4.03.2015

Esparguete negro com salmão e camarão

Não sendo religiosa, ficou-me de criança este hábito de não comer carne à 6.ª feira Santa... e talvez (de certeza!) por todas as lembranças que este dia me traz, um dia sempre de passeio pela zona Oeste, para almoçar  em família à beira-mar e, na volta, passar nos vendedores de estrada e trazer percebes (petisco preferido, tanto meu, como do meu pai!). Por isso e para manter as recordações vivas, mantenho também a tradição, todos os anos!

Se também têm esta tradição, fiquem com uma sugestão rápida e muito saborosa, um salteado de salmão e camarão com gengibre e malagueta, servido com esparguete negro de tinta de choco. 

Uma boa Páscoa a tod@s!


Ingredientes
3 lombos de salmão cortados em cubos
150g de miolo de camarão
1 malagueta grande
2 dentes de alho
1 pedaço de 2 cm de gengibre
1 fio de azeite
200ml de leite evaporado
sal by necton e pimenta q.b.
sumo de 1/2 limão
300g de esparguete negro
Coentros picados para servir

Confeção
Coza o esparguete negro em água com sal. 
Tempere os cubos de salmão e o camarão com sal e pimenta e o sumo de limão. 
Pique o alho e o pedaço de gengibre. Abra a malagueta, retire as sementes e pique-a também. 
Num tacho com um fio de azeite, coloque o alho, o gengibre e a malagueta e deixe cozinhar um minuto. Junte o peixe e o camarão e deixe cozinhar uns minutos. Adicione o leite evaporado e deixe levantar fervura e engrossar um pouco. Retifique o sal, se necessário. 
Escorra o esparguete e coloque numa travessa. Deite o salteado e o molho por cima, polvilhe com os coentros e sirva imediatamente.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão e camarão; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

2 comentários: