6.23.2017

Semi naked cake de coco e limão

Um dos bolos que saiu desta cozinha para um aniversário nos últimos tempos foi este com uma combinação de sabores que resulta tão bem..  coco e limão. O lemon curd resulta sempre num bolo refrescante e que sabe tão bem no verão! Por isso, os bolos de limão com este creme delicioso têm abundado por aqui e têm sido sempre muito elogiados por quem os prova.



Ingredientes
Bolo: 
400g de açúcar
raspa e sumo de 1 limão grande
8 ovos
200g de manteiga
200g de coco ralado
250g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de fermento

Curd de limão:
140g de açúcar amarelo
casca de 1 limão (só a parte amarela)
100g de sumo de limão
60g de manteiga
30g de leite (2 colheres de sopa)
2 ovos
3 gemas 

Creme de mascarpone: 
200ml de natas
400g de queijo mascarpone
3-4 colheres de sopa de açúcar granulado
colheres de sopa de Curd de limão 

Confeção
Bimby:
Bolo - Coloque a casca de limão (só a parte amarela) e o açúcar e programe 30 seg/vel 9. Programe depois 4 min/vel 4 e, pelo bucal, adicione os ovos, um de cada vez, a manteiga amolecida e o coco. Quando terminar o tempo, junte a farinha e o fermento e misture 10 seg/vel 6.
Deite a massa do bolo em 2 formas de 20cm, previamente untadas e enfarinhadas e leve ao forno por cerca de 35 minutos ou os bolos estarem cozido. 

Curd de limão - Coloque no copo o açúcar e a casca de limão e pulverize 15 seg/vel 9Junte a manteiga, o leite e o sumo de limão e programe 1 min/vel 2Junte os ovos e as gemas e misture 10 seg/vel 4. Finalmente, programe 7 min/80º/vel 2. Retire e reserve no frio até usar. 

Creme de limão - Com a borboleta, deite no copo as natas e o açúcar e programe 3 min/vel 3,5Junte o mascarpone e o curd de limão e programe 15 seg/vel 3. 

Tradicional:
Bolo - Misture com o açúcar com a raspa de limão. Passe este açúcar aromatizado para uma taça e, com a batedeira, adicione os ovos, um de cada vez, seguidos da manteiga amolecida e do coco ralado. Junte a farinha e o fermento e misture, até ter uma massa lisa e uniforme.
Deite a massa do bolo em 2 formas de 20cm, previamente untadas e enfarinhadas e leve ao forno por cerca de 35 minutos ou os bolos estarem cozido. 

Curd de limão - Num tachinho, misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga.  Junte a raspa e o sumo dos limões e leve ao lume médio, mexendo até engrossar. Retire e reserve no frio até usar. 

Creme de limão - bata as natas e o açúcar até montarem (cerca de 3 min)Junte o mascarpone e o curd de limão e misture até ter um creme uniforme. 


Para montar:
Com os bolos frios, nivele o topo e divida cada bolo em 2, de forma a obter 4 camadas de tamanho igual. Coloque uma colherada de creme de limão num prato para prender a 1.ª camada de bolo. 

Com um saco de pasteleiro, preencha com creme a camada de bolo, começando de fora para dentro, desenhando círculos encostados uns aos outros. Alise um pouco. Coloque 2 colheres de curd de limão no centro. Coloque a 2.ª e 3ª camadas, repetindo o processo, nivelando sempre bem com a base. Coloque a última camada de bolo e nivele tudo. Se for transportar o bolo, será preferível usar umas "estacas" de espetos de espetadas, cortadas à altura do bolo, para melhor suporte. Leve ao frio por cerca de 20 min.

Para finalizar, faça com o saco de pasteleiro 2 camadas de creme na base do bolo, tudo à volta, bem como nas fendas entre cada camada. Com uma espátula, espalhe o creme de baixo para cima, por forma a cobrir todo o bolo. Barre também o topo do bolo. Depois, com uma espátula larga que apanhe toda a altura do bolo, fixe-a numa parte do bolo e vá rodando o prato, para alisar e obter este efeito "semi-naked". 

Decore com o lemon curd, suspiros e coco ralado. 


5 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo! Adoro a combinação de sabores! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho jeito nenhum para fazer bolos.
    Esse ficou tão lindo
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolos com limão. O teu bolo ficou fantástico.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/a-cozinhar-com-elsa-gouveia-e-um-panna.html

    ResponderEliminar
  4. Posso Salivar? Não tenho por hábito comer destes bolos, mas a este não resistia!
    Parabéns
    Beijinhos
    Sara

    ResponderEliminar