11.21.2016

Tarte Brûlée de baunilha e limão com a Parmalat

A Parmalat desafiou-me a criar uma receita com as suas natas com sabores. Quem me visita sabe que este é um blogue mais de receitas para o dia a dia, mas de vez em quando também aparecem nesta cozinha uns miminhos doces de sobremesa! Escolhi a Nata para bater com sabor a baunilha Parmalat e fiz uma receita que há muito andava para experimentar: uma tarte brûlée! Adoro este crocante do caramelo em contraste com o creme, que ficou com um sabor maravilhoso a baunilha e limão... 

Se quiserem votar, ainda podem ganhar prémios! Vejam tudo aqui: http://passatempo.receitascomnatas.pt/login

 

Ingredientes
para a massa:
1 chávena e ½ de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de sopa de açúcar refinado
¼ de colher de chá de sal
115g de manteiga sem sal, bem fria e cortada em cubinhos
3 a 5 colheres de sopa de água gelada
Raspa de 1 limão

Para o recheio:
2 embalagens de Natas para Bater com Sabor a Baunilha Parmalat
½ chávena de leite
4 gemas
1 ovo
½ chávena de açúcar refinado
pitada de sal
Casca de 1 limão
 
Para caramelizar:
Açúcar amarelo q.b.

Confeção
Começamos com a massa: misture a farinha, açúcar, raspa de limão e sal. Junte os pedacinhos de manteiga gelada e, com os dedos, defaça-os juntando com a farinha, até obter uma areia grossa. Se tiver um processador de alimentos, pode usá-lo com alguns toques para obter esta areia. Junte a água e amasse com as mãos até a massa começar a formar uma bola.

Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e amasse delicadamente a massa (vai parecer um pouco seca, mas amassando, ela forma uma massa uniforme. Não amasse em excesso, senão fica dura. Embrulhe em película aderente e leve ao frio por 30 min.

Passado este tempo, numa superfície de trabalho polvilhada com farinha, abra a massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Leve ao frio por 10 min.

Pré-aqueça o forno a 180º. Retire a forma do frio e pique o fundo da massa com um garfo. Forre o fundo com papel alumínio e preencha com feijões crus (para impedir que a massa inche). Asse por 20 min, ou até as laterais dourarem levemente. Retire o papel alumínio com os feijões e asse mais um pouco até a massa dourar por completo (uns 10 min). Deixe arrefecer.

Enquanto a massa estiver no forno, deite numa panela as Natas para Bater com Sabor a Baunilha Parmalat, o leite e a casca de limão (só a parte amarela). Leve ao lume até quase levantar fervura. Desligue e deixe repousar por 20 min.
 
Numa taça, bata as gemas e o ovo com o sal e o açúcar até ter uma mistura fofa e esbranquiçada. Retire a casca do limão e junte a mistura de natas às gemas, misturando bem. Coe a este creme com um passador.
 
Ligue o forno a 150°.

Coloque a forma com a massa da tarte dentro de um tabuleiro grande e coloque no forno. Despeje o creme do recheio na tarte. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos, ou até as laterais do creme estarem firmes, mas o centro ainda mole.

Deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com o açúcar amarelo. Queime o açúcar com um maçarico e sirva de imediato, para desfrutar do caramelo bem crocante!



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeMédio; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Natas para Bater com Sabor a Baunilha ParmalatN.º de porções: 8; Prato: sobremesa, tartes

1 comentário:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...