10.28.2016

Bolo de maçã e canela com azeite e aveia

O cheiro de um Bolo de maçã acabado de sair do forno faz-me sempre voltar à infância... Como já vos falei aqui há muito tempo, a minha mãe fazia um bolo com maçãs inteiras que era delicioso e do qual tenho a receita escrita pela minha mãe num caderninho de receitas cheio de memórias. Mas hoje em dia, a escolha da minha mãe já não é esse bolo, mas sim este outro que é mesmo, até agora, o melhor bolo de maçã! Ora, quando decidi repetir esse bolo, vi que tinha falta de óleo e de farinha de trigo...  e essas faltas vieram em boa hora, porque as substituições por azeite e uma parte de farinha de aveia revelaram-se excelentes!



Ingredientes
1 chávena de azeite
chávenas de farinha de trigo sem fermento
1 chávena de farinha de aveia (aveia moída)
1 colher de sopa rasa de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2
chávenas de açúcar amarelo
3 ovos
3 maçãs, descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos



Confeção
Pré-aqueça o forno a 180°. Unte com manteiga uma forma de buraco de 25cm.
Peneira numa tigela grande a farinha, canela, bicarbonato e sal. Misture bem e reserve. Noutra tigela, junte o azeite, os ovos e o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme amarelo claro. Mude para velocidade média e vá acrescentando a mistura de secos gradualmente, reserve 2 colheres de sopa da farinha. Junte as maçãs em pedaços com as 2 colheres de sopa de farinha e envolva na massa, com uma espátula. 


Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca 50m. Deixe arrefecer, desenforme e salpique açúcar em pó antes de servir.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos;DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Maçã; N.º de porções: 10; Prato: bolo   

4 comentários:

  1. Tenho a certeza que o bolo só ficou a ganhar com essas substituições! Tem um aspeto maravilhoso e as fotos estão lindas e transmitem tudo de bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que receita tão boa! Já guardei, obrigada *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de bolo de maçã! Ficou maravilhoso com toda a certeza!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que delicia¡¡¡ tengo que probarlo, besos

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...