5.25.2015

Nacked Cake e o primeiro amor!

Dizem que nunca esquecemos o primeiro amor... e eu acredito! 
Conheci o meu primeiro amor com 14 anos. Foi um amor de Verão, com muitos abraços salgados e a inocência própria dessa idade. Poucos acreditaram que resistíssemos ao Inverno, no entanto, com tantas voltas da vida, sempre nos reencontrámos, mesmo quando insistiamos em nos separar.
Ao fim de 30 anos, muito menos inocentes e com uma história longa de muitos momentos bons (e outros tantos menos bons), continuamos juntos nesta caminhada. 
Hoje, o meu amor (primeiro e de sempre) faz anos! Para o mimar, fiz o seu bolo preferido: chiffon com doce de ovos, morangos e natas batidas. 





Ingredientes
Bolo
220g farinha
350g açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de fermento (usei Royal)
1 c. café de sal by Necton
8 colhere de sopa de óleo
5 Gemas de ovos
8 Claras de ovos
2 dl de leite

Recheio
6 gemas
150g de açúcar
150ml de água
Morangos

Cobertura
1 pc de natas 
2 colheres de açúcar
Morangos, framboesas e folhas de hortelã, q.b.

Confeção
São precisas 2 taças. Numa, juntam-se todos os ingredientes secos exceto o sal e misturam-se. Faz-se uma cova no meio e junta-se, por ordem, o óleo, as gemas e o leite. Bate-se até ficar com uma massa cremosa.
Batem-se as claras (com o sal) em castelo mais do que o ponto firme, até ficarem bem secas e começarem a desprender das paredes da tigela.
Despeja-se a massa lentamente (em fita) para dentro das claras, envolvendo delicadamente com uma espátula. Não use a batedeira nesta fase! A ideia é não quebrar as bolhas de ar das claras.
Deita-se numa forma não untada e vai ao forno a 160º por cerca de 30 min. Inverte-se a forma para arrefecer (apoiando as bordas da forma em recipientes altos).
Depois de frio, despega-se das paredes laterais com uma faca e desenforma facilmente.

Para o doce de ovos:
Num tacho, leve ao lume a água com o açúcar e ferva até obter ponto de pérola (Quando levanta a colher de pau, forma uma gota tipo pérola). Apague o lume. Bata as gemas numa tacinha e junte algumas colheres da calda de açúcar, para aquecer as gemas. Sempre a bater, junte lentamente as gemas à calda e leve novamente ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer.

Bata as natas com o açúcar em chantily.

Depois de frio, corte o bolo a meio. Coloque uma metade do bolo no prato,  recheie com o doce de ovos e morangos fatiados por cima do doce. Deite sobre os morangos algumas colheradas de natas batidas. Coloque a outra metade do bolo em cima e, no topo, ao centro, deite o restante chantily. Decore com alguns morangos cortados, framboesas e folhas de hortelã.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Morangos; N.º de porções: 10; Prato: bolo

6 comentários:

  1. parabéns a ele, e com esse bolo maravilhoso que de certeza que foi um dia bem saboroso, o bolo ficou com um aspeto super delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. É de louvar um amor assim :)
    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Sou fã de naked cakes! Ficam lindos, são mais fáceis de fazer e o sabor não deixa nada a desejar! Esse ficou maravilhoso! O teu marido tem bom gosto quer na escolha do bolo quer na escolha da mulher! Parabéns! Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolos assim e com morangos e chantilly... Que delícia.
    Parabéns.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/quinze-dias-com-jamie-oliver-e-uma.html

    ResponderEliminar
  5. Parabens ao teu amor!!! e que continuem assim e tu a fazeres coisas deliciosas <3

    ResponderEliminar