3.29.2016

"Bolo" de Macarrão bolonhesa

Eu gosto de cozinhar. Também tenho dias em que me apetece comprar um frango assado, mas a maioria dos dias, confesso que ir para a cozinha e ir cozinhando a receita conforme a inspiração é um processo que me descontrai. Não sou, confesso, muito ligada ao pormenor e ao visual estético... sou mais de sabor e gula, ehehehe. Já andava para fazer esta bolonhesa enformada há que tempos, mas o processo de colocar os macarrões, tipo soldadinhos, de pé, na forma, requer uma certa paciência e essa é outra das coisas que às vezes me falta... Por isso, aproveitei um dia com mais da dita e mais tempo e finalmente fiz o "bolo" de macarrão à bolonhesa!



Ingredientes
azeite
3 dentes alho
1 cebola
1 talo de aipo
150 g bacon
800 g de carne de peru picada
sal by Necton e pimenta 
Margão q.b.
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de canela
200 ml de leite
8 folhas de manjericão fresco picadas

600g de macarrão largo
80g de Manteiga
1 chávena de queijo mozarela ralado
Queijo parmesão ralado q.b. para servir

Confeção

Coza a massa por menos 2 min do indicado na embalagem, escorra e mergulhe em água fria para parar o processo de cozedura e evitar que cole. 


Num tacho, frite o bacon num pouco de azeite. Junte os alhos, a cebola e o aipo picados. Deixe amolecer e junte a carne. Tempere com o sal e a pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixe fritar a carne até ficar soltinha. Nessa altura, junte o tomate pelado picado com o molho da lata, umas folhas de manjericão picado e o concentrado de tomate e deixe ferver em lume médio durante 15 min. Nessa altura, junte o vinho e o leite e continue a mexer por mais uns 10 min, até o molho engrossar. O molho tem de estar "fino", portanto, se achar necessário, passe um pouco com a trituradora.

Derreta a manteiga no microondas e envolva na massa bem escorrida. Junte o queijo mozarela e envolva bem. 

Pré-aqueça o forno a 180º. 

Forre uma forma de aro com 20cm com papel vegetal e disponha o macarrão por toda a forma, na vertical. Verta o molho de carne, preenchendo os buracos do macarrão. Tape com papel de alumínio e leve ao forno por 20 min. Retire, espere uns 10 min antes de desenformar e salpicar com o queijo parmesão ralado por cima. 

Bom apetite!

tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeMédio; VegetarianoNão; Para crianças: Sim;Ingrediente principal: Carne picadaN.º de porções: 4-5Prato: prato principal

5 comentários:

  1. Fica bem giro! E muito saboroso! Também sou como tu, acho que a estética é importante mas o sabor é muito mais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ahh que delicia...magnifico adoro massa esse "bolo" era uma maravilha :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Ficou tão bonito o "bolo" de macarrão :)
    Uma ideia bem interessante!
    Eu também acho que é na cozinha que acabo por descontrair! Adoro passar as folgas na cozinha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Delicioso e fica tão giro. Humm..
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. uma excelente sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...