1.07.2015

Pasticcio

Andava para experimentar este género de lasanha grega há imenso tempo! No fim de semana passado, depois de descongelar a carne picada e verificar que afinal não tinha placas de lasanha na dispensa... foi o dia!


Ingredientes
Para a carne:
600g de carne de vaca picada (usei uma mistura de peru e vaca)
1 fio de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de canela
1 colher de café de flocos de chili
1 chávena de vinho tinto
1 chávena de molho de tomate (usei caseiro)
sal e pimenta q.b.

Para a massa:
400g de massa penne
sal, q.b.
2 colheres de sopa de queijo ralado (usei parmesão)
1 colher de sopa de manteiga

Para o molho branco:
600ml de leite
40g de margarina
60g de farinha
sal e pimenta qb

2 gemas

Queijo ralado q.b. para gratinar

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coza a massa penne em água com sal, al dente.
Escorra, misture a manteiga e o queijo e reserve.
 
Deite um fio generoso de azeite num tacho largo e junte a carne, em lume alto, para alourar. Tempere com sal, pimenta, chili e canela e deixe tomar gosto. Junte a cebola e os alhos picados e deixe cozinhar um pouco. Junte o vinho tinto e deixe reduzir um pouco. Junte o molho de tomate, e deixe apurar uns 10 minutos, vigiando para, se necessário, acrescentar um pouco mais de vinho.

Faça o molho branco:
Bimby: deite todos os ingredientes no copo, exceto as gemas e programe 8m, 90º, velocidade 4. Bata as gemas com um garfo e junte um pouco do molho para amornar as gemas, juntando-as depois ao copo e programe 15 seg/vel 4.

Tradicional:
derreta a margarina num tachinho e junte a farinha. Vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre para não criar grumos. Tempere com sal e pimenta.
Bata as gemas com um garfo e junte um pouco do molho para amornar as gemas, juntando-as depois ao molho, misturando bem.

Para montar: 
Deite metade da massa num tabuleiro. Por cima, deite o molho de carne. Cubra com a restante massa e, por cima, deite o molho branco. Salpique com queijo ralado e leve ao forno por cerca de 30 min.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne picada; N.º de porções: 4-5; Prato: prato principal

 

 
 


3 comentários:

  1. Gostei do aspecto bem reconfortante, uma maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Realmente é uma óptima opção para quando não tivermos as placas de lasanha.

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa faço algo deste género. E o facto de não termos de nos chatear com placas de lasanha é um descanso, com massa é muito mais simples e fica igualmente bom!

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...