9.14.2015

Bolo Maluco

Encontrei esta receita há tempos e ficou guardada para experimentar... mas os meus dias têm andado tão malucos que este fim de semana, com muito trabalho e pouco tempo, mas com vontade de fazer um bolinho, lá saiu o bolo maluco. Sem ovos, sem lactose e feito no próprio tabuleiro. E delicioso! É um bolo húmido, com uma textura excelente e super fácil de fazer. Experimentem!


Ingredientes
1 chávena e 1/2 de farinha
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 chávena de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de extrato de baunilha
5 colheres de sopa de óleo
1 chávena de água

Opcional:

Confeção
Pré-.aqueça o forno a 180º.
Unte um tabuleiro de forno com óleo. Deite no tabuleiro os 5 primeiros ingredientes (secos) e misture bem. Abra 3 cavidades, 1 maior e 2 mais pequenas e deite, na maior, o óleo, nas outras 2, o vinagre e o extrato de baunilha. Deite a água por cima e misture tudo com uma espátula até ter uma mistura homogénea. 
Leve ao forno por cerca de 15 min, até estar sólido no centro.

Deixe arrefecer e corte o bolo no tabuleiro porque esfarela um pouco. Opcionalmente, use um topping de chocolate e umas pepitas para enfeitar - Coloque-o com o bolo ainda no tabuleiro, antes de cortar.

Nota
Para a próxima, para facilitar o retirar do bolo sem partir, faço a massa numa taça (usando o mesmo processo descrito) e forro o tabuleiro com papel vegetal!


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 18; Prato: Bolos

4 comentários:

  1. Adoro essa textura! É bom de certeza! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo está uma perdição, tão guloso!

    ResponderEliminar
  3. como eu adoro bolo de chocolate esse bolo é perfeito para mim, adorei.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Um bolo ótimo para fazer quando a minha filha recebe as amigas. Ela está sempre preocupada com uma amiga, “Mãe, não faças bolo com leite!”. Gostei, de maluco nada tem!

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar