12.22.2015

Bolo de Chocolate e Caramelo

Entrei de férias para uma maratona de festas... dias intensos e casa cheia, com muitas horas na cozinha! Como eu gosto! Dias felizes, apesar do cansaço. No domingo o meu filhote fez 18 anos. Nem acredito no quão depressa passou o tempo. E eu sei que é um cliché, mas o meu filho é mesmo o meu maior orgulho. Um menino doce e meigo que cresceu neste jovem adulto atencioso, sem nunca perder a doçura. Para ele, um bolo especial, com os seus sabores preferidos!




Receita adaptada deste, do super inspirador blog Migalha doce!

Ingredientes 
500g de açúcar
150g de cacau magro em pó
450g de farinha
2 c. sobremesa de fermento em pó Royal
1 pitada de sal
3 ovos
300ml de café
300ml de buttermilk*
125ml de óleo vegetal
*Para o buttermilk, junte algumas gotas de limão ou vinagre a 300ml de leite, mexa e deixe repousar num local morno por 10min. 

Buttercream de Caramelo: 
150g de manteiga sem sal amolecida
Leite condensado cozido - 1 lata
1/2 chávena de caramelo Royal
“Cacos” de Chocolate:
100g de chocolate em pedaços pequenos
Para decorar: chocolates e frutos vermelhos a gosto (usei drageias tipo maltesers e groselhas) 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º e unte com manteiga e um pouco de farinha 3 formas de 24cm. Pode fazer o bolo em 3 fases caso só tenha uma forma.
Misture os secos numa taça grande. Noutra, mais pequena, bata o café, o buttermilk, o óleo e os ovos. Aos poucos e com a batedeira no mínimo, misture os líquidos à taça grande, até ter uma massa homogénea. Deite nas formas e leve ao forno por cerca de 25 min.

Para fazer o buttercream, bata a manteiga até estar macia e esbranquiçada, juntando, aos poucos, o leite condensado. Pode parecer que talhou, mas continue a bater até estar um creme homogéneo. Junte o caramelo e bata novamente.
Para os "cacos" de chocolate, derreta o chocolate - leve ao microondas por 2 min. Mexa bem até derreter. Numa bancada, numa folha de papel vegetal com 40x40com, verta o chocolate e espalhe bem, até ter a folha coberta com uma camada fina de chocolate. Cubra com outra folha de papel vegetal, enrole e leve ao frigorífico. Quando estiver firme, desenrole as folhas e fica com os cacos de chocolate. 

Depois de frios, retire os topos dos bolos, para obter 3 camadas de tamanhos iguais. Recheie com o creme e cubra todo o bolo à volta. Decore o bolo à volta com os cacos e com os chocolates e frutos no topo.  
Bom apetite!
Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate, ovos; N.º de porções: 20-30; Prato: Bolo, sobremesa


9 comentários:

  1. Não e clichê nenhum :)
    Parabéns aos dois e a ti por seres uma mãe tão dedicada. Adoro-tr❤️❤️❤️
    E o bolo deve ser uma delicia 😋

    ResponderEliminar
  2. Uau! Lindíssimo! Parabéns ao teu filho! Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. Está com um aspecto maravilhoso esse bolo, Muitos parabéns ao jovem adulto :)

    ResponderEliminar
  4. Boas Festas com muita saúde e paz.
    bjinho

    ResponderEliminar
  5. Que lindo bolo e ainda deve ser melhor no sabor. Desejo um feliz natal e tudo de bom .
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Eu também já fiz essa decoração, faz toda a diferença! Muito bonito! :)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, desculpe fico sempre na duvida nas receitas com café...a quantidade é em pó ou já é com a água misturada?! Obrigada e muitos parabéns! Já agora Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra.
      Neste caso são 300ml. Se usar solúvel, dilua nessa quantidade de água. Eu usei café de máquina, tirei 2 cafés longos para perfazer essa quantidade (300ml).
      Feliz Ano Novo também para si!

      Eliminar