Pages

5.13.2020

Robalo ao sal

Das coisas que tenho saudades é de ir almoçar à beira-mar e comer um peixe grelhado. E não adianta tentar reproduzir isto em casa... a brasa confere aquele gosto especial ao peixe, a mestria de quem sabe e conhece o peixe não é coisa que se consiga imitar num grelhador caseiro! 
Enquanto não consigo ir matar esta saudade, lembrei-me desta receita tão simples e que fica tão boa. Cozinhar o peixe numa camada de sal deixa-o deliciosamente húmido e saboroso, intensifica os sabores e não, não fica nada salgado. 

Nota importante: digam na vossa peixaria que é para fazer ao sal. O peixe deve estar amanhado mas com escamas. São as escamas que impedem o sal de tornar o peixe salgado.




Ingredientes
2 robalos amanhados mas com escamas
2 kg de sal grosso
1 limão
salsa q.b.

Confeção
Corte o limão em rodelas e coloque, com a salsa, na cavidade limpa da barriga dos peixes. Coloque uma camada de sal numa travessa, disponha os peixes em cima e cubra com o restante sal. Salpique algumas gotas de água e "molde" o sal de forma a cobrir os peixes e compactar. 

Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 min. Para servir o robalo, dê uma pancada seca no sal com as costas de uma faca e retire o sal de cima do peixe. A pele do peixe solta-se inteira. 

Sirva com salada ou legumes e batatinhas novas. 



Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: robaloN.º de porções: 2Prato: prato principal


Sem comentários:

Enviar um comentário