5.25.2018

Muffins de limão com sementes de papoila

Já não me lembro da última vez que comprei limões e tenho sempre a gaveta do frigorífico cheia destes cítricos que eu adoro, quer em doces, quer em salgados! Tenho a sorte de viver numa zona semi-rural... Embora seja uma zona habitacional próxima à cidade, muitos vizinhos têm um espaço de cultivo. E é usual chegar a casa e ter um saco pendurado na porta com alfaces ou couves ou limões, laranjas, etc. Além disso, no trabalho também tenho colegas que com frequência trazem umas peças de fruta e limões... e, como se não bastasse, a minha irmã também se junta de vez em quando com um "carregamento" de casa dos sogros ou a minha mãe, diretamente da Serra da Estrela. 
Ora, com tanta contribuição cítrica, já se percebe que a vida me dá muitos limões (mas dos bons)! E quando isso acontece, é sabido que o melhor é fazer bolos...



Ingredientes
280g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher e meia de sopa de sementes de papoila
1 ovo
125g de açúcar 
2 colheres de sopa de raspas de casca de limão
60g de manteiga derretida e fria
300ml de iogurte natural 
sumo de 1/2 limão
Açúcar em pó q.b. para polvilhar

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa tigela grande, peneire e misture os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e sementes de papoila). 
Numa tigela mais pequena, junte o açúcar e as raspas da casca de limão. Acrescente o ovo, a manteiga, o iogurte e o sumo de limão e bata com a vara de arames.

Adicione esta mistura aos ingredientes secos, misturando ligeiramente com um garfo – não mexa demais ou os muffins ficarão duros; a massa não deve ficar homogénea. 
Divida a massa entre 12 formas de muffins forradas com forminhas de papel e leve ao forno por 20-25 minutos ou até dourarem.

Retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadefácilVegetarianonãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: limãoN.º de porções: 12; Prato: Bolinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário