Mas a vida surpreende-nos sempre e dou por mim a ter de dar uma volta de 180º nos teus planos. De repente, tenho mais dias sozinha e é preciso habituar-me a isso. Aproveitar para ler, para cozinhar e para descansar! E fazer refeições simples e rápidas, como estas sandes abertas de abacate com ovo.




Ingredientes
1 abacate
1 colher de sopa de sumo de limão
sal e pimenta q.b.
2 fatias de pão (usei pão de alfarroba)
2 ovos
1 fio de azeite
1 pitada de pimentão doce fumado (usei Margão)

Preparação
Numa taça junte o sumo de limão, sal, pimenta e misture o abacate. Esmague grosseiramente com um garfo, misturando tudo. 
Numa frigideira com um fio de azeite, estrele os ovos.
Barre as fatias de pão com a pasta de abacate, disponha um ovo em cada fatia e salpique com o pimentão doce fumado.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Abacate; N.º de porções: 2; Prato: entrada, petiscos

3.17.2017

Bolo de arroz XL

Fim de semana à porta e eu suspeito que este vá ser bem caseiro... os últimos dias foram muito cansativos e estou mesmo a precisar de uns dias de "dolce far niente!" 
Ora, para ser doce, tem de haver bolo, certo? E esta versão XL do bolo de arroz é tão boa para fins de semana preguiçosos... 😍



Ingredientes
6 ovos médios 
60g de manteiga amolecida
150g de açúcar
150g de farinha de arroz
100g de farinha de trigo
150ml de leite
1 colher de chá de fermento em pó
40ml de azeite 
raspa de 1 limão
Açúcar em pó q.b. para polvilhar

Confeção
Pré-aqueça o forno a 170º. Prepare uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Separe as claras das gemas. Numa taça, junte as farinhas e o fermento e misture.

Bimby
Coloque as claras no copo e programe 2 min/vel 3. Junte as gemas e o açúcar e bata mais 1 min/vel 3. Adicione a manteiga previamente derretida e o leite e volte a programar mais 3 min/vel 3. 
Coloque a borboleta, junte a mistura de farinhas e programe 2 min/vel 3. Por fim, junte o azeite e a raspa de limão e programe mais 2 min/vel 3. 

Tradicional
Numa taça, bata as claras em castelo bem firme. Junte as gemas e o açúcar e bata mais um pouco. Adicione então a manteiga previamente derretida e o leite e volte a bater cerca de 3 min. Junte a mistura de farinhas, a raspa de limão e o azeite e volte a bater mais 5 min. 

Deite a massa na forma e salpique com um pouco de açúcar. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos, ou até o bolo estar completamente cozido (faça o teste do palito). Deixe arrefecer, desenforme e salpique com um pouco de açúcar em pó. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 45 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianonãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha de arrozN.º de porções: 10; Prato: Bolo

3.15.2017

Gratinado de bolonhesa e penne

Para mim esta é pura comida de conforto... há qualquer coisa de mágico num prato de massa gratinado que nos envolve à primeira garfada, como uma mantinha e um chá em dias de chuva! Esta é uma alternativa à tradicional lasanha (ou o que fazer quando apetece lasanha mas não há placas de massa) e ficou deliciosa!



Ingredientes
1 fio de azeite
3 dentes de alho
1 cebola
1 talo de aipo
150 g bacon
500 g de carne de vaca picada
sal e pimenta q.b.
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela 

200 ml de leite
1 colher de sobremesa de orégãos

300g de massa penne
Queijo para polvilhar

Para o molho branco:
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
2 chávenas e meia de leite
sal, pimenta e noz moscada


Confeção
Aqueça o forno a 180º. 
Coza a massa al dente. Escorra a água e reserve.

Para o molho branco:
Bimby
Deite o leite, a farinha e a manteiga no copo, tempere com sal e pimenta e programe 8 minutos, 90º, velocidade 4.

Tradicional
Num tacho, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Em lume médio, mexa para tirar o gosto de cru da farinha, sem deixar queimar. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para incorporar na farinha e não criar grumos. Use uma vara de arames, se necessário. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Num tacho, frite o bacon num pouco de azeite. Junte os alhos picados, a cebola e o aipo picados. Deixe amolecer e junte a carne. Tempere com sal e pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixe fritar a carne até estar soltinha. Nessa altura, junte o tomate pelado picado com o molho da lata, os orégãos e o concentrado de tomate e deixe ferver em lume médio durante 3m. Nessa altura, adicione o vinho e o leite - esta mistura inicialmente vai talhar, mas depois, continuando a mexer, engrossa.
Coloque o molho bolonhesa numa travessa de forno, cubra com a massa escorrida. Regue a massa com o molho branco e polvilhe queijo ralado por cima. Leve ao forno até estar gratinado.




Bom apetite!


Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: carne picada; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.14.2017

Empanadas de salmão e presunto

Já há muito tempo que não fazia empadas e já havia cá por casa quem o fizesse notar! Esse facto, juntamente com a necessidade de deixar algumas refeições ao filhote, teve este resultado: umas empanadas com tomate e presunto, à moda de Espanha, que resultaram num petisco! 




Ingredientes
Para a massa:
1/4 chávena de água
2 colheres de sopa azeite
1/4 chávena de vinho branco
1 c. chá de sal
150g margarina
1 ovo
500g farinha

Para o recheio:
2 lombos de salmão
3 fatias de presunto
1/2 chávena de vinho branco
1 fio de azeite
1 cebola
2 tomates maduros
1 colher de sopa de oregãos
sal e pimenta q.b.
1 colher de amido de milho

Confeção
Bimby:
Coloque os líquidos no copo, o açúcar, o sal, a margarina e programe 2 min/37ºC/vel 1. Junte o ovo, a farinha e programe 2 min/vel espiga até que a massa fique homogénea (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Retire e deixe descansar enquanto faz o recheio.

Deite a cebola, o presunto e o tomate no copo e triture 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 10 min/varoma/vel 1. Junte o salmão em pedaços, o vinho, os temperos - sal, pimenta, noz moscada e oregãos e programe mais 3 min/varoma/vel colher inversa. Junte por fim o amido de milho e programe 4 min/90º/vel colher inversa.

Tradicional: 
Coloque a farinha com o sal e o açúcar numa taça, abra um buraco e deite os liquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a margarina derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os liquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio. 

Num tacho com um fio de azeite, refogue a cebola e o tomate bem picados. Junte o presunto picado e deixe refogar em lume médio uns minutos. Adicione salmão em pedaços, o vinho, os temperos - sal, pimenta, noz moscada e oregãos e deixe cozinhar e apurar mais uns minutos. Junte por fim o amido de milho e deixe engrossar. 

Pode fazer uma empanada grande ou 3 individuais, diviida a massa em 2 porções e estenda na forma da foma ou tabuleir que fir usat. Forre um tabuleiro untado com azeite com um dos discos, deite o recheio e coloque o outro disco por cima, vedando bem. Leve ao forno a 180º por cerca de 20 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmão; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.13.2017

Frango agridoce com brocolos e amendoim

Esta vai ser una semana atípica... estarei por Madrid, a trabalho, longe da minha cozinha e do filho. Por isso, o sábado foi passado entre preparativos para a viagem e a preparar marmitas para deixar ao rapaz. Entre lasanhas e empadas, lá saiu este frango agridoce rápido para o nosso almoço.



Ingredientes
2 peitos de frango cortados em cubos
 
sal q.b. 
1 cebola, picada
1 chávena de Brócolos fatiados  
2 colheres de sopa de molho sweet chili (usei esta receita)
2 colheres de sopa de molho de soja 1 fio de óleo de sésamo
Amendoins torrados q.b.

Confeção
Tempere o frango com um pouco de sal. Aqueça uma frigideira larga ou um wok com um fio de óleo de sésamo e doure os pedaços de frango uns minutos. Nesse tempo, pique a cebola e fatie os brócolos e junte-os à frigideira. Deixe cozinhar mais uns 2 min. Adicione o molho sweet chili e o molho de soja e deixe apurar mais uns 3 minutos. Por fim, envolva os amendoins.

Sirva com arroz basmati.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.10.2017

Bolo super fofo de cacau e canela

As semanas passam num ápice e, mal damos conta, já é sexta feira... dia de preparar o fim de semana que passa ainda mais rápido. É normal que assim seja... afinal, estes dois dias que são de descanso têm de dar para organizar, limpar, recuperar, desanuviar e, muitas vezes, para trabalhar! E para fazer um bolinho, que nem é fim de semana de verdade se isso não acontecer. Mesmo que seja um bolo bem simples como o que vos trago hoje.



Ingredientes
Para o bolo:
6 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
4 colheres de sopa de cacau cru em pó (se usar chocolate, coloque 6)
1 colher de sobremesa de canela em pó (usei Margão)
1 chávena de leite
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha de trigo
Para a cobertura:
1 colher de manteiga
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei Vahiné)
1 colher de sobremesa de canela em pó (usei Margão)

Confeção

Pré-aqueça o forno a 180º.
Peneire a farinha, o cacau em pó, a canela em pó e o fermento. Reserve.
Bata as claras em castelo bem firme, junte as gemas e bate mais uns minutos. Junte o açúcar e bata mais uma vez por 1 minuto. Por fim, adicione a mistura de secos e o leite e bata novamente.
Prepare um tabuleiro de 26/20 cm com papel vegetal e deite a massa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Quando o bolo estiver feito, prepare a cobertura: leve todos os ingredientes ao lume e misture bem até ferver. Com um palito, fure todo o bolo. Deite a cobertura ainda quente em cima do bolo e deixe arrefecer. 


Bom Apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: caféN.º de porções: 15Prato: bolo

3.09.2017

Pescada à Gomes de Sá

Já aqui tenho referido que o meu rapaz, que adora comer e não é nada esquisito com a comida, não gosta de bacalhau. Mas gosta de algumas das receitas tradicionais de bacalhau feitas com outro peixe (normalmente, pescada). Por isso, já aqui apareceram pratos como pescada à Brás ou pescada com natas e faltava experimentar este prato tão simples: pescada à Gomes de Sá. E que bom que ficou!  



Ingredientes
350g de lombinhos de pescada
1 cebola
2 dentes de alho
2 ovos
3 batatas médias
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Confeção
15 minutos antes de começar a cozinhar, tempere a pescada com sal e pimenta e deixe tomar gosto.
Descasque e corte as batatas em rodelas grossas e coza-as em água com sal, juntamente com a pescada e os ovos.
Fatie finamente a cebola e pique os dentes de alho. Leve-os a refogar numa frigideira com o fundo coberto de azeite até começar a dourar. 
Retire a pescada e lasque-a grosseiramente. Escorra as batatas. Descasque depois os ovos e corte-os em rodelas . 
Num tabuleiro de forno, disponha algumas batatas, a pescada mais batatas por cima. Coloque as rodelas de ovo por cima e, por fim, o refogado de cebola. Leve ao forno pré-aquecido a 170º por cerca de 15 min. 


Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

Tempo de preparação: 35 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: NãoIngrediente principal: pescada; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

3.08.2017

Trufas de millet e cacau

Só mesmo a Joana do Limited Edition para me pôr a pensar na minha relação com a alimentação saudável... Na verdade, não creio que tenha uma relação (pelo menos, monógona) com a alimentação saudável. Tenho uma relação forte com a comida, no geral. Quase todas as minhas memórias de infância estão associadas a um prato: os filhós de abóbora da minha avó paterna, as iscas com batatas cozidas da minha avó materna, o arroz de frango da minha mãe... As vésperas de Natal passadas a fazer coscorões em família. A cozinha como coração da casa e a comida como alimento e manifestação de amor.

A minha preocupação com a comida tem vindo, no entanto, a alterar-se. Tendo eu uma tendência para engordar, desde sempre me lembro de fazer dietas. Mas as dietas não são necessariamente alimentação saudável e foi a partir do momento em que me foi diagnosticado um linfoma, em 2009, que comecei a dar mais atenção ao tipo de alimentos que consumia no dia a dia: menos (quase nenhuma) carne vermelha, mais legumes, fibras e minimizar o consumo de alimentos processados e açúcares. Felizmente, a minha é uma história com final feliz e acredito que muito do sucesso e da forma como reagi aos tratamentos violentos que uma doença destas requer tiveram a ver com a alimentação. 

A verdade é que, no dia a dia, tento manter essa alimentação mais cuidada, essencialmente, com alimentos naturais e pouco processados. Todas as semanas faço um bolo e, sim, tem açúcar... mas o objetivo é o rapaz ter uma alternativa mais saudável às bolachas e bolos de compra. Não sou nada fundamentalista e confesso que não resisto a alguns petiscos... Assim, como bem podem ver pelas publicações aqui no blogue, tanto podem ver um bolo bem decadente como uns snacks saudáveis.

Para o Desafio Receita Saudável da Joana, trago precisamente um snack que me deixou rendida: umas trufas deliciosas de millet e cacau, com um toque de coco. A inspiração veio destas bolinhas de millet e limão do Nem Acredito que é Saudável.




Ingredientes
Para as trufas
150g de millet cozido
180g de tâmaras sem açúcar (pesadas sem caroço)
100g de farinha de aveia
4 colheres de sopa de cacau em pó


2 colheres de sopa de coco ralado 
Para envolver
2 colheres de sopa de chocolate em pó magro

1 colher de chá de canela



Confeção
Coza cerca de 1 chávena de millet em 2 chávenas de água por 15 min. Escorra e deixe arrefecer. 
Coloque todos os ingredientes das trufas num robot de cozinha ou picadora e pique até obter uma pasta homogénea. Leve ao frigorífico durante 20 minutos para ficar mais firme. Retire, faça bolinhas e passe-as pela mistura de chocolate e canela.
Guarde-as num frasco fechada no frigorífico.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Aveia, tâmaras, Millet, cacau

Se quiserem também participar neste desafio poderão fazê-lo. Enviem um email para lim.edition2012@gmail.com para agendar com a Joana um espaço no calendário. Se reproduzirem nas vossas cozinhas alguma das propostas aqui apresentadas, utilizem o #desafioreceitasaudável e partilhem connosco as vossas versões e interpretações para que todos possamos contribuir para um estilo de vida mais saudável que passa pela comida, mas não se esgota nela.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...