1.03.2018

5 anos de Ponto de Rebuçado... e um Bolo de amêndoa com cheesecake de maracujá

É clichê dizer que o tempo passa muito depressa, eu sei... mas é assim que sinto estes 5 anos de partilhas, momentos e receitas: voaram! E, ao mesmo tempo, tanto da minha vida mudou desde que comecei o blog. Mudei eu, as minhas certezas; o que eu achava ser o meu rumo; pessoas, coisas e circunstâncias que nada têm de ver com o blog mas sim com a própria vida. No entanto, nestes 5 anos, muitas coisas aconteceram porque a 3 de janeiro de 2013 decidi publicar aqui uma receita! E são quase todas coisas boas... acrescentei muito ao que sou, vivi muitos momentos deliciosos (literalmente!), fiz muitos amigos maravilhosos, tive muitos momentos de aprendizagem! O blog tem sido o meu refúgio e escape nos piores momentos; uma celebração, nos melhores e uma fonte inesgotável de alegria, sempre! 

O ano que passou foi um ano de mudanças pessoais. Entre fases de falta de vontade de cozinhar ou de fotografar ou de escrever (ou tudo junto) e outras em que a adaptação prática à minha nova vida me roubou o tempo que antes tinha para me dedicar ao blog, o ritmo de publicações diminuiu muito por aqui. Provavelmente, irá continuar assim, mais faseado, mas sempre com muito amor e gratidão por estarem desse lado, do meu lado... por me permitirem continuar a ser feliz aqui.

E para assinalar uma mão cheia de anos deste cantinho, trago um bolo refrescante e delicioso que fez as delícias cá por casa de quem o provou! 



Ingredientes
Para o bolo:
6 ovos
200g de farinha de amêndoa
1 colher de chá de fermento em pó
200g de açúcar amarelo
manteiga e farinha para untar e polvilhar a forma

Para o Cheesecake:
300g de queijo creme magro
150g de queijo Mascarpone
100g de açúcar
200g de iogurte natural grego ligeiro
1 colher de sumo de limão
5 folhas de gelatina
300g de polpa de maracujá com grainhas

Para decorar:
Maracujás frescos q.b.
Suspiros
açúcar em pó q.b.

Confeção
Bimby:
Para o bolo:
Separe as claras das gemas e comece por bater as claras: com a borboleta, programe 2 min/vel 4. Retire e reserve. Mantenha a borboleta e deite no copo as gemas e o açúcar. Bata por 6 min/vel 4. Junte a farinha e o fermento e bata mais 30 seg. Junte umas colheradas de claras, para tornar a massa mais liquida e programe 15 seg/vel 2. De seguida, incorpore as claras com movimentos suaves, com a espátula.

Leve ao forno a 170º em forma de aro de 20 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha, por cerca de 30-40 min.

Para o Cheesecake:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Deite no copo o açúcar, os queijos e o iogurte e misture 1 min/vel 4.
Numa taça pequena misture 3 colheres de sopa da polpa de maracujá com as folhas de gelatina hidratadas e bem escorridas e leve ao microondas 30 seg. Mexa, garantindo que está bem dissolvido. Junte a polpa com gelatina à restante polpa de maracujá e misture bem. Junte ao copo com o creme de queijos, 1 min/vel 4.

Tradicional:
Para o bolo:
Separe as claras das gemas e comece por bater as claras em castelo firme. Reserve. De seguida, bata bem as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Junte a farinha de amêndoa e o fermento e bata para envolver. Junte umas colheradas de claras, para tornar a massa mais liquida. De seguida, incorpore as claras com movimentos suaves, com a espátula.

Leve ao forno a 170º em forma de aro de 20 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha, por cerca de 30-40 min.

Para o Cheesecake:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Numa taça, junte o açúcar, os queijos e o iogurte e bata com a batedeira até ter um creme uniforme.
Numa taça pequena misture 3 colheres de sopa da polpa de maracujá com as folhas de gelatina hidratadas e bem escorridas e leve ao microondas 30 seg. Mexa, garantindo que está bem dissolvido. Junte a polpa com gelatina à restante polpa de maracujá e misture bem. Adicione ao creme de queijos e bata novamente com a batedeira para misturar.

Quando o bolo estiver pronto e frio retire-o da forma e corte ao meio, ficando com 2 discos da mesma altura. Coloque um dos discos na forma. Reserve 2 colheres de sopa do cheesecake para a decoração (vai servir de "cola" para os frutos). Deite o creme de cheesecake na forma e coloque a outra metade do bolo por cima. Leve ao frio pelo menos 3h para solidificar.

Para desenformar, passe uma espátula entre a forma e o bolo para soltar e abra a forma. Passe para um prato de servir e enfeite com os maracujás e suspiros, usando colherzinhas da mousse que reservou para aderirem ao bolo. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir.



Sirva fresco.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldademédio; VegetarianonãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: amêndoa, maracujáN.º de porções: 8-10Prato: Bolo, sobremesa

2 comentários:

  1. Querida amiga, é e será sempre um prazer acompanhar-te neste cantinho delicioso que sigo praticamente desde que nasceu. Foi graças a este Ponto de Rebuçado que te conheci e também graças a ele que me tornei teu amigo. Sabes que tenho uma grande estima por ti, adoro as tuas receitas e é sempre um prazer visitar-te aqui e deliciar-me com as tuas sugestões. Apesar das adaptações ao blog em função da tua vida pessoal, publica o que te apetecer e sempre que te apetecer mas sem te sentires obrigada ou pressionada a fazê-lo. Faz da forma que te sintas mais feliz. Aqueles que gostam do teu trabalho continuarão a visitar-te. Sabes o que eu sinto quanto a isso, já falámos imensas vezes.
    Perfeito seria poder provar uma fatia desse bolo magnifico que me deixa aqui a suspirar por uma generosa fatia!
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns por estes 5 anos! Feliz ano novo! Beijinhos

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...