8.28.2015

Lombinho de porco recheado com molho balsâmico cremoso

O fim de semana está quase aí e, no meu caso, estão também aí umas mini férias! Ora, tenho andado atenta à previsão do tempo, ou melhor, andei atenta durante uns dias... até verificar que todos os dias a previsão muda e desistir! Venha o tempo que vier, que remédio, as férias vão ser (bem) aproveitadas! 

Não conseguimos prever o tempo (nem os senhores da meteorologia conseguem, ao que parece!), mas conseguimos planear estes lombinhos para o fim de semana! 



Ingredientes
1 lombinho de porco aberto em retângulo (pode fazer em casa ou pedir no talho)
3 salsichas frescas (usei de peru)
6 cogumelos frescos fatiados
1 colher de sopa de mostarda

1 colher de chá de sal by Necton 
pimenta q.b.

1 cebola
1 fio de azeite
1 chávena de vinho branco
1 pacote de natas (usei de soja, light)
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel

Confeção
Com o lombinho aberto, bata-o com um martelo até ficar com cerca de 1 dedo de altura. Tempere de ambos os lados com sal e pimenta. Do lado cortado, barre com a mostarda. Tire a pele às salsichas e espalhe sobre a carne (deixe um rebordo para depois enrolar. Disponha também os cogumelos fatiados em cima da carne de salsicha. 
Com cuidado, enrole a carne, formando um rolo. Prenda com fio de cozinha ou com palitos. 

Leve um tacho largo ao lume com um fio de azeite e aloure o lombinho de todos os lados. Baixe o lume, junte a cebola e deixe cozinhar um pouco. Junte então o vinho branco, tape e, em lume muito baixo, deixe cozinhar até quase evaporar o vinho, cerca de 30 min. Vá voltando a carne de vez em quando e acrescente água se necessário. 

Retire o lombo para uma tábua de cortar e reserve.

No tacho, acrescente o vinagre, o mel e 4 colheres de sopa de água. Retifique o sal e deixe ao lume médio até reduzir. Junte as natas, deixe levantar fervura e apague. 

Sirva o lombinho fatiado com o molho e um arroz de coentros. 




Bom apetite!















Tempo de preparação: 40 minutos;Dificuldademédio; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Lombo de porco N.º de porções: 3Prato: Prato principal

4 comentários:

  1. Tenho de experimentar esse molho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. João, não se pode vir a esta cozinha! Tudo o que tu fazes é delicioso e saio sempre daqui a salivar e cheio de fome. Mesmo depois de já ter jantado, ainda era menino para comer duas fatiazinhas desse lombinho delicioso. E aquela molhenga irresistível! Oh Jesus! Olha fui... :)
    Beijinho e boas mini férias, com ou sem bom tempo, aproveita para descansar e carregar baterias.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que belo prato que aqui apresentas! Para uma leiga nesses nacos de carne, o que é aberto em rectângulo? Deduzo que se pedir isso ao sr aqui do talho que ele fique a olhar para mim à espera duma explicação que não saberei dar ;)

    Quero muito reproduzir esse molho!!

    ResponderEliminar
  4. Essa receita ficou com um aspecto deliciosa e requintada.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/bolo-de-leite-condensado-e-licor-de.html

    ResponderEliminar