1.16.2017

Barrinhas de aveia, banana e chocolate

Já aqui tenho falado na resistência do meu filho em tomar um pequeno almoço como deve de ser... Com muita insistência lá bebe o leite e come uma torrada pequena, mas, ainda assim, insisto em que leve qualquer coisa para comer mais tarde, como complemento. Estas barrinhas foram feitas com essa intenção. Sem açúcar refinado, são uma excelente e mais saudável opção para um snack e tão boas que são...
Inspiradas nestas do fantástico Compassionate Cuisine


Ingredientes
3 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de frutos gordos e sementes (usei avelãs e sementes de girassol)
100g de chocolate negro
1/2 chávena de mel
1/3 chávena de banana madura esmagada
1/3 chávena de manteiga de amêndoa ou de amendoim
1/3 chávena de tâmaras secas, sem caroço


Confeção
Bimby:
Coloque no copo as tâmaras, juntamente com a banana, a manteiga de amêndoa e o mel e programe 1 min/vel 8. Pare a meio e empurre para baixo a mistura que estiver nas paredes do copo.
À parte, corte as avelãs em pedaços mais pequenos. Deite no copo, juntamente com a aveia e as sementes de girassol e envolva tudo bem com a espátula. 

Tradicional:
Triture num processador de alimentos as tâmaras, juntamente com a banana, a manteiga de amêndoa e o mel.
À parte, corte as avelãs em pedaços mais pequenos. Junte a aveia e as sementes de girassol, Adicione o creme de banana e envolva tudo bem com a espátula.  

Num tabuleiro de 20 por 20 cm com papel vegetal, deite a mistura e prense bem, de forma a ficar lisa e com a mesma altura. Leve ao forno pré-aquecido a 160º, durante cerca de 20 a 25 minutos, até ficar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente durante alguns minutos. 
Derreta o chocolate em banho maria e deite sobre as barrinhas, alisando com uma espátula. Coloque no frigorífico. Quando estiver completamente frio, corte em barrinhas. 

As barrinhas aguentam 1 semana guardadas num recipiente fechado no frigorífico. Eu optei por congelar metade. 


Bom Apetite!


Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: sim; Ingrediente principal: Aveia, banana, chocolate

2 comentários:

  1. Que ótimas barras, eu aveia como quase todos os dias um super alimento mesmo, mas assim ainda dá mais vontade de comer.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Adoro barrinhas :)
    Aposto que a estas nem o filhote resiste :)
    beijinhos

    ResponderEliminar