1.05.2018

Pato com laranja e mel com batatinhas a murro

Como as últimas receitas do Blog, dadas as inúmeras comemorações, foram doces; esta sexta feira não vos trago o habitual bolinho para o fim de semana. Em vez disso, já que o tempo de chuva e frio promete um fim de semana bem invernoso, fiquem com uma comidinha de conforto: um assado, bem ao estilo dos almoços de domingo em família...



Ingredientes
Para o pato:
2 peitos e 2 pernas de pato
2 laranjas médias
sal e pimenta q.b.
1 cebola grande
2 folhas de louro
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de mel

Para as batatas:
500g de batata nova
1 dente de alho
sal q.b.
1 fio de azeite
1 colher de chá de tomilho

Confeção
Tempere as peças de carne com sal e pimenta e coloque numa taça. Regue com o sumo de uma laranja e deixe tomar gosto umas horas. 
Pré-aqueça o forno a 160º. 
Numa travessa de forno, coloque a cebola cortada em meias luas finas, 1 fio de azeite e o louro. Corte a outra laranja em fatias e coloque também algumas rodelas no fundo da travessa. 
Retire a carne da marinada e seque a pele com papel absorvente. Disponha as peças de pato na travessa, com a pele para cima e pincele com o mel. Disponha as restantes rodelas de laranja pela travessa. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 min. 

Prepare as batatas: Lave bem as batatas, esfregando a pele com uma escova. Coloque as batatas noutra travessa, pique-as com um garfo (como usei batatinhas mesmo pequenas, não fiz este passo). Tempere com sal, 1 dente de alho fatiado e o tomilho. Regue com 1 fio de azeite. Leve ao forno por cerca de 40 min, depende do tamanho das batatas. 

Passados os 40 min, retire o papel alumínio do pato e leve novamente ao forno por mais 30 min, para tostar a pele. 

Antes de servir, dê uma pancada seca com um martelo de cozinha nas batatas.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 90 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: patoN.º de porções: 3Prato: prato principal  

3 comentários:

  1. Ficou com um aspeto de comer e chorar por mais, tostadinho por fora e bem tenrinho e suculento por dentro como eu gosto! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de pato mas ultimamente tenho preferido o peixe.
    Bela e aromática receita.

    Beijinhos e uma boa semana,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/dia-de-reis-e-um-bolo-rei-de-nutella.html

    ResponderEliminar
  3. Este pato tem um aspecto óptimo. Laranja e mel combinam mesmo bem com pato - e essa pele tostadinha é uma perdição! :)

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...